Manual da Compra

Os 10 melhores notebooks para designers em 2022

Pensando em comprar um bom notebook para designer gráfico? Saiba que é preciso escolher com atenção, pois o aparelho precisa estar à altura, com boa qualidade gráfica e hardware potente para rodar programas de edição de imagem como CorelDRAW, Photoshop, Adobe Illustrator e outras ferramentas de edição.

Para te ajudar a escolher, nós montamos uma lista com alguns dos melhores notebooks para designer vendidos no Brasil, mas já avisamos que o preço não é nada barato. Os modelos que são bons nessa área precisam ter um hardware mais potente que o convencional, o que acaba influenciando no valor final.

Como selecionamos os melhores notebooks para designer?

O nosso primeiro critério foi colocar notebooks que tenham placa de vídeo dedicada. A placa de vídeo é um componente de muito valor na hora de rodar aplicações gráficas, mas no ramo de notebooks há opções com placas integradas (mais básicas) e dedicadas.

Todos os notebooks escolhidos aqui pelo Manual da Compra também possuem um processador relativamente potente, o que faz diferença na hora de rodar os programas.

A maior parte dos modelos citados aqui possuem tela com resolução Full HD, mas nem todos possuem uma boa fidelidade de cores, então neste caso é bom investir em um monitor para designer.

Melhor notebook para designer

Profissionais que buscam o melhor desempenho possível na hora de trabalhar com design devem considerar o Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P. A placa gráfica é uam RTx 3070, e com os 8 GB de memória RAM e toda a potência do processador, entrega um ótimo desempenho. A tela também deve ser citada, pois tem uma ótima fidelidade de cores (100% sRGB) e traz resolução Full HD.

Contudo, outro modelo que ganha favoritismo como melhor notebook para designer é o MacBook Pro com M1 Pro, invencível em desempenho e qualidade de imagem! Sua tela de retina líquida proporciona imagens mais vibrantes e maior fidelidade de cor, tudo isso com agilidade do sistema. Além disso, é o modelo mais indicado para quem depende de ferramentas compatíveis somente com o sistema MacOS, próprio da marca Apple.

Melhor notebook para designer custo-benefício

O Lenovo Ideapad Gaming 3i 82CG0002BR é uma ótima vantagem para usuários que almejam boa relação de custo-benefício. O modelo da Lenovo é equipado com hardware de bom desempenho para rodar Photoshop, CorelDraw, Illustrator, entre outras ferramentas. Além disso, uma placa gráfica GTX 1650 de 4GB também faz diferença! Com tela Full HD e tecnologia WVA.

Para usuários que precisam exclusivamente de modelos da Apple, devido a programas de edição compatíveis apenas com o MacOS, o Macbook Air M1 é uma solução. É um MacBook leve e “enxuto” da marca, mas sem abrir mão de  tela em retina e o chip M1, um dos mais eficientes do mundo!

Veja abaixo mais detalhes sobre esses e outros bons notebooks para designer.

Continuar a Ler

Ideal para amadores e estudantes

Melhor Preço

Barato e com tela em IPS

Bom custo-benefício

Melhor Preço

Notebook com memória híbrida

Focado em desempenho

Melhor Preço

Tem placa de vídeo RTX

Modelo custo-benefício da Apple

Melhor Preço

Tem a melhor placa de vídeo

Melhor Preço

Tela de excelente qualidade

Melhor Preço

O melhor da Apple

Melhor Preço

1º - Lenovo IdeaPad 3i‎ 82BS000GBR

Lenovo IdeaPad 3i‎ 82BS000GBR

Uma das alternativas mais baratas de notebook para designer é o modelo Lenovo IdeaPad 3i‎ 82BS000GBR. Ele tem preço mais acessível e um hardware com bom desempenho, placa de vídeo dedicada e aspectos básicos para quem está iniciando no design ou é estudante da área e precisa de um notebook eficiente para rodar programas de edição.

O Lenovo IdeaPad 3i‎ 82BS000GBR vem com processador Intel i5 de 10ª geração, 8GB de RAM, 256GB de armazenamento em SSD e com possibilidade de armazenamento híbrido com HDD. É um hardware básico para edição que roda bem programas como CorelDRAW e Illustrator, por exemplo.

