Manual da Compra

Os 12 melhores cooktops para comprar em 2023

O fogão cooktop é a melhor maneira de deixar a sua casa moderna, mais eficiente e sofisticada! Ele é feito especialmente para você poder ter mais espaço na cozinha e até mesmo mais praticidade. É possível se surpreender com os modelos cada vez mais tecnológicos e com recursos especiais para garantir uma refeição feita com mais cuidado e agilidade.

Para quem não conhece, o cooktop é um fogão de mesa, geralmente embutido em alguma superfície, como mármore ou madeira. Ele deixa a sua cozinha com um visual mais “clean” e ainda traz recursos especiais, como painéis digitais, queimadores mais potentes e diferentes formas de preparar o alimento (por indução, eletricidade ou a gás).

Diferentes tipos de fogão cooktop

Antes de escolher, primeiro você deve definir se precisa de um cooktop por indução, um cooktop elétrico ou um cooktop a gás. Veja abaixo as vantagens de cada um:

Cooktop a gás

É o modelo mais similar aos fogões já conhecidos. São favoritos pela vantagem no custo-benefício. Como pontos negativos, temos a necessidade de instalação de uma rede de gás, além de um controle de temperatura não tão preciso quanto os modelos elétricos ou por indução.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico tem uma resistência interna que provoca o calor na superfície, por isso não produz chama de fogo e não consome gás. Ele é bem mais moderno, fácil de limpar, geralmente conta com sensores que indicam a temperatura do queimador para evitar acidentes, porém a superfície é totalmente lisa. Como ponto negativo, destacamos a mudança lenta de temperatura e também a necessidade de panelas específicas.

Cooktop por indução

Estes são os fogões cooktop mais modernos para ter em sua casa e funcionam com energia elétrica. Eles geram o calor por indução e contam com superfícies magnéticas para melhor aderência das panelas. São fogões inteligentes, com controle de temperatura mais preciso, além de fácil limpeza, devido a superfície lisa. Além disso, são os modelos mais ágeis, pois alcançam facilmente a temperatura e só aquecem a área demarcada.

Porém, podem apresentar preços mais encarecidos devido a tecnologia avançada e podem necessitar de panelas específicas.

Como escolher o melhor fogão cooktop?

Na hora de escolher o melhor fogão cooktop, é ideal que você fique atento em alguns pontos importantes do aparelho.

Número de bocas

É possível encontrar cooktop de 1 até 6 bocas, portanto, considere o local de instalação e a sua necessidade de aquecedores. Além disso, considere a potência do aquecedor, há modelos com chama tripla, chama turbo e outras facilidades que aprimoram o cozimento além das chamas comuns.

Aço Inox, vidro temperado ou vitrocerâmico

A superfície do seu fogão cooktop também é importante ser considerada. Neste caso, o vidro temperado é o favorito, possui bom custo-benefício e é muito prático na hora de limpar. Já o aço inox é bem mais resistente, porém mais trabalhoso. Também é comum encontrar modelos em vitrocerâmica, um material superior ao vidro temperado, mais resistente e com as mesmas facilidades de limpeza e também agrega muito no visual.

Funções adicionais

Geralmente essas estão presentes nos modelos por indução, mas você irá encontrar painéis touch, timers, controles digitais de temperatura, potência turbo, travas de segurança entre outros atrativos. Leve isso em consideração na hora de fazer sua escolha.

Qual o melhor cooktop de 2023?

Há excelentes modelos de fogões cooktop no mercado, todos com excelentes design, recursos para aquecer e vantagens para os usuários. Mas o que mais se destaca nos aspectos é o Fischer 4Q por indução, este fogão cooktop possui tudo que você imagina, mesa vitrocerâmica, painel touch, sensores de calor e muito mais tecnologia e modernidade.

Além deste modelo, vale destacar também o Fischer 4Q TC, outro modelo da marca, porém com funcionamento a gás. Este fogão cooktop também é moderno e o principal, possui uma super potência com chama tripla para deixar a cozinha mais ágil e prática na hora de preparar seus alimentos!

1 boca com indução

Melhor Preço

Fogão cooktop com distribuição inteligente de bocas

Cooktop 4 bocas bom e barato

Melhor Preço

Melhor opção de cooktop por indução de 1 boca

Com trempes esmaltadas antideslizantes

Melhor Cooktop custo-benefício

Cooktop 5 bocas prático e econômico

Melhor Preço

Mais resistente com grades de piatina

Melhor Preço

Melhor cooktop a gás e indução

Melhor Preço

Excelente qualidade e design sofisticado

Melhor Preço

1º - Cooktop por Indução, Perfect Cuisine

Cooktop por Indução, Perfect Cuisine

Este é um cooktop simples, com apenas uma boca e perfeito para ter sobre a sua pia. É um modelo que vai bem para cozinhas de escritórios ou se você não cozinha em casa. Ele é moderno, com funcionamento por indução e é um fogão cooktop com temperatura que pode ficar entre 60°C e 240°C.

