Manual da Compra

Análise: IdeaPad S145 (81S90005BR)

A Lenovo fez sucesso com a sua linha IdeaPad, por isso constantemente vem lançando novos modelos para ela. Os últimos, chamados de IdeaPad S145, são um verdadeiro sucesso de vendas e possuem configurações para todos os gostos e necessidades. Hoje vamos analisar o IdeaPad S145 (81S90005BR), que é o modelo intermediário deles.

Esse notebook possui um processador i5 de oitava geração e conta com 8 GB de RAM, por isso é uma boa opção para quem tem um uso mais leve e precisa de um bom modelo para tarefas simples. Além do já citado, O S145 está mais compacto e leve que os modelos anteriores, além de manter um acabamento simples e discreto.

Veja a seguir uma análise completa IdeaPad S145 (81S90005BR).

Lenovo IdeaPad S145 (81S90005BR)
Tela 15,6 polegadas com resolução HD e abertura 180°
Processador i5 8265U (8° geração) com até 3,9 GHz
Memória RAM 8 GB (expansível até 20 GB)
Armazenamento interno 1 TB de HD
Placa de vídeo Integrada (Intel HD Graphics 620)
Portas 2x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x RJ 45, 1x combo (fone+microfone), 1x HDMI e Leitor de cartões
Conexões WiFi e Bluetooth 4.2
Bateria  2 células de 30 Wh
Dimensões (LxPxA) 362,2 x 251,5 x 19,9 mm
Peso 1,85 quilo
Sistema operacional Windows 10
Cores Prata ou Preto

Design

Desde o começo da linha IdeaPad a Lenovo apostou em simplicidade como fator que dita o design dos notebooks, mas ao decorrer dos anos ela veio refinando os modelos a cada novo lançamento. O S145 tem o seu chassi todo feito em plástico, mas a pintura prateada continua dando a impressão que seu acabamento é uma espécie de aço escovado. Além disso, ele apresenta as laterais mais “quadradas”, com uma pequena logo da fabricante na lateral de sua tampa.

Design do IdeaPad S145 (81S90005BR)

A Lenovo aproveitou o máximo de espaço possível para entregar um notebook compacto e, consequentemente, leve. É possível notar esse bom aproveitamento olhando as bordas da tela, que agora estão menores. A pintura prateada se estende para dentro do aparelho, inclusive para o touchpad, como acontece nos modelos anteriores. Além disso, o seu teclado ocupa mais espaço nas laterais, o que é bom para não deixar as teclas espremidas.

O S145 agora pesa menos de 2 quilos e tem menos de 2 cm de altura. Seus alto-falantes continuam na parte inferior em uma espécie de “curva” que o design faz, garantindo que eles não fiquem abafados quando o notebook está em uma mesa, por exemplo. Entre as suas portas temos duas entradas USB 3.1, uma USB 2.0, 1 entrada HDMI, leitor de cartões, entrada RJ 45 (Ethernet) e o combo de fone e microfone.

Tela

Como esse é o modelo intermediário da linha S145, a sua tela tem a resolução HD e recurso antirreflexo, mas segue o tamanho de 15,6 polegadas. Ela entrega uma boa qualidade de imagem dentro de suas limitações técnicas, mas não é nada surpreendente pelo fato de não conseguir exibir imagens em alta resolução. A Lenovo faz questão de destacar  a possibilidade de abertura em até 180°, mas isso acaba indo contra o tipo de painel que eles usam.

tela do IdeaPad S145 (81S90005BR)

Assim como em modelos passados, a empresa continua usando o painel TN, que é mais barato e rápido para exibir uma imagem, porém a cor não é tão boa e o ângulo de visualização é horrível. Então dependendo do ângulo que você esteja olhando a imagem, as cores serão totalmente diferentes, parecendo que até estão negativadas, então talvez esse recurso de abertura em 180° fosse melhor aproveitado com outro tipo de tela.

