Manual da Compra

Os 5 melhores aparelhos de ar condicionado de janela em 2019

Entre os vários modelos diferentes de Ar-condicionado que existem no mercado, encontramos a opção de janela. Esquecido por muitos, amado por poucos, esse tipo de aparelho está caindo em desuso, mas possui seus atrativos e pode ser o que você procura para deixar seu cômodo no clima perfeito!   

Com certeza você já viu um ar-condicionado de janela, pois é um modelo mais tradicional. Diferente do Split, por exemplo, aqui temos uma única peça, que pode ser colocada em um espaço perto da janela, ou cortando a parede. Isso mesmo, o fato de ser uma única peça faz com que você tenha que cortar sua parede para encaixá-lo. Por outro lado, a instalação é mais fácil quando comparado ao próprio modelo split. Outro ponto favorável a esse modelo é o preço, que costuma ser mais atrativo que outras opções. 

É um modelo indicado para quem busca algo mais em conta, para lugares menores, e não precisa de tecnologias e funções mais recentes. Escolher um modelo desses não é uma tarefa muito difícil, e mesmo sem tantas funções quanto outros, os principais critérios de escolha acabam sendo os mesmos.

Escolher um Ar-condicionado não é uma tarefa difícil, mas é preciso se atentar em alguns pontos. Confira algumas dicas:

BTUs:

A sigla BTU significa British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), diz respeito à quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água até chegar em 0,56 ºC. É utilizada a medida de 600 BTUs para cada metro quadrado em cômodos que recebem pouca luz solar durante o dia e 800 BTUs por metro quadrado para cômodos com muita da luz solar. A quantidade de aparelhos eletrônicos presentes no local, quantidade de lâmpadas, quantidade de janelas, cortinas e quantas pessoas estarão no ambiente também influencia no cálculo geral, mas você pode  usar uma calculadora própria para isso para ter uma ideia aproximada de quantos BTUs são necessários no local desejado.  

Nível de ruídos:

Quanto menor o nível de ruído do aparelho, mais calmo será o ambiente que este está instalado. Esse nível é medido em decibéis, e valores até 50 db não causam efeitos negativos, ou seja, estão em um nível confortável. Entre 50 e 55 db, o corpo começa a receber impactos do ruído. De 55 a 65 db, já nos sentimos incomodados a ponto de não conseguirmos relaxar. Uma das desvantagens do ar-condicionado de janela é que grande parte das opções disponíveis possuem um ruído acima de 50 db. 

Consumo de energia:

Ares-condicionados são o terror das contas de energia, mas com o avanço tecnológico muitas empresas concentram suas pesquisas em criar aparelhos mais econômicos. Na nossa lista estão os valores de consumo de cada modelo, e para você fazer a conta basta fazer a seguinte equação: (Média de horas do Ar ligado * Média de Dias) * Consumo kW/h * Tarifa de energia (Preço do kW em seu estado). 

Preparamos algumas indicações de diferentes modelos de ar-condicionado de janela. Veja: 

Continuar a Ler

1º - Ar Condicionado Janela Haier 6000 Btus Eletrônico Frio

Ar Condicionado Janela Haier 6000 Btus Eletrônico Frio

Com um visual um pouco mais antigo, este aparelho é bom para quem possui um cômodo pequeno (de até 10m²), pois ele “só’ possui 6000 BTUs. É um aparelho fácil de desmontar, então você pode realizar a limpeza com frequência. Ele possui um sistema chamado “Dreno Seco”, que economiza bastante energia. Com ela, a água condensada escorre pela serpentina e é direcionada para a bandeja do aparelho. A medida que a água sobe de nível, a hélice do ventilador salpica essa água pela serpentina da câmara de condensação. Dessa forma a água evapora, e o que não evaporar cai novamente da bandeja, repetindo o processo. De acordo com a empresa, essa forma também ajuda no resfriamento do gás, tornando o aparelho mais eficiente. Aqui você pode escolher até três configurações diferentes para o modo seco, e outras três de velocidade do ventilador. Ele possui display digital e fluxo de ar em duas direções. Vale lembrar que este modelo não é bivolt. 

