Manual da Compra

Análise: Aspire 3 A315-42G-R6FZ

Apesar da Intel ainda ser dominante na quantidade de processadores presentes em notebooks, a AMD está chegando com tudo nesse mercado, por isso já é possível encontrar vários modelos com os processadores da marca. O Aspire 3 A315-42G-R6FZ é um desses e conta com uma ficha ténica muito bacana, além de um desempenho de tirar o chapéu. 

Ele tem o processador Ryzen 5 3500U, uma opção intermediária que é voltada para um uso que vai um pouco além do básico. Outro destaque é que esse notebook também conta com placa de vídeo dedicada, que ajuda na execução dos programas e até abre caminho para alguns jogos. 

Veja a seguir uma análise completa Aspire 3 A315-42G-R6FZ

Aspire 3 (A315-42G-R6FZ)
Tela 15,6 polegadas com resolução HD
Processador Ryzen 5 3500U (2° geração) com até 3,7 GHz
Memória RAM 8 GB (expansível até 20 GB)
Armazenamento interno 1 TB de HD
Placa de vídeo Radeon Vegas 8 com 2 Gb de memória
Teclado ABNT 2
Portas 1x USB 3.1, 2x USB 2.0, 1x HDMI, 1x RJ-45, 1x Combo (fone e microfone)
Conexões Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Bateria 37 Wh
Dimensões (LxPxA) 363 x 247 x 19 mm 
Peso 1,9 quilo
Sistema operacional Windows 10
Cores Preto

Design

Esteticamente esse modelo do Aspire 3 é bem simples e não conta com nenhum “frufru” em seu design, com a cor preta sendo predominante na parte interna e externa, sem nenhum outro detalhe que chame a atenção. Seu acabamento é em plástico, como se espera em um notebook intermediário, mas ele tem uma boa construção e aparenta ser um modelo bem resistente.

Design do Aspire 3 A315-42G-R6FZ
(Foto: Divulgação/Acer)

Em sua parte inferior temos as saídas de ar e alto-falantes, que não ficam em uma posição legal. Eles estão localizados perto dos pés emborrachados, por isso ao colocar o notebook na mesa parte do som será abafado. Internamente, o touchpad tem a mesma pintura do corpo do aparelho, com o teclado tendo um bom aproveitamento de espaço e não deixando as teclas apertadas.  

Nas laterais é onde achamos suas portas e entradas, e ele é bem versátil nisso. Além da entrada de energia, ele também possui uma HDMI, duas portas USB 2.0, uma USB 3.0, um combo de áudio (microfone e fone) e entrada RJ 45 (Ethernet). No entanto, sentimos falta de um leitor de cartão, que acaba sendo muito útil principalmente para quem possui câmera fotográfica e gosta de descarregar as fotos direto pelo cartão. 

Tela

Como ele é um notebook intermediário, não temos nenhuma surpresa em sua tela. Ela segue o padrão de grande parte dos modelos do mercado e adota 15,6 polegadas de tamanho, além da resolução HD. Ela oferece imagens boas, mas tudo dentro de suas limitações técnicas, então se você é um pouco mais crítico em relação a isso, é melhor procurar algum modelo cuja resolução seja Full HD.

Tela do Aspire 3 A315-42G-R6FZ
(Foto: Divulgação/Acer)

O tipo de painel usado aqui é o TN, uma opção de baixo custo que oferece uma resposta rápida, ao custo de cores não boas e ângulos de visualização bem ruins, caso você não esteja na frente da tela. A Acer ressalta a presença da tecnologia BluelightShield, que reduz a emissão de luz azul em até 54%, causando menos fadiga após muito tempo usando o notebook.  

Teclado, touchpad e som

Como falamos na parte de design, o seu teclado é bem “espaçoso” no corpo do aparelho, o que é bom já que ele consegue ter certa distância entre as teclas, o que melhora a ergonomia na hora de digitar. O principal destaque aqui é a presença do teclado numérico dedicado, que vai ser bem útil para quem trabalha com números. No entanto, o seu botão de liga/desliga fica no teclado e isso tende a ser um problema no futuro, pois em caso de falha no teclado, você nem sequer consegue ligar o aparelho.

