Manual da Compra

Análise IdeaPad Gaming 3i: Vale a pena?

A Lenovo está firme e forte no mercado de notebooks gamer e lançou o IdeaPad Gaming 3i, que chega para ser o sucessor direto do modelo L340, com a mesma proposta de ser um aparelho de entrada para os jogadores. No entanto, ele possui uma ficha técnica de respeito, com processador de última geração, boa placa de vídeo e uma bateria que impressiona.

Ele está equipado com o i7-10750H, que somado a GTX 1650 oferece uma ótima performance em diversos jogos. Ele já chega com SSD NVMe instalado de fábrica, e possui uma bateria que entrega quase 10 horas de autonomia, tempo impressionante para um notebook gamer. Quer saber mais sobre o IdeaPad Gaming 3i? Dá uma olhada na análise que o Manual da Compra montou em cima da sua ficha técnica.

Veja seguir a ficha técnica do IdeaPad Gaming 3i.

IdeaPad Gaming 3i
Tela 15,6  polegadas com resolução Full HD
Processador Intel i7-10750H (10° geração) com até 5 GHz
Memória RAM 8 GB ou 16 GB
Armazenamento interno 256 GB ou 512 GB de SSD NVMe
Placa de vídeo GTX 1650 com 4 GB de memória
Teclado ABNT2
Portas 2x USB A 3.1, 1x USB C 3.1, 1x RJ-45 (ethernet), 1x HDMI e 1x combo de áudio (fone e microfone)
Conexões Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Bateria 3 células de 45 Wh 
Dimensões (LxPxA) 359 x 249 x 24,9 mm
Peso 2,2 quilos
Sistema operacional Windows 10
Cores Azul

Design

Design do IdeaPad Gaming 3i

O IdeaPad Gaming 3i tem um visual bem discreto, com a tampa toda lisa e alguns chanfros nas laterais, mas sem nenhum outro detalhe. Sua construção é feita em plástico e tem design com linhas mais “quadradas”. A própria Lenovo destaca que ele é um notebook com linhas agressivas e, ao mesmo tempo, “básico”, para poder ser usado por profissionais sem chamar muita atenção.

Internamente ele possui um visual um pouco mais “descolado”, com teclado que dá destaque para as setas (geralmente usadas por gamers) e tela com dobradiça central, que faz com que pareça um monitor. As bordas da tela são bem finas, seguindo a tendência dos aparelhos modernos, e a pintura do seu chassi é a mesma da parte externa: azul camaleão. Esse notebook pesa apenas 2,2 quilos e tem 2,49 cm de espessura quando está fechado.

Em suas laterais ficam as entradas e saídas, que acabam sendo “mais do mesmo”, comparado a outros aparelhos. Ele possui duas portas USB 3.1 tipo A, uma porta USB 3.1 tipo C, uma entrada RJ-45 (ethernet), uma entrada de vídeo HDMI e um combo de áudio (fone e microfone). Se você costuma trabalhar com cartão de memória, terá que comprar um leitor externo, pois o IdeaPad Gaming 3i não tem entrada para os pequeninos.

Tela

Tela do IdeaPad Gaming 3i

Sua tela tem 15,6 polegadas e usa tecnologia de WVA em seu painel, que tem cores mais nítidas e sem distorções, independente do ângulo de visualização. Esse tipo de painel é uma variação do IPS, por isso as características acabam sendo bem parecidas. A tela possui recurso antirreflexo e resolução Full HD, para entregar imagens em alta resolução, mas as especificações acabam por aí.

Por ser um notebook gamer mais básico, ele não possui uma taxa de atualização de 144 Hz, por exemplo, ou tempo de resposta menor. Sua tela acaba seguindo o padrão de aparelhos intermediários que nem são voltados para o mercado gamer, provavelmente como uma estratégia para diminuir os custos finais do IdeaPad Gaming 3i.

Teclado, touchpad e som

Teclado do IdeaPad Gaming 3i

Seu teclado é retroiluminado na cor branca, o que ajuda a identificar as teclas mesmo se você estiver jogando no escuro. A fabricante destaca o layout espaçoso, além dele ter teclas para multimídia e teclado numérico dedicado, o que é excelente para quem trabalha com números. As setas ganham destaque no design, pois foram colocadas mais abaixo do restante para que não tivessem que ser diminuídas e espremidas.

