Manual da Compra

Análise Avell C65 RTX LUV: Vale a pena?

Os notebooks estão ficando cada vez mais potentes e hoje já temos vários modelos que são verdadeiras máquinas. A Avell é uma fabricante brasileira que tem como foco produzir esse tipo de notebook, que são os de alto nível. Entre as várias opções da empresa, temos o C65 RTX LUV, cuja ficha técnica é de cair o queixo, e o preço também.

O C65 RTX tem processador i7 de décima geração, um dos mais potentes da linha, além de contar com muita memória RAM e armazenamento em SSD. O aparelho também chega equipado com uma tela grande de 240 Hz de taxa de atualização, mas a cereja do bolo está na sua placa de vídeo, uma RTX 2080 Super Max-Q.

Uma configuração tão potente tem um preço, e esse não é nada barato! Quer saber mais sobre o C65 RTX LUV? Então dá uma olhada na análise que o Manual da Compra montou baseado na sua ficha técnica.

Avell C65 RTX LIV
Tela 17,3 polegadas com resolução Full HD, 240 Hz e sRGB de 100%
Processador Intel i7 10750H Comet Lake (10° geração) com até 5 GHz
Memória RAM 16 GB, 32 ou 64 GB 
Armazenamento interno 500 GB, 2 TB ou 4 TB 1 TB de SSD NVMe
Placa de vídeo NVIDIA RTX 2080 Super Max-Q com 8 GB de memória
Teclado ABNT2
Portas 3x USB 3.1, 1x USB-C Thunderbolt 3, 1x entrada de vídeo HDMI, 1x combo de áudio (fone de ouvido e microfone),
1x RJ-45 e 1x leitor de cartão de memória
Conexões Wi-Fi 6 dual band e Bluetooth 5.0
Bateria 91 Wh (7.900 mAh)
Dimensões (LxPxA) 391 x 260 x 19mm
Peso 2 quilos
Sistema operacional Windows 10
Cores Preto 

Design

Apesar de o C65 LIV ter uma ficha técnica boa o suficiente para rodar qualquer jogo da geração atual, ele não é um notebook feito para atender os gamers e também profissionais de outras áreas que precisam de um notebook de alto desempenho. Isso acaba se refletindo no seu design, que é mais discreto que os modelos anteriores, com linhas finas e elegantes.

Desgin do Avell C65 RTX LUV
(Foto: Divulgação/Avell)

Sua construção é feita em liga de magnésio, um metal que é bem resistente e leve. O C65 tem bordas finas e é todo pintado na cor preta, sem nenhum detalhe no seu acabamento. Em sua traseira temos as saídas de ar e parte das conexões, sendo que o restante fica nas laterais, que também tem mais saídas de ar.

Construção Premium do Avell C65 RTX LUV
(Foto: Divulgação/Avell)

Por falar em conexões, neste aparelho temos três portas USB 3.1, uma USB-C Thunderbolt 3, uma entrada de vídeo HDMI, uma entrada para combro de áudio (fone de ouvido e microfone), um conector de cabo ethernet RJ-45 e um leitor de cartão de memória. Na parte de conexões sem fio ele possui Bluetooth 5.0 e Wi-Fi 6 com tecnologia dual band.

Tela

A tela C65 RTX LUV é maior que o convencional, pois tem 17,3 polegadas. Ela conta com a resolução Full HD, proporção 16:9 e 240 Hz de taxa de atualização, uma das melhores em telas gamers. Além de ter uma imagem que se movimenta de forma mais natural, o usuário ganhará mais tempo de resposta, além de evitar problemas como borrões, corte de imagens, serrilhados entre outros.

Tela do Avell C65 RTX LUV
(Foto: Divulgação/Avell)

Além disso, essa tela também se destaca por cobrir 100% das cores sRGB, o que significa que ela possui uma grande fidelidade de cores. Esse recurso pode não ser muito útil para os gamers, mas vai ajudar bastante profissionais que trabalham com edição de imagens, por exemplo, e precisam ter uma boa precisão de cores.

A experiência de visualização de imagens fica ainda melhor quando consideramos as bordas bem finas da tela, que oferecem mais imersão ao usuário.

Teclado, touchpad e som

Para quem já conhece os modelos antigos do C65, ficou surpreso negativamente com o teclado deste notebook. Nas versões anteriores, os aparelhos vinham com um teclado mecânico, mas neste, mesmo na configuração PRO, o teclado continua sendo de membrana. Isso é algo que chega a ser revoltante, afinal a versão mais básica do C65 custa 20 mil reais, então era obrigação ter tudo do melhor.

Teclado do Avell C65 RTX LUV
(Foto: Divulgação/Avell)

O teclado é padrão ABNT 2 e tem o Ç, além de contar com iluminação RGB. A partir do software da própria Avell, é possível criar personalizações para os LEDs, criando diferentes animações, combinação de cores entre outras funções. Ao todo são até quatro zonas RGB configuráveis.

