Manual da Compra

Kindle Paperwhite Signature Edition: vale a pena o carregamento sem fio?

Um dos lançamentos mais aguardados do fim de 2021 para os amantes de ebooks foi o Kindle Paperwhite Signature Edition, da nova geração de e-readers da Amazon. Ele estreou em novembro e faz parte da 11ª geração, junto do Novo Kindle Paperwhite, que também já fizemos um review completo.

Para uma experiência de leitura incrível, a 11ª geração traz um sistema de alta performance com software aprimorado que flui sem “engasgos”, troca de páginas 20% mais veloz e bateria com duração de até 10 semanas. Fatores que distinguem o Kindle Paperwhite Signature Edition do Kindle Paperwhite de 11° geração são o suporte ao carregamento sem fio, sensor de luz adaptável e a capacidade de 32 GB de armazenamento.

Ficha técnica do Kindle Paperwhite Signature Edition:

  • Tamanho da tela: 6,8"
  • Resolução da tela: 300 ppi
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Conectividade: Wi-Fi
  • Iluminação embutida: Sim - 17 LEDs
  • Portas USB: 1 porta USB-C
  • Botões: 1 (ligar e desligar)
  • Dimensões: 174 mm x 125 mm x 8.1 mm
  • Peso aproximado: 208 gramas
  • Proteção contra água: IPX8 - Até 2 metros de profundidade em água doce por 60 minutos e 0,25 metros por até 3 minutos na água do mar.
  • Formatos de arquivo suportados: Formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.
  • Bateria: De acordo com a Amazon, uma única recarga dura até 10 semanas, baseando-se em uma leitura diária de meia hora com o Wi-Fi desligado e iluminação no nível 13.
  • Inclusos na caixa: Kindle Paperwhite Signature Edition, cabo USB-C para recarga e Guia de início rápido.

Design do Kindle Paperwhite Signature Edition

O Kindle Paperwhite Signature Edition tem bordas mais finas e tela de 6,8
O Kindle Paperwhite Signature Edition tem bordas mais finas e tela de 6,8” (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Kindle Paperwhite Signature Edition tem um design clean e elegante. A tela é lisa e aumentou de tamanho, passando de 6 para 6,8 polegadas. Para que isso não interferisse muito no tamanho do aparelho, eles deixaram as bordas mais finas. Na parte superior fica o sensor de luz, que é tão discreto que pode passar despercebido, e na parte inferior há o clássico logo do “Kindle”.

A traseira emborrachada é confortável para manuseio, tem o logotipo da Amazon em relevo e informações do aparelho em letras miúdas. Há apenas um botão na parte inferior para ligar e desativar a tela. Uma mudança bastante positiva foi a implementação da porta USB-C para carregamento de bateria, que na geração anterior (10ª) era mini USB.

O Kindle Paperwhite Signature Edition é à prova d’água
O Kindle Paperwhite Signature Edition é à prova d’água (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Kindle Paperwhite Signature Edition é à prova d’água, classificado como nível IPX8 de impermeabilidade. Ele pode resistir a 2 metros de profundidade por 1 hora em água doce e 0,25 metros por até 3 minutos na água do mar. Além disso, ele é bem leve e compacto, pesando cerca de 208 gramas. Assim você pode levá-lo nas suas férias facilmente e ler a qualquer hora, na praia, na piscina, numa banheira relaxante etc.

Detalhe de manchas e alguns pequenos desgastes perto das bordas
Detalhe de manchas e alguns pequenos desgastes perto das bordas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Como o Kindle Paperwhite Signature Edition tem o mesmo material emborrachado do previamente testado Kindle Paperwhite de 11° geração, eu já esperava que algumas marcas e manchas de uso do cotidiano surgissem, mesmo tomando bastante cuidado. Foi o que aconteceu, e caso isso seja algo que te incomode, recomendo a compra de uma capa protetora para adicionar uma camada extra de proteção.

Bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition

A bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition dura até 10 semanas
A bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition dura até 10 semanas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A bateria da 11ª geração recebeu uma atualização impressionante. De acordo com a Amazon, agora uma única recarga da bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition dura até 10 semanas, lendo diariamente por meia hora com o Wi-Fi desligado e iluminação no nível 13. Não estando nessas condições, a duração da bateria pode ser menor.

Para melhor entendimento, essas 10 semanas citadas pela Amazon podem ser convertidas em 35 horas, e em nossos testes tivemos os seguintes resultados:

  • Lendo por aproximadamente 1 hora com o Wi-Fi desligado e brilho 13*, a bateria caiu 1%.
  • Lendo por aproximadamente 1 hora com o Wi-Fi ligado e brilho 13*, a bateria caiu 3%.
  • A bateria diminuiu em torno de 7% durante o tempo que fiquei olhando a loja do Kindle. Vi as recomendações de livros, procurei ebooks novos para ler e fiz downloads.