O touchpad possui a mesma cor do chassi, e é 30% maior que o presente em modelos anteriores. A distância entre os botões dele foram diminuídas para 1,5 mm, e os drivers de precisão o ajudam a entregar mais agilidade, rapidez e tempo de resposta para o usuário. 

O IdeaPad Gaming 3i possui dois alto-falantes de 1,5 W com certificação Dolby Audio. A empresa nem sequer dá destaque para esse recurso no anúncio do notebook, então podemos esperar uma qualidade padrão de modelos intermediários. O áudio não será ruim, mas se você puder usar fones de ouvido, a experiência será melhor.

Hardware e desempenho

Hardware do IdeaPad Gaming 3i

Esse notebook tem um hardware potente e atualizado, com processador de décima geração. O i7-10750H é um modelo de alto-desempenho, que tem seis núcleos, mas consegue rodar até 12 threads simultaneamente, com clock de até 5 GHz. Ele foi feito para entregar um bom desempenho em tarefas pesadas, e consegue realizar isso muito bem. Aplicativos de edição de fotos, vídeo, modelagem 3D, entre outros que exigem muito da máquina, vão rodar sem problemas.

Aqui no Brasil ele foi lançado em duas variantes, uma com 8 GB de memória RAM e outra com 16 GB de memória RAM. Se você não pretende rodar jogos muito pesados ou abrir vários programas de uma vez, o modelo com 8 GB já deve dar conta do recado, mas caso queira garantir que o notebook não irá apresentar travamentos ou “engasgos”, recomendamos a versão de 16 GB.

As duas variantes também possuem diferenças em seus armazenamentos internos, mas o lado positivo é que ambas possuem SSD NVMe, o mais rápido da categoria. Uma possui um módulo de 256 GB e a outra de 512 GB. Sabe-se que o notebook possui dois slots para SSD M.2, mas a empresa não deixa claro se é possível fazer a instalação de um HD, que fica mais barato e é melhor para armazenamento em massa de arquivos.

Desempenho em jogos

Desempenho em jogos do IdeaPad Gaming 3i
(Foto: Reprodução/LaptopMag/Future)

O IdeaPad Gaming 3i usa a placa de vídeo GTX 1650, um modelo que tem 4 GB de memória dedicada. Ela está no segmento de placas intermediárias, mas consegue rodar vários jogos atuais com boas configurações e taxa de FPS acima de 60. Ela também ajuda o aparelho a rodar programas que precisem do processamento da placa, por exemplo, editores de vídeo.

Jogos como Fortnite, LoL, Dota 2, CS:GO, entre outros, podem ser rodados em configurações quase máximas e com um bom FPS. Alguns games como o The Witcher 3, Shadow of the Tomb Raider, CoD: Modern Warfare 2019, FarCry 5 e outros que exigem um pouco mais de poder gráfico, precisam ter suas configurações ajustadas no médio para que o FPS fique acima de 60.

A Lenovo destaca o sistema de resfriamento aprimorado que esse aparelho possui. Ele tem duas ventoinhas e quatro dissipadores de calor para aguentar temperaturas mais altas, tanto da CPU quanto da GPU. O usuário pode controlar como as ventoinhas trabalham através da interface Q Control, que oferece modos focados em desempenho, autonomia de bateria e personalizados.

Bateria

Em bateria o IdeaPad Gaming 3i não decepciona, e de acordo com a Lenovo, são até 9,6 horas de duração em uso moderado com o brilho da tela controlado. Notebooks gamer não costumam ter um bom desempenho de bateria, por isso essa autonomia é excelente. A empresa também destaca a tecnologia de carregamento rápido, que garante duas horas de carga em apenas 15 minutos na tomada.

Conclusão: O IdeaPad Gaming 3i vale a pena?

O IdeaPad Gaming 3i foi feito para ser um notebook com bom custo-benefício entre os modelos gamer, e a Lenovo tem um bom histórico nesse segmento. O aparelho tem um excelente hardware, o que vai agradar os consumidores que procuram uma opção mais potente, mas não querem gastar tanto. A sua tela acaba sendo o ponto negativo, pois tem qualidade equivalente aos aparelhos intermediários do mercado.

No entanto, se você não é tão crítico em relação à tela, terá em suas mãos um excelente notebook, com processador potente e de última geração, uma boa placa de vídeo e bateria com quase 10 horas de duração, o que é raro em aparelhos gamer.