Manual da Compra

Review AOC Agon AGK700: Um teclado mecânico praticamente perfeito

O AOC Agon AGK700 é uma das apostas de periféricos da AOC para quem busca um teclado mecânico de alto nível, principalmente visando o bom desempenho em jogos. Ele possui estrutura em alumínio, switch Cherry MX e iluminação RGB. Além disso, o periférico ainda conta com iluminação RGB configurável, sendo que o usuário pode escolher entre mais de 16 milhões de cores, diversas iluminações e montar até 5 perfis diferentes.

Todas essas características são vendidas em um produto com preço bem competitivo comparado às grandes fabricantes, o que torna o AOC Agon AGK700 uma excelente opção para quem não é tão apegado a marcas, mas busca um teclado que tenha boa qualidade.

Veja a seguir a ficha técnica e o nosso review completo do teclado mecânico AOC Agon AGK700.

Ficha técnica do AOC Agon AGK700

  • Tipo: Mecânico Full Size
  • Switch: Cherry MX azul
  • Layout: ABNT2
  • Polling Rate: 1000Hz, 1ms
  • Cabo: Trançado com 1,8 metros e dois plugs USB 2.0
  • Teclas programáveis: Todas
  • Teclas dedicadas de atalho: 12
  • Teclas dedicadas de macro: 5
  • Tem iluminação RGB: Sim
  • Construção: Alumínio
  • Extras: Possui apoio de pulso, configuração feita via software, tem porta USB para carregamento, cabo trançado, perfis que podem ser salvos no próprio teclado

Design, acabamento do AOC Agon AGK700

Design do Agon AOC AGK700
Design do Agon AOC AGK700 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Uma coisa que chama a atenção do teclado mecânico AOC Agon AGK700 é a sua estrutura, toda feita em alumínio escovado. Ele é pesado, aparenta ser bem resistente e deve durar por vários anos. Antes de ligar as luzes o periférico já chama a atenção pelos vários botões adicionais que tem, além de um controlador de volume no centro, que também tem um botão embutido.

Na parte inferior o teclado tem pés de borracha e regulagem de altura, caso você o queira levemente inclinado. Na borda superior fica um USB energizado que serve para o usuário carregar algum dispositivo se desejar.

Essa porta USB energizada serve para carregar dispositivos pelo teclado
Essa porta USB energizada serve para carregar dispositivos pelo teclado (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O cabo do AOC Agon AGK700 é grosso, todo trançado e possui dois plugs USB 2.0, um que serve para o funcionamento do teclado e o outro para ativar o carregamento via USB que acabamos de citar. Para o periférico funcionar é necessário que apenas o primeiro plug esteja conectado, mas nesse caso a porta USB energizada dele não funcionará.

Cabo trançado do Agon AOC AGK700
Cabo trançado do Agon AOC AGK700 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A empresa também envia um apoio de pulso magnético que pode ser destacado. Ele é bem confortável, mas por costume na maior parte do tempo eu nem usei esse apoio. O AOC Agon AGK700 ainda tem capas de teclas adicionais que substituem o AWSD e são na cor vermelha, para deixar o teclado com um aspecto mais “gamer”.

Capas de tecla adicionais do Agon AOC AGK700
Capas de tecla adicionais do Agon AOC AGK700 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Luzes RGB AOC Agon AGK700

Ao todo são 12 animações diferentes que podem ser personalizadas
A iluminação RGB é um dos destaques do teclado mecânico (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O grande destaque do AOC Agon AGK700 esteticamente falando são as luzes RGB. Ao todo são 12 perfis de iluminação diferentes, que vão desde luzes piscando, animação em formato de onda, ou mesmo um “choque” de luzes a partir de qualquer tecla pressionada. Caso você não goste de tantos efeitos, pode manter as luzes estáticas, ou mesmo escolher quais teclas ficarão iluminadas.

A iluminação RGB é um dos destaques do teclado mecânico
Ao todo são 12 animações diferentes que podem ser personalizadas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Você pode mudar as animações usando o botão de atalho que fica na parte superior do teclado, além de definir configurações para cada perfil, alterando entre eles usando o botão “M”. Falaremos mais sobre as opções de personalização do software mais à frente.

Usabilidade do AOC Agon AGK700

O Agon AOC AGK700 usa Switch Cherry MX azul
O Agon AOC AGK700 usa Switch Cherry MX azul (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A versão que testei usa o switch MX Cherry azul, que tem como características o feedback tátil e também o clássico barulho de teclados mecânicos. A empresa é uma das maiores fabricantes de switches para teclado, por isso já era de se esperar que o AOC Agon AGK700 tivesse uma ótima performance, seja no uso do dia a dia ou para jogar.

O meu teclado principal tem um switch vermelho justamente porque eu buscava um periférico mais silencioso, mas para ser sincero o barulho das teclas do Agon não me incomodou enquanto estou de headset (o dia todo). Sem o fone de ouvido continuo achando o barulho alto, mas aí é uma característica do switch. Lembrando que o Agon também pode ser achado em uma versão com switch vermelho.

Notei que ganhei uma velocidade considerável de digitação usando o switch azul, fora que as teclas pareciam mais macias, provavelmente pela qualidade do switch Cherry MX ser superior à do meu teclado.

