Manual da Compra

Review Corsair M65 RGB Elite: um mouse robusto para jogadores de FPS

O Corsair M65 RGB Elite é um dos melhores mouses da fabricante, focado em entregar uma performance excelente, conforto e várias configurações.  Esse modelo tem chassi de alumínio, oito botões configuráveis, design futurista e botão Sniper, que serve para dar mais estabilidade na hora de fazer aquela mira perfeita.

O mouse gamer da Corsair é bem completo quanto às suas especificações, e mesmo não sendo um modelo tão recente, ainda é uma ótima escolha. O Manual da Compra teve a oportunidade de testá-lo e preparou um review completo para te mostrar todos os detalhes e principais características do periférico. Vamos te mostrar o design, desempenho, usabilidade e até mesmo opções de configuração de software para ele.

Veja abaixo a ficha técnica completa do Corsair M65 RGB Elite e, logo em seguida, o nosso review do mouse.

Ficha técnica do Corsair M55 RGB Pro

  • Sensor: PMW3391
  • Aceleração máxima: não informado
  • Velocidade máxima de rastreamento: não informado
  • DPI: 18 mil
  • Cabo: 1,8 metros trançado
  • Acabamento: Plástico com alumínio
  • Botões adicionais: 5, sendo 2 na lateral, dois para troca de DPI e um Sniper
  • Pode ser configurado via software: Sim
  • Peso: 97 - 115 gramas (sem o cabo)
  • Conteúdo da caixa: mouse e manuais

O M65 EGB Elite tem design futurista e chassi de alumínio

O Design do Corsair M65 RGB Elite mistura um chassi de alumínio com peças de plástico fosco
O Design do Corsair M65 RGB Elite mistura um chassi de alumínio com peças de plástico fosco (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Corsair M65 RGB Elite possui um design bem futurista e totalmente voltado para os destros. O mouse é dividido em três peças; a superior, que entra em contato com a palma da mão, é de plástico com uma textura mais lisa, e acumula algumas manchas se você usar o periférico com a mão suja ou suada. Na lateral o acabamento também é em plástico, porém com uma superfície fosca com uma sensação tátil áspera, porém muito macia.

Formato do M65 RGB Elite
Formato do M65 RGB Elite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Para completar, na parte inferior há um chassi de alumínio com cinco pés e três pesos removíveis, que fazem o peso variar entre 97 e 115 gramas. Esse chassi de alumínio também pode ser visto quando olhamos o mouse pela lateral, o que o deixa ainda mais robusto e “futurista”, já que o acabamento se mistura com as peças de plástico.

Sistema de controle de peso do M65
Sistema de controle de peso do M65 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Conforme citamos, é um mouse totalmente voltado para os destros, já que na lateral esquerda o acabamento é curvado e cria uma espécie de “repouso” para o polegar. Nesta parte também ficam os dois botões laterais e o botão Sniper, que, enquanto pressionado, diminui a sensibilidade do mouse e deixa a mira estável. Na parte superior há dois botões para a troca rápida de DPI.

Botões laterais
Botões laterais (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Corsair M65 RGB Elite possui três zonas de RGB.  Duas ficam na parte superior do mouse, sendo o scroll e led de DPI e a outra a logo da fabricante; é válido destacar que essas podem ser configuradas separadamente.

Zonas de iluminação RGb do mouse Corsair
Zonas de iluminação RGb do mouse Corsair (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A terceira é uma grade na parte traseira, que dá um efeito de vazamento de luz muito legal. Essa grade lembra muito uma saída de ar e está ali puramente por estética.

Grade traseira do M65 RGB Elite
Grade traseira do M65 RGB Elite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Usabilidade do Corsair M65 RGB Elite é excelente e o acabamento é muito confortável

Na hora de jogar o Corsair M65 RGB Elite é muito confortável. O fato de ele ter ajuste de peso o torna versátil tanto para aqueles que gostam de mouses mais leves, quanto para quem prefere um peso a mais. Além disso, os cinco pés proporcionam um deslize bastante fluido e o cabo, todo trançado, não atrapalha na movimentação.

Considero que esse mouse tem um tamanho médio e, felizmente, fica confortável em várias pegadas para diferentes tamanhos de mão. A minha mão tem 18 cm e minha pegada é a palm, que ficou muito boa no M65 Elite. No entanto, meus dedos passaram um pouco do tamanho do mouse, então naturalmente comecei a usar a pegada claw, o que não foi problema nenhum.

