Manual da Compra

Os 8 melhores celulares até 2000 reais para comprar em 2019

Se você está disposto a gastar um valor razoável em um telefone, pode ir para a ala dos intermediários e intermediários premiuns. Esses são os aparelhos que ficam no meio da guerra, e muitos deles já indo para o lado dos modelos mais “parrudos” do mercado. Para selecionar alguns modelos hoje, escolhemos um valor entre RS 1000 e R$ 2000, que acreditamos ser um preço justo para a categoria citada anteriormente. 

Esses celulares já possuem um desempenho excelente, e conseguem atender a demanda da maioria das pessoas que buscam algo bom sem ter que pagar uma fortuna. As marcas perceberam que essa parcela dos consumidores é maioria, e, por isso, estão investindo mais nesses modelos, o que é bom, pois gera muitas opções de escolha para quem quer comprar.

Veja alguns pontos para ficar de olho na hora de escolher o seu modelo: 

  • Processador e memória RAM: O processador é o coração do celular, é ele que vai ditar como os aplicativos são executados, e o quão eficiente é essa ação. Quando melhor o processador, mais desempenho você terá. A memória RAM também está diretamente ligada a isso, pois ela será responsável por ajudar o processador a conseguir executar muitas tarefas ao mesmo tempo. O recomendado para você ter um celular que dure bons anos, e escolher modelos entre 3 e 4 Gb de RAM, no mínimo.
  • Tela: Apesar das resoluções serem parecidas na maior parte dos modelos, aqui já encontramos algumas telas que se sobressaem aos celulares concorrentes. O tamanho da tela é um fator pessoal, mas fique atento na resolução que, quanto mais alta, melhor será a qualidade de imagem. O tipo de tela usado também é um fator determinante, pois uma tela AMOLED, por exemplo, possui uma qualidade de cores, contraste e até balanço de preto, melhores que uma IPS, por exemplo. 
  • Câmeras: É importante ressaltar que quantidade de MP (megapixels) não ditará a qualidade da câmera, então você deve pesquisar por fotos ou vídeos já gravados com o modelo que te interessou, para realmente avaliar se a qualidade te agrada, ou se é melhor que outra opção. A tendência do mercado é ter pelo menos duas câmeras traseiras, mas existem várias opções com três e até quatro lentes diferentes. Essas irão dar funções diferentes ao seu celular, desde uma foto comum até fotos com ângulos mais abertos, que apenas uma lente grande-angular consegue fazer. Se você é um amante da fotografia, vale dar uma atenção maior para modelos que possuem mais lentes, pois esses te darão uma versatilidade maior de fotos (claro, sempre avaliando a qualidade desses).
  • Bateria: A partir daqui já teremos processadores com tecnologias para serem bem econômicos em relação à bateria, que também depende de outros fatores para ter uma boa autonomia. Fique atento no tamanho delas e pesquise testes de duração com o modelo escolhido, pois o anseio por uma bateria duradoura é cada vez maior hoje em dia. 
  • Recursos adicionais: Recursos adicionais sempre são bem vindos! Câmeras pop-ups, leitor biométrico na tela, infravermelho para desbloqueio facial e outros, são recursos que serão usados para atrair o cliente, pois cada vez mais os celulares ficam parecidos em configurações, então são esses recursos que serão a “cereja do bolo”. 

Veja algumas indicações de celulares intermediários que preparamos para você: 

