Manual da Compra

Os 9 melhores e-readers para comprar em 2019

ATUALIZADO EM 14/05/2019 13:23:31 Admin

A leitura é um hábito muito importante para todos pois é a partir dela que podemos adquirir conhecimento e até mesmo moldar o funcionamento da sociedade. O avanço da tecnologia beneficia as mais diversas áreas inclusive esta. Você já ouviu falar dos E-readers? São aparelhos dedicados para a leitura, que suportam diversos formatos de texto e têm configurações especiais para esse hábito. Esses aparelhos se assemelham ao formato de um tablet e são bastante interessantes. 

Mas porquê largar o bom e velho livro de papel para ir para o mundo digital? São muitos os benefícios, como por exemplo praticidade, rapidez em achar determinado conteúdo, várias configurações que facilitam sua leitura. Imagine um dispositivo com 4GB de memória de armazenamento. Você deve conseguir armazenar pelo menos uns 1000 livros neste aparelho, que terá em torno de 200 gramas. Já pensou no peso de carregar tanto livros? Outro ponto importante é a acessibilidade à livros digitais, que são mais fáceis de serem encontrados e mais barato que os convencionais. 

Como escolher um bom E-reader?

Ao escolher um E-reader é preciso ficar atento em alguns detalhes como qualidade da tela, funções, duração da bateria e capacidade de armazenamento. A maioria suporta uma grande quantidade de formatos diferentes de documentos de texto, porém alguns são melhores para determinados tipos como PDF’s (que é o formato mais comum). 

Outro ponto importante é a iluminação. Grande parte dos e-readers utilizam uma tecnologia onde não é mostrado luz na tela, mas sim usado um mecanismo de tinta dentro do aparelho. Isso faz com que eles gastem muita pouca bateria e cansam menos sua visão já que não estão emitindo luz diretamente nos seus olhos, porém se o aparelho não tiver iluminação embutida, você não consegue usá-lo de noite, por exemplo. 

Confira um vídeo do Leon e Nilce explicando como funciona esse mecanismo a tinta:

Os melhores e-readers de 2019

1º - Kindle 8° geração

Kindle 8° geração

Sendo uma versão mais recente da Kindle, essa opção chega com recurso de comando de voz integrado, chamado VoiceView. Conectando um fone (com microfone) bluetooth ao aparelho, você pode ter acesso a grande parte de seus recursos via voz. Infelizmente por enquanto isso só está disponível em inglês. Sua tela de 6 polegadas tem a resolução de 167 ppi e possui uma qualidade muito boa. Sua bateria dura de quatro a cinco semanas e ele possui Wi-Fi. 

Tela: 6 polegadas com 167ppi e antirreflexo
Memória: 4GB
Bateria: Até cinco semanas
Formatos suportados: Kindle Format 8 (AZW3),  Kindle (AZW),  TXT,  PDF,  MOBI desprotegido, PRC normalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP após conversão

2º - Kindle 10° Geração

Kindle 10° Geração

Este também chega com uma tela de 6 polegadas e 167ppi. Ele é bem parecido com o último modelo citado, o de 8° geração, porém ele não possui recursos por voz que podem ser acessados via fone. Apesar disso, ele oferece uma vantagem bem útil quando comparado com seu irmão: Iluminação embutida com quatro LEDs. Ele também possui Wi-fi e sua memória interna é de 4GB. Além disso, sua bateria pode durar até 6 semanas de uso regular. 

Tela: 6 polegadas com 167ppi e antirreflexo
Memória: 4GB
Bateria: Até seis semanas
Formatos suportados: Kindle Format 8 (AZW3),  Kindle (AZW),  TXT,  PDF,  MOBI desprotegido, PRC normalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG e BMP após conversão
Iluminação embutida: sim

Melhores Preços

3º - Lev Fit

Lev Fit

O Lev Fit é uma opção de e-reader mais leve quando comparada ao seus concorrentes, pesando apenas 130 gramas.Ele possui uma boa compatibilidade com diferentes formatos de arquivo e também possui o recurso de PDF Flow, que adapta os arquivos PDF para o tamanho da tela. A principal diferença dele para o Lev NEO, já citado nessa lista, é que ele não possui entrada para cartão de memória e sua memória é de 8 GB. Ele possui tela de 6 polegadas em resolução 167 ppi e possui conexão Wi-Fi. Como pontos negativos deve-se destacar um sistema não tão completo e a falta de luz de fundo, não dando para ler no escuro. 

Tela: 6 polegadas com 167ppi
Memória: 8GB
Bateria: Não especificado
Formatos suportados:ePub, PDF (Adobe DRM), HTML, TXT, FB2, DJVU, PG, GIF, PNG, BMP, ICO, TIF, PSD 

4º - LEV NEO

LEV NEO

E-readers suportam muitos formatos diferentes de arquivo, mas se o teu foco é usar para ler PDF’s o LEV NEO é uma das melhores opções disponíveis. Ele possui um recurso chamado PDF Reflow, que redimensiona os documentos para se adaptarem ao tamanho da tela. Sua tela é de 6 polegadas e ele conta com 8GB de armazenamento, além de botões físicos para mudar de página. Se você é uma pessoa exigente com a quantidade de espaço de armazenamento, não se preocupe pois o NEO possui entrada para cartão de memória de até 32GB.

Tela: 6 polegadas com 180ppi
Memória: 8GB expansível até 32Gb via cartão de memória
Bateria: Não especificado
Formatos suportados: ePub, PDF (Adobe DRM), HTML, TXT, FB2 e DJVU.