Além disso, este modelo chega equipado com a placa de vídeo dedicada GeForce MX330 com 2GB. Embora não seja uma placa tão potente, ela já dá uma melhoria considerável no desempenho do aparelho para edição gráfica. Porém, a tela do Lenovo IdeaPad 3i‎ é em resolução HD e painel LED simples, apresentam algumas limitações para uma boa nitidez de imagem, será interessante o usuário usar um monitor externo para garantir maior fidelidade de cor em seus trabalhos.

Ficha técnica do notebook design Lenovo IdeaPad 3i‎:

  • Tela: 15.6", LED, HD (1366 x 768), Antirreflexo
  • Processador: Intel Core i5-10210U de 10ª Geração
  • Placa de vídeo: Dedicada NVIDIA GeForce MX330 2GB GDDR5
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento interno: 256 GB SSD + 1 slot livre HD
  • Bateria: ‎2 células 35Wh
  • Sistema operacional: Windows 11
Melhor Preço

2º - Acer Aspire 5 A515-54g-55hw

Acer Aspire 5 A515-54g-55hw

O Acer Aspire 5 (A515-54g-55hw) é uma opção de notebook para designer que traz vantagem no preço, hardware e também na tela do aparelho! Este modelo do Aspire 5 tem um processador i5 da Intel, de 10ª geração, que mostra um ótimo desempenho e boa economia de bateria. A memória RAM é de 8 GB e o SSD de 256 GB, um conjunto técnico que pode ser útil para amadores e estudantes de design.

O modelo é equipado com placa de vídeo GeForce MX250 com 2GB, com essa placa, o usuário consegue rodar CorelDRAW, Photoshop e alguns programas editores 3D em nível básico ou de aprendizado. Conforme ressaltamos no modelo anterior, não é a melhor placa de vídeo, mas para quem está começando na área, ela consegue segurar as pontas.

Além disso, o notebook possui uma tela Full HD com painel IPS! Isso significa maior qualidade e fidelidade na visualização de seus projetos gráficos, ela também conta com brilho de 250 nits e taxa de contraste de 800:1, garantindo cores mais vívidas e imagens sem distorções, independente do ângulo de visualização.

Ficha técnica do Acer i5 Aspire 5 A515-54g-55hw:

  • Tela: 15,6” LCD IPS Full HD (1920 x 1080)
  • Processador: Intel Core i5 – 10210U de 10ª Geração
  • Placa de vídeo: Dedicada NViDIA GeForce MX250 com 2GB
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256GB SSD
  • Bateria: 8 a 10 horas
  • Sistema operacional: Windows 11

3º - Lenovo Ideapad Gaming 3i 82CG0002BR

Lenovo Ideapad Gaming 3i 82CG0002BR

O Lenovo Ideapad Gaming é uma ótima opção para editores gráficos e também para jogos, já que vem com placa de vídeo GeForce GTX 1650 de 4GB, melhorando potencialmente a qualidade gráfica e velocidade no desempenho do notebook! Comparado aos modelos anteriores, esse é consideravelmente mais potente para programas pesados, por isso há uma diferença no preço.

Um destaque do Ideapad Gaming 3i é a ventilação interna, que é muito boa! Vem com 2 ventiladores e 4 saídas de ar que dissipam o calor, garantindo melhor eficiência térmica, mesmo quando o uso é mais intenso. Ele possui tecla Qcontrol que você pode controlar a intensidade de dissipação do calor, conforme o desempenho necessário da máquina.

O notebook da Lenovo vem equipado com 8GB de RAM, o que pode ser considerado um ponto “fraco”, caso você queira rodar programas muito pesados, mas é possível expandir. O armazenamento é de 256 GB em formato de SSD e há slot que permite adicionar um HD, caso você precise de mais espaço interno. Outro ponto importante é o processador i5 de 10ª geração em sua versão H, uma série focada em desempenho.

