Manual da Compra

Análise do Gigabyte G27F: É bom?

A Gigabyte busca se consolidar no mercado de monitores gamer e uma das suas opções é o Gigabyte G27F, modelo que é a opção “de entrada” da fabricante. Ele oferece os principais recursos que os jogadores buscam em um monitor, e completa isso com algumas funções “extras” para tentar se destacar perante a concorrência.

Ele possui 144 HZ, taxa de atualização de apenas 1ms e suporte às tecnologias de G-Sync e FreeSync. Além disso, o G27F também oferece boa qualidade de imagem, construção de qualidade e recursos extras na hora de fazer suas configurações. Se você ficou interessado neste modelo, dê uma olhada na análise que o Manual da Compra preparou sobre ele.

Ficha técnica do Gigabyte G27F:

  • Tamanho da tela: 27 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (IPS)
  • Resolução: 1920 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 16:9
  • Tempo de resposta: 1 ms
  • Taxa de atualização: 144Hz
  • Contraste: 1000 : 1
  • Brilho: 300 cd/m²
  • Alto-falantes: 2x2W
  • Base ajustável: Inclinação e altura
  • Compatível com suportes VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 1.4, 1x Display Port 1.2, 2x USB 3.0 e 1x saída para fones de ouvido
  • Cores: 125% sRGB e 95% DCI-P3
  • Compatibilidade: Windows (não informado se é compatível com MAC)
  • Funções extras: G-Sync, FreeSync, Black Stabilizer, Redução de luz azul, Flicker Free, OSD via mouse e teclado, configurações específicas para jogos
  • Peso: 6,5 quilos (com base)
  • Tamanho (com base): 62 x 52 x 20 cm (Largura x Altura x Profundidade)

Gigabyte G27F: Design e acabamento

Design e acabamento do Gigabyte G27F
Design do Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O Gigabyte G27F é o modelo de entrada da fabricante, por isso é esperado que sua construção seja em plástico resistente, apesar de isso não ser informado nas especificações. Na parte frontal ele possui bordas finas, com a inferior sendo levemente mais grossa e tendo o nome da marca ao centro, mas tudo bem discreto.

Parte traseira do Gigabyte G27F
Parte traseira do Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Sua base tem o formato de V invertido e mais achatado, o que passa a sensação de estabilidade ao colocá-lo na mesa. A parte traseira dessa base possui um pequeno “buraco” para que o usuário possa passar os cabos que precisar. A empresa destaca que o monitor possui opção de ajustes de altura e inclinação.

Esse monitor tem duas entradas HDMI 1.4, uma Display Port 1.2, dois USB 3.0 e uma saída para fones de ouvido. Se você quiser, ainda pode usar o áudio do próprio monitor, já que ele possui dois alto-falantes de 2W.

Entradas disponíveis no Gigabyte G27F
Entradas disponíveis no Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Gigabyte G27F: Tela

Tela Gigabyte G27F
O Gigabyte G27F tem resolução Full HD e 27 polegadas. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Esse monitor possui tela de 27 polegadas, com resolução Full HD (1920 x 1080) e tecnologia IPS. Com isso, podemos esperar cores mais vívidas e bom brilho, características que não se “deformam” dependendo do ângulo de vista que o usuário está observando. O ponto negativo do IPS é que ele pode apresentar contraste e tons de preto com aspecto “lavado”.

De acordo com a Gigabyte, o G27F cobre 125% do espectro de cores sRGB, assim como 95% do DCI-P3. Isso significa que ele é um bom monitor no quesito “fidelidade de cores”, por isso também pode ser usado por designers, editores de foto, entre outras profissões que precisam dessa fidelidade.

Para evitar cansaço nos olhos, ele possui redução de luz azul, certificado pela empresa TÜV Rheinland. O Gigabyte G27F também conta com Flicker Free, recurso que diminui as “tremulações” da imagem, o que também colabora para que o usuário possa ficar longas horas no PC sem ter dor de cabeça ou qualquer outro tipo de incômodo.

Gigabyte G27F: Desempenho em jogos

Diferença de 144Hz e 60Hz
Diferença de 144 Hz e 60 Hz. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Apesar de ser o modelo de entrada da Gigabyte, o G27F faz bonito quando o assunto é jogo, que é o seu foco. A taxa de atualização é de 144 Hz, que deixa a imagem mais fluída e “natural”. Esse recurso faz com que o monitor consiga exibir mais imagens por segundo quanto comparado a modelos “convencionais”, evitando borrões na tela e dando um tempo de resposta melhor para o jogador, ótimo para jogos online.

Veja abaixo a diferença que taxas de atualização podem fazer na imagem:

Telas IPS não têm como característica terem bons tempos de resposta, mas a Gigabyte oferece aqui apenas 1ms de atraso, valor que é ideal para quem deseja jogar em alto nível. O G27F ainda possui compatibilidade com as tecnologias de FreeSync e G-Sync, que servem para sincronizar a taxa de atualização com o FPS da placa de vídeo, gerando um desempenho constante no jogo, sem aqueles “serrilhados” ou corte de imagens.

Diferença de 1ms e 4ms.
Diferença de 1ms e 4ms. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

O Gigabyte O G27F ainda tem outros recursos para os gamer, como modo que melhora a iluminação em detalhes pretos do cenário, customização de “mira” em jogos de FPS, ajuda no alinhamento de dois monitores, exibição de dados do hardware na tela (FPS, voltagem da CPU, velocidade de clock, uso da placa), redução do efeito “borrado” para ajudar na mira, entre outros.

Painel de configurações do Gigabyte G27F
Painel de configurações do Gigabyte G27F. (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Todas essas configurações podem ser configuradas no próprio monitor, mas um recurso interessante é que ele permite usar o mouse e teclado para fazer a navegação no menu, tornando esse trabalho mais rápido e prático.

O usuário pode definir diferentes perfis e salvá-los todos no próprio monitor, então você pode criar configurações para jogos FPS, e outras para jogos MOBA, por exemplo, alternando elas dependendo do que for jogar no momento.

Gigabyte G27F: Conclusão

Conforme já citamos algumas vezes, esse modelo é o de entrada da Gigabyte, mas consegue bater de frente com intermediários de outras marcas. Ele apresenta boa construção e tem todas as funções que um gamer precisa para jogar em alto nível. Com os 144 Hz de taxa de atualização e apenas 1ms de tempo de resposta, os usuários podem curtir uma jogatina “lisa” e sem desvantagens perante os inimigos.

Não podemos esquecer o fato de que além da resolução Full HD, ele tem painel IPS que cobre 125% do espectro de cores sRTB e 95% do DCI-P3, por isso podemos esperar ótima qualidade de imagem, com fidelidade de cores e bom brilho. O Gigabyte G27F é um monitor certeiro, que oferece um conjunto completo para os gamer de plantão.