Manual da Compra

Análise Avell A52 LIV: Vale a pena?

Você conhece a Avell? É uma empresa brasileira fabricante de notebooks de alto desempenho que está começando a ganhar espaço no mercado agora com alguns de seus lançamentos, como é o caso do A52 LIV. Esse modelo tem uma ficha técnica de alto nível e um preço bem competitivo com as gigantes, por isso está atraindo os olhares daqueles que precisam de um computador portátil para tarefas mais pesadas. 

O A52 LIV tem processador i5 de décima geração, além de contar com a GTX 1650 como placa de vídeo dedicada. Ele também possui uma tela com 120 Hz de taxa de atualização e conta com três configurações diferentes de memória RAM e armazenamento interno. Quer saber mais sobre esse notebook? Confira a nossa análise logo abaixo.

Avell A52 LIV
Tela 15,6  polegadas com resolução Full HD e 120 Hz de taxa de atualização
Processador Intel i5 10300H (10° geração) com até 4,5 GHz
Memória RAM 8 Gb, 16 GB ou 32 GB 
Armazenamento interno 256 GB, 512 GB ou 1 TB de SSD + HD de 1 Tb ou 2 TB
Placa de vídeo Geforce  GTX 1650 com 4 GB de memória
Teclado ABNT2
Portas 1x HDMI 2.0 (com HDCP), 1x USB-C 3.1, 2x USB-A 3.1, 1x USB 2.0, 2x Mini DisplayPort,
1x RJ-45 (Ethernet), 1x leitor de cartão microSD e entradas separadas para microfone e headphone
Conexões Wi-Fi dual band e Bluetooth 5.0
Bateria 47Wh (4.100 mAh)
Dimensões (LxPxA) 360 x 240 x 29mm
Peso 2,1 quilos
Sistema operacional Windows 10
Cores Preto ou Prata

Design

Por ser o modelo mais “básico” da linha LIV, o A52 tem toda a sua construção feita em plástico, diferente de outros notebooks da própria empresa cujo acabamento é em alumínio. Seu design não conta com nenhum detalhe chamativo, por isso esse notebook pode ser usado em qualquer ambiente que não vai chamar a atenção. A fabricante também destaca que ele é um aparelho leve, pesando apenas 2,1 quilos.

Design do Avell A52 LIV
(Foto: Divulgação/Avell)

Ele é vendido em duas versões diferentes, uma totalmente preta e outra que mistura o preto com prata. Na parte inferior do notebook temos a sua tampa com as grades para ventilação. As saídas de ar e algumas de suas conexões ficam na parte traseira. 

No A52 o que não faltam são conexões disponíveis. Aqui temos uma entrada HDMI 2.0 (com HDCP), um USB-C 3.1, um USB-A 3.1, um USB 2.0, duas saídas Mini DisplayPort, uma entrada RJ-45 (Ethernet), um leitor de cartão microSD e entradas separadas para microfone e headphone, o que não costuma ser comum em notebooks. Na parte de conexões sem fio, ele possui Wi-Fi que trabalha em duas frequências (2,4 GHz e 5 GHz) e Bluetooth 5.0.

Entradas do Avell A52 LIV
(Foto: Divulgação/Avell)

Tela

O Avell A52 também impressiona na qualidade da tela. Sem especificar qual painel é usado, a empresa traz uma tela fosca com 15,6 polegadas e resolução Full HD, além de 120 Hz de taxa de atualização. Isso garante que a experiência de uso seja mais “fluida”, sem nenhum problema com fantasmas ou corte de imagens. Além disso, o recurso também irá melhorar as jogatinas, caso você vá usá-lo para isso.

Tela do Avell A52 LIV
(Foto: Divulgação/Avell)

No entanto, ela só cobre 65% das cores sRGB, então se você trabalha em alguma área que precisa de fidelidade de cores para edições, talvez seja melhor comprar um monitor adicional.     

