Manual da Compra

Review: Monitor BenQ ZOWIE RL2755

A Zowie é uma marca referência em monitores gamers, principalmente quando falamos de produtos de alta performance, voltados para os esports. Eles possuem algumas opções que são mais voltadas para jogos FPS, que são os que pertencem à linha XL. Para quem gosta de jogar no console, a empresa também preparou modelos especiais, na linha RL, como é o caso do BenQ ZOWIE RL2755. 

Este modelo possui uma tela de 27 polegadas com resolução Full HD! Seu painel é TN, ele possui apenas 1 ms de tempo de resposta e 60Hz de taxa de atualização. Não é um modelo com altos parâmetros, mas também possui um preço acessível e entrega um ótimo desempenho, além de também poder ser usado como monitor para computador. 

Será que o BenQ ZOWIE RL2755 vale o investimento? É o que vamos descobrir agora!

Review: Monitor BenQ ZOWIE RL2755

BenQ ZOWIE RL2755: design e acabamento

O design deste monitor é bem simples, porém com alguns recursos funcionais. Esteticamente falando, o preto fosco não dá nenhum charme super chamativo para o produto, e suas costas possuem formas geométricas que são um pouco comuns nos modelos da linha. Seu suporte é simples e funcional, ocupando pouco espaço na mesa.

BenQ ZOWIE RL2755: design e acabamento

BenQ ZOWIE RL2755: Traseira

O primeiro recurso deste modelo é um suporte para headsets dobrável, em sua traseira. Sabemos que a experiência de imersão com fones de ouvido é algo extremamente importante em uma jogatina, então a empresa pensou em um recurso para que você possa “guardar” seu par de fones no próprio monitor. 

BenQ ZOWIE RL2755: base triangular para apoiar controles

Ele também possui uma pequena base triangular que fica na sua parte frontal e serve para que você apoie os controles do seu videogame. Ela é feita de uma borracha que não os deixa escorregar. Apesar de se dar melhor com os gatilhos dos joysticks do PS4, ela também encaixa muito bem os do Xbox One, suportando até dois controles. 

BenQ ZOWIE RL2755: base triangular para apoiar controles

Ele possui ajustes de inclinação, em até 15 graus para trás ou 5 graus para frente, e é só! Esse é um ponto negativo deste modelo, pois diversos outros concorrentes oferecem vários tipos de regulagem. No quesito conectividade, ele possui duas portas HDMI 1.4, uma porta DVI-D e uma porta VGA. Entradas para fones de ouvido, claro, também estão inclusas aqui. Esse monitor também possui dois alto-falantes. 

BenQ ZOWIE RL2755: desempenho em jogos

Como já dissemos, esse monitor foi projetado para ser usado em consoles, por mais que possa ser usado em computadores também. Ele possui 27 polegadas, que em um console não parece ser grande, já que você ficará mais distante da tela na maior parte das vezes. Seu painel é TN e a resolução é Full HD. O tempo de resposta é de apenas 1 ms e a taxa de atualização é 60Hz, podendo chegar em 75Hz com overclock. 

O painel TN é bastante usado em monitores voltados para jogos pois consegue ter um tempo de resposta menor, mas o custo disso são cores não tão vivas e uma distorção da imagem quando olhada de outros ângulos. Como é esperado que o jogador sempre fique a frente do monitor, o último ponto não importa tanto se você for usar este monitor apenas para jogar. As cores aqui são ok dentro das limitações e o brilho é satisfatório. Sua taxa de contraste não é alta e deixa a desejar em muitos momentos. 

O grande ponto aqui é, mesmo usando um painel TN, esse monitor não alcança uma alta taxa de atualização, já que 60 é um número meio que padrão em qualquer modelo (sendo gamer ou não). Já que ele possui essa taxa, talvez a empresa pudesse ter usado um painel IPS para melhorar a qualidade das cores, acabar com o problema de visualização de ângulos diferentes e também melhorar o contraste, e ainda iria manter os 60-75Hz. O tempo de resposta poderia aumentar um pouco, talvez de 1 ms para 5 ms, mas isso é praticamente imperceptível.

No geral a experiência com jogos é boa, o tamanho da tela ajuda e a resolução é ótima. Por falar em resolução, lembra que falamos que é possível ir para 74Hz na taxa de atualização com overclock? Mas ao fazer isso, você precisará diminuir a resolução, então talvez não seja um bom negócio.  

Ele possui modos de jogo pré definidos, como alguns presets para jogos de luta, RTS, FPS e outros. Esses modos mudam a configuração do monitor, em termos de brilho e cores, para que possa se adaptar ao tipo de jogo escolhido. A empresa até chamou um famoso jogador do cenário de jogos de luta para montar uma configuração ideal para esses. 

A tecnologia de black eQualizer também está disponível, ela ajusta o gama da tela o suficiente para que você veja os inimigos em locais escuros. Esse ajuste é feito apenas nas áreas escuras, então não precisa se preocupar com o monitor deixando uma área com muito brilho mais brilhante ainda. 

BenQ ZOWIE RL2755: Conclusão

O BenQ ZOWIE RL2755 é um ótimo monitor e possui um preço bem bacana. Esses modelos que são um pouco mais voltados para os consoles ainda não são populares, então vale a pena dar uma atenção para esse. Ele possui uma ótima resolução, é grande, bonito, possui recursos úteis e se sai bem no desempenho com jogos. O maior empecilho para comprar esse modelo é sua baixa taxa de atualização, que quando comparada a alguns modelos concorrentes, pode ser um fator decisivo na compra.

BenQ ZOWIE RL2755: especificações 

  • Tamanho da tela:: 27 polegadas
  • Tipo de painel: TN
  • Resolução: 1920×1080 (Full HD)
  • Proporção: 16:9 
  • Tempo de resposta: 1 ms
  • Taxa de atualização: 60Hz (até 75Hz com overclock)
  • Contraste: 1000:1 / 12000000:1 (dinâmico)  
  • Brilho: 300 cd/m²
  • Alto-falantes: Sim
  • Base ajustável: Sim
  • Compatível com suportes VESA: Sim
  • Portas: 1x HDMI 1.4, 1x DVI-D, 1x VGA,  saída P2,
  • Peso: 7,5 quilos (com suporte)
  • Tamanho: 47,8 cm x 63,9,1 cm x 21,4 cm (Largura x Altura x Profundidade)

 

Você também pode dar uma olhada em outros modelos de monitores gamers na nossa lista de indicações. Também temos algumas sugestões de monitores mais baratos e outros voltados para o trabalho. 

Melhor Preço