Manual da Compra

Análise: IdeaPad 330 - 81FE000QBR

A Lenovo já está há um bom tempo no mercado de notebooks e vem fazendo a sua fama com a linha IdeaPad, que é focada no custo benefício. Entre os modelos “antigos” que ainda estão sendo vendidos, temos o IdeaPad 330 (81FE000QBR), uma opção para aquele consumidor que procura um notebook mais básico. 

Ele é um notebook bem compacto e fácil de levar para qualquer lugar, mas tem uma ficha técnica mais simples, com processador i3 de sétima geração, 4 GB de memória RAM, tela HD e uma bateria que é o seu calcanhar de Aquiles. 

Veja a seguir uma análise completa do Lenovo IdeaPad 330 (81FE000QBR).

Lenovo IdeaPad 330 (81FE000QBR)
Tela 15,6 polegadas com resolução HD e abertura 180°
Processador i3 7020U (7° geração) com 2,3 GHz
Memória RAM 4 GB (expansível até 16 GB)
Armazenamento interno 1 TB de HD
Placa de vídeo Integrada (Intel HD Graphics 620)
Portas 2x USB 3.0, 1x USB-C, 1x RJ 45, 1x combo (fone+microfone), 1x HDMI
Conexões WiFi e Bluetooth 4.2
Bateria 30 Wh
Dimensões (LxPxA) 378 x 260 x 22,9 mm
Peso 2,06 quilos
Sistema operacional Windows 10
Cores Prata

Design

Para a linha IdeaPad 330 a Lenovo continuou mantendo a simplicidade no design, sem adicionar muitas “firulas”. A primeira impressão que se tem deste modelo é que todo o seu chassi é feito em aço escovado, mas não se engane, pois todo esse acabamento é em plástico, que é bem rígido e resistente diga-se de passagem. Na parte externa da sua tela o único detalhe que podemos ver é a logo da Lenovo com um acabamento metálico. 

Na parte externa inferior, temos a saída de som que fica um pouco mais perto das bordas, na pequena curva que ele faz depois dos seus pés emborrachados. Isso faz com que, ao colocá-lo em uma superfície plana, essa saída não fique abafada, que é o que acontece em muitos modelos por aí no mercado.

Na parte interna a pintura segue o aspecto externo, essa que inclusive se estende para o touchpad. O lado positivo deste tipo de acabamento é que você não acumula marcas de dedo, diferente de notebooks cuja pintura é mais “brilhante”. As saídas de ar quente ficam entre o corpo do aparelho e a tela, que pode ser aberta em 180°.

O IdeaPad 330 foi feito para ser um notebook compacto e bem leve, assim é fácil e levá-lo para qualquer lugar, e a Lenovo conseguiu entregar bem esses aspectos, com um aparelho que pesa menos de 2 quilos e pouco mais de 2 cm de espessura.  . 

Ele conta com Leitor de cartões 4 em 1 (SD, SDHC, SDXC e MMC), duas conexões USB 3.0, uma conexão USB-C, uma entrada para combo (fone e microfone), entrada RJ 45 (Ethernet) e uma entrada HDMI. Do outro lado ele até tem espaço para instalação de um leitor de DVD, mas o compartimento é vazio, então se você quiser a mídia, precisa instalar por conta própria. 

Tela 

Como este aparelho é bem simples, não podemos exigir muito de sua tela. Ela segue o tamanho padrão de grande parte dos notebooks do mercado, com 15,6 polegadas e resolução HD. Para um modelo de entrada, não tem muito o que reclamar de sua imagem final, mas se você gosta de assistir aquela série na Netflix e quer fazer isso em alta resolução, terá que ir para os modelos mais potentes da linha. 

Como dissemos no tópico de design, ele tem uma tela que pode ser aberta em até 180°, o que de acordo com a empresa serve para você conseguir achar melhor o ângulo ideal de visualização para cada situação. No entanto, a tecnologia usada no painel (TN) acaba indo contra essa proposta de abertura, pois um dos pontos negativos desse tipo de tela é justamente a visualização ir piorando dependendo do ângulo que você olha.