Teclado, touchpad e som

O teclado deste notebook é de membrana no padrão ABNT2 com o Ç incluso. Além disso, ele também conta com o numérico dedicado, então se você está constantemente usando os números, irá ter mais facilidade. Ele é totalmente iluminado, o que facilita na hora de usar no escuro, mas a parte mais legal é que essa iluminação é RGB, então através de um software que já vem instalado no aparelho, você pode definir a cor que quiser para iluminar suas teclas.

teclado do Avell A52 LIV
(Foto: Divulgação/Avell)

O touchpad tem um ótimo tamanho e é totalmente inteiriço, com clique mecânico e por toque. Ele conta com suporte para o recurso de multi-gestos do Windows, e alguns do próprio notebook.

O Avell A52 possui uma interface de para áudio em alta definição. São dois alto-falantes integrados que são compatíveis com a tecnologia sound Blaster. A empresa destaca o amplificador inteligente, que dá até 200% a mais de volume sem distorcer o áudio. 

Hardware e desempenho

Apesar de ser o modelo mais “básico” da linha, o Avell A52 tem um hardware bem potente. Seu processador é um Intel i5-10300H, modelo de décima geração que tem um clock base de 2,5 GHz, mas alcança até 4,5 GHz. Esse processador tem um desempenho ótimo e foi feito para rodar programas pesados sem grandes problemas. A própria empresa destaca a boa performance no Photoshop, editores de vídeo e até mesmo vários jogos. 

Parte deste desempenho é graças a GTX 1650, uma placa de vídeo dedicada que tem 4 GB de memória. Com ela, o A52 consegue rodar facilmente os aplicativos que precisam de uma performance gráfica melhor, além de claro se dar muito bem com os jogos. Em testes de desempenho, ela conseguiu rodar títulos como CoD: Modern Warfare, Red Dead Redemption 2, Far Cry New Dawn, Apex, Battlefield V e outros acima de 60 FPS, todos com a configuração de gráficos no médio.

Hardware do Avell A52 LIV
(Foto: Divulgação/Avell)

Todos os modelos da Avell podem ser personalizados na hora da compra, por isso com este notebook você pode escolher três opções de memória RAM: 8 GB, 16 GB e 32 GB, no entanto, ele pode receber upgrades para até 64 GB. O mesmo vale para a memória, que varia de um SSD NVMe de 256 GB no modelo mais básico até o armazenamento híbrido de 1 TB de SSD e 2 TB de HD na opção PRO.

O fato de ele ter um SSD já de fábrica faz com que o notebook seja muito rápido, tanto para o uso comum quanto para aquelas pessoas que vão abrir programas pesados. Ele possui um sistema de resfriamento aprimorado com dois modos de dissipação de calor: office, para quando você estiver com um uso mais tranquilo, e o gamer, para uso mais intenso e que vai exigir mais do aparelho. 

Bateria

Sua bateria é de 3 células com um total de 47 Wh, ou se preferir, 4.100 mAh de capacidade. No entanto, a empresa não informa qual a duração média dela em diferentes tipos de uso. Em uma breve pesquisa, achamos informações de quem já comprou o aparelho e relata tempos de 4 à 5 horas de duração, em um uso mais moderado. É uma autonomia boa, considerando que ele tem placa de vídeo dedicada e, naturalmente, gastará mais energia que um notebook convencional. 

Caso você deseje jogar sem que ele esteja conectado à tomada, pode esperar essa autonomia cair pela metade, além de um grande “corte” de desempenho, pois é natural que os aparelhos funcionem melhor nestes casos enquanto estão conectados à energia. 

Conclusão: O Avell A52 vale a pena? 

O Avell A52 é um aparelho de alto nível e cumpre esse papel com maestria. A junção do processador i5 de décima geração e GTX 1650 resulta em um ótimo desempenho, aliado ao fato da configuração de memória RAM e armazenamento ser totalmente personalizável, então você pode selecionar a quantidade que melhor irá atender às suas necessidades de uso.  

Notebooks deste nível não são baratos, mas o Avell A52 é um dos modelos mais “em conta” dessa categoria, e oferece os mesmos recursos de aparelhos que são até R$ 2.000 mais caros. Isso se dá ao fato da Avell ser uma empresa nacional, por isso consegue ter preços bem competitivos com as grandes fabricantes. 

Se você está buscando por um notebook de alto desempenho com um preço mais “acessível”, o Avell A52 é uma ótima opção a ser considerada.