Manual da Compra

Análise IdeaPad S145 (82DJ0001BR): Vale a pena?

A Lenovo não quer ficar para trás nos lançamentos de notebooks com 10° geração, então já está tratando de trazer modelos mais atualizados da linha IdeaPad S145, que é um verdadeiro sucesso aqui no Brasil. O Manual da Compra vai fazer uma análise da ficha técnica do IdeaPad S145 (82DJ0001BR), uma opção intermediária que já chega com processador de 10° geração. 

A única mudança que esse notebook teve para os modelos “antigos” é o seu processador, que agora é um Intel i5 1032G1. Ele continua com 8 GB de RAM, HD de 1 TB e tela de 15,6 polegadas com apenas resolução HD. Veja mais sobre o IdeaPad S145 (82DJ0001BR) logo abaixo.

Lenovo IdeaPad S145 (82DJ0001BR)
Tela 15,6 polegadas com resolução HD e abertura 180°
Processador i5 1032G1 (10° geração) com até 3,6 GHz
Memória RAM 8 GB (expansível até 20 GB)
Armazenamento interno 1 TB de HD
Placa de vídeo Integrada (Intel HD Graphics 620)
Teclado ABNT 2
Portas 2x USB 3.1, 1x USB 2.0, 1x RJ 45, 1x combo (fone+microfone), 1x HDMI e Leitor de cartões
Conexões Wi-Fi e Bluetooth 4.2
Bateria  2 células de 30 Wh
Dimensões (LxPxA) 362,2 x 251,5 x 19,9 mm
Peso 1,85 quilo
Sistema operacional Windows 10
Cores Prata ou Preto

Design

Este modelo do S145 não chega com nenhuma mudança na sua construção e design quando comparado aos notebooks anteriores. Seu chassi continua sendo feito de plástico, com uma pintura de prateada que até engana à primeira vista, dando a impressão que é de metal. Ele conta com linhas finas e aparência mais discreta, o que é bom, pois pode ser usado em qualquer ambiente sem chamar a atenção.

Design do IdeaPad S145 (82DJ0001BR)
(Foto: Divulgação/Lenovo)

O IdeaPad S145 faz um ótimo aproveitamento de todo o seu espaço de corpo, ele é um notebook com a tela do mesmo tamanho dos concorrentes, teclado com numérico dedicado e ainda consegue ser compacto e leve, sendo fácil de ser transportado para qualquer lugar. A pintura prateada se estende para dentro do aparelho, inclusive para o touchpad, como acontece nos modelos anteriores.

O S145 pesa menos de 2 quilos e tem menos de 2 cm de espessura. Seus alto-falantes continuam na parte inferior em uma espécie de “curva” que o design faz, garantindo que eles não fiquem abafados quando o notebook está em uma mesa, por exemplo.

Indo para as suas conexões, temos duas entradas USB 3.1, uma USB 2.0, uma entrada HDMI, leitor de cartões, entrada RJ 45 (Ethernet) e o combo de fone e microfone. Ele também possui Wi-fi e Bluetooth 4.2 entre as conexões sem fio.

Tela

Em todos os intermediários da linha IdeaPad S145 a Lenovo adota a mesma tela, modelo TN com 15,6 polegadas e resolução apenas HD. Para quem não é muito crítico nesta parte, a qualidade é suficiente para tarefas do dia a dia ou mesmo assistir alguns vídeos e filmes, porém os mais exigentes podem não ficar felizes com as imagens que esse modelo proporciona. A Lenovo faz questão de destacar  a possibilidade de abertura em até 180°, mas isso acaba indo contra o tipo de painel que eles usam.

Tela do IdeaPad S145 (82DJ0001BR)
(Foto: Divulgação/Lenovo)

O painel TN é mais barato e tem como vantagem ter rápida resposta de imagem, o que não faz diferença neste notebook. No entanto, as cores dele são “lavadas”, o brilho é fraco e o contraste não é lá essas coisas, fora o ângulo de visualização que deforma as cores dependendo de como você está em relação ao aparelho. Caso a sua prioridade seja um notebook com tela melhor, recomendamos dar uma olhada no modelo (81S90003BR), que já possui resolução Full HD.

Teclado, touchpad e som

A Lenovo fez o S145 aproveitar mais todo o espaço disponível e agora o seu teclado está mais “espaçoso”, sem que o aparelho precisasse aumentar o seu tamanho. Ele chega mais ao limite das bordas laterais, o que faz com que suas teclas não fiquem grudadas, oferecendo mais conforto para o usuário na hora de digitar. Ele possui o teclado numérico dedicado, que vai ajudar aqueles que trabalham com números. Além disso, esse notebook trabalha com o padrão ABNT2.