*Para comparação, o nível máximo de luminosidade da tela é 24.

Fazer muitas “interações com a tela” diminui a carga da bateria mais rápido, mesmo se a iluminação estiver no nível 13 e o Wi-Fi desligado. Chamo de “interações com a tela” grifar (destacar), fazer anotações, usar o dicionário, marcar páginas e mudar o tamanho da fonte, margens etc.

A bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition (11ª geração) dura mais que as versões anteriores, porém, no final a autonomia sempre vai variar de acordo com os hábitos de leitura de quem estiver usando. No meu caso, eu não leio todos os dias, mas quando leio, não é apenas por meia hora, então acredito que a bateria duraria as 35 horas sim.

Tempo de Carregamento do Kindle Paperwhite Signature Edition

A bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition pode ser recarregada usando carregador sem fio Qi compatível
A bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition pode ser recarregada usando carregador sem fio Qi compatível (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A bateria do Kindle Paperwhite Signature Edition (11ª geração) é consideravelmente maior que das gerações passadas, por isso demora mais para ficar 100% carregada, levando em torno de 5 horas quando conectada ao computador e menos de 2,5 horas quando conectada a um adaptador de tomada.

Como grande destaque, o Kindle Paperwhite Signature Edition pode ser recarregado por um carregador sem fio de 10 W Qi compatível, e leva menos de 3,5 horas para a bateria ficar 100% carregada. Tanto o adaptador oficial quanto carregadores Qi são vendidos separadamente, enquanto o cabo USB-C vem acompanhado do produto. Em nossos testes usamos um carregador Qi da Samsung e funcionou perfeitamente.

Caso você vá utilizar um carregador de celular da sua casa, veja com atenção quanto de carga ele passa para não danificar a bateria do seu Kindle Paperwhite Signature Edition. Use um adaptador com valores iguais ou menores que 5,2 V e 1.5 A e a bateria estará segura. Essa informação você encontra na parte de trás dele, aquelas letras miúdas e clarinhas.

Tela, iluminação e leitura do novo Kindle Paperwhite Signature Edition

O Kindle Paperwhite Signature Edition tem tela de 6,8, antirreflexo, 300 ppi e iluminação embutida de 17 LEDs
O Kindle Paperwhite Signature Edition tem tela de 6,8”, antirreflexo, 300 ppi e iluminação embutida de 17 LEDs (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Kindle Paperwhite Signature Edition e o Kindle Paperwhite 2021 são os lançamentos da 11ª geração, que aumentou o tamanho da tela de 6 para 6,8 polegadas, ficando próximo do tamanho do Kindle Oasis, cuja tela é de 7 polegadas. O aparelho continua leve e compacto, pois deixaram as bordas mais finas, o que contribui para um espaço maior de leitura.

A resolução da tela é de 300 ppi (pixels por polegada), garantindo uma leitura definida e imagens nítidas. É uma boa opção de e-reader para quem lê documentos com muitas figuras ou histórias em quadrinhos (HQs).

A iluminação do Kindle Paperwhite Signature Edition impressiona: ele tem 17 LEDs de iluminação embutida, enquanto que a versão de geração anterior tinha apenas 5 LEDs. Com esse aumento significativo, textos e imagens se tornam mais nítidos e uniformes.

Para mais conforto ainda, há o ajuste de temperatura de luz, que possibilita escolher entre um tom mais frio (branco) ou quente (âmbar) para a tela. E o que a versão Signature Edition tem que o Novo Kindle Paperwhite não tem é o sensor de luz frontal auto adaptável, também encontrado no Kindle Oasis, para deixar a leitura mais fácil de dia ou à noite.

Variações de temperatura de luz do Kindle Paperwhite Signature Edition
Variações de temperatura de luz do Kindle Paperwhite Signature Edition (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Para simular que estamos lendo num “papel”, o Kindle utiliza a tecnologia E-Ink. Dá para ler a qualquer hora do dia sem se cansar. A tela antirreflexo realmente funciona, então pude ler de boa enquanto tomava um solzinho de manhã. De tarde e de noite aproveitei o ajuste de temperatura e coloquei num tom mais âmbar, li por horas e não tive dor de cabeça e nem senti a vista cansada. De madrugada usei o modo noturno e o brilho baixo, não achei tão legal e nem similar a um “papel”, demorei um pouco para me acostumar, mas ao final de 1 hora não tive dor de cabeça.

