Os 12 melhores notebooks para trabalho em 2023
Escolher um bom notebook para trabalhar é uma verdadeira dor de cabeça para muitos consumidores, pois é necessário avaliar o processador, memória RAM, tela, armazenamento, entre outros componentes. Ao mesmo tempo, é importante escolher o modelo com atenção, afinal você não quer um notebook que não rode os programas necessários no seu trabalho, ou mesmo que apresente travamentos em momentos importantes.
Nós vamos te ajudar a escolher o notebook para trabalho que mais se encaixa nas suas necessidades. Selecionamos várias opções, com modelos que vão desde o básico, para quem trabalha com programas leves, até alguns notebooks potentes, indicados para softwares pesados.
Melhor notebook para trabalho
Se você é da área de edição, ou já está acostumado com modelos da Apple, um ótimo notebook para trabalhar é o MacBook Pro. O modelo indicado aqui já é da nova “safra” da empresa e traz o chip M1, um processador revolucionário para a fabricante. Além de um desempenho excelente, o notebook também oferece boa economia de energia.
Se o seu foco é ter um hardware potente, o Avell A70 Mob é a indicação ideal. Ele é um notebook para trabalho com processador da 11° geração e placa de vídeo RTX 3070, uma das mais potentes atualmente. O A70 é a nossa indicação para quem vai rodar softwares muito pesados, mas já adiantamos que o seu valor não é nada barato.
Melhor notebook custo-benefício para trabalho
Na nossa listagem, o destaque de custo-benefício fica para o Acer Aspire 5 A515-54G-53XP, o qual possui boas especificações, é capaz de rodar programas mais pesados de nível amador e é relativamente barato em relação a outros modelos com as mesmas funcionalidades. Ele possui i5 de décima geração, placa de vídeo dedicada e já chega com SSD de fábrica.
Veja mais detalhes sobre modelos citados acima e outros notebooks para trabalhar.
Tem configuração robusta
Com placa de vídeo da geração 3000
1º - Samsung Chromebook SS (XE310XBA-KT1BR)

O primeiro tópico da lista é o Chromebook SS da Samsung, o qual logo chama a atenção pelo preço mais acessível em relação a outros modelos. Além disso, ele possui um design leve e durável, fato que o torna resistente, um teclado confortável para tornar a escrita menos cansativa e uma bateria duradoura que pode funcionar por até 12,5 horas. Essas características transformam o dispositivo em um dos melhores notebooks para trabalhar que tenham um preço mais acessível.
A máquina é equipada com uma tela LED de 11.6” polegadas com resolução HD e tecnologia antirreflexo, gerando mais conforto para os olhos. Em relação ao espaço disponível, o dispositivo conta com 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento, porém há também uma versão com 64 GB.
Ficha técnica do Samsung Chromebook SS (XE310XBA-KT1BR):
- Tela: 11.6” polegadas LED com resolução HD (1366x768), antirreflexo
- Processador: Intel Celeron
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 32 GB
- Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 600
- Bateria: até 12,5 horas de duração
- Sistema operacional: Chrome OS
Pontos positivos do Samsung Chromebook SS:
- Leve e compacto
- Bom desempenho em tarefas leves
- Bateria dura até 12,5 horas
- Chrome OS aceita download de apps Android
Pontos negativos do Samsung Chromebook SS:
- Não roda programas pesados
- Tela apenas em HD
- Não possui Windows
2º - Lenovo Chromebook 100e

Assim como o tópico anterior, o apelo do Chromebook 100e é o preço mais em conta quando comparado a outros dispositivos. No entanto, o modelo é uma boa alternativa de notebook para trabalhar principalmente para professores, porque possui uma bateria duradoura, com até 10 horas de duração, ferramentas didáticas e um design leve, portátil e resistente, ou seja, você pode levá-lo a qualquer lugar sem problemas.
O aparelho conta com uma tela de 11.6” polegadas e tecnologia antirreflexo, a qual deixa os olhos menos cansados durante o uso. Além disso, você pode aproveitar a webcam com resolução HD para participar de aulas e chamadas com qualidade. Em relação ao espaço, ele tem 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento. Dessa forma, o Chromebook 100e se mostra um dos melhores notebooks para trabalhar, estudar ou se divertir.
Ficha técnica do Lenovo Chromebook 100e:
- Tela: 11.6” polegadas LED com resolução HD (1366x768), antirreflexo
- Processador: Intel Celeron
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 32 GB
- Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 600
- Bateria: até 10 horas de duração
- Sistema operacional: Chrome OS
Pontos positivos do Lenovo Chromebook 100e:
- Leve e compacto
- Bom desempenho em tarefas leves
- Bateria dura até 12,5 horas
- Chrome OS aceita download de apps Android
Pontos negativos do Lenovo Chromebook 100e:
- Não roda programas pesados
- Tela apenas em HD
- Não possui Windows
3º - Lenovo Ultrafino IdeaPad 3i i3 (82BS000LBR)

