Manual da Compra

Review AOC Agon AGM700: O mouse baratinho da marca

A AOC quer fazer o seu nome entre o público gamer, por isso lançou a linha de periféricos Agon em 2020. Para quem procura um mouse com bom custo-benefício, o Agon AGM700 é uma excelente escolha, pois ele tem sensor de excelente qualidade, DPI configurável, bom acabamento e compatibilidade com software para configurações customizadas, tudo isso por um preço bem camarada.

De bônus o AOC Agon AGM700 ainda tem luz RGB configurável e oito botões, que podem ser customizados para macro no software da empresa. Será que vale a pena investir no mouse gamer da fabricante em 2021?

Veja abaixo a ficha técnica e logo em seguida o nosso review completo mostrando as principais características do periférico!

Ficha técnica do AOC Agon AGM700:

  • Sensor: PixArt 3389
  • DPI: 16.000 configurável
  • Switch: Omron com durabilidade de 50 milhões de cliques
  • Botões: 8 no total, todos configuráveis
  • Software para configuração: sim
  • Extras: Cabo trançado, controle de peso, LED RGB configurável e botão para precisão de mira
  • Peso: 98 gramas sem os pesos e 120 gramas com os pesos
  • Dimensões: 12,5 x 6,5 x 4,2 cm   

AOC Agon AGM700: Design

O Agon AGM700 tem um design bonito e com luzes RGB
O Agon AGM700 tem um design bonito e com luzes RGB. (Foto: Divulgação/Manual)

AOC Agon AGM700 é um mouse bonito que chama a atenção esteticamente. Na parte superior a maior área do seu corpo tem acabamento em plástico liso, com a logo da empresa um pouco mais abaixo. Os botões também são feitos de plástico, porém pintados na cor prata e com alguns detalhes que os fazem parecer metal escovado. No começo tive um pouco de problema com a superfície lisa, pois minha mão deslizava muito, mas com o tempo acabei me acostumando.

Na parte lateral o acabamento também é em plástico texturizado para dar mais firmeza na pegada. Todos esses detalhes ficam ainda mais legais com o LED RGB implementado pela fabricante, que pode ser totalmente customizado via software. Ao todo são oito botões: clique esquerdo e direito; scroll (rodinha), dois botões superiores e três laterais, um deles destacado na cor vermelha, pois, por padrão, serve para “estabilizar miras”.

Design e botões laterais do Agon AGM700
Design e botões laterais do Agon AGM700. (Foto: Divulgação/Manual)

O mouse desliza muito bem pelo mousepad e tem uma excelente pegada, pelo menos na minha que é do tipo “Claw”. Assim que comecei a testar o mouse senti que ele era consideravelmente mais pesado que o meu, mas o lado positivo é que ele possui um sistema de pesos removíveis, então tirando cada um deles (5 gramas cada) você consegue deixar o Agon AGM700 mais leve, e faz uma grande diferença.

O Agon AGM700 tem controle de peso
O Agon AGM700 tem controle de peso. (Foto: Divulgação/Manual)

Também é importante ressaltar que o mouse da AOC tem um cabo grande, todo trançado e grosso, ressaltando o conceito de boa durabilidade apresentado pela empresa. Dificilmente você terá problemas com rompimento desse cabo.

AOC Agon AGM700: Switch e sensor

O Agon AGM700 usa switch Omron e sensor PixArt 3389
O Agon AGM700 usa switch Omron e sensor PixArt 3389. (Foto: Divulgação/Manual)

O mouse Agon AGM700 usa os switches Omron, que inclusive são usados por outras fabricantes conhecidas do meio. Não tive nenhum problema de uso com os botões, seja falta de resposta, possíveis lags ou mesmo cliques duplos, até porque a empresa promete durabilidade de 50 milhões de cliques. No entanto, no momento da publicação deste review faz cerca de três semanas que estou usando o mouse, então se ele vier a dar algum problema no futuro, atualizarei o texto.

O sensor de rastreamento usado neste mouse é o PixArt 3389, considerado um modelo “Premium” do mercado. Ele oferece alta-precisão no rastreamento de movimentos e 16.000 de DPI configuráveis. A velocidade de rastreamento é de 400 IPS, sendo somada a 50 de força G na aceleração. Esse conjunto de configurações faz com que o Agon AGM700 consiga captar toda a movimentação mesmo em movimentos rápidos, o que é excelente para a precisão em jogos.