Para completar, a tela é de 15,6 polegadas e tem resolução Full HD, o que faz de um bom notebook para designer gráfico! Outra boa notícia é o painel WVA que garante imagens em boa definição mesmo quando a tela é visualizada de uma ângulo diferente.

Ficha técnica do Lenovo Ideapad Gaming:

  • Tela: 15.6'', Full HD, (1920 x 1080), WVA Antirreflexo
  • Processador: Intel Core i5 -10300H de 10ª Geração
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256GB SSD + slot livre HDD SATA
  • Bateria: 9 horas
  • Sistema operacional: Windows 10
Melhor Preço

4º - Acer Nitro 5 AN515-55-54L9

Acer Nitro 5 AN515-55-54L9

O Acer Nitro 5 (AN515-5554L9) é um dos modelos de notebook design favorito entre muitos profissionais da área. Chega equipado com processador Intel i5 10300H e placa de vídeo GTX 1650 com 4 GB de VRAM, além de memória RAM de 8 GB, o notebook promete um ótimo desempenho mesmo nos programas mais exigentes, mas assim como o anterior, talvez seja bom fazer um upgrade de RAM para dar ainda mais potência ao aparelho.

Aqui a tela tem 15,6 polegadas e resolução Full HD. O painel IPS mostra boas cores, mas a fidelidade não é o ideal para se trabalhar com design, então talvez você precise investir em um monitor externo.

Quanto ao armazenamento interno, o Acer Nitro 5 pois é equipado com 256 GB de SSD mais 1 TB de HD, isso é ótimo para o usuário guardar seus arquivos de imagens e fotos no notebook, com ampla capacidade de memória. Outro ponto importante é na bateria, que de acordo com a Acer dura até 11 horas em uso moderado.

Ficha técnica do Acer Nitro 5 AN515-5554L9:

  • Tela: 15,6”, Full HD (1920 x 1080), IPS
  • Processador: Intel Core I5-10300H de 10° Geração
  • Placa de video: Dedicada NVIDIA GeForce GTX1650 4GB
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256GB SSD + 1TB HDD + slot híbrido livre
  • Bateria: 11 horas
  • Sistema operacional: Windows 10

5º - Dell G15-i1000-M10P

Dell G15-i1000-M10P

O Dell G15 é um notebook para designer gráfico profissional, pois demonstra desempenho superior em muitos aspectos, desde a tela até as configurações de hardware. Ele mostra vantagens significativas em seu design térmico, o que impacta diretamente no desempenho do aparelho, ele conta com tubos de fluxo de ar em cobre com quatro saídas de ar pelas laterais e traseira. Isso evita o superaquecimento que é um problema para usuários de programas mais pesados para edição.

A tela do G15 é ótima, pensada na imersividade em imagens. Ela traz a resolução Full HD (1920 x 1080), com painel VWA que não distorce a imagem e cores, aumentando o grau de visualização. Outro ponto positivo é os 120 Hz de taxa de atualização, que deixam a imagem ainda mais fluida e natural A fabricante não dá informações sobre a fidelidade de cores deste painel. .

Para melhorar o desempenho gráfico, vem com placa de vídeo integrada GeForce GTX 1650 de 4 GB, capaz de rodar jogos que exigem um processamento de gráfico mais complexo. O Gamer Dell G15  conta com 8GB de RAM e 256GB de memória interna em SSD, com processador i5 de série mais recente e linha H, focado no desempenho! No entanto, o SO que acompanha esse aparelho é o Linux, então se você não tem experiência com ele, precisará fazer a troca.

Ficha técnica do Dell G15-i1000-M10P:

  • Tela: Full HD de 15.6" (1920 x 1080), WVA com 120 Hz de taxa de atualização
  • Processador: Intel Core i5-10500H de 10ª geração
  • Placa de vídeo: Dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650 4GB
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256GB SSD
  • Bateria: 3 células e 56 Wh
  • Sistema operacional: Ubuntu Linux 20.04
Melhor Preço

6º - Acer Predator Helios PH315-54-7852

Acer Predator Helios PH315-54-7852

O Acer Predator Helios 300 é um dos notebooks com melhor hardware citados aqui na lista do Manual. Ele chega com a placa de vídeo GeForce RTX 3060 (6GB), placa essa que permite rodar programas de edição em 2D e 3D, Photoshop, CorelDRAW, Illustrator e outras ferramentas de criação com um ótimo desempenho.

