Manual da Compra

Review Galaxy Buds Pro: o melhor fone TWS de 2022?

O Galaxy Buds Pro chegou no mercado para ser uma das melhores opções de fone TWS premium. Em 2022 ele está com um preço bem abaixo dos concorrentes, o que o torna uma escolha quase que absoluta. O fone da Samsung tem uma das melhores qualidades de som do mercado, cancelamento ativo de ruídos, proteção contra água, bateria muito duradoura e outras características que o tornam uma ótima escolha.

O Manual da Compra teve a oportunidade de testar o Galaxy Buds Pro e vai te mostrar tudo sobre o fone TWS da Samsung. Avaliamos o design, usabilidade, conexão com celulares (da Samsung e outros), qualidade de som, qualidade dos efeitos, entre outros pontos que são importantes e vão te ajudar a se decidir na hora da compra.

Ficha técnica do Galaxy Buds Pro

  • Tipo: intra-auricular
  • Drivers: tweeter de 6,5 mm e ao woofer de 11 mm
  • Proteção contra água: Sim, IPX7
  • Bateria: 5 horas com ANC ligado e 8 horas com ANC desligado
  • Estojo: Em média três cargas adicionais
  • Peso: 6,3 gramas por fone de ouvido e 44,9 gramas do estojo
  • Carregamento sem fio: Sim, e carregamento reverso
  • Compatibilidade: Android e iOS (com funções limitadas)
  • Recursos extras: cancelamento ativo de ruídos, modo ambiente, botões touch na lateral, app para configuração, suporte à Bixby

O Galaxy Buds Pro tem design intra-auricular e proteção contra água

Design do Galaxy Buds Pro
Design do Galaxy Buds Pro (Foto: Manual da Compra)

O Galaxy Buds Pro é um fone com design um pouco mais arredondado, o que o torna um pouco maior que alguns modelos do mercado. Todo feito em plástico, ele pesa 6,3 gramas (cada lado) e tem o formato intra-auricular, aquele que entra no fundo do canal auditivo. A Samsung envia três tamanhos de borrachinhas, assim você pode trocar e usar a que achar mais confortável.

O Buds Pro tem superfície touch
O Buds Pro tem superfície touch (Foto: Manual da Compra)

Na parte externa do fone o acabamento é liso, já que ele possui uma grande área para controle por toque. Essa área é touchscreen, então basta você tocar para executar ações como parar a música, dar play, passar de música, ligar e desligar efeitos ou mesmo alguma personalizada, a ser definida pelo aplicativo.

Os fones TWS da Samsung trazem proteção contra água com certificação IPX7, que garante que ele possa ser mergulhado em até um metro de profundidade por 30 minutos.

O estojo cabe na palma da mão
O estojo cabe na palma da mão (Foto: Manual da Compra)

O estojo do Galaxy Buds Pro é simples, com um formato quadrado de bordas arredondadas. Ele possui um pequeno LED na parte frontal para indicar seu nível de bateria e conta com uma tampa magnética. Internamente sem muita surpresa, o encaixe dos fones é fácil e também há outro pequeno LED para indicar a bateria deles.

Estojo aberto
Estojo aberto (Foto: Manual da Compra)

O Galaxy Buds Pro é confortável, mas não se prende muito bem à orelha

Fones intra-auriculares dividem opiniões, pois, ao mesmo tempo que são a melhor opção em termos de isolamento passivo (em modelos in-ear), eles também incomodam muitos consumidores. Eu nunca tive muitos problemas com esse tipo de fone, por isso o Galaxy Buds Pro caiu como uma luva. A usabilidade foi excelente já com a borracha média, mas colocando a grande melhorou o isolamento de ruídos..

Mesmo usando por muito tempo, não tive nenhum incômodo, o que é positivo. No entanto, senti um problema que é a maior reclamação dos compradores no site da Samsung, que é ele não ficar tão “firme” à orelha.  Mesmo encaixando bem, com o tempo um dos lados vai ficando um pouco bambo e novamente eu tinha que reforçar o encaixe.

O fone tende a ficar solto fácil
O fone tende a ficar solto fácil (Foto: Manual da Compra)

Isso era até um pouco aleatório, então às vezes acontecia com o direito, às vezes com o esquerdo. Também notei que algumas vezes acontecia com o tempo e outras só de eu fazer certo movimento com a cabeça, ou mesmo com meu maxilar.

Antes que vocês pensem “mas é só trocar a borrachinha”, sim, eu troquei e não adiantou. A sensação que eu tinha era que ele ia cair a qualquer momento, então nem quis testá-lo para fazer atividades físicas, por exemplo, já que o simples fato de eu estar lavando louça com ele já preocupava, pois eu tinha que parar e apertar o encaixe.

