Manual da Compra

Acer G3 Predator Helio 300 : Será que ainda vale a pena?

Lançado há alguns anos, o Acer G3 Predator Helio 300 é um notebook gamer de alta performance que era destinado para o público que queria as melhores configurações na época. Claro que hoje suas configurações não estão mais no topo, mas estão longe de estarem ultrapassadas! O aparelho ainda oferece um ótimo desempenho em jogos da atualidade e pode ser uma ótima escolha para quem quer aproveitar a queda do seu preço por conta de outros lançamentos recentes da própria empresa. 

Este notebook possui um I7 de sétima geração, 16 Gb de memória RAM e uma placa de vídeo GTX 1060 com 6 Gb de memória dedicada, configuração que o torna um modelo bem potente. Quer descobrir mais sobre o G3 Predator Helio 300? Então continue lendo o nosso review!

Análise Acer Predator Helio 300 G3

Design e acabamento

O Predator possui um visual um pouco mais agressivo quando comparado com outros notebooks gamers. Todo o seu chassi é feito em uma combinação de metal e plástico, algo já esperado para notebooks desta faixa de preço. Sua tampa é uma mistura de aço escovado com linhas geométricas e detalhes texturizados. As duas linhas presentes são vermelhas, cor característica do modelo. Ao centro é possível ver a logo da linha predator.

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Design e Acabamento

Na parte de dentro não temos muitos detalhes. Seu teclado é retroiluminado (também na cor vermelha) e pode ter a iluminação desligada quando você bem entender. O touchpad é grande e possui um contorno em vermelho, mas sem nenhum outro tipo de detalhe. É válido ressaltar que suas bordas possuem um pequeno corte, algo que ajuda a dar um ar exclusivo para o aparelho quando comparado a notebooks normais.

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Interior

Ele não é o notebook gamer mais leve do mundo, mas também não é pesado ao ponto de incomodar no transporte, pois possui 2.7 quilos. Ele conta com ventoinhas AeroBlade 3D e saídas de ar em sua traseira, mas como elas foram colocadas juntas (uma do lado da outra), pode ser que você sinta um pequeno calor nas teclas WASD caso o notebook atinja altas temperaturas, situação pode acontecer com frequência. 

Teclado, Touchpad, entradas e saídas do notebook

A boa notícia para os brasileiros é que seu teclado possui o padrão ABNT2 (yeaaah teremos o Ç). Outro ponto bem positivo é que também temos teclado numérico aqui, mas qual o custo disso? Teclas espremidas! Alguns até podem achar frescura, mas depois de usar um teclado em tamanho normal, você acaba errando várias teclas em um desses que são um pouco mais espremidos. Mas não se preocupe, é apenas questão de adaptação. As teclas são estilo chiclete e respondem muito bem a digitação. Como já dito anteriormente, você pode ligar ou desligar a retroiluminação delas quando quiser. Como de costume em teclados gamer, o AWSD possui um destaque para que você possa achá-los facilmente na hora de jogar

Análise Acer Predator Helio 300 G3: teclado

O touchpad é bem grande, possui uma boa sensação tátil e é preciso, respondendo aos comandos muito bem. Ele aceita comandos de gestos entre outros. É tranquilo usá-lo para tarefas comuns, mas na hora de jogar é quase que indispensável um mouse. 

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Touchpad

Quanto a suas entradas, ele possui uma porta USB 3.1 tipo C, uma entrada HDMI, uma porta USB 3.0, duas portas USB 2.0 e entrada para cartão SD. 

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Portas

Especificações

Aqui para o Brasil a Acer só trouxe um notebook da linha G3, que é a versão com i7 7700HQ. É importante ressaltar que já existe um modelo atualizado da linha Predator, inclusive disponível aqui no Brasil, mas ele não faz parte da série citada acima, que é sobre a qual estamos falando no momento. Mas não se preocupe, em breve a versão atualizada do Predator 300 também terá seu review aqui. 

Como dissemos no começo deste artigo, mesmo com um processador um pouco mais “antigo”, este notebook ainda possui configurações bem parrudas. Veja a tabela que montamos com suas especificações: 

Acer G3 Predator Helio 300
Processador Placa de vídeo RAM Armazenamento Tela
i7-7700HQ GTX 1060 com 6 Gb de memória dedicada 16 Gb DDR4 2 Tb de HD 15.6 Polegadas Full HD

É possível achar algumas variantes deste notebook com SSD já integrado, mas estamos considerando apenas a versão listada no site oficial da Acer aqui no Brasil. 

Desempenho Geral

No desempenho geral este notebook consegue se sair muito bem. O i7-7700HQ possui quatro núcleos com oito threads operando entre 2.80 e 3.80 GHz de frequência. Em alguns testes de benchmark, este notebook se sai melhor que a maioria dos seus concorrentes com hardwares parecidos, isso significa que você conseguirá uma boa performance em tarefas comuns e até no uso de alguns programas mais pesados, principalmente considerando que o aparelho possui 16 Gb de RAM, algo que ainda hoje é mais que suficiente para grande parte dos programas.

