Manual da Compra

Os 7 melhores aparelhos de ar condicionado portátil

ATUALIZADO EM 21/06/2019 01:05:36 Admin

O Brasil é um país tropical e em muitos períodos do ano acabamos sofrendo com o calor intenso. Umas das alternativas para isso é o ar condicionado, mas e quando você não pode fazer a instalação dos modelos tradicionais na sua parede por vários motivos? Não se preocupe, para isso existe o ar condicionado portátil.

Esses modelos têm como vantagens a mobilidade e fácil instalação, já que você pode facilmente mudar seu aparelho de cômodo, por exemplo e não precisa de nenhum profissional para instalar, já que não precisa de reformas ou algo do tipo. Esses modelos também acabam sendo mais barato que os tradicionais, chamados de Splits.

A desvantagem acaba sendo que eles são menos potentes que as opções de parede, e acabam sendo melhores para cômodos pequenos. Lembre-se que os modelos portáteis possuem um tubo extensor, fazer a troca de ar quente pelo frio, e você deve colocar esse tubo em alguma janela, por exemplo, para que ele resfrie seu ambiente e jogue o ar quente para fora da casa.

Ao escolher um modelo, você deve ficar atento à algumas características especiais como potência, barulho, quantidade de consumo de energia, funções e o principal: BTUs. A sigla BTU significa British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), diz respeito à quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água até chegar em 0,56 ºC. É utilizada a medida de 600 BTUs para cada metro quadrado em cômodos que recebem pouca luz solar durante o dia e 800 BTUs por metro quadrado para cômodos com muita da luz solar.

A quantidade de aparelhos eletrônicos presentes no local, quantidade de lâmpadas, quantidade de janelas e cortinas e quantas pessoas estarão no ambiente também influencia no cálculo geral, mas você pode ter uma base aproximada com a ajuda da tabela abaixo:

Área total do cômodo

BTUs aproximados

até 9 m²

7.000 BTUs

12 m²

7.000 BTUs

15 m²

9.000 BTUs

20 m²

12.000 BTUs

25 m²

15.000 BTUs

30 m²

18.000 BTUs

35 m²

21.000 BTUs

40 m²

24.000 BTUs

45 m²

27.000 BTUs

50 m²

30.000 BTUs

60 m²

36.000 BTUs

70 m²

42.000 BTUs

1º - Gree portátil 10000 BTUs

Gree portátil 10000 BTUs

Uma opção barata voltada para cômodos menores. O Gree possui 10000 BTUs e conta com três modos de funcionamento, sendo eles: Modo Frio (16°C até 30°C), Modo Dry (uma opção mais seca) e o Modo Fan, onde o ar condicionado emitirá apenas vento, funcionando como um ventilador mesmo. Ele possui revestimento externo resistente à chuva e exposição ao sol, além de ter um nível de ruído bem baixo. O ponto negativo deste modelo é que ele acaba não se saindo muito bem em ambientes um pouco maiores. 

  • BTUs: 10000
  • Potência: Não informado 
  • Nível de ruídos: Não informado
  • Consumo aproximado de energia: Não informado 

2º - Springer Midea portátil 12000 BTUs

Springer Midea portátil 12000 BTUs

Equipado com fluido inteligente R-410a que não agride a camada de ozônio, este aparelho é bem simples quanto às suas funções, mas consegue entregar uma boa qualidade de refrigeração. Ele possui a função “dormir”, que regula a temperatura ambiente por até 7 horas. Outro diferencial deste aparelho é que ele é bem econômico quando comparado a outros da lista, então se você está com medo da conta de luz pode ficar mais tranquilo aqui. Ele também possui funções de “Timer” e “Não Perturbe”, mas não conta com ciclos quentes. Seu transporte pode ser um pouco complicado também já que diferente de alguns outros modelos, ele não possui rodas.

  • BTUs: 12000
  • Potência: 1085W
  • Nível de ruídos: Não informado pela fabricante
  • Consumo aproximado de energia: Classe A com valores não informados

3º - Btus Tcl Ap6018br

Btus Tcl Ap6018br

Com um design um pouco diferente do padrão e saídas de ar direcionadas para cima, o Tcl Ap60 18br é um modelo bem elogiado no mercado. Ele é compacto e fácil de transportar pela casa por conta de suas rodas. Com 10000 BTUs de potência ele é ideal para ambientes de até 20m. Este modelo conta com três modos, sendo eles: função refrigerar (refrigerar o ambiente em uma temperatura escolhida); função ventilar (ventila o ar parado, arejando a casa em até três velocidades diferentes) e desumidificar (abaixa a umidade relativa do ar). O ponto negativo deste modelo é que ele é um pouco mais caro comparado à concorrentes com a mesma potência. 

