Manual da Compra

Os 10 melhores Smartwatchs para comprar em 2019

ATUALIZADO EM 24/04/2019 15:21:26 Admin

Já ouviu falar dos Smarwatchs? Ou na tradução direta: relógios inteligentes? Estes pequenos companheiros estão começando a ficar populares entre os amantes de tecnologia e trazem vários recursos interessantes para o nosso dia-a-dia. O paradigma de que relógio é apenas para olhar as horas está sendo quebrado e cada vez mais as empresas investem na criação de novos modelos para ganharem os adeptos a esses aparelhos. 

Com um smartwach no pulso, você passa a ter acesso a várias informações que antes ficavam limitadas a um aparelho celular. Entre os benefícios estão as notificações e alertas, aplicativos direto no teu relógio, enviar e responder mensagens usando a voz, monitorar sua saúde, tracking de exercícios físicos entre outros. Existem vários modelos diferentes e a qualidade de construção e de software destes aparelhos chega a espantar. 

A cada lançamento, eles estão ficando mais independentes e cada vez mais você precisa menos do celular para fazer o uso de suas funções. Relógios com GPS integrado, espaço para chip (e consequentemente usar o 3G), Wi-Fi e outras funções estão se tornando bem comuns. Para os amantes de esportes, existem modelos focados no monitoramento dos mais diversos exercícios, fornecendo relatórios completos do seu desempenho, distância percorrida, calorias perdidas e outros dados. Sem mais enrolação, vamos conhecer algumas opções de relógios inteligentes disponíveis no mercado, você vai se surpreender com o que estes pequenos podem fazer: 

1º - Amazfit Bip

Amazfit Bip

Um dos melhores Smartwatchs custo-benefício do mercado. O Amazfit Bip é barato, é bom e pode suprir a necessidade de muitos usuários. Sua construção é boa, com materiais de qualidade e é resistente a água. Ele conta com apenas um botão que atua como home/back, dependendo da situação. Sua tela é bonita e usa a tecnologia e-link, que é barata, econômica e ainda sim transmite boas cores. Seu touch também funciona muito bem, com resposta baixa mesmo embaixo d'água. O software funciona bem e o usuário tem boas opções de monitoramento para exercícios físicos como corrida, esteira, monitor cardíaco e etc. A navegação entre essas funções é fácil e intuitiva, e ele também pode ser sincronizado com um aplicativo no seu celular para melhor controle das informações coletadas. A bateria é o grande trunfo deste aparelho, chegando a durar 40 dias, isso mesmo 40 dias. Claro que suas funções são simples e o modelo é limitado principalmente quando comparado a outras opções do mercado, mas ele com certeza tem uma das se não a maior autonomia de bateria do mercado. Como pontos negativos podemos destacar a falta da função de câmera remota, falta de microfone interno e alto falante e também não é possível responder mensagens direto pelo relógio. 

Tela: 1,3 polegadas com Gorilla Glass
Bateria: 190 mAh (até 30 dias de uso)
SO: Próprio da Xiaomi
Sensores: Batimentos cardiacos e GPS
Conectividade: GPS, Glonass, Bluetooth 4.0
Compatibilidade: Android e IOS
Proteção: IP68 (resistente à água)

2º - Zeblaze thor 3G

Zeblaze thor 3G

O THOR 3G é basicamente um Smartphone de pulso, e isso é bom ao mesmo tempo que é ruim. Ele conta com um processador MTK6580M Quad Core 1.0GHz, 1GB de RAM e 16GB de memória interna. Sua é Amoled e tem 1.4 polegadas, o que é maior que grande parte dos smartwatchs disponíveis no mercado. Ese smartwatch usa um Android 5.1 como sistema operacional, o que lhe dá grande parte das funções que um smartphone teria. Ele possui entrada para chip, dando a possibilidade de se conectar a redes 3G e fazer ligações no próprio relógio, sem precisar estar conectado ao celular. Ele também se conecta a redes wi-fi e tem acesso ao google play, podendo baixar vários apps para funcionar de forma independente, como por exemplo responder mensagens pelo próprio aparelho. Ele mede batimentos cardíacos, tem contador de passos e várias customizações diferentes, muitas criadas pelos próprios usuários. Apesar de tantas funcionalidades, sua bateria acaba tendo uma duração muito pequena, e em um uso moderado/pesado pode acabar precisando ser recarregada em umas 6 horas de uso. Outro ponto negativo é que pelo Android não ter sido feito para o smartwatch, alguns aplicativos acabam ficando com a resolução ruim ou cortando algumas bordas. 

