Manual da Compra

Os 11 melhores notebooks para edição de vídeo em 2020

Cada vez mais pessoas se envolvem com o trabalho de edição de vídeo, que vem se popularizando nos últimos anos. No entanto, esse tipo de tarefa não pode ser feita em qualquer computador, já que os softwares mais populares exigem um hardware um pouco mais potente que o usual. Se você está em busca de um notebook que consiga um bom desempenho na hora de editar, está no lugar certo! 

Notebooks para edição de vídeo precisam ter, principalmente, um bom processador. Uma boa placa de vídeo também é importante, mas vários testes já mostraram que, na hora de renderizar, é o processador que “puxa a responsabilidade” da tarefa. Além disso, é legal ter um SSD para deixar o desempenho ainda mais rápido, além de pelo menos 8 GB de memória RAM. 

O Manual da Compra separou alguns modelos de notebooks que envolvem todas essas características. Optamos por marcas que possuem um bom feedback do consumidor e selecionamos opções para todos os orçamentos, desde quem não pode gastar muito e está começando na área, até aqueles que buscam as máquinas mais potentes. 

Confira abaixo todos os modelos selecionados. 

Continuar a Ler

Para quem está começando

Melhor Preço

Modelo gamer “Barato”

Tem uma placa de vídeo GTX 1650

Melhor Preço

Processador de 10° geração

Tela de 17 polegadas

Bom para softwares exclusivos do iOS

Melhor Preço

Conta com placa de vídeo RTX

Possui tela com 240 Hz

Tem duas telas

1º - Samsung Expert X40

Samsung Expert X40

A primeira indicação da nossa lista é o Expert X40, uma versão mais “básica” da Samsung que possui uma placa de vídeo dedicada. A GeForce MX110 vai ajudar ele a desempenhar bem em programas mais pesados que precisam de um bom processamento gráfico, como é o caso dos próprios editores de vídeos. Seu processador é um i5 de oitava geração, que apesar de não ser o modelo mais recente, cumpre bem o seu papel. 

Assim como outros notebooks desta faixa de preço, ele chega com armazenamento em HD de fábrica, então recomendamos a instalação de um SSD, item crucial para o computador rodar bem os programas de edição. Sua tela tem a resolução ‘HD”, então se você pretende editar vídeos em uma qualidade superior, será necessário comprar um monitor adicional. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução HD 
  • Processador: i5 de 8° geração  
  • Memória RAM: 8 GB  
  • Armazenamento: HD de 1 TB
  • Placa de vídeo: GeForce MX110 com 2 GB de memória dedicada
Melhor PreçoReview Completo

2º - Lenovo Ideapad S145 I7 8° geração

Lenovo Ideapad S145 I7 8° geração

Esse notebook da Lenovo é uma excelente opção de custo-benefício, mas no caso de edição de vídeos, é voltado para quem está começando na área e não pode gastar com outros modelos mais potentes. Ele tem processador i7 de oitava geração e 8 GB de memória RAM, essa que pode receber um upgrade para até 20 GB. Seu armazenamento é em HD, o que limita o seu desempenho, mas é possível achar algumas versões com SSD, obviamente um pouco mais caras. 

O S145 tem uma placa de vídeo dedicada, a MX110 que conta com 2 GB de memória, por isso ele consegue se dar bem em programas que exigem um pouco mais da parte gráfica. Sua tela é de 15,6 polegadas e tem a resolução Full HD, o que é bom para quem vai editar vídeos nesta qualidade. Outro ponto positivo é que ele é um modelo compacto, então você não terá dificuldades de levá-lo para o trabalho. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: i7 de oitava geração
  • Memória RAM: 8 GB  
  • Armazenamento: 1 TB de HD
  • Placa de vídeo: GeForce MX110 com 2 GB de memória
Melhor PreçoReview Completo

3º - Dell Inspiron i15-3583-A30P

Dell Inspiron i15-3583-A30P

Apesar de não ser voltado para isso, esse modelo Inspiron é uma boa opção para edição, já que possui um processador bem potente. Esse é um i7 de oitava geração que, junto aos 8 GB de memória RAM, entrega um desempenho razoável para quem está começando nessa área de edição. Futuramente, pode ser que você precise aumentar a memória RAM, mas fique tranquilo, pois ele aceita até 16 GB.

Ele tem placa de vídeo dedicada, a AMD Radeon 520 com 2 GB de memória interna, que ajuda o aparelho na hora das renderizações e uso de efeitos na edição. No entanto, destacamos dois pontos negativos: a falta de SSD, que você pode resolver fazendo a instalação de um por conta própria, e a tela com resolução HD, que é um problema se você pretende editar vídeos Full HD.

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução HD 
  • Processador: i7 de oitava geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: 2 TB de HD
  • Placa de vídeo: AMD Radeon 520 com 2 GB de memória
Melhor Preço

4º - Acer Aspire Nitro 5

Acer Aspire Nitro 5

O Acer Nitro 5 é um modelo de notebook voltado para gamers, mas que por tabela também se torna uma boa opção para os editores por conta do seu hardware potente. Ele tem um processador i5 de nona geração, além de contar com 8 GB de memória RAM. No entanto, sabemos que essa quantidade não é suficiente em muitos casos, então você pode expandir para até 32 GB. 