É possível programá-lo a partir do seu display digital e botão de regulagem. Ele possui uma superfície de vidro temperado que é bem fácil de ser limpa. Além disso, também temos um timer para você poder programar o tempo de funcionamento e fazer outras coisas. É válido ressaltar que este modelo não é bivolt.

Destaques do Perfect Cuisine:

  • Cooktop por indução (mais prático para acender)
  • Temperatura programável com precisão
  • Possui timer
  • Feito em vidro temperado, fácil de limpar
Melhor Preço

2º - Mondial CTG-01

Mondial CTG-01

Para quem precisa de um fogão com bom preço e que seja prático para ter na cozinha, pode contar com o Mondial CTG-01. Sua principal qualidade são as bocas com boa distância uma entre a outra, desta forma, há mais espaço para o manuseio das panelas em uma ampla mesa de vidro temperado.

É um fogão cooktop 4 bocas, mas também é possível encontrá-lo com 5 queimadores. Todas as bocas possuem ótimo desempenho, com potência total de 9650W. Super prático e seguro, feito em aço inox e com botões removíveis para limpeza.

Destaques do Mondial CTG-01:

  • Mesa ampla de vidro temperado;
  • Queimadores com 9.650W de potência (1x ultra-rápido, 1x-rápido e 2x semi-rápidos);
  • Botões removíveis para limpeza;
  • Detalhes em aço inox e grades esmaltadas;
  • Melhor regulagem das chamas.
Melhor Preço (4 bocas)Melhor Preço (5 bocas)

3º - Chamalux Ultra Lux

Chamalux Ultra Lux

O Chamalux Ultra Lux é um dos melhores cooktops pelo preço mais em conta, se você quer mais economia, pode ser a melhor alternativa. Ele é bem eficiente e tem chamas potentes, com 3 queimadores de 1750w e 1 queimador ultra rápido de 2200w. O cooktop vem em uma bonita e prática mesa de vidro temperado e é seguro, com trempe esmaltada de encaixe que facilita a limpeza e evita o uso indevido por crianças. É fácil de manusear os botões e possui acendimento inteligente por eletricidade.

Destaques do Chamalux Ultra Lux:

  • Possui chama ultra rápida de 2200W;
  • Mesa de vidro temperado;
  • Preço mais acessível;
  • Com grades esmaltadas e de encaixe para limpeza fácil.
Melhor Preço

4º - Britânia BCT01P por indução

Britânia BCT01P por indução

Para quem deseja cooktop por indução de uma boca, a Britânia oferece um dos melhores cooktops da categoria. Um modelo moderno, com base em vidro cerâmico, ideal para instalar na bancada de uma pequena cozinha ou copa. O produto possui 10 níveis de potência para definir a temperatura que pode variar entre 60°C a 240°C. Além disso, ele possui timer programável para desligar em até 180 minutos. E ainda conta com funções extras, mais display digital e painel touch.

Destaques do Britânia BCT01P:

  • Painel Touch;
  • Timer;
  • Cooktop por indução;
  • 10 níveis de potência de temperatura;
  • Ideal para recipientes de 12 a 22 cm;
  • Desligamento automático;
  • Base em vidro cerâmico.

5º - Suggar FG4004VP

Suggar FG4004VP

O Suggar FG4004VP é o melhor cooktop para quem deseja bom preço e qualidade no fogão, pois é construído com a melhor estrutura para você cozinhar de maneira prática e segura. Ele vem com grades esmaltadas e antideslizantes, sendo um diferencial para que as panelas não derrapem sobre o fogão. Também é prático para acender, com botões controladores fáceis de manusear e removíveis para limpeza. É possível encontrar este modelo com 3 bocas ou com 5 bocas.

Destaques do Suggar FG4004VP:

  • Queimadores selados;
  • Grades esmaltadas antideslizantes;
  • Botões multicontrol;
  • Mesa em vidro temperado;
  • Acendimento automático.
Melhor Preço (2 bocas)Melhor Preço (4 bocas)Melhor Preço (5 bocas)

6º - Philco Chef

Philco Chef

O Philco Chef é o melhor cooktop pelo custo-benefício e um dos melhores cooktops 5 bocas. Ele possui uma ampla mesa de vidro temperado e possui excelente grade esmaltada e antideslizante, sem contar a manta térmica sob o vidro que aumenta a sua durabilidade. Se você deseja um modelo de qualidade e com vantagem no preço, pesse é uma boa alternativa! Também é possível encontrá-lo na versão menor, de 4 bocas.

Destaques do Phico Chef:

  • Chama turbo;
  • Manta térmica para mais durabilidade;
  • Trempes individuais esmaltados;
  • Bom custo-benefício;
  • Design sofisticado.
Melhor Preço (4 bocas)Melhor Preço (5 bocas)

7º - Itatiaia cooktop

Itatiaia cooktop

Esse é um dos melhores cooktop 5 bocas para quem busca baixo-custo, perfeito para usar no dia a dia e facilitar na sua rotina. É válido destacar que ele é um cooktop a gás e tem queimadores robustos, com controle individual de temperatura para cada um deles. O modelo também conta com acabamento em alumínio e design moderno, sendo a mesa toda feita em vidro temperado, com trempes resistentes e duradouros. Esse é um modelo bivolt e seu consumo é classificado como categoria A.