O IdeaPad 3i é um dos melhores notebooks para trabalhar, uma vez que seu design ultrafino torna a locomoção mais fácil. Além disso, o dispositivo conta com um processador da décima geração, ou seja, você pode esperar desempenho, qualidade gráfica e conectividade. O uso de um SSD, o qual é mais resistente e veloz quando comparado com HDs convencionais, é outro ponto positivo do modelo da Lenovo.
Para completar a experiência, o IdeaPad 3i é equipado com uma tela de 15.6” polegadas com resolução HD e tecnologia antirreflexo. Dessa forma, assistir a filmes, séries ou a reuniões de trabalho se torna menos cansativo para a vista. Seu processador é um i3 de décima geração, que o torna mais potente e atualizado, porém recomendamos atenção ao rodar programas pesados, pois esse modelo só tem 4 GB de memória RAM.
Ficha técnica do Lenovo Ultrafino IdeaPad 3i i3 (82BS000LBR):
- Tela: 15.6” polegadas com resolução HD (1366x768), antirreflexo
- Processador: Intel Core i3 de décima geração
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: SSD de 128 GB
- Placa de vídeo: Intel UHD Graphics
- Bateria: até 9 horas de duração
- Sistema operacional: Linux e Windows 10
Pontos positivos do Lenovo Ultrafino IdeaPad 3i i3 (82BS000LBR):
- Processador de décima geração
- Armazenamento interno já no formato de SSD
- Bateria dura até 9 horas
- É ultra-fino e fácil de transportar
Pontos negativos do Lenovo Ultrafino IdeaPad 3i i3 (82BS000LBR):
- 4 GB de memória RAM pode apresentar travamentos
- Nem todos os modelos chegam com Windows
- Tela com resolução apenas em HD
4º - Samsung Book E30

O Samsung Book E30 é um notebook para trabalhar com resolução Full HD e um preço não tão caro. É uma ótima opção para quem preza por imagens em alta definição, já que nesta faixa de preço a maior parte dos concorrentes possuem tela apenas em HD. Além disso, ele é leve, compacto e possui um design elegante, com bordas finas para garantir uma experiência mais imersiva durante o uso.
Outra qualidade do dispositivo é a facilidade para acessar a memória e o HD, ou seja, você pode realizar upgrades em sua máquina sem muitas dificuldades. Inclusive essa é uma recomendação nossa, já que 4 GB pode apresentar travamentos em programas pesados Em relação ao espaço, o aparelho disponibiliza 4 GB de memória RAM e 1 TB de memória interna.
Ficha técnica do Samsung Book E30:
- Tela: 15.6” polegadas LED com resolução Full HD, antirreflexo
- Processador: Intel Core i3 de décima geração
- Memória RAM: 4 GB
- Armazenamento interno: 1 TB
- Placa de vídeo: integrada
- Bateria: não informado pelo fabricante
- Sistema operacional: Windows 10
Pontos positivos do Samsung Book E30:
- Tem processador atualizado de décima geração
- 1 TB de armazenamento interno comporta muitos arquivos
- Upgrade é fácil
- Possui tela Full HD
Pontos negativos do Samsung Book e30:
- Não chega com SSD de fábrica
- Apenas 4 GB de memória RAM pode gerar travamentos
5º - Acer Aspire 5 A515-54G-53XP