Seu processador oferece um bom desempenho para edição e renderização, mas ele chega com um HD instalado de fábrica, por isso recomendamos que seja feita a instalação de um SSD para que o aparelho fique ainda mais rápido. Além disso, esse modelo tem tela Full HD de 15,6 polegadas, com tecnologia IPS e recurso para diminuir o desconforto visual após longas horas de trabalho. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD 
  • Processador: i5 de oitava geração
  • Memória RAM: 8 GB  
  • Armazenamento: 1 TB de SSD
  • Placa de vídeo: GTX 1050 com 4 GB de memória
Review Completo

5º - Samsung Odyssey 2

Samsung Odyssey 2

O Odyssey 2 é a segunda linha de notebooks gamers da Samsung, mas também acaba sendo uma escolha frequente de quem trabalha com programas de edição. Seu processador é um i5 de oitava geração, mas este modelo só tem 8 GB de memória RAM, então recomendamos que você coloque mais 8 GB para que não tenha problemas de desempenho com mais de um programa aberto.

Sua placa de vídeo é uma GTX 1650, com 4 GB de memória dedicada, que é mais que o suficiente para renderizar projetos ou executar programas que exijam um pouco mais do computador. Seu armazenamento é em forma de HD, por isso é interessante que seja instalado um SSD para melhorar toda a performance do sistema. Você não precisa se preocupar com problemas de superaquecimento, pois ele possui uma refrigeração aprimorada para aguentar um uso bem pesado.

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD
  • Processador: i5 de nona geraçã
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: HD de 1 TB
  • Placa de vídeo: GTX 1650 com 4 GB de memória
Melhor Preço

6º - Avell A62 LIV

Avell A62 LIV

A AVELL possui vários modelos de notebooks que são excelentes para edição de vídeo. O A62 é o mais básico deles, mas ainda é um “monstrinho”, com um hardware muito potente! Seu processador é um i7 de 10° geração, que alcança até 5.0 GHz e proporciona um ótimo desempenho em diferentes softwares de edição. Para que o computador não “engasgue” durante todo o processo de edição e renderização, a versão mais básica dele já tem 16 GB de memória RAM. 

Ele possui uma placa de vídeo dedicada, a GTX 1650Ti, que tem 4 GB de memória. Você não precisa se preocupar com a instalação de SSD, pois esse já possui um modelo NVMe, que é mais rápido que o convencional. Um de seus destaques é a tela, de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e que cobre 94% das cores sRGB. 

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD e 94% de cores sRGB 
  • Processador: i7 de décima geração
  • Memória RAM: 16 GB  
  • Armazenamento: 500 GB de SSD NVMe
  • Placa de vídeo: GTX 1650Ti com 4 GB de memória

7º - Avell C62 LIV

Avell C62 LIV

Este notebook tem uma ficha técnica bem parecida com o modelo citado anteriormente, também da Avell. O C62 conta com um processador i7 de sétima geração, que no modo turbo pode alcançar até 5.0 GHz. Em conjunto com os 16 GB de memória RAM, o computador entrega um ótimo desempenho na hora de editar e renderizar o seu vídeo, além de ter um bom resfriamento para que não sobreaqueça nos momentos mais “pesados”. 

A placa de vídeo também é a mesma, uma GTX 1650Ti com 4 GB de memória dedicada, essa que é um modelo intermediário com ótimo custo benefício. A diferença crucial deste para o modelo anterior é a tela maior, de 17,3 polegadas, ela também tem a resolução Full HD, mas se destaca por ter uma cobertura de cores ainda mais abrangente, de 100% sRGB. 

  • Tela: 17,3 polegadas com resolução Full HD e 100% de cores sRGB 
  • Processador: i7 de décima geração
  • Memória RAM: 16 GB  
  • Armazenamento: 500 GB de SSD NVMe
  • Placa de vídeo: GTX 1650Ti com 4 GB de memória

8º - Macbook Air 13,3

Macbook Air 13,3

Os computadores da Apple sempre foram muito elogiados por editores, principalmente por conta de alguns softwares exclusivos. O Macbook Air é um dos modelos mais “baratos” e oferece um ótimo desempenho, mesmo com uma configuração que não é tão robusta como outros citados nesta lista. Seu processador é um i5 dual-core, mas por conta da excelente integração de hardware e sistema operacional ele consegue fazer milagres!

Esse aparelho já tem SSD instalado de fábrica, de 128 GB, mas esse é um espaço pequeno para quem trabalha com edição de vídeos, então recomendamos que o upgrade para um modelo com mais capacidade, ou o uso de armazenamento em nuvem. Ele é um dos “filhotinhos” da empresa, pois possui uma tela de 13,3 polegadas, mas não se engane, ela tem resolução 2560 x 1600 (superior à Full HD) e é de retina, que melhora ainda mais a imagem.