Continuar a Ler
3º - Zenfone 5

Bom custo-benefício

Melhor Preço
4º - Redmi Note 8 PRO

Boa quantidade de bateria

Melhor Preço
5º - Pocophone F1

Processador de topo de linha

Melhor Preço
6º - Mi 9T

Melhor opção entre os modelos

Melhor Preço
7º - Galaxy A7

Tela Full AMOLED

Melhor Preço

1º - Xiaomi Redmi Note 8

Xiaomi Redmi Note 8

Lançado no segundo semestre de 2019, o Redmi Note 8 é o sucessor de um dos celulares que mais vendeu na Xiaomi. Ele chega totalmente reformulado, com especificações de intermediário, mas cara de topo de linha. Aqui encontramos uma tela de 6.3 polegadas com resolução Full HD. Seu processador é o Snapdragon 665, que consegue dar conta de tarefas cotidianas sem o menor problema. Ele possui várias variantes, onde sua memória RAM alterna entre 3, 4 ou 6 GB. Já a memória interna vai desde 32 até 128 GB, essa que pode ser expandida via cartão microSD. A surpresa é quando chegamos em seu conjunto de câmeras! A empresa resolveu adotar quatro lentes diferentes em sua traseira, sendo a principal de 48 MP, uma grande-angular de 8 MP, uma para macro de 2 MP e outra para sensor de profundidade, também com 2 MP. Na parte frontal temos uma de 13 MP com função HDR. Ele possui leitor biométrico em sua traseira e bateria de 4000 mAh. 

  • Tela: 6.3 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Snapdragon 665
  • RAM: 3, 4 ou 6 GB
  • Capacidade de memória: 32, 64 ou 128 Gb expansível
  • Câmera(s) traseira(s): 48 MP (Principal), 8 MP (Grande-angular), 2 MP (Macro) e 2 MP (Macro)
  • Câmera frontal: 13 MP  
  • Bateria: 4000 mAh 
Melhor Preço

2º - P30 Lite

P30 Lite

O P30 Pro foi um celular que fez muito sucesso em seu lançamento, pois possuía as melhores câmeras de um celular na ocasião. Ele permaneceu no topo do ranking por vários meses, e junto a ele foram lançados seus irmãos mais novos, o P30 e o P30 Lite. Para que quer um aparelho da Huawei, mas não pode investir tanto, a versão Lite é um bom caminho para começar. Este aparelho possui uma tela de 6.15 polegadas com resolução Full HD e um pequeno entalhe em formato de gota. ele não tem as câmeras do P30 Pro, mas ainda sim possui um conjunto bem eficiente. A principal possui 48 MP, enquanto a secundária que é usada como grande-angular tem 8 MP. Ele também conta com uma de 2 MP para sensor de profundidade. Na parte frontal encontramos uma de 24 MP. PAra processar isso e outras aplicações do aparelho, temos um Kirin 710, com variações entre 4 e 8 de RAM. Ele possui leitor biométrico em sua traseira. 

  • Tela: 6.15 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Kirin 710
  • RAM: 4 ou 8 GB
  • Capacidade de memória: 128 GB expansível 
  • Câmera(s) traseira(s): 48 MP (principal), 8 MP (grande-angular) e 2 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 24 MP  
  • Bateria: 3340 mAh 
Melhor Preço

3º - Zenfone 5

Zenfone 5

Com o lançamento do Zenfone 6, o 5 começará a cair de preço no mercado então se você quer um aparelho da Asus, é uma ótima hora para já ficar de olho. O Zenfone 5 é um aparelho bem bonito, que chama atenção em seu design e acabamento. Ele possui uma tela de 6.2 polegadas, essa que tem uma resolução Full HD. Seu processador é um Snapdragon 636 com oito núcleos, e para rodar isso ele possui 4 ou 6 GB de RAM, dependendo da versão que você optar. A empresa colocou um conjunto de duas câmeras em sua traseira, sendo a principal de 12 MP e a secundária de 8 MP grande-angular. Diferente de outros, ele não possui uma dedicada para sensor de profundidade, mas possui o efeito, que é feito totalmente via software. Sua câmera selfie é de 8 MP. Seu leitor biométrico está localizado na parte traseira, e sua bateria possui 3300mAh, com carregamento rápido de 10W. 

