Manual da Compra

Os 10 melhores notebooks custo-benefício em 2020

Em tempos de crise a busca pelos melhores notebooks custo-benefício aumenta bastante, mas não é uma tarefa fácil achar a opção ideal entre os vários modelos disponíveis no mercado. Se você está perdido em meio a tantos aparelhos diferentes, o Manual da Compra chegou ao resgate e vai te ajudar a escolher um computador que seja bom e tenha um preço legal pelo que oferece. 

É importante deixar claro que o termo custo-benefício refere-se a um produto que oferece o máximo de recursos possível para aquele valor, e nem sempre esse produto vai ser barato. É possível que um notebook seja considerado um bom custo-benefício mesmo custando caro, afinal ele pode oferecer vantagens suficientes para justificar o valor. 

Se você já está buscando notebooks há algum tempo, irá perceber que o preço desses aparelhos subiu bastante nos últimos meses. Nós escolhemos modelos de várias marcas diferentes, que são indicados para diferentes finalidades. Tem notebook básico para estudos, opções intermediárias e até mesmo alguns mais avançados. 

Continuar a Ler

Bom para estudos

Básico com tela Full HD

Melhor Preço

Versão atualizada do E30

Modelo intermediário

Melhor Preço

Tem 12 Gb de RAM

Tem placa de vídeo dedicada

Melhor Preço

Modelo potente do S145

Melhor Preço

Bom custo-benefício gamer

Melhor Preço

Conta com placa GTX 1650

Notebook de alto nível)

1º - Compaq Presario CQ-32

Compaq Presario CQ-32

Um bom notebook para estudos precisa ter um desempenho suficiente para rodar editores de texto, visualizadores de PDF, além de oferecer uma boa experiência de navegação na internet, tudo isso por um preço mais camarada, afinal quem é ou já foi estudante, sabe que os orçamentos são bem limitados.

O CQ-32 é um bom notebook com este perfil, ele tem um processador simples, o Intel Pentium N3700, mas o lado positivo é o SSD já vem instalado de fábrica, o que torna o uso de aplicativos mais leves e navegação na internet bem agradável e fluída. Esse modelo também é leve e compacto, por isso é fácil de você colocá-lo na mochila na hora de ir para a faculdade, por exemplo. 

  • Tela: 14 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Intel Pentium N3700
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 120 GB de SSD
  • Placa de vídeo: Integrada

2º - Samsung Essentials E30

Samsung Essentials E30

Se você tem um uso básico, o Essentials E30 é uma boa opção de aparelho, pois conta com uma ficha técnica simples, porém tem tela com qualidade Full HD. Ele é uma boa opção para aquele usuário que precisa de um aparelho para navegar na internet, usar editores de texto e que gosta de assistir filmes, séries ou vídeos no notebook.

Seu processador é um Intel i3 de sétima geração e ele conta com apenas 4 GB de RAM, por isso deve ser usado para aplicativos mais leves. Além disso, esse modelo possui um HD de 1 TB, que é uma boa quantidade para a maioria dos usuários, mas recomendamos o upgrade para um SSD, assim você pode aproveitar todo o desempenho que ele tem a oferecer. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Intel Core i3-7020U (7ª geração)
  • Memória RAM: 4 GB
  • Armazenamento: 1 TB de armazenamento em HD
  • Placa de vídeo: Integrada
Melhor PreçoReview Completo

3º - Samsung Book E30

Samsung Book E30

Se você gostou do Essentials E30 e pode aumentar um pouco no orçamento, dá paa pegar a versão atualizada dele, lançada em 2020. Esse modelo tem especificações bem parecidas e mantém a tela Full HD, porém se diferencia na parte do design, que está mais moderno e compacto, e também no processador. 

Agora ele possui um 13 de décima geração, o modelo 10110U. Ainda é uma opção voltava para o uso básico, mas agora você garante mais tempo de vida útil para o aparelho, já que está comprando algo de última geração. Ele continua com 4 GB de memória RAM e 1 TB de HD, mas por meio dos slots dedicados você pode facilmente fazer o upgrade dos dois componentes.