Uma pegada em que seu polegar fique antes do botão Sniper é  mais confortável
Uma pegada em que seu polegar fique antes do botão Sniper é  mais confortável (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O acabamento lateral meio áspero é muito macio e confortável, e percebi que pouco a pouco a minha pegada foi mudando para a fingertip, justamente por eu achar muito satisfatório o toque do meu polegar na peça curvada. Com a pegada palm ou claw, o polegar fica em cima do botão sniper e pouco entra em contato com esse acabamento citado, o que não é um problema.

Para quem tem mãos pequenas, a pegada palm e claw ficará boa, mas creio que a fingertip não será a melhor escolha. Para quem tem mão grande creio que a opção será usar a claw ou fingertip, já que a palm deverá sobrar boa parte dos dedos.

Pegadas Palm, Claw e Fingertip com o M65 RGB Elite
Pegadas Palm, Claw e Fingertip com o M65 RGB Elite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Corsair M65 RGB Elite usa switches Omron para os botões direito e esquerdo, e a fabricante afirma que eles aguentam até 50 milhões de cliques. Os botões laterais são bem úteis, e na parte superior os dois botões de troca de DPI ajudam bastante também, já que você consegue navegar facilmente pelos valores, diferente dos mouses que usam um único botão e faz com que você sempre tenha que repetir os ciclos até chegar no DPI desejado.

Para finalizar, temos o botão Sniper, que conforme já dissemos, diminui a sensibilidade enquanto pressionado. A ideia da Corsair e outras fabricantes que adotam é que o usuário tenha mais precisão usando armas que precisam disso, como é o caso da própria Sniper. Na prática, é útil? Bem, para ser sincero, não consegui me acostumar com o uso do botão, o que não significa que ele seja “inútil”. Os jogos FPS que jogo são mais frenéticos e meio que não dá tempo de usá-lo, mas talvez para quem é “main Sniper” ou joga games offline, seja um bom recurso.

Testes com o Corsair M65 RGB Elite

O Corsair M65 RGB Elite usa o sensor PMW3391, um modelo de ótima qualidade e que conta com 18 mil de DPI! É um sensor que oferece uma grande precisão no rastreio, e com o software da Corsair você pode configurar o DPI no valor exato que deseja, diferente de outros modelos em que o valor deve ser alternado de 100 em 100, por exemplo.

Testes de precisão

O teste de precisão consiste em fazer movimentos de zigue-zague com o mouse enquanto um software chamado MouseTester (v1.5) captura os movimentos. Fazendo isso por alguns segundos, o programa gera um gráfico relacionando o rastreio do mouse com os movimentos captados.

É importante ressaltar que, apesar de o programa ser usado por vários testadores, ele não tem uma acurácia de 100%, por isso pode haver pequenos erros de monitoramento.

O desenho em risco do gráfico é o movimento feito com o mouse, e as bolinhas representam o rastreio do sensor; quanto mais próximo da linha as bolinhas estiverem, mais preciso é o rastreio. Realizei o teste várias vezes e com diferentes DPIs para diminuir os possíveis “erros” de monitoramento do programa, mas os resultados foram bem semelhantes em todos.

Teste de precisão
Teste de precisão (Imagem: Divulgação/MouseTester)

O Corsair M65 RGB Elite deu um show nesse teste e beirou a perfeição, com uma pequena distorção nas “bordas” dos movimentos, o que acaba sendo comum. No rastreio uniforme as bolinhas ficaram exatamente onde os traços passam, o que significa que o mouse tem uma precisão grande no rastreio. Isso se reflete na hora de jogar, já que o mouse é indicado para jogar em alto nível, em que cada detalhe importa para o desempenho final.

Teste de aceleração

O teste de aceleração consiste em mover o mouse do ponto A ao B bem rápido, e depois retornar ao ponto A mais devagar. Também usamos o MouseTester (v1.5) para registrar o teste, e o resultado ideal é que o cursor volte exatamente do ponto que saiu, ou seja, em caso de problemas de aceleração, ele passaria do ponto de partida, ou terminaria antes.

Aqui os resultados também não são 100% precisos, então podemos relevar pequenas diferenças. Se o mouse passa muito do ponto inicial, chamamos de aceleração positiva, ou seja, na movimentação rápida o mouse perdeu um pouco do rastreio. Se ele termina antes do ponto inicial, significa aceleração negativa, como se o sensor tivesse captado movimentos que não foram feitos no teste.

Teste de aceleração
Teste de aceleração (Imagem: Divulgação/MouseTester)

Aqui novamente o Corsair M65 RGB Elite gabaritou e mostrou uma aceleração perfeita. Geralmente os efeitos de se ter uma aceleração positiva ou negativa são mais percebidos em jogos FPS, e como esse é um mouse feito para esse tipo de jogo, eu já esperava que pelo menos nesse teste ele fosse se sair muito bem.

Software iCUE usado para configurar o M65 RGB Elite

Software iCUE, usado para configurar o M65 RGB Elite
Software iCUE, usado para configurar o M65 RGB Elite (Imagem: Divulgação/MouseTester)

O software usado para configuração do M65 RGB Elite é o iCUE, que centraliza todos os periféricos da Corsair. Conforme já ressaltei no review do Corsair M55 RGB Pro, é bem fácil de usar esse programa, já que a interface é intuitiva e o visual é bem atualizado, com várias opções de configurações.

Todas as configurações podem ser salvas em perfis internos do Corsair M65 RGB Elite. Aqui é importante ressaltar que existem algumas abas “repetidas”, porque o programa separa as configurações que vão para a memória interna, de configurações a nível local, só ativadas quando você está com o iCue aberto.

Dessa forma, todas as mudanças feitas em alguma aba que termina com “de Hardware”, são para o perfil interno, então se você configurar os LEDs em “Iluminação” e não “Iluminação de Hardware”, eles funcionarão apenas no PC com o iCUE aberto. Apesar disso, no campo de iluminação notei que há mais opções de efeitos quando você usa a aba “Efeitos de Iluminação”, que conforme citamos, só funciona com o iCUE aberto.

Opções do iCUE

No campo ações você consegue criar vários macros para o mouse, com tarefas pré-definidas e até atribuir outras funções para os oito botões do Corsair M65 Elite.

Aba de macros
Aba de macros (Imagem: Divulgação/MouseTester)

Em efeitos de iluminação você escolhe a cor e efeitos que deseja para o RGB da logo. São 11 efeitos, cada um deles podendo ser personalizado com diferentes cores, velocidade, entre outros parâmetros. A iluminação do RGB do scroll também pode ser configurada separadamente.

Aba de configuração da iluminação do mouse
Aba de configuração da iluminação do mouse (Imagem: Divulgação/MouseTester)

Em DPI você pode selecionar e configurar seis perfis de DPI pré-definidos, dessa forma basta apertar o botão superior e ir alternando entre eles. Além dos valores, é possível alterar a cor de cada perfil, o que vai te ajudar a identificar qual está selecionado. Você também pode definir o perfil padrão e o DPI do botão Sniper.

Aba de ajuste do DPI
Aba de ajuste do DPI (Imagem: Divulgação/MouseTester)

Outra aba importante é a de calibração de superfície, que permite você calibrar o mouse de acordo com seu mousepad. O programa pede para você fazer movimentos circulares em uma velocidade constante (indicada na tela), e depois disso o mouse recebe uma calibração de acordo com o mousepad.

É um recurso legal e que não está disponível para qualquer mouse da fabricante, já que antes desse testei o M55 RGB Pro e essa opção nem sequer era mostrada.

Aba de calibragem
Aba de calibragem (Imagem: Divulgação/MouseTester)

Vale a pena comprar o Corsair M65 RGB Elite?

Se você busca um mouse gamer de alto desempenho com aspectos premium em todos os sentidos, o Corsair M65 RGB Elite é uma excelente opção. É um mouse com design diferenciado, robusto e desempenho que vai satisfazer até mesmo os gamers vidrados no competitivo. O software de configuração é bem completo e deixa o mouse ainda mais versátil.

No entanto, o M65 Elite é um mouse com preço um pouco mais alto que a média do mercado, então se você é um jogador mais casual e não precisa de tudo que ele oferece, existem opções mais acessíveis até mesmo da própria Corsair. O M55 RGB Pro, já citado aqui, custa a metade do preço e também tem um desempenho excelente.

Dessa forma, avalie se os diferenciais do M65 RGB Elite vão fazer a diferença para você, e caso façam, pode ter certeza que você estará fazendo um ótimo investimento.

Prós:

  • Tem chassi de alumínio
  • Acabamento é bem feito e confortável
  • Fica bom em diferentes pegadas
  • Software de configuração oferece muitas opções
  • Desempenho excelente
  • Oito botões configuráveis
  • Tem RGB
  • Tem controle de peso

Contras:

  • Cabo aparenta ser frágil
  • Plástico superior mancha fácil