Assim como o IdeaPad 3i, esse modelo também possui um processador de décima geração, porém, aqui em sua versão i5. Em conjunto com o SSD, esse notebook para trabalho promete um desempenho rápido e sem travamentos, características reforças pela placa de vídeo dedicada, que além de dar um “boost’ no desempenho em programas gráficos, também serve para jogos leves.
O Acer Aspire 5 ainda conta com uma tela LED de 15.6” polegadas com resolução Full HD, ideal para quem gosta de assistir vídeos, filmes ou mesmo usa programas de edição. Em relação ao espaço, o usuário tem acesso a 8 GB de memória RAM e a um SSD de 256 GB.
Ficha técnica do Acer Aspire 5 A515-54G-53XP:
- Tela: 15.6” polegadas LED com resolução Full HD (1920x1080), antirreflexo
- Processador: Intel Core i5 de décima geração
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: SSD de 256 GB
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce MX 250 (2 GB)
- Bateria: até 8 horas de duração
- Sistema operacional: Windows 10
Pontos positivos do Acer Aspire 5 A515-54G-53XP:
- Tem processador de décima geração com bom desempenho
- Possui placa de vídeo dedicada
- Já chega com SSD de fábrica
- Possui tela Full HD
Pontos negativos do Acer Aspire 5 A515-54G-53XP:
- Tela usa tecnologia TN, que não tem boas cores
- Não pode ser usado em jogos pesados
6º - Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Apesar de ser um modelo voltado para jogos, o IdeaPad Gaming 3i é um dos melhores notebooks para trabalho do momento, pois tem um preço acessível e configuração robusta. Ele chega equipado com processador de décima geração, que junto ao SSD entrega uma performance acima da média mesmo em programas pesados, que acaba sendo o seu foco principal quando pensamos em trabalho.
O destaque é a placa de vídeo dedicada GTX 1650, um modelo com 4 GB de memória VRAM. Você pode usá-la para aumentar o desempenho do computador em programas gráficos ou mesmo para jogar os games mais famosos do momento. O aparelho ainda conta com um armazenamento interno de 256 GB em formato de SSD, teclado retroiluminado, bateria com quase 10 horas de autonomia, entre outras características.
Ficha técnica do Lenovo IdeaPad Gaming 3i:
- Tela: 15.6” polegadas com resolução Full HD (1920x1080), antirreflexo
- Processador: Intel Core i5 de décima geração
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: SSD de 256 GB
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1650 (4 GB)
- Bateria: até 9,6 horas de duração
- Sistema operacional: Windows 10
Pontos positivos do Lenovo IdeaPad Gaming 3i:
- Possui tela com resolução Full HD
- Processador i5 de décima geração é potente
- Tem SSD de fábrica
- Placa de vídeo dedicada é potente
- Bateria dura quase 10 horas de autonomia
Pontos negativos do Lenovo IdeaPad Gaming 3i:
- 8 GB de RAM é pouco perto do restante do conjunto
- Pode ter problemas de refrigeração em jogos ou apps pesados
7º - Asus ZenBook 14 UX434FAC-A6340T

O maior diferencial deste modelo de notebook para trabalhar da Asus está na sua segunda tela, que fica localizada no touchpad. Com isso, o dispositivo promete aumentar sua produtividade, já que é possível criar atalhos de programas, ferramentas ou mesmo usar a tela para funções únicas em diferentes softwares. Você pode, por exemplo, gerenciar suas tarefas e aplicativos, como o Spotify, sem muitas dificuldades, ou usar a segunda tela para colocar ferramentas de um programa de edição.
Ainda com o foco na produção, o Zenbook oferece um teclado ergonômico e retroiluminado, ou seja, você pode digitar até mesmo em locais escuros. A tela principal possui 14” polegadas com resolução Full HD e design NanoEdge, cujo objetivo é proporcionar mais imersão ao usuário com bordas finas. Além disso, o modelo apresenta 8 GB de memória RAM e um SSD de 256 GB no armazenamento. Com essas características, o dispositivo da Asus é um ótimo notebook para trabalhar.
Ficha técnica do Asus ZenBook 14 UX434FAC-A6340T:
- Tela: 14” polegadas LED com resolução Full HD
- Processador: Intel Core i7 de décima geração
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: SSD de 256 GB
- Placa de vídeo: Intel UHD Graphics
- Bateria: até 13,5 horas de duração
- Sistema operacional: Windows 10
Pontos positivos do Asus ZenBook 14 UX434FAC-A6340T:
- Possui tela adicional com touchscreen
- Tela principal é Full HD
- Processador i7 é potente e roda softwares pesados
- Tem SSD já da fábrica
- Bateria dura quase 14 horas
Pontos negativos do Asus ZenBook 14 UX434FAC-A6340T:
- É caro
- Não tem placa de vídeo dedicada
8º - MacBook Air com M1