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD
  • Processador: i3 de décima geração
  • Memória: 8 GB
  • Armazenamento: 1 TB 
  • Placa de vídeo: Integrada
Review Completo

4º - IdeaPad S145 (81S90005BR)

IdeaPad S145 (81S90005BR)

O IdeaPad S145 é uma das referências quando se fala em custo-benefício, mesmo não sendo tão barato quanto era antes de toda essa crise. A versão (81S90005BR) é equipada com processador i5-8265U, que é um modelo de oitava geração. ESse notebook é para aquelas pessoas que buscam um aparelho compacto, leve para carregar, com aparência discreta e um desempenho bom em tarefas básicas. 

Ele possui 8 GB de RAM, que é suficiente para o uso que lhe é proposto. No entanto, ele chega com armazenamento em HD de fábrica, por isso a nossa recomendação é que você faça o upgrade manualmente para SSD, já que ele possui um slot M.2 dedicado para isso, assim é possível usar o armazenamento híbrido. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução HD
  • Processador: Intel Core i5-8265U (8ª geração)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 1 TB de armazenamento em HD
  • Placa de vídeo: Integrada
Melhor PreçoReview Completo

5º - Aspire 3 A315-41-R4RB

Aspire 3 A315-41-R4RB

O Aspire 3 é um notebook da geração “antiga” que ainda é uma boa pedida de custo-benefício, principalmente considerando as altas de preços que estamos tendo nestes aparelhos. O seu diferencial é a presença de 12 GB de RAM já de fábrica, então você consegue abrir mais aplicativos simultaneamente, além de dificilmente ter problemas com “engasgos” do aparelho por falta de memória.

Ele usa o processador Ryzen 5 2500U, um modelo quad-core voltado para tarefas básicas, mas que tem um bom desempenho. Assim como a maioria dos modelos intermediários, ele conta com armazenamento em HD, por isso é legal que o comprador já o adquira pensando em um upgrade para o SSD, assim o notebook terá um desempenho mais satisfatório.

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução HD
  • Processador: Ryzen 5 2500U
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 1 TB de armazenamento em HD
  • Placa de vídeo: Radeon Vegas 8 (integrada)

6º - Samsung Expert X40

Samsung Expert X40

Está procurando um notebook com placa de vídeo integrada? O Expert X40 é um dos mais básicos da Samsung a atender esse requisito. Ele possui a GeForce MX 110 com 2 GB de memória dedicada, que não é uma placa tão avançada, mas consegue ajudar o aparelho na hora de renderizar projetos 3D, usar editores ou mesmo executar alguns jogos mais leves, como LoL, Fortnite entre outros. 

Esse modelo possui um i5 de oitava geração, o modelo 8250U. É um processador intermediário que tem um bom desempenho, voltado para tarefas básicas e alguns programas um pouco mais pesados. Ele possui 8 GB de memória RAM, que é suficiente para um uso moderado, além de 1 TB de HD, mas aqui já recomendamos a instalação de um SSD para você ganhar mais velocidade no uso do sistema e programas. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução HD
  • Processador: Intel Core i5-8250U (8ª geração)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 1 TB de armazenamento em HD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX110 com 2 GB de memória dedicada
Melhor PreçoReview Completo

7º - Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR)

Lenovo IdeaPad S145 (81S90003BR)

Outro modelo do IdeaPad S145 é o  81S90003BR, que é um dos mais potentes da linha,  pois conta com processador i7 8565U, de oitava geração. Esse notebook é uma boa escolha para aqueles que buscam mais desempenho e precisam rodar alguns aplicativos mais pesados. 

Para ajudar na hora de renderização ou mesmo para rodar aplicativos que necessitam de um poder gráfico maior, o S145 possui uma placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110, que tem 2 GB de memória dedicada. No entanto, essa versão não possui SSD instalada de fábrica, e chega com um HD de 1 TB para armazenamento em massa de arquivos. A nossa recomendação é que você faça o upgrade, assim poderá aproveitar a melhor performance do aparelho. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Intel Core i7-8565U (8ª geração)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 1 TB de armazenamento em HD
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX110 com 2 GB de memória dedicada
Melhor PreçoReview Completo

8º - Acer Nitro 5 (AN515-54-581U)

Acer Nitro 5 (AN515-54-581U)

Está procurando um notebook gamer com um bom custo-benefício? Esse modelo do Acer Nitro 5 é um dos melhores disponíveis no mercado! Ele conta com processador i5 - 9300H, um modelo que é bem potente, voltado para o alto desempenho em programas pesados e jogos. A sua memória RAM é de apenas 8 GB, porém se você sentir que ele está “engasgando”, pode fazer a troca para até 32 GB. 