A tela traz tecnologia IPS, que além de boas cores, não tem problemas com distorção de imagem e cor. Além disso, vem com tecnologia 144Hz de frequência de atualização de tela, o que significa ótimo dinamismo para cenas de ação. Apesar das boas configurações, essa tela não traz uma fidelidade de cores tão grande, então talvez você precise comprar um bom monitor externo.

Para um bom desempenho, ele traz um i7 de 11ª geração, que junto ao conjunto de memória RAM e SSD (16 GB + 512 GB), roda praticamente qualquer app atualmente com um desempenho mais do que satisfatório. Outro ponto positivo é que o notebook já chega com Windows 11 de fábrica.

Ficha técnica do notebook Acer i7 Predator Helios:

  • Tela: 15,6” Full HD (1920 x 1080), IPS e 144 Hz
  • Processador: Intel Core i7 - 11800H de 11ª Geração
  • Placa de video: NVIDIA GeForce RTX 3060 com 6GB
  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento interno: 512GB SSD + slot SSD livre + SATA 3 livre
  • Bateria: 4 células, 59 Wh
  • Sistema operacional: Windows 11 Home

7º - Macbook Air M1

Macbook Air M1

Sabemos que designers adoram notebooks da Apple, e o Macbook Air M1 é o melhor custo-benefício da empresa atualmente. Por ter um sistema operacional que trabalha em completa harmonia com o hardware, os notebooks da fabricante não precisam de especificações exorbitantes para entregarem uma boa performance nos apps mais pesados.

Um dos diferenciais do Macbook Air é o processador exclusivo da marca, o Chip M1, um dos últimos lançamentos da Apple. Ele possui 8 núcleos para processar dados simultâneos e fazer conexões gráficas de forma ágil. Isso resulta em uma qualidade de imagem muito mais nítida e melhor desempenho do sistema. Tudo isso com ótima eficiência energética, já que o Macbook Air pode durar até 18 horas de bateria!

Além disso, a tela de retina com resolução de 2560 x 1600 é o que mais atrai profissionais e estudantes de criação e edição de imagem. O painel proporciona mais de 25% de cores do que sRGB para maior fidelidade e realismo de imagem. Possui também Tecnologia True Tone, mantendo o brilho ideal conforme iluminação do ambiente. Sem dúvida é um notebook perfeito para profissionais da área que querem mais qualidade no desenvolvimento de seus trabalhos.

Ficha técnica do Macbook Air M1:

  • Tela: 13”, Tela Retina (2560 x 1600)
  • Processador: Chip M1
  • Placa de vídeo: integrada
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256GB SSD
  • Bateria: Até 18 horas
  • Sistema operacional: macOS
Melhor Preço

8º - Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P

Dell Alienware M15 R6 AW15-i1100-M30P

Esse é um excelente notebook para designer gráfico, se não o melhor! O M15 possui um hardware avançado para usuários que precisam de maior desempenho técnico. O seu diferencial em relação aos demais da lista, é a placa de vídeo dedicada RTX 3070 com 8 GB para turbinar a qualidade gráfica, mesmo em programas super exigentes; ele também pode ser usado para jogar.

A Dell não esqueceu de colocar uma excelente tela. Aqui temos um painel que usa a tecnologia WVA e cobre 100% do espectro de cores sRGB, por isso fidelidade de cores não é um problema. Além disso, ele tem um processador i7 de última geração, um dos mais potentes do mercado, e junto aos 16 GB de memória RAM, não deverá ter problemas de travamento.

