Manual da Compra

Review Corsair HS50 Pro: Headset gamer básico que impressiona

O Corsair HS50 Pro é um dos fones da empresa voltados para aqueles que buscam modelos intermediários. Ele aposta em uma construção robusta e confortável para ganhar os consumidores, além de, claro, um bom áudio para jogos. Porém, esse é um headset que não tem recursos extras, por isso acaba não agradando quem busca luz RGB, Surround 7.1, entre outras funções.

No entanto, há quem prefira um fone que cumpra o “básico” com qualidade a modelos com várias “firulas”, e para esses o HS50 Pro é uma ótima opção de compra. Veja abaixo o nosso review completo do fone da Corsair e veja se vale a pena investir no headset da empresa.

Ficha técnica do Corsair HS50 Pro:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Conectividade: Plug P3 3,5 mm com adaptador para P2
  • Microfone: Destacável e unidirecional
  • Construção: Estrutura em alumínio e acabamento em plástico
  • Surround 7.1: Não
  • Peso: 318 gramas
  • Compatível com: PC, notebook, celulares e consoles com entrada 3,5 mm

Design e conforto do Corsair HS50 Pro

Design do Corsair HS50 Pro
Design do Corsair HS50 Pro. (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Para quem já viu outros modelos da linha HS da Corsair, o HS50 Pro não muda praticamente nada em relação ao HS35 ou do HS60 Pro, esteticamente falando. Ele possui um visual simples, com conchas grandes e “grades” na lateral que sustentam a logo da empresa.

Parte lateral das conchas do fone gamer da Corsair
Parte lateral das conchas do fone gamer da Corsair. (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Esse headset tem estrutura toda feita em alumínio, o que lhe garante resistência e durabilidade. As conchas são feitas de espuma viscoelástica com revestimento em couro sintético.

Almofadas em viscoelástico e revestimento em couro sintético
Almofadas em viscoelástico e revestimento em couro sintético. (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

A headband é ajustável e também tem uma parte com espuma macia e revestimento em couro sintético, com os detalhes trançados já citados. A parte da haste que entra em contato com a cabeça possui detalhes trançados e a gravação “Corsair” na parte superior. O Corsair HS50 Pro só tem dois botões, sendo a rodinha de controle de volume e um botão de silenciamento rápido do microfone.

Headband com detalhes trançados do Corsair HS50 Pro
Headband com detalhes trançados do Corsair HS50 Pro. (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

Falando do conforto dele, não tenho nada a reclamar, a sensação é a mesma do HS60 Pro, o meu fone principal. Usei o HS50 Pro por horas e não tive nenhum tipo de incômodo, e mesmo nos dias mais quentes a minha orelha não ficou fritando. Vi alguns reviews falando que os cinco ajustes de altura poderiam não ser suficientes para certos tamanhos de cabeça, mas felizmente não é o meu caso.

Como eu já uso o HS60 Pro faz tempo, e o material de construção é o mesmo do HS50 Pro, posso afirmar que a durabilidade é um fator positivo para o modelo 50, já que mesmo após um ano de uso intenso, a única coisa que começou a acontecer foi a almofada ter pequenos desgastes e, consequentemente, começar a descascar.

Áudio do Corsair HS50 Pro

O Corsair HS50 Pro tem um som excelente para jogos
O Corsair HS50 Pro tem um som excelente para jogos. (Imagem: Divulgação/Corsair)

O áudio do HS50 Pro é bem consistente e equilibrado. Como de padrão em headsets gamer, o grave se destaca mais, mas não apaga os médios e agudos do fone. A experiência para jogar é excelente e ele entrega um ótimo som estéreo, com uma gama de detalhes acima da média e excelente localização de som.

São características ótimas para jogar diversos gêneros, principalmente aqueles que dependem de áudio, como é o caso do FPS. Você vai escutar até os mínimos sons e saber de onde estão vindo, e o fato de o headset fazer um bom isolamento passivo proporciona ainda mais imersão.

Para músicas a qualidade também é boa e deve agradar grande parte dos consumidores. Se você é ultra-exigente, vai notar que o áudio passa longe de ser perfeito para esse propósito, mas sempre gosto de lembrar que os fones de ouvido gamer não são feitos para escutar música, então é aceitável que ele não entregue o som perfeito. Para a maior parte dos consumidores, a qualidade estará de ótimo tamanho.

Fio e conectividade do Corsair HS50 Pro

O fone tem cabo emborrachado
O fone tem cabo emborrachado. (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O Corsair HS50 Pro tem um cabo com 1,8 metros de comprimento e acabamento todo emborrachado. A conexão é P3 unificada (áudio e microfone), mas você pode usá-lo com plugs P2 separados, já que a empresa envia um adaptador splitter junto. O cabo aparenta ser resistente e o fato de o fone usar plugs de 3,5 mm o torna versátil, pois pode ser usado em notebooks, computadores, smartphones e consoles.

Microfone do Corsair HS50 Pro

O microfone do Corsair HS50 Pro tem cancelamento de ruídos
O microfone do Corsair HS50 Pro tem cancelamento de ruídos. (Imagem: Divulgação/Manual da Compra)

O microfone do Corsair HS50 Pro é removível e unidirecional, ou seja, focado em captar apenas a sua voz. Ele é flexível, por isso é fácil ajustá-lo em diferentes ângulos em relação à boca. O fato de ser removível é ótimo, pois se você quiser usar o headset em uma viagem, por exemplo, basta tirar o componente e usá-lo em estilo headphone.

A qualidade do microfone não decepciona e a voz do usuário sai limpa, clara e sem muitas alterações de tonalidade. A empresa destaca o cancelamento de ruídos e a função realmente existe e funciona, mas claro, em um nível “casual”, então não espere que o microfone irá cortar o seu irmão gritando no fundo, por exemplo. Para a comunicação em jogos, reuniões e chamadas com os amigos, está ótimo!

Vale a pena comprar o Corsair HS50 Pro?

O HS50 Pro é um ótimo headset para quem busca um modelo intermediário de qualidade, mas acaba pecando em oferecer recursos extras. Ele tem construção resistente, é confortável, tem um som legal para jogos e boa qualidade de microfone, mas tudo isso é (ou deveria ser) o básico de um fone gamer, então para quem gosta de funções diferenciadas, ele não é a opção ideal.

Se você não é desses e só busca o básico bem feito, o HS50 Pro é uma ótima opção e vai durar bastante, mas fique atento ao seu preço. No momento em que este review está sendo escrito, por exemplo, o HS60 Pro está em promoção e custa mais barato que o HS50 Pro, por isso compensaria comprar o “60”, já que você teria cabo trançado, som Surround 7.1 e poderia fazer configurações via software da empresa.

Pontos positivos:

  • Construção resistente e bom acabamento
  • É confortável
  • Som de boa qualidade para jogos
  • Microfone oferece um áudio limpo

Pontos negativos:

  • Sem recursos extras