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Desempenho Geral

O problema na versão que a Acer trouxe para o Brasil está na falta de SSD. Mesmo o HD tendo um bom espaço de armazenamento, ele acaba perdendo e muito no quesito “desempenho” para o SSD, e isso se reflete aqui. Grande parte dos programas vão demorar mais do que deveriam para iniciarem (considerando o conjunto de hardware aqui presente). O lado positivo é que ele possui um slot M.2 dedicado para SSD, então você pode estar fazendo o upgrade sem perder o HD, usando assim um armazenamento híbrido. Isso é algo que recomendamos fortemente para que você não tenha um desempenho “limitado” pelo HD. 

Desempenho em jogos

A GTX 1060 entrega um ótimo desempenho em jogos, conseguindo rodar vários títulos em qualidade muito alta e acima dos 60 de FPS. Mesmo jogos que você não consiga atingir a configuração máxima, ainda é possível jogar em um bom gráfico com um FPS decente, algo que é normal, pois apesar de ela ser uma ótima placa, nem passa perto de estar entre as melhores do mercado hoje. Em seu site, a Acer disponibiliza uma tabela com alguns dados sobre desempenho desta placa em alguns títulos, confira: 

Acer G3 Predator Helio 300
  Fifa 19 PUBG Resident Evil Battlefield V Rainbow Six Siege The Witcher
Ultra 200 de FPS 52 de FPS 83 de FPS 70 de FPS 115 de FPS 38 de FPS
High 209 de FPS 66 de FPS 101 de FPS 81 de FPS 136 de FPS 68 de FPS
Medium 229 de FPS 78 de FPS 158 de FPS 96 de FPS Não testado 129 de FPS

Esse FPS pode variar dependendo de atualizações que os jogos receberem, momentos específicos ou até mesmo algumas configurações, mas dá pra ver que este notebook possui um ótimo desempenho em títulos que não são tão leves assim. O SSD mais uma vez irá fazer falta aqui, mas não no quesito do FPS. Você sentirá uma longa demora para iniciar o jogo ou até mesmo fazer a mudança de mapas/cenários, então é mais um motivo para investir no upgrade. 

Notebooks gamers atingem altas temperaturas sem muita dificuldade e isso não necessariamente é um problema, afinal você está rodando aplicações pesadas em um computador portátil. O sistema de refrigeração do Helios 300 é eficiente, mas se você o colocar em situações de estresse, as ventoinhas acabam tendo certa dificuldade para dissipar o calor de forma rápida. O ponto positivo aqui é que a CPU consegue segurar bem sua taxa de clock mesmo em temperaturas mais altas, algo que não acontece em alguns modelos rivais. Este aparelho conta com ventoinhas AeroBlade 3D, essas que possuem lâminas de metal bem fininhas, para aumentar o fluxo de ar.

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Sistema de Refrigeração

Ele conta com o software Predator Sense, em que você pode configurar a forma que as ventoinhas trabalham, parâmetros da placa de vídeo e fazer o monitoramento do sistema, mas o boost que é prometido pela empresa pouco se reflete na prática. 

Bateria, Áudio e Tela

A Acer promete até note horas de bateria em tarefas mais comuns e com brilho controlado, mas em testes reais o notebook passa longe disso. Vários testes realizados comprovaram uma média de quatro horas de duração em navegação na internet, consumo de vídeos e outras tarefas comuns, isso com o brilho controlado. Ao testar em jogos, a média cai para 2 horas, algo que não é positivo mas também não é uma surpresa em notebooks gamers. É preciso lembrar duas coisas, a primeira delas é que este aparelho possui uma placa de vídeo dedicada, que está ali consumindo energia o tempo todo, então quando comparado a notebooks comuns, obviamente terá uma duração de bateria menor (por mais que as empresas inflem as informações sobre bateria nos anúncios). Outro ponto é que jogar com um notebook sem estar conectado na tomada significa uma perda considerável de desempenho, então a recomendação é que sempre jogue com o carregador ligado.

Ele possui um áudio bom, mas nada além disso. Suas saídas ficam embaixo do notebook, o que não é muito legal, pois em muitos momentos acaba deixando o som abafado. Com um bom fone de ouvido a experiência melhora bastante, com frequências bem equilibradas e um ótimo volume, sem perder detalhes do som. 

Sua tela também segue o padrão do áudio, é boa, porém nada ao ponto de receber algum destaque. O painel IPS garante boas cores e um bom nível de brancos e pretos, um brilho “ok” e contraste bem calibrado. Isso junto a resolução Full HD, proporciona uma imagem bem legal, mas o ponto negativo aqui é que sua atualização é de 60 Hz, a mesma de qualquer tela comum.

Análise Acer Predator Helio 300 G3: Tela

Conclusão

O Acer G3 Predator Helio 300 é um ótimo aparelho e mesmo anos após o seu lançamento, continua sendo uma boa opção de compra. Ele traz como pontos negativos um hardware potente com muita memória RAM disponível e uma boa placa de vídeo. O design também chama atenção para quem quer ter um produto que se destaque entre os demais. Como pontos negativos podemos citar a falta de SSD no modelo vendido pela empresa aqui no Brasil, sua tela que poderia ser melhor para um notebook deste nível e eventuais problemas de aquecimento nas teclas, por conta da posição que suas ventoinhas foram posicionadas. 

Essa não é a única linha de notebooks gamers que a Acer possui. Caso você queira mais variedade, pode dar uma olhada no nosso review da linha Nitro 5, voltada para os modelos de “entrada”. Você também pode estar vendo mais notebooks gamers de outras marcas em uma lista que preparamos.