Manual da Compra

Análise do Acer RG241Y: Vale a pena?

Os monitores de 144Hz já estão se tornando a porta de entrada de quem busca modelos gamer, por isso as fabricantes estão investindo em modelos que possam ter essa taxa de atualização e sejam acessíveis. O Acer RG241Y é um ótimo exemplo disso e vem sendo elogiado pelos consumidores do mercado brasileiro.

Além da taxa de atualização, que chega a até 165Hz, ele também possui apenas 1ms de tempo de resposta, tecnologia FreeSync e até recurso HDR para melhorar a qualidade das imagens. Essas são apenas algumas características do Acer RG241Y, e se você quer descobrir mais coisas, dá uma olhada na análise que preparamos sobre ele.

Ficha técnica do Acer RG241Y:

  • Tamanho da tela: 23,8 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (IPS)
  • Resolução: 1920 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 16:9
  • Tempo de resposta: 1 ms
  • Taxa de atualização: 144Hz até 165Hz
  • Contraste: 1000 : 1
  • Brilho: 250 cd/m²
  • Alto-falantes: Não
  • Base ajustável: Apenas para inclinação
  • Compatível com suportes VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 2.0, 1x DisplayPort 1.2,
  • Compatibilidade: Windows (não informado se é compatível com MAC)
  • Peso: 4,1 quilos (com base)
  • Tamanho: 54cm x 41,9cm x 35,8cm (Largura x Altura x Profundidade)

Acer RG241Y: Design e acabamento

Acer RG241Y: Design e acabamento
(Foto: Divulgação/Acer)

Para esse modelo a Acer aposta em um design simples, que destaca as bordas bem finas do monitor. É possível ver isso nas laterais e parte superior, em que a tela ocupa quase todo o espaço. Na parte inferior, a borda é um pouco mais grossa, mas nada exagerado. O único detalhe na parte frontal é a logo da Acer, que fica escrito justamente na borda inferior.

O Acer RG241Y tem base no formato de V invertido, que dá um ar mais “gamer” para ele, mas sem exageros. Esse suporte é feito de alumínio e pode ser removido ao desparafusar a tampa traseira superior, de acordo com o próprio suporte da fabricante. O único ajuste que esse monitor permite é de inclinação.

Olhando o Acer RG241Y de lado, vemos que ele permanece bem fino, sendo que na parte inferior ele possui uma pequena “caixa” para alocar seus componentes eletrônicos. Na parte traseira a Acer também optou por ser direta ao ponto, sem detalhes em design e com as entradas todas reunidas.

Ele possui duas portas HDMI 2.0, uma DisplayPort 1.2 e uma saída de áudio P2, além da entrada para sua fonte. Na parte traseira também fica o botão para ligá-lo, esse que é um pequeno “joystick” que o usuário pode usar para navegar pelas opções de configuração do monitor.

Acer RG241Y: Tela

Acer RG241Y: Tela
O Acer RG241Y possui tela Full HD com tecnologia de HDR. (Foto: Divulgação/Acer)

O Acer RG241Y conta com tela de 23,8 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080) e tecnologia IPS. As vantagens de ele usar essa tecnologia é que o usuário tem uma imagem com cores mais vívidas e que não são distorcidas dependendo do ângulo de visualização que você está olhando. A desvantagem é que o contraste e tons de preto podem apresentar um aspecto meio “lavado”.

Para melhorar a qualidade de imagem, o monitor oferece recurso de HDR10, que deixa as cores ainda mais vivas, melhora o brilho e até tenta compensar um pouco dessa falta de contraste das telas IPS.

O monitor é equipado com a tecnologia Acer BlueShield, que reduz a emissão de luz azul em até 54%, e junto ao Acer ComfyView, a visualização fica mais confortável, principalmente para aqueles usuários que passam horas e horas na frente do PC.

A empresa também destaca o ajuste de cores em seis eixos, que torna as “várias telas” na mesma cor. É um ótimo recurso para profissionais que trabalham com edição de imagem ou vídeo, e precisam de boa fidelidade de cores.

Acer RG241Y: Desempenho em jogos

Acer RG241Y: Desempenho em jogos
O Acer RG241Y é um monitor gamer de entrada para quem busca 144hz. (Foto: Divulgação/Acer)

Esse monitor foi feito pensando nos jogadores, por isso possui vários recursos para tornar a jogatina ainda melhor. Vamos começar pela sua taxa de atualização, de 144Hz, mas que pode chegar a 165Hz. Com ela, o usuário tem uma imagem mais fluída e que atualiza mais rápido, o que é ótimo para jogos competitivos. Essa taxa evita o efeito “fantasma”, que são aqueles borrões que aparecem em algumas cenas.

Veja abaixo a diferença que taxas de atualização podem fazer na imagem:

Apesar de telas IPS não terem bom tempo de resposta, essa em específica tem apenas 1ms de atraso, que é praticamente o menor tempo que se pode atingir. Combinando o atraso praticamente inexistente e a grande taxa de atualização, o jogador tem um rápido tempo de resposta em jogos competitivos.

Outra tecnologia interessante é o AMD Radeon Free Sync, que faz com que a placa de vídeo e o monitor trabalhem juntos, oferecendo um FPS mais estável ao usuário. Essa função deixa a imagem mais fluída e sem pequenos travamentos, mas para usar o recurso é necessário que a GPU também tenha a tecnologia.

Diferença de imagem com o FreeSync ligado e desligado. (Foto: Divulgação/AMD)

É possível usar o recurso Game View para configurar todas as suas preferências no monitor, sejam elas de cores, clock de taxa de atualização, níveis de contraste, entre outras. O bacana é que o usuário pode criar até três perfis diferentes, então você pode fazer diferentes configurações para diferentes jogos, e selecioná-las em poucos segundos.

Acer RG241Y: Conclusão

O Acer RG241Y é uma das opções gamer “baratas” para quem busca monitores com pelo menos 144Hz. Ele oferece o básico que todo jogador precisa para bom desempenho nos jogos: taxa de atualização “alta”, baixo tempo de resposta, FreeSync e boa qualidade de imagem.

Para que ele possa ter esse preço “acessível”, a Acer acaba “cortando” alguns recursos que até estão em modelos premium da marca. Usuários podem sentir falta de entradas USB e mais ajustes de ângulo no monitor, por exemplo. No entanto, pelo seu preço não dá para exigir tantos recursos assim.

Se você está com orçamento curto, ou não quer investir muito dinheiro nos modelos mais caros do mercado, o Acer RG241Y é uma boa opção como ‘porta de entrada” para o mundo dos monitores gamer com 144 Hz.