Outra opção de notebook para trabalhar é o MacBook Air, da Apple. O grande diferencial desse modelo está no processador M1, o primeiro desenvolvido pela própria Apple. Segundo ela, “ele traz desempenho incrível, tecnologias exclusivas e o consumo de energia mais eficiente da indústria”. O aparelho é recomendado também para os usuários que desejam trabalhar com edição, porque graças à velocidade do M1, editar vídeos e realizar tarefas pesadas se tornou mais fácil.
Além de se diferenciar dos concorrentes por apresentar um processador novo no mercado, o MacBook Air conta com uma tela de 13.3” polegadas, 8 GB de RAM e um SSD de 256 GB. Por último, a bateria também impressiona com até 18 horas de duração, quase o dobro da geração anterior. Esse é um dos melhores notebooks para trabalho se você precisa de computadores da Apple.
Ficha técnica do MacBook Air com M1:
- Tela: 13.3” polegadas com resolução 2560 x 1600
- Processador: chip M1 da Apple
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: SSD de 256 GB
- Placa de vídeo: integrada
- Bateria: até 18 horas de duração
- Sistema operacional: Mac OS
Pontos positivos do MacBook Air com M1:
- Chip M1 é mais potente que os modelos Intel concorrentes
- Já tem SSD de fábrica
- É um ótimo notebook para edição de fotos, vídeo e áudio
- Bateria com 18 horas de duração
- É leve e fácil de transportar
Pontos negativos do MacBook Air com M1:
- É um notebook caro
- Espaço de armazenamento deve ser pouco para muitos usuários
9º - Acer Predator Helios 300 (Ph315-52-79vm)

Apesar de ter o foco em games, este modelo também é uma boa opção de notebook para trabalhar. Devido às suas especificações potentes, ele é bastante útil para aqueles usuários que pretendem utilizar programas pesados. Por exemplo: a placa de vídeo desse dispositivo é uma RTX 2060, conhecida pelo alto desempenho. A memória RAM é de 16 GB DDR4, ou seja, mesmo que você abra muitos programas de uma vez, ou programas consideravelmente pesados, o notebook não deverá apresentar travamentos.
O notebook ainda chega com SSD NVMe de 256 GB já de fábrica, mas aceita upgrades para a instalação de um HD adicional, que inclusive é a nossa recomendação para quem precisa de muito espaço de armazenamento. O Predator Helios 300 é o notebook para trabalhar ideal se você busca uma opção potente e com preço menos caro. Esse modelo também possui tela Full HD para imagens em alta resolução.
Ficha técnica do Acer Predator Helios 300 (Ph315-52-79vm):
- Tela: 15.6” polegadas com resolução Full HD
- Processador: Intel Core i7 de décima geração
- Memória RAM: 16 GB
- Armazenamento interno: SSD de 256 GB
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce RTX 2060
- Bateria: não informado pela fabricante
- Sistema operacional: Endless OS
Pontos positivos do Acer Predator Helios 300 (Ph315-52-79vm):
- Tela com resolução Full HD oferece imagens em alta resolução
- Processador i7 de décima geração é voltado para o alto desempenho
- 16 GB de memória RAM evita travamentos mesmo em softwares pesados
- Placa de vídeo RTX 2070 é ótima para jogos
- Tem SSD NVMe e aceita HD adicional
Pontos negativos do Acer Predator Helios 300 (Ph315-52-79vm):
- É um notebook pesado
- Pode ter problemas de aquecimento
- Armazenamento interno é pouco
10º - Avell A70 Mob

Assim como o modelo anterior, o Avell A70 Mob possui uma configuração voltada para programas mais exigentes. A principal diferença é que aqui temos uma placa de vídeo já da nova geração, a RTX 3050. Com ela o usuário pode rodar alguns dos programas gráficos mais pesados do mercado, bem como jogar em alto nível, se desejar. O notebook ainda possui processador da 11.ª geração, cujo desempenho é consideravelmente melhor que os chips anteriores.
Esse é um ótimo notebook para trabalhar, principalmente se você precisa usar programas pesados com frequência. Ao todo são 16 GB de memória RAM de última geração, além de um SSD de 500 GB, que combina um bom espaço de armazenamento e velocidade ultra-rápida.
Ficha técnica do Avell A70 Mob:
- Tela: 15.6” polegadas com resolução Full HD (1920x1080) com 144 Hz
- Processador: Intel Core i7 de 11.ª geração
- Memória RAM: 16 GB
- Armazenamento interno: SSD de 500 GB
- Placa de vídeo: Nvidia GeForce RTX 3050 (4GB)
- Bateria: não informado pela fabricante
- Sistema operacional: Windows 10
Pontos positivos do Avell A70 Mob:
- Processador i7 de 11.ª geração é um dos mais potentes do mercado
- Tem placa de vídeo RTX 3050 para alto desempenho
- 16 GB de memória RAM evita travamentos
- SSD de 500 Gb combina espaço com rapidez
- Possui tela Full HD com 144 Hz de taxa de atualização
Pontos negativos do Avell A70 Mob:
- É um notebook caro
11º - Macbook Pro com M1