Outra coisa que pode ajudar a não cansar a vista é personalizar o texto do modo que fique mais confortável para você, e isso é possível em todos os Kindles. Há a possibilidade de mudar o tamanho da letra (vai de 1 a 14); escolher entre fontes diferentes, mudar a orientação do texto (vertical ou horizontal), alinhamento à esquerda ou justificado, três opções de margem e três de espaçamento.

Como funciona a tecnologia E-Ink

O painel é composto por duas camadas de material transparente, com pequenas esferas de duas pigmentações (preto e branco) entre elas. Com um sistema magnético, essas esferas giram e se organizam, formando a imagem em preto e branco que vemos no Kindle. Para imagens, o Kindle Paperwhite Signature Edition possui escala com 16 níveis de cinza.

Como a tela não usa iluminação em pixels, a bateria dura mais e o leitor não tem incômodos causados pela iluminação de um painel LED, por exemplo. Você perceberá que a tela do Kindle é diferente de uma tela de tablet, pois na mudança de imagens é como se ela se apagasse por um curto período de tempo e acendesse novamente na nova imagem.

Sistema do novo Kindle Paperwhite Signature Edition

O sistema do Kindle Paperwhite Signature Edition é rápido na troca de páginas
O sistema do Kindle Paperwhite Signature Edition é rápido na troca de páginas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O sistema do Kindle Paperwhite Signature Edition é maravilhoso, principalmente para quem já estava acostumado com a “lentidão” das versões anteriores. De acordo com a Amazon, temos agora 20% mais velocidade na troca de páginas. Com isso, a principal ressalva do Kindle foi corrigida, que era justamente essa demora na resposta aos toques que deixava muitas pessoas incomodadas. Eu testei o Kindle de 10° geração, e por mais que ele não seja super antigo, consegui perceber diferenças na fluidez do sistema.

Os Kindles no geral possuem sistemas menos potentes que o de aparelhos como computadores e celulares, e a tecnologia E-Ink faz com que a mudança de telas seja mais demorada do que a de uma tela com pixels, ainda que essa mudança aconteça em menos de 1 segundo. Assim, é super normal que as pessoas considerem o Kindle meio lento até se acostumarem com ele.

Configurações básicas do Kindle Paperwhite Signature Edition

Tela de configurações rápidas do Kindle Paperwhite Signature Edition
Tela de configurações rápidas do Kindle Paperwhite Signature Edition (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As configurações básicas do Kindle Paperwhite Signature Edition são formadas por quatro botões de atalhos rápidos, que são “Modo Avião”, para desconectar do WiFi e economizar bateria; “Modo noturno”, que inverte as cores deixando a tela preta e as letras brancas; “Sincronização”, para deixar todas as suas leituras iguais, caso leia o mesmo ebook no aplicativo Kindle em outros dispositivos como celular, computador ou tablet; e “Todas as configurações”, que abre a tela de configurações avançadas.

É possível fazer o ajuste do brilho da tela, que vai de 0 a 24; controlar a temperatura de luz, que também vai de 0 a 24; selecionar a caixinha de “brilho automático” para que o sensor de luz personalize para você a iluminação de acordo com a claridade do ambiente e programar a mudança de temperatura de cor.

Configurações avançadas do Kindle Paperwhite Signature Edition

Todas as configurações do Kindle Paperwhite Signature Edition
Todas as configurações do Kindle Paperwhite Signature Edition (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As configurações avançadas não mudaram na 11ª geração. O que muda de um aparelho para o outro depende do que ele pode oferecer, por exemplo a luz noturna que diminui o brilho da tela conforme seus olhos se ajustam ao escuro, no caso do Kindle Paperwhite Signature Edition.

Em “Sua Conta” é possível renomear o dispositivo, incluir informações pessoais, cancelar o registro do seu Kindle e ver qual é o seu endereço de e-mail do Kindle (utilizado para enviar documentos para o dispositivo). Caso não goste do seu e-mail, é possível mudá-lo pelo computador no site da Amazon. Enviei um ebook (arquivo .mobi) para o meu e-mail Kindle e ele apareceu segundos depois no Kindle Paperwhite Signature Edition para download. Eu estava com o Wi-Fi ligado e apertei o atalho rápido “Sincronizar”, foi super fácil.

Na próxima aba ”Opções do dispositivo” você consegue optar por colocar a capa do livro que estiver lendo na tela de bloqueio, ver informações do seu Kindle, programar a temperatura da cor para alternar automaticamente de acordo com a hora, ativar a luz noturna citada no nosso 1º parágrafo, criar uma senha, reiniciar ou redefinir o aparelho.