Teclado, touchpad e som

O seu teclado não possui nenhum diferencial e, de acordo com o feedback de muitos compradores, é bem confortável de se usar no dia a dia. Para quem constantemente está usando as teclas de números, ele possui o numpad dedicado, então já é um ganho de produtividade na hora de editar planilhas, por exemplo. Além disso, algumas de suas teclas possuem um pequeno LED para mostrarem quando estão ativadas.

O touchpad também é bem “básico”, mas funciona bem e tem um tamanho legal. Como ele segue a pintura do chassi, acaba sendo bem discreto, deixando o destaque para o teclado que é todo preto. Ele é inteiriço, mas possui o clique mecânico e por toque, além de também ter suporte a multi-gestos, então você poderá usar vários comandos do Windows. 

O IdeaPad 330 possui dois alto-falantes de 1,5W, mas sem certificação Dolby Audio neste modelo, então você terá uma qualidade de som bem “ok”, ou seja, nada que seja um super destaque, mas também não é ruim.

Hardware e desempenho

A linha IdeaPad tem modelos para todos os gostos e com os mais diferentes hardwares, mas neste caso estamos falando de uma opção mais básica, voltada para quem vai executar tarefas simples. Ele tem um processador i3 de sétima geração, o 7020U, cujo clock pode alcançar até 2,3 GHz. Sabemos que não é a geração mais atual, mas ele ainda consegue entregar um bom desempenho, desde que seja usado com programas mais básicos, navegação na internet e outros.

Parte disso também se dá a sua memória RAM, que é de 4 GB. Essa é uma quantidade que é considerada pouca atualmente, até mesmo pelo consumo do próprio Windows 10, por isso é preciso ter um pouco mais de cautela. No entanto, você pode estar instalando mais memória RAM, já que ele tem um slot disponível que aceita até 16 GB, totalizando 20 GB. Programas mais pesados ou jogos nem pensar, pois além de ser básico, esse notebook não possui uma placa de vídeo dedicada. 

Como este é um modelo simples, ele tem um HD de 1 TB para armazenamento de arquivos. O espaço é bom e costuma ser suficiente para grande parte dos usuários comuns, mas o desempenho proporcionado por este tipo de disco não é satisfatório, por isso é recomendado a instalação de um SSD. 

A má notícia é que ele não possui um slot M.2, então você precisa escolher entre duas opções: trocar o HD por um SSD e usar somente ele, ou usar um adaptador Caddy naquele espaço de leitor de DVD que está vazio, assim você pode usar o armazenamento híbrido de HD e SSD.

Bateria

Este é um ponto que podemos considerar como negativo do IdeaPad 330, inclusive sendo uma das maiores reclamações dos consumidores. Ele conta com uma bateria de 2 células (30 Wh) e, por ser tão “pequena”, sua autonomia é muito baixa. Estamos falando de você poder ficar entre 2 a 3 horas no máximo com ele fora da tomada, isso executando tarefas comuns e com um brilho controlado.

Não sabemos o motivo da Lenovo não ter colocado uma bateria maior aqui, mas fica o aviso, se você quer ficar muito tempo fora da tomada, esse computador não é uma boa escolha. 

Conclusão: O IdeaPad 330 (81FE000QBR) vale a pena?

Ressaltamos isso desde o início, mas vamos repetir, esse modelo é uma opção para quem procura um computador bem simples e não pretende realizar nenhuma tarefa pesada, por isso o recomendamos para estudantes que precisam de algo para editores de texto e leitura, ou mesmo alguém que só está afim de um aparelho para navegação na internet. 

No entanto, esse notebook está custando a partir de R$ 2.599 no momento da publicação desta análise, por isso acaba saindo totalmente da curva de valor aceitável, ainda mais considerando que ele é “antigo” e a própria Lenovo já possui outros modelos da linha, que são mais atualizados e modernos. 

Se você ficou interessado neste IdeaPad 330, recomendamos que monitore o seu preço e tenha paciência para esperar ele baixar. Caso ele fique abaixo dos R$ 2.000, aí começa a se tornar uma opção interessante de compra.

Lenovo Ideapad 330 I3 de sétima geração Melhor Preço