Processador: Mediatek MT6580, Quad-core 1 GHz
Memória: 16GB
Tela: 1.53 polegadas
Bateria: 500 mAh
SO: Android 5.1 Lollipop
Sensores: Acelerômetro, Podômetro, Ritmo cardíaco, Sensor de proximidade
Conectividade:Bluetooth 4.0, Wi-Fi 802.11 b/g/n e 3G
Compatibilidade: Android e IOS
Possui câmera

3º - Amazfit Pace

Amazfit Pace

Se você gosta de praticar atividades físicas e quer um smartwatch com certo foco nisso, o Amazfit Pace pode ser uma boa pedida. Ele tem um corpo de metal com um design muito bonito. Sua pulseira é de borracha e acaba se destacando no pulso. Sua tela é LCD de 1.34 polegadas e tem um brilho relativamente bom, você conseguirá ver as informações do relógio mesmo com sol forte. Entre suas funções está o monitoramento de atividades físicas como corrida, bicicleta, escaladas e etc. Ele possui GPS integrado e conecta bem com aplicativos tipo Strava, gravando todo seu percurso. Além disso, ele também tem monitoramento de sono e de batimentos cardíacos. Ele exibe as notificações do seu celular na tela caso estejam pareados e possui player de música, então você pode optar por ouvir as músicas do celular e controlar por ele ou colocar as músicas diretamente no relógio, não precisando do celular. Sua bateria dura entre 3 e 4 dias, o que é bastante para a média de um smartwatch, mas seu sistema é um pouco limitado. Como ele possui um SO próprio da Xiaomi, acaba não aceitando aplicativos de terceiros, deixando o usuário a mercê da empresa e sentindo falta de algumas coisas. 

Processador: 1.2Ghz Dual-Core
Memória: 4GB
Tela: 1,34 polegadas LCD
Bateria: 280 mAh com até 5 dias de uso
SO: Android Wear 4.4W1 KitKat
Sensores: Batimento cardíaco e GPS
Conectividade: Bluetooth 4.0 / BLE + WiFi
Compatibilidade: IOS e Android
Proteção: IP67 (água e poeira)

4º - Ticwatch E2

Ticwatch E2

A chinesa Mobvoi é uma forte fabricante de smartwatchs com Android Wear principalmente focados em custo benefício. O Ticwatch E2 está mais voltado para os esportes e consegue entregar bons recursos principalmente pelo preço que é cobrado (lá fora ele é barato mas para nós brasileiros acaba saindo um pouco desta tese). Sua construção é boa mas não é a opção mais bonita do mercado, suas pulseiras podem ser trocadas para diferentes estilos. A tela é OLED com 1.39 polegadas e tem um bom brilho e boas cores. Seu software é relativamente bom, e você pode baixar todos os apps que o Android Wear suporta. O aplicativo da empresa possui algumas opções para monitoramento de atividades físicas e relacionados, mas se você puder escolher por aplicativos de terceiros, não existe em fazer isso. A empresa promete até dois dias de bateria em uso moderado, mas vários reviews atestaram a duração de um dia e uma manhã de duração. Apesar de pouso, já é maior que a média de relógios com o Wear. Um ponto negativo deste modelo é a falta de auto-falantes, impossibilitando atender chamadas pelo próprio smartwatch. O microfone interno está presente para o uso do Google Now, porém você não poderá ouvir o resultado de suas buscas e terá que ler na tela do aparelho. 

Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 2100
Memória: 4GB
Tela: 1.39 polegadas Amoled
Bateria: 415mAh
SO: Wear OS 2.2
Sensores: Acelerometro, batimentos cardiácos, giroscópio, GPS
Conectividade: Bluetooth 4.1, Wi-Fi
Compatibilidade: Android e IOS

5º - Moto 360

Moto 360

A Motorola também decidiu entrar no mercado de relógios inteligentes e nesta lista vamos citar o moto 360 Sports. Como o próprio nome diz, é um smartwatch focado em atividades físicas, mas isso acaba não se refletindo muito bem no real produto. Ele possui uma tela de 1,37 polegadas (que infelizmente é cortada pelo entalhe inferior), 512MB de RAM e 4GB de memória interna. Ele chega ao mercado com sistema operacional Android Wear 5.1, que é próprio para relógios. Este modelo é bonito, tem o design redondo padrão e pulseira de silicone. Ele possui microfone interno para funções como o Google Now e sua parte fitness é controlada pelo Moto Body. O app monitora seus passos, estima calorias perdidas, faz a leitura dos seus batimentos cardíacos, e ao ser sincronizado com o celular, mostra todas essas informações em formato de gráficos. Essas informações são coletadas mesmo quando você não está praticando atividades físicas. Como o relógio possui GPS, você não precisa do celular por perto para gravar seu percurso na corrida, por exemplo. Apesar de ser bom e fácil de usar, o Moto Body pode ser bem limitado, obrigando o usuário a instalar aplicativos de terceiros (qualquer app compatível com android Wear pode ser instalado). O desempenho deste relógio é bom mas você pode sentir algumas engasgadas em alguns momentos, dependendo dos aplicativos abertos. Sua bateria dura razoavelmente bem, em um uso moderado deve precisar de carga ao final do dia.   

Processador: PowerVR SGX530
Memória: 4GB
Tela: 1.56 polegadas com Gorilla Glass
Bateria: 320 mAh
SO: Android Wear 4.4W1 KitKat
Sensores: Acelerômetro, Luminosidade, Giroscópio, Monitor cardíaco, Pedômetro, GPS
Conectividade: Bluetooth 4.0
Compatibilidade: Android e IOS

6º - Asus Zenwatch 3

Asus Zenwatch 3

Se você gosta da aparência de relógios tradicionais mecânicos esta pode ser uma boa escolha. O Zenwatch 3 imita perfeitamente um relógio mecânico, tanto em sua aparência quanto medidas. Ele é feito em aço inoxidável e possui três botões que são funcionais. Além disso, também conta com proteção contra água e pode ficar até 30 minutos submerso. Sua tela é Amoled de 1.39 polegadas com acabamento 2.5D, possui cores vivas e um bom brilho. Ele possui um bom processador e conta com bluetooth 4.1 e conexão wi-fi. Um recurso interessante é o presente no terceiro botão, chamado de “Eco Mode”. Ao ativado, o relógio literalmente vira um relógio, desativando várias funções como bluetooth, wi-fi e até o touch, deixando o aparelho apenas com a função relógio, prolongando a vida da bateria. Por um app da empresa você pode configurar e programar várias funções do relógio. Ele possui microfone interno e alto-falante integrado então você pode atender ligações diretamente do seu pulso. Sua bateria consegue durar um dia tranquilamente para usuários com uso médio, mas alguns mais hardcore podem precisar carregar novamente o aparelho no começo da noite. Este relógio apesar de muito bonito acaba perdendo em dois pontos para quase todos seus concorrentes: Não possui GPS nem monitor cardíaco. Geralmente as opções no mercado possuem pelo menos um destes recursos.Outro ponto negativo é seu preço que aqui no Brasil chega a passar do Apple Watch. 

Processador: Qualcomm MSM8926 Snapdragon 2100
Memória: 4GB
Tela: Amoled 1.39 polegadas com Gorilla Glass 3
Bateria: 341mAh
SO: Wear OS 2.1
Sensores: Acelerômetro, giroscópio, luminosidade
Conectividade: Bluetooth 4.1
Compatibilidade: IOS e Android
Proteção: IP67 (contra água)