Ficha técnica do notebook Dell i7 G15 i1100-M50:

  • Tela: 15,6” Full HD (1920 x 1080), WVA, 100% RGB
  • Processador: Intel Core i7 - 11800H de 11ª Geração
  • Placa de vídeo: Dedicada NVIDIA GeForce RTX 3070 com 8 GB
  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento interno: 1TB SSD
  • Bateria: 6 células, 86 Wh
  • Sistema operacional: Windows 11 Home
Melhor Preço

9º - Macbook Pro com M1

Macbook Pro com M1

Para os “Applemaniacos”, o melhor notebook para designer é o Macbook Pro com M1. O que os diferencia dos demais, além de CPU próprio da marca, é também a tela com maior fidelidade de cor e tecnologias avançadas, com ampla tonalidade de cores (P3), tecnologia True Tone (que ajusta o brilho automaticamente), tela em retina, entre outros detalhes que dão mais vivacidade às imagens e garantem um padrão de definição impressionante!

Diferente do modelo anterior da marca, o Macbook Pro com M1 é desenvolvido com maior capacidade de interação com novas tecnologias e também maior imersividade para profissionais. Ele garante segurança com botão Touch ID, tornando o uso mais prático, com logins e senhas substituídas por um toque!

Tudo isso com a qualidade da Apple, que é bem superior, mais veloz e inteligente, com sistema inteligente do processador Neural Engine, que é capaz de tornar o funcionamento mais personalizado e dinâmico. O ponto negativo dos modelos da Apple são os preços, como já sabemos, aqui no Brasil o MacBook tem preço salgado, mas para quem possui poder aquisitivo para comprá-lo, certamente não se arrepende!

Ficha técnica do Macbook Pro com M1:

  • Tela: 13”, Tela Retina (2560 x 1600)
  • Processador: Chip M1
  • Placa de vídeo: integrada
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento interno: 256GB SSD
  • Bateria: Até 20 horas
  • Sistema operacional: macOS
Melhor Preço

10º - Macbook Pro 14 polegadas com M1 Pro

Macbook Pro 14 polegadas com M1 Pro

O Macbook Pro com M1 Pro é um dos modelos mais avançados da marca, pois chega com processador M1 de 8 núcleos e GPU de 14 núcleos, ainda mais potente que os chips M1 convencionais. Ele ainda tem 16GB de memória RAM e até 1TB de SSD, combo de especificações que deixam o notebook para designer super rápido e com muito espaço de armazenamento para salvar os seus projetos.

O Macbook Pro com M1 Pro é um tipo de MacBook ideal para quem trabalha com audiovisual, permitindo até mesmo edições de vídeo em resolução 8K. Sua tela é bem similar ao modelo que vimos anteriormente, com retina líquida e resolução superior em definição, 2560 x 1600, sem contar que é mais precisa e fiel às cores, com suas tecnologias que favorecem a tonalidade de cor e brilho.

Na tela, o que muda do modelo anterior para este é o tamanho, pois o Macbook Pro com M1 Pro tem tela de 14 polegadas! Mas não se preocupe com isso, pois ele é tão compacto e leve que você poderá colocá-lo na mochila e levar para o trabalho ou faculdade sem nenhum problema.

Ficha técnica do Macbook Pro com M1 Pro:

  • Tela: 14”, Tela Retina (2560 x 1600)
  • Processador: Chip M1 Pro
  • Placa de vídeo: integrada
  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento interno: 512GB SSD ou 1 TB
  • Bateria: Até 20 horas
  • Sistema operacional: macOS
Melhor Preço

Conclusões

Escolher um notebook designer não é fácil, pois o usuário precisa estar ligado em sua qualidade de imagem, assim como no hardware potente para rodar programas que a profissão exige. Em nossa lista, há alguns dos modelos mais apropriados para a finalidade de criação e edição gráfica.

Mas se você não encontrou exatamente o que busca, há outras opções de listas para você conhecer. Veja quais são os melhores notebooks 2 em 1 para quem busca praticidade no uso do aparelho. Além disso, você poderá gostar de conhecer os melhores notebooks gamers, e melhores notebooks com Intel i7, com hardware de melhor desempenho para profissionais da área.

Para quem quer algo versátil, para estudos e também criação, vale a pena conferir os melhores notebooks com Intel i5, melhores notebooks custo-benefício e os notebooks para trabalho. Há o modelo certo para seu tipo de gosto e necessidade, confira!