O touchpad não traz nenhuma surpresa e segue o padrão de outros modelos. Ele tem um tamanho bom, é inteiriço e conta com os dois tipos de cliques: mecânico e por toque. A empresa não dá a informação se ele é compatível com o recurso de multi-gestos do Windows.

Ele possui dois alto-falantes, mas como eles ficam na parte inferior do aparelho, a experiência acaba não sendo legal, pois o som acaba sendo abafado. A qualidade é “ok”, mas sem nenhum tipo de destaque, por isso recomendamos o uso de fones para uma melhor experiência sonora. 

Hardware e desempenho

Essa versão do Aspire 3 possui um processador Ryzen 5 de segunda geração, o modelo 3500U. Ele é um modelo quad-core, mas que trabalha com uma tecnologia que consegue dobrar as threads e ajuda no desempenho do sistema no multitarefas, ou seja, quando você está executando mais de um aplicativo simultaneamente. Ele tem um clock base de 2,1 GHz, mas graças a tecnologia turbo, consegue chegar a 3,7 GHz. A Acer destaca o uso de inteligência artificial para acelerar ainda mais sua performance.

Hardware do Aspire 3 A315-42G-R6FZ
(Foto: Divulgação/Acer)

Esse processador em conjunto com os 8 GB de memória RAM consegue executar tarefas básicas com maestria, mas também pode ser usado para alguns programas um pouco mais pesados, já que ele conta com a placa de vídeo dedicada Radeon Vega 8. Com ela, você pode usar aplicativos de modelagem 3D, editores de vídeo e foto e até mesmo alguns jogos. Títulos como LoL, dota 2, FIFA, CS:GO e outros podem ser jogados aqui com uma boa taxa de FPS em configurações reduzidas.

Desempenho do Aspire 3 A315-42G-R6FZ
(Foto: Divulgação/Acer)

Outro ponto positivo é que essa placa suporta a tecnologia FreeSync, que melhora a fluidez da imagem, eliminando serrilhados, quadros tremidos e outros problemas. No entanto, você precisa conectar o notebook a um monitor que também suporte a tecnologia, pois a sua tela não tem o recurso.

Aspire 3 A315-42G-R6FZ com Freesync
(Foto: Divulgação/Acer)

Para armazenamento interno ele possui 1 TB de HD, que é um bom espaço para guardar os arquivos pessoais, mas acaba deixando o notebook um pouco lento, mesmo no uso mais básico. Recomendamos que seja instalado um SSD, assim você consegue aproveitar todo o seu desempenho sem nenhum tipo de instalação.

Ele possui um slot M.2 para isso, que inclusive é compatível com SSDs NVMe, que são os mais rápidos. A Acer se é possível fazer o upgrade da memória RAM também, mas procurando algumas informações na internet encontramos que ele possui dois slots para isso, um ocupado pelo pente de 8 GB e outro vazio. Caso deseje fazer o upgrade, entre em contato com a marca antes para confirmar a possibilidade e compatibilidade.

Bateria

Ter um bom tempo de autonomia para a bateria é um ponto muito importante em um notebook, e a Acer pensou nisso com muito carinho. De acordo com ela, esse modelo entrega até 7 horas em um uso moderado, ou seja, tarefas mais simples e brilho controlado. É um tempo excelente considerando que ele tem uma placa de vídeo dedicada e, nesses casos, o aparelho tende a consumir mais energia. Ele possui três células de bateria, com 37Wh e carregador de 65W. 

Conclusão: O Aspire 3 A315-42G-R6FZ vale a pena?

No momento da publicação desta matéria, ele pode ser encontrado por R$ 3.499, que é um preço bem legal por toda a sua ficha técnica, considerando o aumento que notebooks estão sofrendo nas últimas semanas. Apesar de muitas pessoas não conhecerem os processadores Ryzen, pode ter certeza que o modelo deste aparelho oferece um ótimo desempenho, se destacando pelo uso de inteligência artificial para aprimorar algumas configurações.

Além disso, ele é uma ótima opção para aqueles consumidores que desejam sair do “básico”, principalmente porque esse Aspire 3 possui uma placa de vídeo dedicada, que faz uma grande diferença no desempenho.