Outro ponto que me incomodou é que sempre que eu tirava ele da caixa para colocar na orelha, eu acabava ativando alguma função das áreas touch sem querer.   Isso até pode ser resolvido desabilitando as funções pelo app, mas eu não queria ter que ficar ativando e desativando essa função sempre, afinal, com os fones no ouvido, eu queria ter a área touch funcionando.

Apesar desse incômodo, essa área touch do Galaxy Buds Pro é muito efetiva, então foi uma relação de amor e ódio. Você só precisa encostar para ativar alguma função e isso é muito bom principalmente comparado com modelos em que essa parte é um botão mesmo, que precisa de certa força e pressão para ativá-lo.

É válido destacar que os fones possuem sensores que detectam quando ele é retirado da orelha e fazem com que a música pause automaticamente.

Aplicativo do Galaxy Buds Pro é completo e fácil de usar

O app de configuração da Samsung é bem completo
O app de configuração da Samsung é bem completo (Foto: Manual da Compra)

O aplicativo usado para configurar o Galaxy Buds Pro é o Samsung Wearable, um app bem simples e prático de ser usado. Com ele você pode alternar entre os efeitos do fone (ANC e Som Ambiente), bem como definir o nível de cada um desses. Também é possível bloquear os toques laterais do fone, ou definir funções personalizadas.

Uma função interessante é a de buscar fones de ouvido, então se por acaso você perder um lado do fone no seu quarto, basta ativar ela que os fones começarão a emitir um “piado” bem alto.

Opção para encontrar fones perdidos
Opção para encontrar fones perdidos (Foto: Manual da Compra)

No app também é possível definir diferentes equalizações para o fone, ativar função de ler notificações por voz, ligar o áudio 360 e até ativar o modo jogo, que deixa a latência do fone ainda menor. Pelo próprio app você restaura o fone ou mesmo faz atualizações de software. Também há uma parte de tutorial que ensina o usuário a como encaixar o Galaxy Buds Pro no ouvido e ativar cada função.

Configurações do fone via app
Configurações do fone via app (Foto: Manual da Compra)

Qualidade de som do Buds Pro é o ponto alto do fone

A qualidade de som é o maior destaque dos Galaxy Buds Pro, e também é o que o torna talvez o melhor fone TWS do mercado, considerando o seu preço e dos concorrentes. Cada lado tem um tweeter de 6,5 mm e ao woofer de 11 mm, uma combinação de hardware perfeita até mesmo para os mais exigentes com som.

A Samsung acertou em cheio aqui com um fone extremamente equilibrado e potente. Com os fones é possível escutar cada nuance da música, com uma boa presença dos graves, além de médios e agudos muito equilibrados.

A qualidade de áudio é um dos pontos fortes do Galaxy Buds Pro
A qualidade de áudio é um dos pontos fortes do Galaxy Buds Pro (Foto: Manual da Compra)

Pelo aplicativo você pode selecionar outras equalizações, com opção de um som mais grave, mais agudo, nítido, dinâmico ou mais suave. Sendo bem sincero, nem vi necessidade de mudar a equalização, para mim o som “normal” já estava mais que excelente.

Também é possível ativar o som 360, que deixa o efeito tridimensional ainda mais envolvente. Vou falar um pouco mais desse efeito no próximo tópico, mas já adianto que pouco vi diferença.

Recursos do Galaxy Buds Pro

Cancelamento ativo de ruídos (ANC)

A primeira vez que ativei o recurso de cancelamento ativo de ruídos (ANC), fiquei bem decepcionado. A minha referência era o AirPods Pro e a diferença entre o ANC do Galaxy Buds Pro para o fone da Apple foi grande (muito grande). Dei os fones para a minha namorada testar e ela falou que nem sequer tinha notado diferença do recurso ligado e desligado.

A partir daí eu atualizei o fone e troquei de borrachinhas, mas ainda sentia uma boa diferença entre os efeitos. Não sei se a minhas expectativas eram altas ou se de alguma forma o efeito se “adaptou”, mas depois de um dia e já com as maiores ponteiras enviadas pela Samsung, o efeito estava com uma qualidade melhor.

Ao colocá-lo no ouvido agora eu realmente sentia a diferença e o "silêncio imediato” no ambiente. O ANC usa microfones externos e software para cancelar os barulhos, e funciona bem com ruídos constantes, seja aquela obra do lado da sua casa, barulho de transporte público, entre outros.

Você pode ativar o recurso via app de celular (Samsung Wearable) ou tocando no fone e segurando, para alternar entre os efeitos. Ah, não posso esquecer de mencionar que, pelo app, você pode definir o nível do cancelamento entre baixo e alto.