Teclado, touchpad e som

Como falamos no tópico de design, a Lenovo fez o S145 aproveitar mais todo o espaço disponível, isso vale para a tela com bordas bem finas e para o teclado, que agora está mais “espaçoso”, sem ter feito o notebook aumentar o tamanho. Neste modelo o teclado chega mais ao limite das bordas laterais, o que fez com que suas teclas pudessem respirar mais e ganharem um pequeno espaço entre si, não ficando totalmente grudadas.

Teclado e touchpad do IdeaPad S145 (81S90005BR)

A prova de que isso deu certo é que dá para notar as teclas mais “soltas” mesmo com o teclado numérico dedicado, algo que inclusive é um ponto positivo, principalmente para quem trabalha com números. Seu touchpad não mudou e continua com um tamanho padrão, além de ser inteiriço e com suporte a cliques mecânicos e por toque. Ele possui suporte ao recurso de multi-gestos, que pode ser usado com o Windows.

O S145 possui dois alto-falantes de 1,5W com certificação Dolby Audio, que garante uma boa qualidade de som mesmo em volumes mais altos. No entanto, esse não é um dos destaques do aparelho, então no geral o seu som é bom em um nível normal, sem surpreender em nenhum quesito.

Hardware e desempenho

Este modelo específico é o intermediário entre todas as opções disponíveis do IdeaPad S145, com um processador i5 de oitava geração, o 8265U, cujo clock alcança até 3,9 GHz. Em conjunto com os 8 GB de memória RAM, ele tem um desempenho bem, bacana em um uso mais comum, ou seja, navegação na internet, editores de texto, reprodutores de vídeo entre outros que sejam mais leves.

Hardware e desempenho do IdeaPad S145 (81S90005BR)

No entanto, essa configuração não se dá bem com programas mais pesados, como é o caso de editores de vídeo, jogos e outros que usem mais do computador, já que esta versão sequer possui uma placa de vídeo dedicada. Se esse é o seu objetivo, recomendamos que dê uma olhada na versão com i7 de placa dedicada.

Para armazenamento o S145 tem um HD de 1 TB, que é um bom espaço para guardar fotos, vídeos e documentos. O desempenho do notebook acaba sendo limitado por esse HD, por isso a recomendação é que seja instalado um SSD, pelo menos para armazenar o sistema operacional e alguns programas que você use mais.

Fazer essa instalação no IdeaPad S145 é fácil, pois ele possui um slot dedicado para SSD do tipo M.2, então você não precisa abrir mão do HD para isso. Também é possível colocar mais memória RAM, mas como dos 8 GB, 4 GB é soldado na placa, você pode chegar no máximo a 20 GB, caso invista em um pente de 16 GB.

IdeaPad S145 (81S90005BR) por dentro

Bateria

A bateria continua sendo um problema da linha IdeaPad, mesmo após várias reclamações dos modelos passados. Na busca por oferecer um notebook compacto, a Lenovo acaba colocando duas células de 30 Wh, que é uma quantidade abaixo dos rivais no mercado. O resultado disso são poucas horas fora da tomada, mesmo em um uso mais moderado. 

A empresa não especifica no anúncio quantas horas uma carga dura, por isso tivemos que buscar o feedback dos consumidores. Após vários comentários de quem já tem esse aparelho, constatamos que, se você tiver um uso bem moderado, ele pode alcançar uma autonomia de até 5 horas, mas na maioria das vezes a duração é menor que isso.

Conclusão: O IdeaPad S145 (81S90005BR) vale a pena?

A ideia da linha IdeaPad é oferecer um bom custo benefício e a Lenovo sempre conseguiu cumprir esse objetivo com maestria. No momento da publicação desta análise, ele pode ser encontrado a partir de R$ 2.599, um preço maior do que ele geralmente era vendido antes de toda essa crise e aumento do dólar.

Considerando que todos os notebooks estão com valores na altura, se você realmente não puder esperar ele é sim uma boa opção. Um bom preço para um aparelho com essas configurações e na casa dos R$ 2.000, então fique esperto para ver se não acha uma boa promoção do IdeaPad S145.

Lenovo Ideapad S145 I5 8° geração Melhor Preço