Manual da Compra

Análise Corsair Virtuoso Premium: Vale a pena?

A Corsair tem um grande catálogo de headsets, para todos os gostos e orçamentos. O modelo Virtuoso Premium é a opção da empresa para quem busca um produto que esteja entre os melhores do mercado. Ele faz valer o seu nome com uma boa construção, áudio de alta qualidade e tecnologia exclusiva de SlipStream, que fornece uma conexão sem fio com latência menor que a conexão com fio.

Essas são apenas algumas das características desse modelo, que também conta com iluminação RGB, microfone semi-profissional e três modos de uso diferentes, variando entre com fio e sem fio. Veja abaixo a nossa análise do Corsair Virtuoso Premium e conheça mais sobre esse headset.

Ficha Técnica do Corsair Virtuoso Premium:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm dinâmico
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz - 40 KHz
  • Fio: Cabo com plug USB e cabo com plug 3,5 mm
  • Conexão sem fio: Slipstream wireless
  • Microfone: Destacável com cancelamento de ruídos e LED para mostrar se está silenciado ou não
  • Construção: Estrutura em alumínio, conchas em viscoelástico e revestimento em couro sintético
  • Bateria: Dura até 20 horas
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 372 gramas
  • Compatível com: PC, Xbox, PS4, PS4 Pro e dispositivos com entrada 3,5 mm

Design

Design do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

O Virtuoso Premium tem um design que transborda modernidade e elegância. Sua estrutura é toda feita em aço, para oferecer mais resistência e durabilidade, com o arco podendo ser regulado em cinco alturas diferentes. A parte dele que entra em contato com a cabeça é toda revestida para dar mais conforto ao usuário. Na lateral das conchas o Virtuoso possui a logo da Corsair bem pequena, iluminada por um LED RGB que pode ser configurado para qualquer cor.

A empresa preza pelo conforto dos seus usuários, por isso projetou um fone que seja bom de usar durante várias horas. Os auriculares são feitos de viscoelástico e se adaptam ao formato da orelha, dando conforto e um bom isolamento passivo dos ruídos externos. O revestimento das conchas e arco é feito de couro sintético, material resistente e que “respira” bem, para que o fone não esquente sua orelha após certo tempo de uso.

Construção do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

Todos os botões de atalho ficam na lateral do fone, bem como suas entradas para cabos USB. O Virtuoso Premium é vendido em duas cores diferentes, o cinza e branco, que é o modelo que mais se destaca entre os consumidores, e o preto, clássico.

Áudio

Áudio do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

Ele usa dois drivers de 50 mm, cuja frequência de resposta pode variar entre 20Hz e 40KHz, que é praticamente o dobro de muitos concorrentes. O que isso significa? O Virtuoso consegue cobrir uma boa quantidade de faixas de frequência, por isso oferece desde graves profundos e definidos até agudos bem precisos. Dessa forma, o usuário consegue sentir o estrondo de uma explosão, ou escutar os passos mais leves do inimigo.

Drivers de boa qualidade e boa cobertura de faixa de frequência, só isso já seria suficiente para torná-lo um ótimo fone, mas a empresa também colocou a tecnologia de Surround 7.1, que simula sete caixas de som ao redor do usuário. Dessa forma, ele pode ficar mais imerso no jogo, com áudio 3D que acompanha a dinâmica da narrativa, deixando tudo ainda mais real.

Conexão com ou sem fio

Conexões do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

O principal diferencial do Corsair Virtuoso Premium são os três tipos de conexões diferentes que o usuário terá à disposição. O primeiro é o modo sem fio, que é feito através do SlipStream, um dispositivo wireless desenvolvido pela própria Corsair. Ele é um dongle USB com uma conexão de baixa latência, que é mais rápida que a própria conexão com cabo.

Essa tecnologia também tem um alcance maior quando comparada ao bluetooth ou wireless 2,4GHz convencional. No entanto, a principal vantagem está na possibilidade de conectar múltiplos dispositivos em apenas um dongle. Se você tem um mouse, teclado e headset compatíveis, só precisará de um SlipStream para ligar todos os periféricos no computador.

A segunda forma de conexão é com um cabo USB, o mesmo que será usado no carregamento do fone. Ele possui uma ponta USB-C e a outra USB convencional, e pode ser usado para áudio de alta fidelidade com 24bit/96kHz, além da própria tecnologia Surround 7.1.

Para finalizar, o Virtuoso Premium também pode ser ligado a um cabo P2 3,5 mm, que é uma conexão mais “universal”. Seu plug é o modelo de três pólos, que tem o combo de áudio e microfone, por isso você pode conectar o headset a celulares, consoles ou qualquer dispositivo que tenha a entrada.

Bateria

Bateria do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

Esse headset não é o modelo com maior autonomia do mercado, mas tem capacidade o suficiente para um dia quase completo de uso contínuo. A Corsair destaca que a autonomia da bateria do Virtuoso Premium pode durar até 20 horas, mas não dá detalhes de quais condições os testes foram feitos. Como ele pode ser usado com cabo USB, o usuário pode continuar a jogatina ao mesmo tempo em que carrega o fone no PC.

Para que toda a bateria seja aproveitada ao máximo, a empresa colocou sensores acelerômetros no headset. Ao tirá-lo da cabeça, automaticamente ele desliga, e ao colocá-lo novamente, ele liga e continua a reprodução de áudio. É possível configurar o funcionamento dessa função via aplicativo da própria Corsair.

Microfone

Microfone do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

O microfone do Corsair Virtuoso Premium é destacável, algo que não é nenhuma surpresa e já virou moda entre vários headsets do mercado. No entanto, o deste aparelho possui um pequeno anel RGB em sua ponta, que serve para indicar quando o microfone está silenciado. Ele é totalmente flexível e tem uma grande amplitude dinâmica, para entregar mais clareza na comunicação.

A tecnologia sem fio SlipStream também tem impacto no microfone, que consegue ter quase o dobro de resposta de frequência de um headset comum. Com isso, a voz do usuário é reproduzida de forma clara, precisa e natural. Esse modelo possui certificação dada pelo Discord, com testes profissionais para mostrar a eficiência do seu microfone.

Aplicativo CUE

Aplicativo CUE do Corsair Virtuoso Premium
(Foto: Divulgação/Corsair)

O aplicativo CUE é uma interface em que o usuário pode configurar todos os seus dispositivos Corsair, inclusive o Virtuoso Premium. Você pode definir cores do RGB, perfis de usuário, equalizações, ver o nível de bateria do fone, alterar o funcionamento da função do acelerômetro, entre várias outras possibilidades de personalização. Também é possível sincronizar os periféricos da marca, colocando todos com a mesma cor de LED, por exemplo.

Conclusão

O Corsair Virtuoso Premium faz valer o seu nome e entrega tudo que os consumidores buscam em um fone de alto nível. Ele tem uma construção de qualidade, com estrutura resistente e revestimento confortável. Seu som é excelente e pode ser totalmente configurado via aplicativo, bem como outras funções do headset. O fato de ter o recurso Surround 7.1 deixa o usuário ainda mais imerso nos games.

O grande trunfo deste modelo é o SlipStream, que oferece conexão sem fio a uma latência menor que a própria conexão com fio. Para quem já tem outros periféricos sem fio da marca, as vantagens aumentam com a possibilidade de conectar até 3 dispositivos no mesmo dongle. Se você é exigente com áudio e está disposto a pagar um valor salgado por isso, o Corsair Virtuoso Premium com certeza é uma ótima escolha de headset!