7º - Samsung Gear S3

Samsung Gear S3

Este modelo possui duas versões, a Frontier e Classic. Na primeira opção temos um visual mais esportivo e na segunda, como o próprio nome diz, um visual mais clássico. A diferença entre os dois é apenas a aparência e material de construção mesmo pois as especificações e funções são as mesmas. Sua tela é OLED e garante uma boa qualidade de visualização dos apps e informações. Este relógio possui uma “coroa” que pode ser girada e usada para navegação no aparelho. Caso preferir, o painel touch também estará disponível. Seu sistema operacional é o tizen, que oferece algumas opções de APPs para o relógio, mas você ainda dependerá do pareamento com o celular para tirar maior proveito do smartwatch. Um dos destaques é o Samsung Health que monitora e oferece detalhes bem completos de seus exercícios, além de medir a qualidade do seu sono, batimentos cardíacos entre outros. Você também pode conectar seu relógio diretamente no wi-fi  parece receber algumas notificações diretas. Sua bateria impressiona, podendo chegar até 5 dias de uso relativamente intenso. Como ponto negativo pode-se destacar o preço, que acaba ficando abaixo apenas do Apple Watch. 

Processador: Exynos 7270
Memória: 4GB
Tela: Super Amoled 1.3 polegadas
Bateria: 380mAh
SO: Tizen
Sensores: GPS/GLONASS, Acelerômetro, Barômetro, Giroscópio, Sensor de Luz, Monitor de batimentos cardíacos
Conectividade: Bluetooth 4.2, NFC, Wi-Fi, 2G/3G
Compatibilidade:
Proteção: IP68 (contra água) 

8º - Garmin Forerunner 735XT

Garmin Forerunner 735XT

Direto ou indiretamente grande parte dos smartwatchs trazem várias opções de monitoramento de atividades físicas, mas se você é um atleta profissional e quer um relógio focado nisso, o Garmin Forerunner 735XT pode ser uma ótima opção de escolha. Sua construção é robusta e está pronta para aguentar uso intenso em atividades físicas, sua pulseira é bem maleável e se encaixa bem no pulso. Sua tela tem uma resolução baixa mas consegue entregar perfeitamente todas as informações sem problemas, mesmo com sol forte, mas infelizmente não é sensível ao toque e a navegação neste relógio fica por conta dos botões presentes. O 735XT conta com sistema de rastreamento bem preciso usando o GPS/GLONASS. O medidor de batimentos cardíacos calcula a intensidade dos treinos, principalmente em triathlons onde o relógio consegue capturar informações completas e muito detalhadas. O aparelho até conta com uma medição diferenciada para natação, onde considera se você está em uma piscina ou em alto mar. São vários recursos disponíveis para atletas, sempre com uma precisão de informações muito grande. Sua conexão com o app do Forerunner 35 é muito boa e exibe relatórios bem completos das atividades praticadas, como lado negativo não é possível enviar informações do Forerunner 735XT para outros apps com total fluidez. A duração da bateria é relativa, como estamos falando de um relógio voltado para uso intenso de atletas, você pode precisar recarregar o relógio após 10 ou 11 horas de uso contínuo com GPS/GLoNASS ligados, mas ele possui um modo “inteligente” que eleva a duração da bateria para 11 dias. Não se preocupe, este modelo carrega completamente em apenas uma hora, então basta uma pequena pausa para descanso para estar pronto para uso novamente. 

Tela: 1.23 polegadas
Bateria: Entre 11 horas e até 11 dias.
SO: Próprio da empresa
Sensores: GPS/GLONASS, Frequência Cardíaca, Bússola, Acelerômetro
Conectividade: Bluetooth
Compatibilidade: IOS e Android
Proteção: Contra água, pode-se nadar em água doce e salgada.

9º - Galaxy Watch

Galaxy Watch

Esta é a melhor opção de Smartwatch da Samsung e está pronta para bater de frente com sua maior rival, a Apple. O Galaxy Watch foi lançado em 2018 junto ao Note 9 e possui duas versões, com 1.2 e 1.3 polegadas de tela. Sua construção é robusta, feita em metal e aparenta ser bastante resistente. Ele é um relógio grande, então se o seu pulso for pequeno você pode se sentir um pouco incomodado, mas é tudo questão de costume. Sua tela é Super Amoled, com cores vivas e um preto bem profundo. A resposta dos toques na tela também é muito boa, mas o relógio traz a tradicional coroa de navegação presente em outros modelos da empresa, ou seja, gire o aro do relógio para qualquer direção e conseguirá navegar entre todos os apps do dispositivo. Ele também conta com dois botões, um para ativar a tela e outro que funciona como “back”. Ele usa o sistema operacional Tizen e é compatível com vários aparelhos android e até IOS. Entre os vários apps disponíveis pode-se destacar a parte para esportes, com 39 categorias diferentes, o Samsung Health faz um ótimo trabalho neste ponto. Sua bateria impressiona onde mesmo com um aparelho cheio de funções e uma tela Super Amoled, pode durar até quatro dias. O relógio também possui uma versão 4G (a versão normal possui wi-fi). 

