Manual da Compra

Review Havit H2002D: Um headset de entrada que faz bonito

Está em busca do famoso headset bom e barato? Então você deve dar uma olhada no Havit H2002D, uma opção que é pouco conhecida (ainda) aqui no Brasil, mas faz bonito perante a concorrência. Ele é daqueles fones que não têm muitas funções extras, mas se compromete em ser bom no essencial da categoria: construção, acabamento, conforto, áudio e microfone.

Será que vale a pena investir no Havit H2002D como um headset de entrada ou tem opções melhores no mercado brasileiro? Veja abaixo o nosso review completo do fone de ouvido gamer da Havit com destaques, pontos fracos e saiba se ele é uma opção viável em pleno 2021.

Ficha técnica do Havit H2002D:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 53 mm
  • Impedância: 64 +/- 15%
  • Resposta de frequência: 20 Hz até 20 kHz
  • Fio: Plug P3 de 1,7 metros com adaptador separador
  • Microfone: Destacável
  • Construção: Estrutura em plástico, peças de acabamento em plástico e espumas revestidas de couro sintético
  • Surround 7.1: Não
  • Peso: Não Informado
  • Compatível com: PC, consoles, notebooks, celulares e outros dispositivos com entrada P3 3,5 mm ou P2

Havit H2002D: Design e construção

Design do Havit H2002D
Design do Havit H2002D. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Havit H2002D aposta na simplicidade em seu design para conquistar os consumidores, e o único detalhe da sua aparência que chama atenção é a logo da fabricante que fica na lateral, sendo feita de um material que parece ser metal e brilha quando está sob a luz. Fora isso, o headset foca mais em apresentar robustez do que ter um visual marcante, e isso não é ruim.

Falando em robustez, essa é uma das principais características deste fone de ouvido gamer. A estrutura é feita em metal flexível e a haste tem sistema de regulagem, conjunto de características que oferece conforto independente do tamanho da sua cabeça. As conchas possuem uma peça de metal na lateral, e envolta dela usam uma pintura emborrachada que, apesar de ser bonita, arranha fácil.

O Havit H2002D tem estrutura flexível e resistente
O Havit H2002D tem estrutura flexível e resistente. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As conchas são macias, grandes e cobriram toda a minha orelha sem fazer mais pressão que o necessário para que o fone ficasse firme e confortável. O revestimento delas é de couro sintético, assim como boa parte dos fones concorrentes. O Havit H2002D também usa o couro sintético na haste, sendo que a parte inferior (que entra em contato com a cabeça) ainda tem uma espuma macia.

As conchas do Havit H2002D são revestidas de couro sintético
As conchas do Havit H2002D são revestidas de couro sintético. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Tanto o controle de volume quanto o botão para silenciar o microfone ficam localizados no fio do Havit H2002D, que não é removível. A boa notícia é que o microfone pode ser destacado, então você pode usar o headset no estilo “headphone” quando quiser. A minha experiência de uso foi excelente, pois além de ele passar uma boa sensação de durabilidade, ainda é muito confortável.

Havit H2002D: Som

O Havit H2002D tem um som equilibrado e capta muitos detalhes
O Havit H2002D tem um som equilibrado e capta muitos detalhes. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Não basta que o headset seja apenas confortável e resistente, é importante que ele apresente uma boa qualidade de som. Neste ponto o Havit H2002D se sai bem, mas não impressiona. O som é claro e consegue captar muitos detalhes, com frequências equilibradas e graves que ganham um pouco mais de destaque amplificados pelos drivers de 53 mm.

Ele é bom para escutar músicas, mas se você for um pouco mais exigente quanto a isso, notará que às vezes os médios e agudos são um pouco “apagados”. É preciso considerar que esse não é o foco do Havit H2002D, além de que esses detalhes serão notados por poucos consumidores.

O fone da Havit não tem uma localização de som tão precisa
O fone da Havit não tem uma localização de som tão precisa. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Comecei jogando WoW com ele e achei o áudio bom justamente pela riqueza de detalhes, que era aliada a boa imersão que o isolamento passivo do fone proporciona. Quando eu testei no CS:GO notei alguns problemas com a localização do som. Apesar de conseguir distinguir de onde os passos ou tiros estavam vindo, sinto que não é tão “evidente” quanto em outros fones da mesma faixa de preço já testados aqui.

Procurei por feedbacks de consumidores que adquiriram o Havit H2002D e achei outras reclamações parecidas, então pode-se dizer que ele não tem uma boa fidelidade em relação ao seu “som 3D”, aliado ao fato de que não chega com nenhum recurso de Surround 7.1, por exemplo. Ressalto que ainda consegui identificar de onde oos sons estavam vindo, só não é tão claro e distinguível como em outros fones.

Havit H2002D: Fio e conectividade

Fio e conectividade do Havit H2002D
Fio e conectividade do Havit H2002D. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Havit H2002D possui conexão P3 de 3,5 mm unificada, ou seja, áudio e microfone na mesma saída. Isso o torna compatível com notebooks, celulares, consoles e outros dispositivos que tenham a entrada. Para quem pretende usá-lo no PC, basta usar o adaptador que a própria fabricante envia para fazer a separação de sinal, fazendo com que o som e o microfone sejam enviados para plugs diferentes.

O cabo é todo trançado e aparenta ser resistente, tendo um total de 1,7 metros de tamanho. É nele que ficam os dois únicos controles do fone: uma “rodinha” de volume e uma chave seletora para silenciar o microfone instantaneamente.

Havit H2002D: Microfone

O Havit H2002D tem boa qualidade de gravação com seu microfone
O Havit H2002D tem boa qualidade de gravação com seu microfone. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O fone de ouvido Havit H2002D possui um microfone destacável que é bem maleável, que pode ser ajustado em qualquer ângulo em relação à boca. Ele também conta com aqueles “filtros” de vento, assim evita que a captação de som seja sensível ao ponto de registrar até sua respiração.

A qualidade do acessório em gravações é boa considerando que esse é um headset de entrada. O microfone tem boa sensibilidade e capta a voz com clareza, eliminando pequenos ruídos do ambiente. No entanto, como em outros fones de ouvido gamer, aqui temos uma leve mudança de tonalidade da voz, mas nada muito impactante. No fim do dia você conseguirá jogar com os amigos, participar de reuniões, aulas EAD, entre outras coisas sem nenhum problema.

Vale a pena comprar o Havit H2002D?

Como ressaltamos durante todo o review, o Havit H2002D é um headset de entrada e custa barato, por isso é uma excelente opção para aqueles que vão comprar seu primeiro fone de ouvido gamer, ou estão com orçamento apertado. Ele impressiona pelo conforto e acabamento, sendo melhor que alguns fones mais caros que já testamos aqui, como é o caso do Turtle Beach Recon 70.

Além disso, ele é um fone versátil que pode ser usado em celulares, PCs, notebooks, consoles, entre outros dispositivos, então mais um ponto para o Havit. O que não gostei foi o fato de a sua localização de som não ser tão precisa quanto poderia, então se você é jogador assíduo de jogos FPS, talvez seja melhor dar uma olhada em outros fones da categoria. Recomendamos o Cooler Master CH321 ou o Redragon Lamia H320, este tem até Surround 7.1.

Se esse ponto negativo não importa muito na sua escolha e você preza mais pelo conforto e durabilidade, o Havit H2002D é a escolha certa e tem um precinho bacana!

Pontos positivos

  • Estrutura toda em metal
  • Confortável
  • Microfone removível e de boa qualidade
  • Compatível com várias plataformas

Pontos negativos

  • Sem funções extras
  • Localização de som não é tão precisa