  • BTUs: 6000
  • Nível de ruídos: A empresa informa que é baixo, mas sem valor exato
  • Consumo de refrigeração: Não informado
  • Eficiência energética (Inmetro): C
  • Voltagem: 110V
Melhor Preço

2º - Ar Condicionado de Janela 10.000 BTU/h Frio Mec Springer, Midea

Ar Condicionado de Janela 10.000 BTU/h Frio Mec Springer, Midea

Este modelo da Midea utiliza fluido refrigerante ecológico R-410A, que além de não ser inflamável, também não agride a Camada de Ozônio. Seu sistema de renovação faz a troca do ar ambiente, dissipando odores ou fumaças e devolvendo ar limpo. A empresa diz que ele tem um baixo nível de ruído, mas algumas pessoas reclamaram que esse ruído acaba incomodando a longo prazo. Com 10000 BTUs, você pode escolher entre a velocidade baixa e alta, com o fluxo de ar podendo ser direcionado para até quatro direções diferentes. Fique atento na hora de fazer a compra, pois este modelo não é bivolt. 

  • BTUs: 10000
  • Nível de ruídos: 23 até 28 db
  • Consumo de refrigeração: Não informado
  • Eficiência energética (Inmetro): A
  • Voltagem: 220V
Melhor Preço

3º - Ar condicionado janela 10000 BTUs Consul - CCB10EB

Ar condicionado janela 10000 BTUs Consul - CCB10EB

Com um design mais moderno, este ar irá deixar seu ambiente bem elegante, além de contribuir para um clima agradável. O primeiro destaque deste aparelho é a facilidade que temos para limpá-lo. O painel frontal é removível, então você pode fazer a limpeza do filtro de poeira sem problemas. Ele possui um controle de temperatura, além de dois modos: refrigeração e ventilação, esses que podem ser regulados entre a potência “máxima” e “mínima”. Ele possui 10000 BTUs de potência e uma eficiência energética nível A. Este modelo não é bivolt.

  • BTUs: 10000
  • Nível de ruídos: 49 db
  • Consumo de refrigeração: 20.2 kw/h
  • Eficiência energética (Inmetro): A
  • Voltagem: 110V
Melhor Preço

4º - Ar condicionado janela 12000 BTUs/h Consul

Ar condicionado janela 12000 BTUs/h Consul

Descrito pela empresa como “Rápido e simples de instalar”, este modelo possui 12000 BTUs e é mais um daqueles com um visual um pouco “antigo”. Ele contém aletas espirais, que é descrito como um “sistema de distribuição de ar robusto e eficiente”. Você pode controlar seus parâmetros e funções pelo controle remoto ou no próprio aparelho, que possui um pequeno display. Aqui você terá uma eficiência de energia nível A, mas vale ressaltar que o modelo não é bivolt. Como o próprio nome diz, ele possui um filtro de poeira para deixar seu ar mais limpo. 

  • BTUs: 12000
  • Nível de ruídos: 54 db
  • Consumo de refrigeração: 24,5 kw/h
  • Eficiência energética (Inmetro): A 
  • Voltagem: 110V
Melhor Preço

5º - Ar Condicionado de Janela Springer 20.000 BTU/h Frio Mec, Midea

Ar Condicionado de Janela Springer 20.000 BTU/h Frio Mec, Midea

Para quem precisa de um modelo potente para cômodos grandes, este da Midea é uma ótima escolha! Ele possui nada menos que 20000 BTUs e consegue refrigerar todo o ambiente de forma eficiente e rápida. Ele usa o fluido R410-A, que não é inflamável e nem agride a Camada de Ozônio. Você pode controlar todas suas funções via controle remoto. Seu sistema de renovação de ar retira fumaças e odores do ambiente, devolvendo um ar limpo e puro. São dois níveis de velocidade e modo ventilação, tudo isso com selo Procel nível A. 

  • BTUs: 20000
  • Nível de ruídos: A empresa não detalha um valor, apenas o classifica o ruído como baixo
  • Consumo de refrigeração: Não especificado
  • Eficiência energética (Inmetro): A
  • Voltagem: 220V
Melhor Preço

Conclusões

Mesmo não sendo tão populares, os modelos de janela ainda podem ser uma boa opção para muitas pessoas. É válido ressaltar que todos os modelos citados nesta lista, possuem suas variações com outras quantidades de BTUs. Caso este tipo de ar-condicionado não seja o que você esteja procurando, ou você simplesmente queira dar uma olhada em outras opções, também preparamos uma lista com indicações de Ar-condicionado split, além de alguns que são portáteis.