O touchpad é feito com uma superfície de vidro e suporta a função multi-toques com configurações de gestos pelo Synaptics. Além disso, ele também tem o recurso palm rejection, que faz com que a superfície não responda a comandos que podem ser feitos sem querer pela palma da sua mão.

O Avell C65 LIV possui uma interface de para áudio em alta definição. São dois alto-falantes integrados que são compatíveis com a tecnologia sound Blaster. A empresa destaca o amplificador inteligente, que dá até 200% a mais de volume sem distorcer o áudio.

Hardware e desempenho

O C65 foi construído para ser um notebook de alto desempenho e rodar os programas mais pesados com maestria. O seu processador é um Intel i7 de décima geração, o 10750H Comet Lake. Esse é um modelo muito potente, que tem 6 núcleos, mas consegue trabalhar com até 12 threads, além de contar com 2,60 GHz de clock base e alcançar até os 5 GHz com a tecnologia turbo da fabricante.

Hardware do Avell C65 RTX LUV
(Foto: Divulgação/Avell)

A própria Avell faz questão de destacar que o notebook já é preparado para rodar programas como o Photoshop, After Effects, Adobe Premiere, 3D Studio Max, Corel Draw entre outros. Parte do desempenho deste aparelho também vem da memória RAM, afinal no modelo mais básico ele conta com 16 GB trabalhando em Dual Channel. O C65 suporta um upgrade para até 64 GB, sendo que você pode fazer isso por conta própria ou escolhendo a versão PRO dele.

Para que o notebook seja super rápido na hora de abrir aplicativos, navegar entre os programas entre outras tarefas, a Avell implementou um SSD NVMe de 500 GB, que possui altas taxas de leitura e escrita. O usuário ainda tem outro slot M.2 disponível, assim pode estar expandindo o armazenamento interno, caso deseje.

Placa de vídeo RTX 2080 Super 

Para completar o conjunto citado anteriormente, é necessário que o notebook tenha uma placa de vídeo muito boa, e para isso a Avell fez questão de implementar a RTx 2080 Super Max Q, um modelo que tem 8 GB de memória dedicada. Essa placa é super potente e já conta com o Ray Tracing integrado, que melhora os trajetos feito pela luz dentro do jogo, o deixando ainda mais real.

Placa de Vídeo do Avell C65 RTX LUV
(Foto: Divulgação/Avell)

Ela também tem suporte a tecnologia DLSS 2.0, que usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar os gráficos ao mesmo tempo em que entrega mais desempenho para o jogador. O desempenho da RTX 2080 Super é fenomenal e ela consegue rodar qualquer jogo da atualidade com gráficos belos e boa taxa de FPS.

Veja abaixo alguns testes que foram realizados com ela: 

  Far Cry 5 CoD: M. Warfare 2019 Battlefield 5 The Witcher 3 Apex
Ultra 108 FPS 91 FPS 118 FPS -- 147 FPS
Quad HD 77 FPS 64 FPS 95 FPS 85 FPS 118 FPS
4K 42 FPS 36 FPS 52 FPS 71 FPS 65 FPS

Ele possui um sistema de resfriamento aprimorado com dois modos de dissipação de calor: office, para quando você estiver com um uso mais tranquilo, e o gamer, para uso mais intenso e que vai exigir mais do aparelho. Toda a ventilação é feita por ventiladores duplos e 4 tubos de cobre. O calor é dissipado para as saídas de ar do aparelho, sendo duas na lateral e duas na parte traseira do notebook.   

Bateria

A Avell não informa qual a duração média da bateria do C65 LUV, mas a sua bateria é bem grande! São 7.900 mAh de capacidade e 91,2 Wh, porém não podemos deixar esses números nos “iludirem”, afinal estamos falando de um notebook com uma placa de vídeo dedicada super potente, tela de muita qualidade e processador de 10° geração. A combinação disso tudo gasta muita energia, por isso ele precisa de uma bateria grande para entregar uma autonomia boa. 

Conclusão: O Avell C65 RTX LUV vale a pena?

Para quem precisa de um notebook de alto nível e já quer investir em uma configuração bem potente para essa geração, o Avell C65 consegue atender bem a todos os requisitos. Apesar de pecar na falta de um teclado mecânico, ele possui processador de décima geração, muita memória RAM, SSD NVMe e uma placa de vídeo que dispensa comentários. Além disso, não podemos esquecer da sua tela, que além de ter alta resolução, também possui 240 Hz. 

No entanto, o preço cobrado por isso tudo não é nada barato. O C65 RTX LUV pode ser encontrado a partir de R$ 20 mil em sua versão mais básica, um valor que é bem alto. É importante que você avalie bem se precisa de uma configuração tão potente, ou mesmo se precisa ser um notebook e não um computador de mesa, que ficaria bem mais barato com a mesma configuração.