Destaques do Itatiaia Cooktop:

  • Cooktop a gás;
  • Mesa feita em vidro temperado;
  • Queimadores com acabamento em alumínio;
  • Controles individuais de temperatura.
Melhor Preço

8º - Fischer 4Q TC

Fischer 4Q TC

O Fischer 4Q TC é uma ótima opção de fogão cooktop para quem deseja mais rapidez e agilidade na cozinha. A novidade é a chama tripla de 3700W de potência, ideal para ferver, fritar, cozinhar e tudo o que precisar fazer com mais urgência. Além disso, é um modelo robusto e de alta qualidade, com grades individuais antideslizantes. Também é possível encontrá-lo nas versões menores, de 1 ou 2 bocas, como assim como na versão maior, em 5 bocas.

Destaques do Fisher 4Q TC:

  • Vidro temperado preto ébano;
  • Queimador tripla chama (3700W);
  • Acendimento superautomático;
  • Trempe individual e antideslizante.
Melhor Preço (1 bocas)Melhor Preço (2 bocas)Melhor Preço (4 bocas)Melhor Preço (5 bocas)

9º - Brastemp BDD75AE

Brastemp BDD75AE

Mais um ótimo fogão cooktop 5 bocas e com alimentação a gás, o fogão Brastemp BDD75AE se destaca com as grades que encaixam na mesa, para dar mais estabilidade na hora de cozinhar e não deslizar as panelas. Além disso, as grades são feitas de Piatina que, além de resistentes, garantem mais estabilidade às panelas. O modelo possui acendimento automático e cinco botões controladores das chamas que podem ser removidos para facilitar na hora da limpeza.

Destaques do Brastemp BDD75AE:

  • Cooktop a gás;
  • Cooktop 5 bocas;
  • Grades feitas de Piatina;
  • Acendimento automático.
Melhor Preço

10º - Cooktop Híbrido IE60G

Cooktop Híbrido IE60G

O Cooktop Híbrido IE60G traz uma super novidade para sua cozinha: a forma híbrida a gás e por indução. O que garante mais versatilidade, agilidade e você pode fazer a comida do seu jeitinho. Super moderno, o modelo possui lindo design, painel digital, controle individual de chamas e sensor de calor residual para sua maior segurança na hora de cozinhar.

Destaques do Cooktop Híbrido IE60G:

  • Cooktop híbrido de 4 bocas
  • Design moderno e inteligente;
  • Grades antideslizantes;
  • Acendimento automático.
Melhor Preço

11º - Fischer 4Q por indução

Fischer 4Q por indução

O Fischer 4Q por indução é um modelo super moderno, cheio de vantagens e facilidades, indicado para aqueles consumidores exigentes que buscam o melhor cooktop do mercado. Feito em mesa de vidro de cerâmica e com campo eletromagnético para melhor aderência às panelas. Também possui controle touch screen, trava de segurança e 9 níveis de potência. Além desta versão, é possível encontrá-lo com 1 e 2 bocas.

Destaques do Fisher 4Q por indução:

  • Cooktop por indução com campo eletromagnético;
  • Design moderno e inteligente;
  • 9 níveis de potência;
  • Painel touch screen;
  • Indicador de superfície quente;
  • Mesa vitrocerâmica
Melhor Preço (1 bocas)Melhor Preço (2 bocas)Melhor Preço (4 bocas)

12º - Midea Springer CYB40P2

Midea Springer CYB40P2

O Midea Springer CYB40P2 é um dos melhores cooktops para deixar sua cozinha mais moderna e prática. Conta com painel touch e slide control, função para selecionar a temperatura de maneira mais fácil. Ele ainda tem uma mesa em vitrocerâmica, mais fácil de limpar e mais resistente, também conta com timer, modo turbo, trava de segurança e sensores que desligam a chama assim que a panela é retirada do queimador.

Destaques do Midea Springer CYB40P2:

  • Cooktop por indução;
  • Design moderno e sofisticado;
  • Painel touch screen e slide control;
  • Sensor de superfície para desligar automaticamente sem panela;
  • Mesa vitrocerâmica;
  • Trava de segurança.
Melhor Preço

Conclusões

O fogão cooktop deixa a sua casa mais moderna e ainda mais eficiente na hora de preparar suas refeições. Para acompanhar a praticidade e modernidade deles, você também pode conferir quais são as melhores coifas para limpeza de gordura do fogão.

Além disso, se você tem espaço na sua cozinha, vale a pena dar uma olhada nos fogões “tradicionais”, que possuem a vantagem de ter forno embutido. No entanto, se você está decidido pelo cooktop, mas também deseja ter um forno em casa, dê uma olhada na nossa seleção dos melhores fornos elétricos de 2023 e veja quais modelos fazem diferença na hora de assar!