Processador: dual-core Exynos 9110 de 1,15 GHz;
Memória: 4GB
Tela: Super AMOLED de 1,2 polegada (42 mm) e 1,3 polegada (46 mm) com resolução de 360×360 pixels e Gorilla Glass DX+
Bateria: 270 mAh (42 mm) e 472 mAh (46 mm)
SO: Tizen
Sensores: acelerômetro, giroscópio, luminosidade, batimentos cardíacos e barômetro;
Conectividade: GPS, Wi-Fi 802.11n, NFC, Bluetooth 4.2, 4G opcional;
Compatibilidade: Android e IOS
Proteção: 5 ATM e IP68 (resistência à poeira e água)

10º - Apple Watch Series 4

Apple Watch Series 4

O último lançamento da Apple é um dos melhores smartwatchs disponíveis do mercado e também um dos mais caros. O modelo teve muitas melhorias desde sua última versão, a Series 3. Sua tela é OLED e tem um bom tamanho, com cores vivas e um brilho intenso, suficiente para enxergar informações até sob forte sol. As informações exibidas nas watchfaces são bem completas, às vezes até deixam o usuário um pouco perdido. O sistema WatchOs presente no relógio é impecável! É bem fluído e sincroniza muito bem com seus outros aparelhos da empresa. Os monitoramentos de exercícios físicos são rápidos e precisos, com muitas opções disponíveis para os diferentes tipos de atletas. Até detector de tombo o relógio possui. Navegar por todas essas funções também é uma experiência bem agradável graças ao botão rolável presente neste smartwatch. Basta girá-lo para ir passando entre as funções do aparelho, mas se você preferir pode continuar usando sua tela touch que a resposta é excelente. A autonomia da bateria decepciona pelo preço cobrado, mas calma, ela dura um dia inteiro, na verdade a empresa promete 18 horas de uso contínuo, mas ao olhar alguns concorrentes como o Galaxy Watch que tem tela Amoled e dura 3 dias, a maçã acaba ficando para trás neste quesito. Outro ponto negativo é que tanto recurso fica limitado ao uso de Iphones para sincronização, já que o relógio apenas é compatível com dispositivos da própria Apple. Além disso, seu preço é extremamente caro. 

Processador: Apple S4
Memória: 16GB
Tela: Amoled 1.78 polegadas
Bateria: 1 dia de uso
SO: Watch OS 5.0
Sensores: GPS, Altímetro, Acelerômetro, Medidor cardiáco, Barômetro, Giroscópio, Sensor de Luz.
Conectividade: Bluetooth 5.0, Wi-FI, NFC, 3G
Compatibilidade: IOS
Proteção: IP68 e 5ATM (água e poeira)

Conclusões

Usar um Smartwatch já deixou de ser tabu há algum tempo e cada vez mais as pessoas anseiam por ter um, já que a praticidade que estes aparelhos oferecem é muito grande. Não é um acessório de grande necessidade, mas depois que você se acostuma não quer ficar sem um. A praticidade e nova gamas de funções é realmente “viciante”. 

Apesar disso, ainda é difícil achar um equilíbrio entre tudo que é oferecido, já que fica sempre entre relógios um pouco mais focados para esportes, opções mais focadas para o uso diário com compatibilidade com apps sociais e relógios caros e relógios que englobam os dois. Outro ponto é a bateria, que em grande parte das vezes acaba não sendo tão durável assim, e as opções que duram mais de um dia ou são focadas em esportes e não possuem muitas funcionalidades fora disso, ou são mais caras. É importante definir um foco antes de procurar um modelo específico: Você precisa para praticar esportes, uso comum no dia a dia (ver notificações e afins), ou ambos? A partir disso é mais fácil filtrar entre os vários modelos disponíveis no mercado.