Modo Ambiente

O Modo Ambiente funciona de forma contrária ao ANC. Com ele, o Galaxy Buds Pro passa a usar os microfones para captar o que está acontecendo no mundo externo, assim você não precisa tirar os fones para escutar alguém falando com você, por exemplo. Aqui o efeito não é exagerado, e apesar de você notar que os sons externos ficam artificiais, é muito útil.

Conforme eu disse, é possível ativar esse efeito tocando no fone e segurando por alguns segundos. Um recurso legal é que o Galaxy Buds Pro reconhece automaticamente quando você conversa com alguém e desliga o ANC para ligar o modo ambiente, o que é muito prático. Esse recurso pode ser ligado e desligado no app, que também permite configurar o nível do Modo Ambiente.

Áudio 360

Esse é um recurso que busca deixar o som tridimensional do fone ainda mais envolvente, mas para ser sincero em boa parte das músicas eu pouco percebi o efeito. O ponto é que o fone já tem um som muito bom e envolvente por si só, então tirando os momentos de testes, eu sempre usei o Galaxy Buds Pro com o Áudio 360 desligado, até porque ele consome mais bateria e precisa que a fonte de som esteja mais perto do fone.   

Conexão Bluetooth e uso do Galaxy Buds Pro em um smartphone Samsung 

O Galaxy Buds Pro tem Bluetooth 5.0, uma conexão rápida, de baixa latência e com boa transferência de dados. No entanto, o fone da Samsung funciona de forma diferente em celulares da Samsung e outros celulares, assim como os AirPods Pro, que também são melhores se usados com iPhones, mas ainda podem ser usados em celulares Android.

Vamos lá, começando pela experiência de uso em um celular da Samsung. A maior parte dos meus testes foram feitos no Galaxy S20+ e a integração é uma maravilha! O áudio não tem delay, o que significa que você pode jogar ou assistir vídeos numa boa. Na primeira vez que abri ele perto do meu celular, antes mesmo de fazer o pareamento já apareceu janelas de notificação do Samsung Wearable, o aplicativo da Samsung.

Pop-up dos fones quando usados em celulares da Samsung
Pop-up dos fones quando usados em celulares da Samsung  (Imagem: Manual da Compra)

Além disso, com celulares da Samsung você tem suporte ao Dolby Atmos, que melhora um pouquinho o som (mas nada surpreendente). Após pareado uma vez, basta você abrir a caixa para que os fones já se conectem ao celular, de forma rápida e fluida. Um pop-up aparece na tela do seu aparelho indicando o nível de bateria dos fones e estojo.

Aqui vale um adendo, esse pop up muitas vezes mostra uma carga diferente do que mostra no app. Em certo momento eu abri o estojo e mostrou no meu celular que ele estava zerado, mas ao entrar no app, mostrava uns 20% de bateria.

É válido destacar que o Galaxy Buds Pro também pode ser conectado a mais de um dispositivo da Samsung, assim você alterna entre as conexões rapidamente. No entanto, não consegui testar o recurso por não ter outro aparelho Samsung em casa.

Usando o Galaxy Buds Pro em celulares Android de outras marcas

Ao parear com outros dispositivos, não tem a moleza de reconhecimento automático igual teve no celular Samsung, mas funcionou bem. Consegui baixar o Samsung Wearable e só tive que baixar uma espécie de extensão para o Galaxy Buds Pro. Após tudo baixado e configurado, eu tinha ali o controle das principais funções do fone no app.

Recursos do Galaxy Buds Pro que não tive em um celular Android de outra marca:

  • Áudio 360;
  • Pop-up do estojo mostrando bateria do dispositivo;
  • Dolby Atmos (porque esse celular não tinha);
  • Codec adaptativo da Samsung;
  • Conectar automaticamente em dois dispositivos (informação da internet);
  • Carregar o fone em um celular que tenha carregamento sem fio reverso funciona apenas em aparelhos da Samsung (informação da internet);

O celular que testei é um Redmi Note 7, da Xiaomi, então a qualidade de som não ficou igual a do Galaxy S20+, tanto pela falta do Dolby Atmos, quando pela falta de outro decodificador (AAC), que o celular até avisa na hora de parear. No entanto, o áudio ainda ficou com uma qualidade bacana, e eu tive acesso a quase todas as configurações do fone via app, exceto as citadas acima. Além disso, os botões laterais ainda funcionam da mesma forma.

App da Samsung em um celular da Xiaomi 
App da Samsung em um celular da Xiaomi  (Imagem: Manual da Compra)

Apesar de eu não ter conseguido testar em um iPhone, pelas pesquisas que vi o uso do Galaxy Buds Pro com os celulares da Apple funciona da mesma forma e com as mesmas limitações citadas acima.

Lendo alguns outros reviews eu encontrei reclamações de uma latência considerável quando o fone é usado com outros dispositivos, mas nos testes com o Redmi Note 7, não tive esse problema. Assisti vídeos no Youtube normalmente sem nenhum atraso de voz e vídeo.