  • Tela: 13,3 polegadas com resolução WQXGA
  • Processador: i5 dual-core
  • Memória RAM: 8 GB  
  • Armazenamento: 128 GB de SSD
  • Placa de vídeo: integrada
Melhor Preço

9º - Avell A65 RTX LIV

Avell A65 RTX LIV

Gostou das configurações anteriores dos modelos da Avell, mas ainda deseja mais poder em suas mãos? O A65 RTX LIV chega para suprir isso! Como o próprio nome já diz, ele é da série de notebooks da marca que tem placas RTX, neste caso uma 2060 com 6 GB de memória dedicada. Além da placa super potente, ele também conta com um i7 de décima geração de 16 GB de memória RAM, então sua renderização vai ficar mais rápida do que nunca! 

A tela é de 15,6 polegadas, mas além da resolução Full HD, também tem uma taxa de atualização de 144 Hz. Com isso, a imagem fica mais fluida, deixando todo o trabalho de edição ainda mais agradável. Além disso, ele já possui um teclado mecânico de fábrica, além de um touch pad com acabamento todo em vidro.

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução Full HD, 144 Hz e 100% de cores sRGB 
  • Processador: i7 de décima geração
  • Memória RAM: 16 GB  
  • Armazenamento: 500 GB de SSD NVMe
  • Placa de vídeo: RTX 2060 com 6 GB de memória

10º - Avell C65 RTX LIV

Avell C65 RTX LIV

Um dos modelos mais potentes que a Avell tem a oferecer para os editores de vídeo é o C65 RTX. Ele possui um processador i7 de décima geração, além de 16 GB em sua versão mais básica. No entanto, é possível pagar mais caro e ter 32 ou 64 GB, ou fazer esse upgrade futuramente. É o notebook dos sonhos para edição de vídeo, pois oferece uma ótima experiência em vários softwares pesados, além de uma renderização rápida. 

Sua placa de vídeo é uma RTX 2070 Super com 8 GB de memória dedicada, então se nos tempos de folga quiser jogar um pouco, não precisa se preocupar quanto ao jogo que ela consegue rodar tudo tranquilamente. A tela aqui é de 17,3 polegadas, com 240 Hz de taxa de atualização, resolução Full HD e cobertura de 100% das cores RGB, então você pode ter certeza que terá uma qualidade de imagem excelente. O C65 é um produto compacto e leve, o que facilita caso você precise transportá-lo para o trabalho ou outros lugares. 

  • Tela: 17,3 polegadas com resolução Full HD, 240 Hz e 100% de cores sRGB 
  • Processador: i7 de décima geração
  • Memória RAM: 16 GB  
  • Armazenamento: 500 GB de SSD NVMe
  • Placa de vídeo: RTX 2070 Super com 8 GB de memória
Review Completo

11º - Asus Zenbook Duo

Asus Zenbook Duo

Se você tem muito dinheiro para gastar em um notebook e quer algo totalmente fora do convencional, dá uma olhada neste novo notebook da Asus. Ele conta com uma segunda tela na parte superior do teclado, essa que tem 12,6 polegadas, é Full HD e touch screen. A ideia dela é aumentar a sua produtividade, com a possibilidade de você abrir programas e usar diversos recursos diretamente nela, por exemplo, a própria linha do tempo dos softwares de edição. Além disso, esse notebook tem uma tela principal de 14 polegadas, também em Full HD e que cobre 100% das cores RGB. 

Ele é um modelo bem fino e leve, e conta com um processador i7 de décima geração, além de 16 GB de RAM. Como os programas de edição de vídeo fazem mais o uso do processador, ele entrega uma ótima performance na hora de trabalhar. O Zenbook Duo tem 1 TB de armazenamento SSD, que vai deixar o aparelho super-rápido e com uma boa capacidade para guardar arquivos. No entanto, sua placa de vídeo é simples, uma MX250 que tem apenas 2 GB de memória. 

  • Tela: 14 polegadas com resolução Full HD 100% de cores sRGB 
  • Tela secundária: 12,6 polegadas Full HD com touch screen
  • Processador: i7 de décima geração
  • Memória RAM: 16 GB  
  • Armazenamento: 1 TB de SSD
  • Placa de vídeo: GeForce MX250 com 2 GB de memória

Conclusões

Com a crise financeira e alta do dólar aqui no Brasil e alta do dólar, todos os notebooks estão com preços nas alturas, por isso se você está atrás de um aparelho que tenha um desempenho legal em edição de vídeo, terá que investir um valor considerável, mesmo nas opções mais simples. Todos os modelos citados aqui são excelentes e possuem diversos elogios de quem comprou, então basta você escolher aquele que mais atenda as suas necessidades. 

O Manual da compra está repleto de listas de notebooks. Têm notebook 2 em 1, modelos com bom custo-benefício, opções apenas da Dell, notebooks gamers, modelos voltados para arquitetos, designers, estudantes e até ótimas escolhas voltadas para o trabalho