Manual da Compra

Análise Legion Y540

A concorrência no mercado de notebooks gamers está acirrada e a cada ano várias empresas mostram lançamentos com hardwares super potentes. Entre esses está o Legion Y540, da Lenovo. Sendo bem compacto, o aparelho é uma mistura de elegância com poder de processamento, chegando no mercado para desbancar as gigantes do segmento. 

A empresa apostou em um design bonito, sem tantos elementos “gamers” e especificações bem altas. Este notebook conta com um processador I7 de 9° geração, placa de vídeo RTX 2060, 16 GB de memória RAM entre várias outras qualidades que o tornam uma super-máquina, destinada para todos que querem o mais alto desempenho. 

Tudo isso tem um preço, que não é barato. Será que o Legion Y540 vale a pena? Continue lendo nosso review para descobrir!

Análise Legion Y540

Design e acabamento

Já faz algum tempo que muitas marcas estão deixando de apostar em designs super chamativos para notebooks gamers. Para o Legion a Lenovo também decidiu seguir essa tendência, então mal dá pra saber que é um aparelho voltado para jogos só pela aparência, pois além de ser mais discreto e sem detalhes, também é compacto. Ele consegue ser menor pelo ótimo aproveitamento que a empresa fez aqui, diminuindo as bordas de sua tela e colocando o teclado quase que no limite do corpo do aparelho, isso aliado a um touchpad menor.

Legion Y540 do Design e acabamento

Todo seu corpo é feito em um plástico bem rígido, que passa a sensação de ser bem resistente. Muitos esperam um notebook com chassi de metal por esta faixa de preço, mas provavelmente a empresa queria entregar um aparelho mais leve que seus concorrentes. Não deixa de ser um ponto “negativo” seu corpo ser feito em plástico, mas como falamos, é uma construção bem resistente.

A parte externa e interna são pretas e sem nenhum tipo de detalhe, apenas o nome “Legion” na parte superior da tampa. Sim nada de LEDs ou linhas que dão um aspecto mais agressivo ao notebook. Um ponto interessante em seu design é que a maior parte de seus conectores ficam na parte traseira, em uma espécie de “extensão” de seu corpo. Aqui também podemos localizar as saídas de ar. 

Teclado, Touchpad, entradas e saídas do notebook

Aqui temos um teclado retroiluminado na cor branca, sendo que o usuário pode controlar o nível dessa iluminação e só. Nada de RGB para vocês, gamers! É um teclado macio e bem confortável de se usar e tem um acabamento bem interessante. É válido ressaltar que ele possui padrão ABNT (com Ç) e conta com teclado numérico integrado.

Legion Y540 do teclado retroiluminado na cor branca

O touchpad não é muito grande se comparado a outros notebooks gamers, mas cumpre sua tarefa com facilidade. Ele é bem preciso e a resposta dos cliques é muito boa. Diferente de vários concorrentes, os botões aqui são separados do touchpad em si, o que pode se um problema para alguns é algo positivo para outros. Particularmente eu nunca consegui me acostumar com touchpads que possuem os dois botões integrados.

Legion Y540 do Touchpad

Este notebook está recheado de conexões. Na parte da frente não existe nenhuma conexão, já na parte de trás temos um USB tipo C, uma mini DisplayPort, um USB 3.0, uma entrada HDMI, uma entrada Ethernet e um conector para carregador. Na lateral direita temos uma porta USB 3.0 e uma entrada para fone/microfone. No lado esquerdo temos outro USB 3.0.

Legion Y540: portas

Especificações

A Lenovo possui duas especificações para este modelo, mas vamos considerar apenas a que está listada em seu site brasileiro. Dando uma pequena procurada em outras lojas, não conseguimos achar suas variantes, que possuem processador I5, GTX 1050, 1050 TI e 1660 Ti, por isso não vamos comentar deste modelo neste review. Veja as especificações do Legion Y540:

Lenovo Legion Y540
Processador Placa de vídeo RAM Armazenamento Tela
i7-9750H RTX 2060 com 6 Gb de memória dedicada 16 Gb DDR4 128 GB de SSD NVME + 1 TB de HD 15.6 Polegadas Full HD

Desempenho geral

O desempenho deste notebook é incrível, seja para executando tarefas mais simples ou para programas mais pesados como edição de fotos e vídeo. O i7-9750H é um excelente processador que conta com 6 núcleos e 12 threads, conseguindo trabalhar entre as frequências de 2.60 GHz e 4.50 GHz. Outro ponto importante aqui é a presença de um SSD NVMe, este que costuma ser até 3x mais rápido que um SSD convencional. Você terá muita rapidez e um sistema que flui bem, seja apenas navegando na internet ou mesmo rodando alguns programas que exijam mais do hardware deste notebook. Parte deste ótimo desempenho também está relacionado a sua memória RAM. Aqui temos 16 Gb disponíveis, quantidade que é mais que suficiente para grande parte dos usuários. Caso seja necessário, você ainda pode aumentar essa memória para 32 Gb.