Teclado do IdeaPad S145 (82DJ0001BR)
(Foto: Divulgação/Lenovo)

Seu touchpad continua sendo simples e efetivo. Ele tem o tamanho padrão, é inteiriço e com suporte a cliques mecânicos e por toque. Ele também conta com o recurso de multi-gestos, que pode ser usado com o Windows.

O S145 possui dois alto-falantes de 1,5W com certificação Dolby Audio, que garante boa qualidade de som mesmo em volumes mais altos. No entanto, esse não é um dos destaques do aparelho, então no geral o seu som é apenas bom, sem surpreender em nenhum quesito. 

Hardware e desempenho

A grande mudança deste notebook para os modelos anteriores do IdeaPad S145 é a adição de um processador de décima geração, o i5 1032G1, modelo quad-core cujo clock base é de 1,0 GHz e vai até 3,6 GHz com a tecnologia turbo da empresa. A Intel possui várias linhas diferentes dos processadores de décima geração, e essa é uma das mais “básicas”, voltadas para aparelhos que são mais simples, como é o caso deste.

Esse notebook tem como objetivo atender aquelas pessoas que possuem uso mais básico. Ele entrega um bom desempenho em tarefas como navegação na internet, uso de editores de texto, consumo de vídeos ou qualquer aplicativo que seja mais leve, no entanto, ele não tem desempenho o suficiente para conseguir se dar bem em aplicações pesadas, então nestes casos o usuário pode ter alguns problemas de travamento.

Hardware do IdeaPad S145 (82DJ0001BR)
(Foto: Divulgação/Lenovo)

Ele possui 8 GB de memória RAM, que é suficiente para o tipo de uso que este notebook é recomendado. No entanto, você pode fazer o upgrade para até 20 GB, retirando 4 GB do seu slot e adicionando um pente de 16 GB. 

O que faltou para este aparelho já chegar com excelente desempenho de fábrica foi a instalação de um SSD. Você até consegue achar versões dele no mercado com esse tipo de armazenamento, mas nativamente ele chega com HD de 1 TB, que é um bom espaço, mas acaba limitando o notebook por conta das suas baixas taxas de transmissão de dados. 

O lado positivo é que você pode fazer a instalação de SSD M.2, pois ele possui um slot dedicado, então não irá precisar abrir mão do HD para isso. Com ambos instalados, o usuário pode usar o armazenamento híbrido, usando o SSD para sistema e programas e o HD para guardar todos os seus arquivos pessoais. 

Bateria

A sua bateria também não sofreu mudanças, por isso ele conta duas células de 30 Wh, que é uma quantidade abaixo dos rivais no mercado. Apesar de o público ter abraçado a linha IdeaPad, a duração de bateria dos modelos sempre foi reclamação constante e continua sendo até hoje, com autonomia que é bem abaixo do esperado pelos consumidores. 

A empresa não especifica no anúncio quantas horas uma carga dura. No momento da publicação deste review, este modelo ainda é novo no mercado, por isso também não temos feedbacks de compradores sobre a duração da bateria. Os modelos com processadores i5 de oitava geração possuem autonomia média entre 4 e 5 horas. 

Conclusão: O IdeaPad S145 (82DJ0001BR) vale a pena?

O IdeaPad S145 (82DJ0001BR) é sim um bom notebook e atenderá bem aqueles usuários mais básicos que buscam um aparelho para uso leve, mas ele não é o melhor modelo para um bom custo-benefício, se for isso o que você procura. A crise global em 2020 acabou afetando bastante o mercado de eletrônicos, por isso estamos vendo os preços de modelos mais básicos indo às alturas, como é o caso deste que é encontrado a partir de R$ 3.419 no momento da publicação desta análise.

É um valor bem salgado por tudo que ele entrega, mas a tendência é que notebooks com essa configuração intermediária neste preço se tornem “comuns”. A nossa recomendação é que você dê uma “garimpada” nos modelos da última geração do IdeaPad, que possuem processadores de 8° geração. Pelo mesmo valor você consegue achar opções que possuem placa de vídeo dedicada, ou até mesmo os modelos com i7, caso dê sorte. 

Lenovo Ideapad S145 82DJ0001BR Melhor Preço