 Esse modelo conta com a placa de  vídeo GTX 1050 em sua versão mais básica, com 3 GB de memória dedicada. É uma placa de vídeo de entrada, mas que consegue rodar vários jogos em boa configuração e com uma boa taxa de FPS. Além disso, ele já tem armazenamento SSD de fábrica, então você não vai precisar se preocupar com esse upgrade. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: Intel Core i5-9300H (9ª geração)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 128 GB de SSD e 1 TB de armazenamento em HD
  • Placa de vídeo: GTX 1050 com 3 GB de memória dedicada
Melhor Preço

9º - Avell A52 LIV

Avell A52 LIV

A Avell é uma fabricante brasileira que está começando a ganhar destaque no mercado. Ela produz notebooks de alto desempenho e tem preços bem competitivos, por isso encaixamos esse modelo na lista de custo-benefício. O A52 conta com processador i5 de décima geração, o modelo 10300H, além de ter 8 GB de memória RAM, quantidade que você pode aumentar (por um custo) caso compre direto da fabricante. 

Sua placa de vídeo é a GTX 1650, que tem 4 GB de memória dedicada. É um excelente modelo para aqueles que buscam rodar programas um pouco mais pesados ou até mesmo jogos da atualidade. Um destaque desse notebook é a sua tela, que tem 15,6 polegadas, resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização, então você, terá imagens em alta resolução e mais “naturais”, sem aqueles rastros ou tremulações.

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador: i5 de décima geração 
  • Memória RAM: 8 GB  
  • Armazenamento: 256 GB de SSD
  • Placa de vídeo: GTX 1650 com 4 GB de memória
Review Completo

10º - Avell A62 RTX LIV

Avell A62 RTX LIV

Para quem precisa de um notebook de alto nível com uma placa de vídeo RTX, uma das melhores opções custo-benefício do mercado também é da Avell, trata-se do modelo A62. Assim como o modelo anterior, ele usa um processador de 10° geração, porém neste caso estamos falando de um i7-10750H, voltado para tarefas que exijam muito do computador, aplicativos pesados e até mesmo jogos de última geração. 

A placa de vídeo deste aparelho é uma RTX 2060, modelo com 6 GB de memória dedicada. O conjunto dela, processador e os 16 GB de memória RAM disponível torna esse notebook uma verdadeira máquina, capaz de oferecer um desempenho profissional em vários aplicativos. Além de tudo isso, ele conta com uma tela de 15,6 polegadas, com resolução Full HD, 144 Hz de taxa de atualização e uma cobertura de 100% das cores sRGB. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD e 124 Hz e sRGB de 100%
  • Processador: i7 de décima geração 
  • Memória RAM: 16 GB  
  • Armazenamento: 500 GB de SSD NVMe
  • Placa de vídeo: RTX 2060 com 6 GB de memória

Conclusões

Qual o melhor notebook custo-benefício?

Para um uso mais básico, o Book E30 é uma excelente escolha, pois tem um design moderno, conta com processador de décima geração e tela Full HD, o que é um diferencial perante aos concorrentes. Se você precisa de um intermediário um pouco melhor, o Samsung Expert X40 tem muito a oferecer, com destaque para a sua placa de vídeo dedicada. 

No entanto, para aqueles que precisam de um notebook de alto nível, com certeza o A52, da Avell, é a escolha certa. Ele está sendo o melhor notebook em sua faixa de preço e tem uma configuração bem robusta, por isso consegue um bom desempenho mesmo em tarefas mais pesadas.

Se ainda sim não encontrou o que procurava, você pode acompanhar outras seleções de notebooks que preparamos! Tem notebooks para jogos, notebooks até 2 mil reais, notebooks até 4 mil reaisnotebooks 2 em 1 e entre outros.