AOC Agon AGM700: Botões

Todos os oito botões do mouse AOC são programáveis
Todos os oito botões do mouse AOC são programáveis. (Foto: Divulgação/Manual)

O primeiro ponto a ser destacado aqui é que todos os botões podem ser configurados via software (falaremos dele no próximo tópico), então o usuário tem uma janela grande de macros que pode fazer, inclusive definindo customizações para cada tipo de jogo. Esses recursos são excelentes para quem joga MMO, por exemplo, e tem dezenas de itens e magias para usar, tantas que o teclado às vezes não é suficiente.

Na lateral do Agon AGM700 temos três botões. Dois deles já são comuns entre os mouses e funcionam como “avançar e retroceder” por padrão de fábrica. O terceiro botão funciona como um “trava-mira”, e, na prática, reduz consideravelmente o DPI do mouse (enquanto pressionado) para que a movimentação da sua mira fique bem lenta, facilitando travá-la em um alvo. É uma função interessante para quem joga FPS com a sensibilidade alta e deseja ter mais estabilidade na hora de acertar os oponentes.

Com os botões superiores o usuário pode alternar entre macros e sensibilidade rapidamente
Com os botões superiores o usuário pode alternar entre macros e sensibilidade rapidamente. (Foto: Divulgação/Manual)

Na parte superior o botão escrito “M” serve para alternar entre os macros do usuário, que devem ser configurados via software. É válido destacar que essas customizações ficam armazenadas no próprio mouse e cada uma tem uma cor no LED do M, então você saberá qual está usando. Embaixo do M temos um botão para alternar entre DPIs pré definidos, com seis valores diferentes. Um pouco acima dos botões laterais tem um indicador em LED que mostra qual nível da sensibilidade está ativo.

AOC Agon AGM700: Software

O software do Agon AGM700 dá controle total de customização do mouse
O software do Agon AGM700 dá controle total de customização do mouse. (Foto: Divulgação/Manual)

O software do AOC Agon AGM700 com certeza é o seu maior diferencial, pois dá controle total do mouse gamer, desde a iluminação até o DPI de cada nível pré-definido. Na interface inicial já temos todos os botões mapeados, então basta você clicar em algum e selecionar entre as dezenas de funções que podem ser atribuídas para fazer um macro. O usuário pode criar até 5 perfis diferentes, e em cada um desses perfis criar três configurações de macro, chamadas de “M1, M2, e M3”, ativadas pelo botão “M” citado no tópico anterior.

A ideia é que para cada perfil você tenha diferentes macros e customizações, o que deixa o mouse ainda mais versátil. Por exemplo, você pode criar um perfil para jogos FPS, mas dentro dele criar um macro para o CoD, um para o CS e outro para o Fortnite, e alternar entre eles usando o botão do mouse.

Configurações de sensibilidade do mouse da AOC
Configurações de sensibilidade do mouse da AOC. (Foto: Divulgação/Manual)

Além dos macros, o usuário também pode configurar a sensibilidade do mouse de cada um dos níveis pré-definidos de DPI, o polling rate (frequência com que o mouse se comunica com o computador), double click, velocidade do ponteiro, velocidade do scroll ou mesmo fazer uma calibração do mouse.

Na parte de RGB você pode escolher entre mais de 16 milhões de cores, selecionar diferentes animações e até mesmo alterar configurações de sincronização com outros periféricos.

Configurações de LED RGB do mouse da AOC
Configurações de LED RGB do mouse da AOC. (Foto: Divulgação/Manual)

Vale a pena comprar o AOC Agon AGM700?

O AOC Agon AGM700 chega para ser um dos melhores mouses gamer custo-benefício para 2021, pois une qualidade com um excelente preço. No momento da publicação deste review ele pode ser encontrado por *R$ 220, um valor excelente por tudo que o periférico oferece.

Ele possui boa qualidade de construção, um sensor de elite, oito botões configuráveis e um software bem completo, que permite toda a customização do mouse. Além disso, não podemos esquecer a iluminação RGB que dá o toque final em sua aparência. Se você procura um bom mouse gamer que não custe uma fortuna, dê uma chance para o Agon AGM700.    

*Valor coletado no dia 20/07.

Pontos positivos do AOC Agon AGM700:

  • É barato
  • Tem bom acabamento
  • Possui LUZ RGB configurável
  • Tem controle de peso
  • Sensor PixArt 3389 e Switch Omron são de alta-qualidade
  • 16.000 de DPI configuráveis via software
  • Tem 8 botões configuráveis
  • Software para customização é bem completo

Pontos negativos do AOC Agon AGM700:

  • Pode não ser confortável para quem tem mãos muito grandes
AOC Agon AGM700 Melhor Preço