Já nas “opções avançadas” dá para configurar a hora local, atualizar o software, gerenciar melhor a energia, o armazenamento, a privacidade e fazer atualizações. A parte do armazenamento é muito útil para pessoas cujas bibliotecas são imensas, pois é possível remover mais de um arquivo ao mesmo tempo ou remover conteúdos que não foram abertos em um determinado tempo.

Tela de remoção manual do gerenciamento de armazenamento do Kindle Paperwhite Signature Edition
Tela de remoção manual do gerenciamento de armazenamento do Kindle Paperwhite Signature Edition (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Nas “informações do dispositivo”, você vai ver que o espaço disponível do Kindle Paperwhite Signature Edition é menor que 32 GB, pois uma parte é ocupada pelo próprio sistema. Isso não deve atrapalhar o consumidor em nada, pois os ebooks são bem leves. Eu fiz o download de quatro e-books, o maior ocupava 5 MB e os outros três apenas 1 MB cada, e eles tinham em média 300 a 480 páginas. Você poderá sem dúvidas carregar uma biblioteca com milhares de arquivos.

Em “opções de leitura” do Kindle Paperwhite Signature Edition, temos a “atualização de página” e o “construtor de vocabulário”, que memoriza as consultas ao dicionário. Falando em dicionários, o padrão para consultas em inglês é o de Oxford, e o de português é o do Priberam. Se quiser mudar o idioma do Kindle, vá a “idiomas e dicionários”. Lá você também pode definir o dicionário padrão para cada língua e definir a ordem de classificação do chinês.

Em “acessibilidade” você encontra o modo noturno descrito como “inversão em preto e branco” e também o “Leitor de tela VoiceView”, que fornece feedback falado ao tocar em itens na tela. Infelizmente ele só funciona em inglês americano ou inglês britânico, então a acessibilidade não é realmente para todos. Com o leitor VoiceView habilitado, há um tutorial para aprender a explorar o Kindle pelo toque, ajustar a velocidade da fala, o volume e também há como adicionar, remover e visualizar dispositivos Bluetooth. É necessário o pareamento de um dispositivo de áudio para o Kindle VoiceView funcionar, e eu fiz o pareamento com meu Redmi AirDots 2.

Para deixar o Kindle Paperwhite Signature Edition mais seguro para crianças, em “controle dos pais” há como restringir o acesso ao navegador da Web Experimental, Loja e Nuvem; e também tem como mudar o código PIN.

Vale a pena comprar o Kindle Paperwhite Signature Edition?

Conforme já citamos, a diferença do Signature Edition para o Paperwhite é o suporte ao carregamento sem fio, sensor de luz adaptável e a capacidade de 32 GB de armazenamento. Isso também resulta em uma diferença de preço e deixa o Signature Edition cerca de R$ 200 mais caro. Se você vai usar esses recursos, considero que R$ 200 é um preço justo para se pagar a mais, mas caso não vá usá-los, compensa investir no modelo convencional.

Vale a pena comprar o Kindle Paperwhite Signature Edition, pois ele é um e-reader de alta qualidade e está na geração mais atualizada (11ª), além de não ser tão caro quanto o Kindle Oasis, que está na 10ª geração. A 11ª geração tem benefícios comprovados como a bateria mais duradoura e o sistema aprimorado, cuja velocidade é 20% mais rápida na troca de páginas.

A tela de 6,8” com bordas mais finas também foi bastante elogiada pelos consumidores. A resolução de 300 ppi, iluminação embutida de 17 LEDs e o sensor de luz frontal adaptável juntos resultam numa agradável experiência de leitura. Vale ressaltar que o Kindle suporta inúmeros formatos de arquivos, como PDFs, DOCs, HTML, GIF etc.

Os assinantes da Amazon têm o acervo do Prime Reading disponível, cujo catálogo rotativo de mais de mil e-books, revistas e HQs não deve deixar ninguém entediado. Também dá para fazer o download de amostras grátis, que é como se você folheasse o livro na livraria antes de comprar. Além do Prime Reading, eu assino o Kindle Unlimited, outro serviço da Amazon que disponibiliza o acesso a uma grande seleção de ebooks sem data de devolução, e você pode pegar emprestado até 10 títulos elegíveis do Kindle Unlimited de uma vez.

Pontos positivos

  • Carregamento sem fio
  • Bateria duradoura
  • Modo noturno
  • Temperatura de luz ajustável
  • Suporta arquivos variados
  • À prova d'água
  • Sistema 20% mais veloz que os anteriores

Pontos negativos

  • Leitor de tela VoiceView apenas em inglês
  • Acabamento emborrachado desgasta fácil
  • Poucas melhorias perante o Paperwhite de 11° geração
Kindle Signature Edition Melhor Preço