Isso não quer dizer que ele não possa apresentar latência em celulares de outras marcas, então se você não tem um aparelho Samsung, recomendo que você pesquise na internet para tentar encontrar testes do fone com o seu aparelho.

Bateria do Galaxy Buds Pro surpreende

O estojo do Galaxy Buds Pro tem entrada USB-C
O estojo do Galaxy Buds Pro tem entrada USB-C  (Foto: Manual da Compra)

A Samsung promete pouco mais de cinco horas de autonomia nos Galaxy Buds Pro com o recurso de cancelamento ativo de ruídos ativado, mas em meus testes a autonomia até passou um pouco do prometido. Com o recurso desligado, a autonomia sobe para cerca de 8 horas, o que é realmente impressionante.

Usando o fone com o ANC ligado, o case entrega mais 13 horas de autonomia, totalizando pouco mais de 18 horas sem precisar de uma tomada. Com o recurso desligado, essa autonomia total sobe para 28 horas! Se a bateria dos fones acabar e você precisar deles quase que imediatamente, basta deixá-los cinco minutos no estojo para ganhar 1 hora de carga.

O estojo do Galaxy buds Pro tem entrada USB-C para carregamento, mas também suporta carregamento sem fio no padrão Qi, bem como carregamento por tecnologia Wireless PowerShare, ou seja, se você tem um smartphone compatível com essa função, basta colocar o estojo em cima dele que os fones começarão a carregar usando a bateria do celular.

Galaxy Buds Pro carregando via Wireless PowerShare no Galaxy S20+
Galaxy Buds Pro carregando via Wireless PowerShare no Galaxy S20+  (Foto: Manual da Compra)

Microfones fazem bem o seu trabalho

O microfone do Galaxy Buds Pro cumpre com o prometido e deixa a voz do usuário clara e limpa retirando um pouco dos ruídos de fundo. Não há distorções na voz nem mesmo estouro, então para ligações e videoconferências, ele se dá muito bem e cumpre o seu propósito.

O aplicativo ainda dá a opção de habilitar o modo “Som Ambiente” automaticamente durante as chamadas, assim você pode escutar a sua voz enquanto está falando.

Os Galaxy Buds Pro possuem microfones de boa qualidade
Os Galaxy Buds Pro possuem microfones de boa qualidade (Foto: Manual da Compra)

Aqui fica um aviso: o fone pode causar interferência dependendo do tipo de sinal de Wi-Fi que você estiver utilizando, e isso vai causar muitos travamentos em chamadas de vídeo. O Bluetooth 5 usa o sinal de 2,4GHz para transmitir dados, esse que também é usado por boa parte dos roteadores de internet.

Dito isso, quando eu estava conectado na rede 2,4 Ghz aqui em casa, não conseguia fazer mais que alguns segundos de chamada de vídeo, que logo perdia a conexão mesmo comigo do lado do roteador. Esse problema não é exclusivo do Galaxy Buds Pro e também aconteceu com o AirPods Pro, por exemplo. Assim que me conectei à rede 5GHz, o tudo foi resolvido.

Vale a pena comprar o Galaxy Buds Pro?

Sem sombra de dúvidas! Não é um dispositivo super barato, mas dentre os fones TWS top de linha, esse é o que tem o melhor custo-benefício. No momento da publicação deste artigo o Galaxy Buds Pro pode ser comprado por R$ 649 no site da Samsung, e nesse preço, ele praticamente não possui concorrentes. O Buds Pro pode ser comparado aos AirPods Pro, da Apple, mas custa três vezes menos.

O áudio é excelente e o recurso de cancelamento de ruído funciona muito bem. Se você tiver um celular da Samsung a experiência fica ainda melhor, com toda a praticidade de conexão. Sem contar que os fones possuem carregamento sem fio, uma bateria que dura mais que a dos concorrentes, proteção contra água e controles por toque na lateral.

No entanto, deixamos o alerta para o fato do Galaxy Buds Pro não se encaixar muito bem na orelha. Claro, isso é algo que vai mudar de pessoa para pessoa, mas no site da Samsung há muitos comentários reclamando do mesmo problema, e nos nossos testes também notamos isso. Se você tiver a oportunidade, teste eles em alguma loja da Samsung, assim pode ver como é o encaixe dos fones na sua orelha.

Prós:

  • Som de excelente qualidade
  • App com muitas funções e fácil de usar
  • Cancelamento de ruído é bem efetivo
  • Tem proteção contra água
  • Bateria dura mais que o prometido
  • Integração com aparelhos da Samsung é excelente

Contras:

  • Não fica bem preso à orelha
  • Tem funções limitadas com Androids de outra marca
Samsung Galaxy Buds Pro Melhor Preço