Desempenho geral do Legion Y540

Desempenho em jogos

A RTX 2060 é a cereja do bolo para classificar este notebook como um top de linha. A placa possui um grande poder de processamento gráfico para conseguir rodar vários jogos pesados em configurações altas, isso sem ter grandes problemas. Fazendo algumas pesquisas, reunimos dados de qual o FPS médio que este notebook alcança em vários jogos famosos, todos com a configuração no ultra. Confira:

Lenovo Legion Y540
  GTA V PUBG Fortnite Battlefield V Rainbow Six Siege The Witcher
Alto/Ultra 60 de FPS 110 de FPS 100 de FPS 90 de FPS 120 de FPS 61 de FPS

O FPS pode variar dependendo de atualizações do jogo ou configurações específicas, mas todos os dados listados acima são de situações que exigem o máximo da placa de vídeo. Se você abaixar alguns parâmetros, mesmo com a configuração alta, continuará tendo uma ótima qualidade de imagem e ganhará mais FPS. Os 16 GB de memória RAM garantem que o sistema não sofra com gargalos de memória, enquanto que o SSD faz com que os jogos carregam de forma rápida, tanto na inicialização quanto na parte de mudança de mapas.

Desempenho em jogos do Legion Y540

Ainda é possível fazer otimizações pelo software Geforce Experience, ou então, se preferir, pode fazer configurações em todo o aparelho com o Lenovo Vantage, este que é bem completo. Aqui é possível fazer otimizações, configurações no teclado, configurações de overclock, acompanhar o desempenho do notebook através de monitoramentos, fazer ajustes em suas ventoinhas e outras configurações.

Por falar em ventoinhas, como todo notebook gamer aqui notamos que quando se exige mais do aparelho, a temperatura sobe consideravelmente. O Legion faz um ótimo trabalho de resfriamento, conseguindo controlar a temperatura melhor que alguns de seus concorrentes graças ao tamanho menor de sua GPU. As ventoinhas são grandes e ficam distantes uma da outra, permitindo que o calor se desloque de forma eficaz. Mesmo assim, eventualmente você ainda notará seu teclado um pouco quente, mas longe de ser algo que irá queimar seus dedos ou situação parecida. 

Bateria, Áudio e Tela

Como de costume, aqui não teremos uma autonomia de bateria muito boa, pois naturalmente este aparelho já gasta mais energia que outro comum, devido a sua placa de vídeo. Em média você consegue ter 4 horas de carga com um brilho quase no mÍnimo e realizando tarefas comuns que não exijam muito do hardware da máquina. Executando programas um pouco mais pesados e com brilho no máximo, a duração cai para pouco mais de 2 horas. Já se você quiser jogar sem que ele esteja ligado na tomada, além de perder parte de seu desempenho, terá uma bateria que dura menos de 2 horas. 

Ele possui alto-falantes da marca Harman e suporte ao Dolby Audio. No geral, seu som é bom, mas não é nada que mereça algum destaque. Mesmo os alto-falantes ficando na parte inferior frontal, possuem um bom volume e boa presença de médios e agudos. O problema aqui é que é notório a falta de graves, algo que já se é esperado pela falta de subwoofers. Ao subir muito o volume, é possível notar algumas distorções. Assim como em quase todos os casos, é um áudio que é bom, mas não se compara a experiência com fones de ouvido.

Sua tela é um ponto negativo quando levamos em conta todo o conjunto do hardware. Ela possui 15.6 polegadas, painel IPS com resolução Full HD. Seu brilho decepciona um pouco, não chegando nem a 300 nits. As cores, contraste e balanço de branco são bons no geral, mas não impressionam. Para um notebook desta categoria seria interessante uma tela com taxa de atualização em torno dos 144 Hz, o que não está presente aqui. A Lenovo falou que terá uma variante com essas especificações, além de um brilho superior, mas por enquanto temos que ficar com uma tela que é “mais do mesmo”.

Vale ressaltar um ponto importante, sua tela consegue ser “dobrada” em até 180 graus. Isso para um notebook gamer e que nem sequer possui touch screen não é algo muito útil, mas não podemos deixar de citar aqui. 

Conclusão

O Legion Y540 chegou para disputar mercado com os grandes e faz isso muito bem. Um de seus diferenciais é ter um hardware potente em um notebook compacto, algo bem interessante hoje considerando vários outros modelos gamers que são grandes. Se você gosta de ser discreto, também ficará feliz aqui pois ele possui um design bem minimalista, sendo bem “simples e direto ao ponto”. Tudo isso acaba custando muito em sua autonomia de bateria, mas isso já devia ser algo esperado por qualquer pessoa que se interessa em um notebook gamer. A parte negativa dele fica sendo sua tela, que como falamos acima, acaba sendo apenas mais uma entre as várias no mercado, sem diferencial nenhum para qualquer notebook que tenha uma tela em resolução Full HD. 

Se este notebook ainda não é o que você procura, pode estar dando uma olhada em uma lista que preparamos com várias indicações de notebooks gamers do mercado, desde opções básicas até modelos bem avançados.