5º - Novo Kindle Paperwhite - 8 GB - A prova d’água

Novo Kindle Paperwhite - 8 GB - A prova d’água

O novo Kindle Paperwhite chega para aposentar de vez seu irmão mais velho. Isso porque agora ele possui o dobro de armazenamento e também proteção contra água, isso por uma diferença de preço bem pequena. Sua tela continua sendo de 6 polegadas com 300 ppi, mas agora ela possui iluminação embutida e é anti-reflexo, ficando bem visível mesmo sob a luz do sol. Ele possui 8 GB de armazenamento, mas possui uma versão de 32 para os mais exigentes. Sua bateria possui duração média de 6 semanas e ele tem Wi-Fi integrado. Seu ponto negativo é que não possui cartão de memória, então o consumidor fica “preso” nas versões de 8 ou 32 GB.

Tela: 6 polegadas com 300ppi e anti-reflexo
Memória: 8GB ou 32 GB
Bateria: Até 6 semanas
Formatos suportados:  Formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.
Iluminação embutida: sim
A prova d’água

Melhores Preços

6º - Kindle Voyage

Kindle Voyage

O Voyage é uma boa opção de aparelho com qualidade de tela. Ele possui 6 polegadas com 300 ppi, que possui um bom brilho e boa nitidez. Seu design é elegante e possui os novos controles do PagePress, que imitam os botões físicos antigos. São faixas laterais sensíveis a pressão, ou seja, basta você pressionar levemente a borda que sua mão se encontra que a página é virada. A bateria deste aparelho pode durar até 6 semanas com um uso regular. Ele também possui Wi-Fi. Um dos pontos negativos é o seu preço que não é tão atrativo se você estiver buscando algo mais em conta. 

Tela: 6 polegadas 300ppi
Memória: 4GB
Bateria: Até seis semanas
Formatos suportados: Kindle Format 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão

7º - Kindle Oasis

Kindle Oasis

O Kindle Oasis é um dos melhores e-readers disponíveis no mercado. Ele oferece uma tela de 7 polegadas com resolução 300ppi e recurso antirreflexo. Ele pesa menos de 200 gramas e possui 8GB de armazenamento, que é o suficiente para armazenar muitos arquivos nos formatos: AZW3, TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão. Ele possui Wi-Fi e também proteção contra água. Por sua tela ser maior que a maior parte dos concorrentes, sua bateria dura um pouco menos mas ainda podemos chegar à duas semanas de autonomia com uso regular. Outro ponto negativo é que esse modelo não possui entrada para cartão de memória.

Tela: 7 polegadas com 300ppi antirreflexiva
Memória: 8GB
Bateria: Até duas semanas de uso
Formatos suportados: AZW3, TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP

Melhores Preços

8º - Kobo Glo HD

Kobo Glo HD

Ao contrário do LEV NEO, que tinha um foco especial para PDF’s, o Kobo Glo HD é para quem precisa de um aparelho para ler a maior quantidade de formatos possíveis. Ele aceita EPUB, EPUB3, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ, CBR, totalizando 14 formatos diferentes. Sua tela é de 6 polegadas, antirreflexiva e em alta definição. Ele possui um armazenamento de 4GB e entrada para cartão de memória, e sua interface de útil é bem intuitiva e “limpa”. O acabamento deste aparelho não é um de seus pontos fortes.

Tela: 6 polegadas
Memória: 4GB expansível com cartão de memória
Bateria: Aproximadamente um mês
Formatos suportados: EPUB, EPUB3, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ, CBR

9º - Kobo Touch

Kobo Touch

Uma opção um pouco mais simples da Kobo porém bastante eficiente. Ele possui opções em quatro cores diferentes, sendo elas: branco, azul, prata e lilás. Sua tela é de 6 polegadas e seu armazenamento interno é de apenas 2GB, muito pouco quando comparado ao seus concorrentes. O lado positivo é que sua memória pode ser expandida em até 32GB com um cartão de memória. Sua bateria dura até um mês em um uso regular e ele possui conexão Wi-Fi. 

Tela: 6 polegadas com 213ppi
Memória: 2GB expansível até 32Gb via cartão de memória
Bateria: Até um mês
Formatos suportados: ePUB, PDF, MOBI, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ e CBR

Conclusões

Os E-readers estão ganhando adeptos em todo o mundo devido a sua qualidade e praticidade. Mas você deve estar se perguntando: Por que não comprar um tablet? Bem, um tablet pode quebrar o galho, além de ter outras funções, porém não terá a mesma qualidade de leitura de um E-reader e nem algumas funções presente nos aparelhos. Além disso, a quantidade de formatos suportados pelo aparelho é bem maior e você não precisa baixar nenhum tipo de programa para ler determinado documento. 

A bateria também é um diferencial, imagine que os E-readers mais “básicos” têm duas semanas de duração de bateria, enquanto um tablet com uso comum dura em torno de dois dias no máximo justamente devido a suas outras funções. Falando em outras funções, é muito mais fácil você se concentrar na leitura em um produto voltado para isso cujo sua função é exclusivamente essa, do que tentar se concentrar com várias outras coisas para fazer em um tablet. 

Além disso em muitos modelos a qualidade da tela é adaptada para parecer mais uma folha de papel convencional. O que achou da nossa lista? Tem algum modelo para nos indicar? Deixe ai nos comentários!