  • Tela: 6.2 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Snapdragon 636
  • RAM: 4 ou 6 GB
  • Capacidade de memória: 64 ou 128 Gb expansível
  • Câmera(s) traseira(s): 12 MP (Principal) e 8 MP (grande-angular)
  • Câmera frontal: 8 MP   
  • Bateria: 3300 mAh
Melhor Preço

4º - Redmi Note 8 PRO

Redmi Note 8 PRO

Já listamos o Redmi Note 8 aqui, mas agora é hora de falar da sua versão Pro. Este possui uma tela de 6.53 polegadas com resolução Full HD e apenas um pequeno entalhe para a câmera frontal. Ele chega com um conjunto quádruplo de câmeras em sua traseira, sendo a principal de 64 MP. Essa é acompanhada de uma secundária de 8 MP com lente grande-angular, a terceira de 2 MP Macro e a última também de 2 MP, que é usada como sensor de profundidade. Ele usa um MediaTek Helio G90T, com versões de 6 e 8 Gb de RAM. Seu leitor biométrico é na parte traseira, e ele conta com uma bateria bem grande, de 4500 mAh. ela possui carregamento rápido de 28W. 

  • Tela: 6.53 polegadas com resolução Full HD
  • Processador: MediaTek Helio G90T
  • RAM: 6 ou 8 GB
  • Capacidade de memória: 64, 128 ou 256 GB expansível
  • Câmera(s) traseira(s): 64 MP (Principal), 8 MP (grande-angular), 2 MP (macro) e 2 MP (Sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 20 MP  
  • Bateria: 4500 mAh
Melhor Preço

5º - Pocophone F1

Pocophone F1

O Pocophone foi um dos sucessos da Xiaomi, pois era um celular com hardware parecido com modelos que eram top de linha, mas tinha um preço de celular intermediário. Este aparelho possui um Snapdragon 845, que era o melhor processador da marca na geração passada. Ele conta com versões com 6 ou 8 GB de RAM, com memória variando entre 64, 128 ou 256 GB. Sua tela é de 6.18 polegadas com resolução Full HD e proteção Gorilla Glass. Na parte das câmeras, temos uma de 12 MP em sua traseira e outra de 5 MP que é usada como sensor de profundidade. Na parte frontal encontramos uma de 20 MP. Ele também possui sensor infravermelho para reconhecimento facial e leitor biométrico em sua traseira. Era um celular que entrega desempenho de modelos com quase o dobro do seu preço. 

  • Tela: 6.18 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Snapdragon 845
  • RAM: 6 ou 8 Gb
  • Capacidade de memória: 64, 128 ou 256 GB expansível
  • Câmera(s) traseira(s): 12 MP e 5 MP (para sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 20 MP com sensor infravermelho  
  • Bateria: 4000 mAh 
Melhor Preço

6º - Mi 9T

Mi 9T

Os celulares mais recentes estão em uma corrida para ver quem consegue achar a melhor solução para a retirada do notch da tela dos aparelhos. A Xiaomi está tentando várias opções, inclusive uma câmera frontal motorizada que sai de dentro do aparelho. Esse é o Mi 9 T, com uma tela de 6.39 polegadas, resolução Full HD, biometria integrada e 100% de aproveitamento. Sua câmera frontal, que é o grande destaque deste aparelho, possui 20 MP com abertura f/2.2. Já na traseira temos um conjunto triplo, com a principal tendo 48 MP, a secundária (Telephoto) com 8 MP e última com 13 MP e lente grande-angular. Para conseguir rodar todas as aplicações de forma tranquila, ele usa o Snapdragon 730 com 6 GB de RAM. É possível encontrar versões com 64 ou 128 GB de memória interna.