Outra coisa que ajudou na usabilidade foi o padrão ABNT2 com Ç, porque não precisei me acostumar a diferentes combinações de teclas para fazer sinais ou acentos, por exemplo. Esse teclado mecânico também conta com a parte numérica integrada, que para mim é essencial, pois no dia a dia constantemente estou digitando números.

As teclas de atalho melhoraram ainda mais a experiência, e vamos falar mais detalhadamente delas no próximo tópico. É válido destacar que as teclas são 100% anti-ghosting e tem durabilidade para pelo menos 50 milhões de cliques.

Teclas de atalho e macros do AOC Agon AGK700

Alguns dos botões de atalho do teclado AGK700
Alguns dos botões de atalho do teclado AGK700 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Ao olhar o teclado desligado, a primeira coisa que notei foi a quantidade de teclas de atalho e para macros que ele tem. Ao todo são 12 atalhos diferentes que podem ser programados via software, bem como cinco teclas de macro e uma que alterna entre os diferentes perfis do periférico.

No começo demora um pouco para se acostumar a usar os atalhos, mas quando se acostuma é até chato fazer a migração para um teclado sem eles. Quando voltei para o meu principal, que não tem nenhum desses atalhos, senti que dei algumas “apertadas” no nada, buscando os atalhos de forma natural.

Botões de macro do AOC Agon AGK700
Botões de macro do AOC Agon AGK700 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As funções das teclas são bem intuitivas de acordo com os desenhos gravados nelas, mas algumas tive que olhar o manual para descobrir. Por exemplo, tem uma tecla que alterna o AWSD com as setas, então se você vai jogar algo que o personagem só é controlado pelas setas, pode trocar a posição para ficar mais confortável na posição do AWSD.

Outra função interessante é o controle de volume, que caso você aperte e gire, ele irá alterar a força da iluminação de todas as teclas. Veja abaixo o que cada tecla de atalho faz:

Função de cada um dos botões adicionais do AGK700
Função de cada um dos botões adicionais do AGK700 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Software do AOC Agon AGK700

Configurações RGB do software G-Tools
Configurações RGB do software G-Tools (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Outro ponto a ser elogiado no AOC Agon AGK700 é o G-Tools, o software de configuração que inclusive já elogiei aqui no Manual da Compra quando fiz o review  do mouse AOC Agon AGM700. É um programa muito completo, que oferece desde configurações de sensibilidade até diversas opções de customização da luz RGB.

No caso do teclado as opções ficam ainda mais completas. Na parte de luzes você pode definir cores, iluminar teclas separadamente, escolher efeitos da iluminação, direção, tempo do efeito, entre várias outras coisas.

Na parte de sensibilidade é possível definir o atraso, interpolação de 0 a 1000 Hz e taxa de repetição.

Configurações de sensibilidade do software G-Tools
Configurações de sensibilidade do software G-Tools (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Já na parte de botão é possível configurar todas as teclas do AOC Agon AGM700 de forma separada, mas o destaque fica para os botões laterais de macro, que podem assumir diversas funções para uso no dia a dia ou em jogos.

Configurações de macro do software G-Tools
Configurações de macro do software G-Tools (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Outra opção bacana é sincronizar os periféricos Agon, então no meu caso que tenho o mouse da fabricante, pude sincronizar várias configurações e deixar o teclado e mouse na mesma cor, por exemplo, ou com a mesma iluminação.

Sincronizando o teclado e mouse da AOC via G-Tools
Sincronizando o teclado e mouse da AOC via G-Tools (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Todas as configurações citadas aqui podem ser salvas em cinco perfis diferentes, que ficam armazenados na memória interna do teclado.

Vale a pena comprar o AOC Agon AGK700?

O AOC Agon AGK700 é um teclado mecânico completo e de alta qualidade
O AOC Agon AGK700 é um teclado mecânico completo e de alta qualidade. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O AOC Agon AGK700 é um dos teclados mecânicos mais completos do mercado. Ele une boa construção, switch de excelente qualidade, iluminação RGB e várias funções adicionais. Não é um modelo barato, mas com essas especificações eu não esperava que fosse.

Buscando por concorrentes percebi que caso queira pagar menos que isso para ter um teclado mecânico de marca boa e switches Cherry, eu teria que abrir mão dos recursos adicionais do AGK700, que são a iluminação RGB e as várias teclas de atalho e macro. Por exemplo, o HyperX Alloy FPS tem switch Cherry, mas não conta com atalhos, luz RGB e é no modelo reduzido. O Corsair K70 tem atalhos e a parte numérica, mas não conta com iluminação RGB.

Na minha opinião vale a pena pagar um pouco mais pelos recursos do AOC, já que a diferença não chega nem a R$ 100 em muitos dos casos, mas fica a critério do consumidor a escolha. Se esses recursos bônus são importantes para a sua experiência, o AOC Agon AGK700 é uma das melhores opções disponíveis de teclado mecânico no mercado brasileiro.

Pontos positivos:

  • Acabamento em alumínio
  • Padrão ABNT2 com Ç
  • Tem várias teclas de atalho
  • Teclas para macro com cinco perfis diferentes
  • Tem iluminação RGB
  • Switch Cherry MX azul
  • É confortável de digitar
  • Software de customização é completo

Pontos negativos:

  • É grande e pesado