  • BTUs: 10000 
  • Potência: Não informado pela fabricante
  • Nível de ruídos: Não informado pela fabricante
  • Consumo aproximado de energia: 1,5KWh

4º - Philco PH10000F2 4 em 1

Philco PH10000F2 4 em 1

Uma opção bem de baixo custo para quem busca um ar condicionado portátil para um cômodo pequeno. Isso porque ele possui “apenas” 9000 BTUs, com 1200W de potência e 499,8m³/. Apesar dos números parecerem grandes, ele não acaba mostrando isso no desempenho em cômodos um pouco maiores. A boa notícia é que mesmo sendo uma opção de baixo custo, ele possui drenagem automática, além de ser bem leve e compacto. A má notícia é que além de não ser o aparelho mais potente, ele não é quente e frio. 

  • BTUs: 9000 
  • Potência: 1200W
  • Nível de ruídos: Não Informado
  • Consumo aproximado de energia: 25,2 kWh/mês

5º - Olimpia Splendid Piu 12000 BTUs

Olimpia Splendid Piu 12000 BTUs

Uma opção mais voltada para o custo x benefício. O Olimpia Piu tem 1050W de potência e uma vazão de 480m³/h. Apesar da fabricante falar que ele consegue gelar bem um ambiente de até 25m², seus 12000 BTUs acabam sendo indicados para cômodos de até 20m² no máximo, então fique atento nisso. Ele é um modelo bem silencioso e possui um recurso interessante principalmente para quem mora em lugares frios: quente e frio. Então se você busca algo para deixar seu quarto bem quentinho nos dias frios, o Piu vai dar conta do recado. Como ponto negativo destacamos a falta de drenagem automática, então você terá que ficar atento no recipiente de água do aparelho. 

  • BTUs: 12000
  • Potência: 1050W 
  • Nível de ruídos: 38 Db
  • Consumo aproximado de energia: 1,05KWh

6º - Delonghi Pinguino 12000 BTUs N120

Delonghi Pinguino 12000 BTUs N120

O Pinguino possui um design bem interessante, com um acabamento robusto e sendo vendido na cor preta. Ele possui painel tátil e controle remoto para que suas funções possam ser controladas de longe. Com 12000 BTUs, ele garante refrigeração em ambientes de tamanho médio e possui três velocidades. Este modelo também chega com a função de desumidificação, que evita a proliferação de fungos e bactérias no ar. Este aparelho é consideravelmente silencioso e não deve atrapalhar suas noites de sono.  

  • BTUs: 12000
  • Potência: 1140W
  • Nível de ruídos: 53.5 a 54.5 Db
  • Consumo aproximado de energia: 1,1 KWh

7º - DeLonghi Pinguino Turbo Silent 14500 BTUs

DeLonghi Pinguino Turbo Silent 14500 BTUs

Um dos melhores disponíveis no mercado. O DeLonghi possui uma vazão de ar de 330m³/h, que não é das maiores, mas sua potência de 14500 BTUs acaba conseguindo compensar bem isso. Ele possui 1400W de potência e consegue regular a temperatura do ambiente rápidamente. Se você procura uma opção com menos barulho ele também acaba atendendo bem, já que seu nível de ruído é de 21.5 a 54.5 Db. Ele possui sistema de auto drenagem de água e a tecnologia Real Feel, que resfria o ambiente sem deixar o ar seco. Ele conta com diferentes velocidades, filtro de ar, timer, controle remoto entre outros recursos. Esse modelo acaba sendo bem caro, então prepare os bolsos na hora de adquirir um. Outro ponto negativo é o seu tamanho, que acaba sendo um pouco grande e pode ser um problema em lugares com pouco espaço. Seu consumo também não é dos mais econômicos por conta de sua potência.

  • BTUs: 14500 
  • Potência: 1400W
  • Nível de ruídos: 21.5 a 54.5 Db
  • Consumo aproximado de energia: 1,05KWh

Conclusões

Ar condicionado portátil chega para salvar a vida daqueles que não podem ou não querem fazer instalações fixas em suas casas, ou então que necessitam refrigerar cômodos bem pequenos. Quem mora em apartamento e não pode fazer nenhuma alteração na estrutura, é a opção perfeita para escapar do calor.

Apesar de não serem tão fortes quanto os tradicionais, estes aparelhos conseguem entregar um ótimo desempenho. Fatores como a mobilidade de poder transportá-los para qualquer lugar também é um grande ponto positivo na hora de escolher os portáteis. O mercado está bem acirrado com muitos modelos disponíveis, o que beneficia bastante o consumidor que pode escolher um produto que se encaixa perfeitamente em suas necessidades.  

Já conseguiu escolher um ar condicionado portátil? Comenta ai qual modelo você gostou mais!