  • Tela: 6.39 polegadas com resolução Full HD
  • Processador: Snapdragon 730
  • RAM: 6 GB
  • Capacidade de memória: 64 ou 128 GB
  • Câmera(s) traseira(s): 48 MP (Principal), 8 MP (Telephoto) e 13 MP (Grande-angular)
  • Câmera frontal: 20 MP  
  • Bateria: 4000 mAh
Melhor Preço

7º - Galaxy A7

Galaxy A7

A nova versão do A7 ficou incrível e agradou muitos fãs da Samsung. Ele conta com uma tela de 6 polegadas e resolução Full HD, essa que é Full AMOLED. É um aparelho que irá agradar todos que gostam de consumir mídias, devido à qualidade do seu visor. Para rodar todas as aplicações, temos um Exynos 7885, que pode ter 4 ou 6 Gb de RAM dependendo da versão que você optar. O armazenamento também pode mudar dependendo da versão, sendo 64 ou 128 GB expansíveis via cartão microSD. Seguindo a tendência dos lançamentos, ele também possui três câmeras traseiras, sendo a principal de 24 MP, uma secundária grande-angular de 8 MP e a terceira que é usada apenas como sensor de profundidade, de 5 MP. Ele possui sensor biométrico na traseira e uma bateria de 3300 mAh. 

  • Tela: 6 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Exynos 7885
  • RAM: 4 ou 6 GB
  • Capacidade de memória: 64 ou 128 GB
  • Câmera(s) traseira(s): 24 MP (Principal), 8 MP (grande-angular) e 5 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 24 MP   
  • Bateria: 3300 mAh
Melhor Preço

8º - Motorola One Zoom

Motorola One Zoom

Celulares com três câmeras já estão virando o padrão dos lançamentos, mas a Motorola decidiu criar um já com quatro câmeras logo. Esteticamente ele não é muito bonito, mas entrega um desempenho muito bom e fotos interessantes. Já que as câmeras são seu diferencial, vamos começar falando delas. A principal possui 48 MP, a secundária é uma de 8 MP com zoom óptico de 3X, a terceira uma grande-angular de 16 MP e para finalizar, uma de 5 MP para sensor de profundidade. Sua câmera frontal é de 25 MP com abertura f/2.0. como processador ele usa o Snapdragon 675 e 4 GB de RAM, com opção única de 128 Gb de armazenamento. Você pode expandir essa memória via cartão microSD. Sua tela é Super AMOLED com 6.39 polegadas e resolução Full HD, além de leitor biométrico já integrado. Para dar uma boa autonomia, a empresa colocou uma bateria de 4000 mAh.

  • Tela: 6.39 polegadas Full HD 
  • Processador: Snapdragon 675
  • RAM: 4 GB de
  • Capacidade de memória: 128 GB expansível
  • Câmera(s) traseira(s): 48 MP (Principal), 8 MP (Com Zoom óptico de 3x), 16 MP (grande-angular) e 5 MP (sensor de profundidade)
  • Câmera frontal: 25 MP  
  • Bateria: 4000 mAh 
Melhor Preço

Conclusões

Com tantos celulares com especificações parrudas, vocês devem estar se perguntando: Mas qual é o melhor modelo da lista? Quando os celulares começam a chegar em um nível alto de poder, é um pouco difícil apontar o melhor, pois cada um se sobressai em um ponto. Em um contexto geral, resolvemos nomear o Mi 9T como melhor aparelho das nossas indicações! Ele não é o melhor em todos os quesitos possíveis, mas como conjunto é uma excelente escolha! 

Nele você terá a tecnologia de biometria na tela, uma tela com ótima qualidade e excelente aproveitamento, uma boa quantidade de RAM, memória, câmeras excelentes e o fator inovação, que é algo bem legal. Como dissemos, ele não é o melhor em todos os pontos. Por exemplo, se considerarmos poder de processamento, o Pocophone vai ficar na frente por ter um chip melhor, mas perderá em vários pontos para o Mi 9 T. O chip do 9T também tem um poder muito grande, a ponto de conseguir rodar as aplicações cotidianas tranquilamente, então para grande parte dos usuários essa diferença entre processadores nem será notada. Assim acontece com outros pontos, então acreditamos que no conjunto geral o Mi 9 T leva o troféu hoje.