Novamente, a Apple aparece na listagem de melhores notebooks para trabalho, mas desta vez com a versão Pro de seu MacBook. O modelo é quase idêntico ao MacBook Air, porém há algumas diferenças: a bateria do Pro dura até 20 horas contra as 18 horas do Air, o Pro possui oito núcleos de GPU (placa de vídeo) contra sete do Air e o Pro disponibiliza uma ventoinha a qual possibilita utilizar o M1 com mais potência, diferente do Air.
As mudanças são consideráveis, o que reflete em seu preço final. Entre as semelhanças, temos o chip M1 da Apple, a tela de 13,3 polegadas e o sistema MacOS, um dos grandes responsáveis por todo o sucesso do aparelho. Esse é um ótimo notebook para trabalhar, e o recomendamos para quem trabalha com softwares de edição.
Ficha técnica do Macbook Pro com M1:
- Tela: 13.3” polegadas com resolução 2560x1600
- Processador: chip M1 da Apple
- Memória RAM: 8 GB
- Armazenamento interno: SSD de 256 GB
- Placa de vídeo: integrada
- Bateria: até 20 horas de duração
- Sistema operacional: Mac OS
Pontos positivos do MacBook Pro com M1:
- Chip M1 é mais potente que os modelos Intel concorrentes
- Já tem SSD de fábrica
- É um ótimo notebook para edição de fotos, vídeo e áudio
- Bateria com 18 horas de duração
- É leve e fácil de transportar
- Tem melhorias no processador gráfico e bateria
- Tem uma ventoinha para melhorar a refrigeração
Pontos negativos do MacBook Pro com M1:
- É um notebook caro
- Espaço de armazenamento deve ser pouco para muitos usuários
- Upgrades para a versão Air poderiam ser mais expressivos
12º - Galaxy Book Pro 360

Outra excelente opção de notebook para trabalhar é o Galaxy Book Pro, da Samsung. Um dos principais pontos positivos do dispositivo é a sua tela que, além de ser touch screen, reduz a luz azul durante o uso, evitando dores de cabeça ao utilizar o aparelho por longos períodos. O modelo também apresenta a possibilidade de automatizar a casa inteligente ao controlar dispositivos smart compatíveis com o SmartThings.
No quesito desempenho, o notebook não fica atrás: ele é equipado com um processador da décima primeira geração e 16 GB de memória RAM, fato este que deve permitir o uso eficiente do aparelho sem a presença de travamentos. Por fim, o Galaxy Book Pro é leve e fácil de manusear.
Ficha técnica do Galaxy Book Pro 360:
- Tela: 15.6” polegadas AMOLED com resolução Full HD (1920x1080)
- Processador: Intel Core i7 de 11.ª geração
- Memória RAM: 16 GB
- Armazenamento interno: SSD de 1 TB
- Placa de vídeo: Iris Xe
- Bateria: mais de 8 horas de duração
- Sistema operacional: Windows 10
Pontos positivos do Galaxy Book Pro 360:
- Tela AMOLED com resolução full HD
- Processador de 11° geração
- Tem 16 Gb de RAM, o que evita travamentos
- SSD de 1 TB é rápido e tem ótima capacidade de armazenamento
- Bateria dura mais de 8 horas
Pontos negativos:
- É caro
- Aparenta ser frágil
Conclusões
Escolher um bom notebook para trabalho depende muito da área que você atua. Para quem trabalha com softwares simples e navegação na internet, os modelos de entrada já bastam. Se você precisa rodar programas pesados, editores, entre outros softwares, recomendamos que invista um pouco mais para não passar raiva ou mesmo ter problemas durante o trabalho.
Não encontro um notebook para trabalhar que atenda às suas necessidades? Veja as nossas indicações de outros tipos de notebook: