Manual da Compra

Review Cougar HX330: um headset básico e barato

O Cougar HX330 é um fone que busca ganhar o coração dos consumidores brasileiros que buscam o famoso headset bom e barato. A ideia da fabricante é um fone sem recursos extras, mas que ofereça uma boa qualidade sonora, microfone com uma captação legal e que tenha conforto, o que é muito importante em qualquer periférico gamer, já que os usuários passam horas e horas jogando.

Para que o preço fique competitivo, é necessário alguns cortes, por exemplo, na qualidade de acabamento do periférico, que tem toda a sua estrutura e peças feitas de plástico. Será que o fone gamer da Cougar é a melhor opção de fone de entrada no Brasil?

Veja abaixo a sua ficha técnica e, logo em seguida, o nosso review completo do Cougar HX330.

Ficha técnica do Cougar HX330:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 39 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Fio: P3 3,5 mm + separador Y
  • Microfone: Maleável com cancelamento de ruídos
  • Construção: Acabamento em plástico com espumas de memória
  • Surround 7.1: Não
  • Peso: 315 gramas
  • Compatível com: PC, consoles, dispositivos com entrada P3 e P2 3,5 mm

Design e conforto do Cougar HX330

O Cougar HX330 é um headset de aparência simples, com poucos detalhes
O Cougar HX330 é um headset de aparência simples, com poucos detalhes (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O design do Cougar HX330 é simples e sem “firulas”, o que não significa que ele seja um fone feio, às vezes apostar na simplicidade é uma ótima escolha para evitar extravagâncias desnecessárias. O modelo testado aqui no Manual da Compra é todo preto, e os únicos detalhes são os logotipos da fabricante, que ficam nas laterais da concha e na parte superior da haste.

Parte superior da haste do Cougar HX330
Parte superior da haste do Cougar HX330 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O acabamento é o que se espera de um headset de entrada, com todas as peças feitas em plástico, que não parece tão rígido. Por isso, recomendamos que você tenha cuidado com o fone e evite deixá-lo cair ou bater, por exemplo. A haste tem regulagem de altura e não é feita de nenhum tipo de metal, o que deixa o fone ainda mais frágil. Ao todo são sete regulagens diferentes.

Opções de regulagem da haste
Opções de regulagem da haste (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Apesar de toda essa simplicidade de acabamento, o Cougar HX330 é um headset confortável. Ele possui espumas de memória que se adaptam bem à orelha e não apertam mais que o necessário.

Earpad com espuma de memória
Earpad com espuma de memória (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A haste também tem a mesma espuma na parte que entra em contato com a cabeça. Mesmo usando por horas, não senti nenhum tipo de desconforto ou dor, o que é positivo, já que se espera que o público gamer realmente vá ficar horas com o fone na cabeça.

A parte inferior é acolchoada no headset
A parte inferior é acolchoada no headset (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Qualidade de áudio do Cougar HX330

O Cougar HX330 tem um som equilibrado para jogos
O Cougar HX330 tem um som equilibrado para jogos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Para um headset de entrada, o Cougar HX330 tem uma qualidade de som bem satisfatória. Pessoalmente achei as frequências bem equilibradas, e se por um lado isso é ruim para quem espera graves potentes, por outro é positivo porque não temos os graves engolindo os médios e agudos.

Comparando com outros fones que tenho e já testei para o Manual da Compra, senti que o som desse é mais “achatado” e não preenche tão bem os ouvidos, mas novamente devo lembrar que esse é um modelo de entrada.

Seria injusto compará-lo a modelos que custam duas vezes mais, ou mesmo os que possuem o recurso Surround 7.1, que muitas vezes piora o áudio. Para jogos, o HX330 faz um bom trabalho, entregando uma boa gama de detalhes e dando ao usuário noção de espaço, ou seja, você consegue identificar de onde o som está vindo e reagir a isso, se for o caso de um jogo FPS, por exemplo.

Fio e conectividade do Cougar HX330

Cabo com controle de volume e botão para silenciar o microfone
Cabo com controle de volume e botão para silenciar o microfone (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Apesar de ser um fone de entrada, o Cougar HX330 merece créditos pelo seu cabo trançado, que ao contrário do acabamento do fone, parece ser bem resistente. Esse cabo possui conexão P3 de 3,5 mm, mas a empresa envia um adaptador split para ele poder ser usado em PCs com entradas P2 separadas, outro ponto positivo para a fabricante.

Com isso temos um headset versátil, que pode ser usado no computador, notebook, celular, consoles e outros dispositivos. O cabo do HX330 tem quase 3 metros (com o split) e possui controle de volume e silenciamento instantâneo do microfone.

Microfone do Cougar HX330

O Cougar HX330 tem microfone com cancelamento de ruídos
O Cougar HX330 tem microfone com cancelamento de ruídos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A qualidade do microfone é aceitável considerando que o Cougar HX330 é um headset barato. Em testes feitos aqui no Manual da Compra notamos que a voz fica um pouco anasalada e em alguns momentos baixa, nada que um pequeno boost no Windows não resolva. Outro ponto importante é que a empresa envia uma espuma pop filter, cujo uso é quase obrigatório, senão a sua voz ficará estourada em palavras com o P, B e T.

Para a comunicação nos jogos a qualidade é satisfatória e não deverá ser problema no uso do dia a dia. Se você faz stream ou grava vídeos para o YouTube, recomendamos investir em um microfone externo ou aumentar o orçamento para pegar fones cujos microfones sejam melhores.

Vale a pena comprar o Cougar HX330?

O Cougar HX330 é um headset de entrada que não surpreende em nenhum ponto, mas também não consideramos que ele tenha alguma característica negativa que o faça não ser uma boa compra. Seu áudio tem uma qualidade legal, o microfone é suficiente para a comunicação em jogos, ele é versátil e confortável. O único ponto que acho que ele poderia ser um pouco melhor é na qualidade da sua estrutura.

O principal ponto para avaliar se vale a pena ou não comprar o Cougar HX330 é o seu preço, pois dependendo do valor que ele estiver quando você estiver lendo esse review, pode ser mais vantajoso optar por alguns concorrentes. No momento ele está na faixa dos *R$ 250, e por esse valor existem alguns modelos melhores, inclusive que já testamos aqui.

*Valor coletado no dia 13/10/2021.

Um deles é o Havit H2002D, que aposta em uma melhor qualidade de construção e tem um som tão bom quanto. O Logitech G332 é pouca coisa mais caro, tem um acabamento melhor. O Cooler Master CH321 é até mais barato e traz iluminação RGB e haste em metal.

Dito isso, o Cougar HX330 é sim uma boa opção para quem precisa de um headset e não pode gastar muito, mas recomendamos que você fique de olho nas promoções ou espere o preço ficar mais competitivo quando comparado ao da concorrência.

Pontos positivos:

  • Tem um som bacana para jogos
  • É confortável no uso do dia a dia
  • Microfone “ok” para comunicação em jogos
  • É um headset versátil que se conecta a várias plataformas

Pontos negativos:

  • Estrutura toda em plástico
  • Sem recursos extras