Manual da Compra

Review Logitech G203: o melhor mouse gamer para quem deseja gastar pouco

Por muito tempo o Logitech G203 leva a fama de ser o melhor mouse gamer de entrada do mercado, e mesmo com lançamentos dos concorrentes ano após ano, ele continua ocupando esse posto. Aqui temos um modelo confortável de se usar, com bom desempenho, iluminação RGB e totalmente customizável via software.

É até difícil encontrar pontos negativos do G203, que chega a ser melhor que mouses que custam mais que o dobro do preço. Se você busca um bom custo-benefício, dê uma olhada no review completo que preparamos do Logitech G203!

Ficha técnica do Logitech G203

  • Sensor: Próprio da Logitech
  • Aceleração máxima: não informado
  • Velocidade máxima: não informado
  • DPI: 8000
  • Cabo: 2,1 metros
  • Acabamento: Plástico
  • Botões adicionais: 2 na lateral e 1 para troca de DPI
  • Pode ser configurado via software: Sim
  • Peso: 85 gramas (sem o cabo)
  • Conteúdo da caixa: Mouse e manual

Um design sem exageros, mas muito bonito!

A iluminação RGB dá o charme que o Logitech G203 precisava
A iluminação RGB dá o charme que o Logitech G203 precisava (Foto: Divulgação/Manual)

O Logitech G203 é um mouse lindo e adota um design bem “simples”, mas acerta em cheio neste ponto, pois dá espaço para que o RGB seja o grande destaque no visual. O acabamento em plástico aparenta ser resistente e a pintura fosca não é tão frágil aos riscos, principalmente comparado a outros mouses já testados aqui.

O RGB ilumina a logo da empresa e uma grande faixa que passa por metade do mouse. A iluminação padrão, que fica “passeando” por todo o espectro de cores suportado pelo mouse gamer, é o suficiente para fazê-lo se destacar no quesito aparência, mas já adiantamos ser possível customizar a luz, e falaremos mais disso em um tópico dedicado.

O RGB é totalmente customizável via software
O RGB é totalmente customizável via software (Foto: Divulgação/Manual)

O Logitech G203 tem um formato neutro, por isso pode ser usado tanto por canhotos quanto por destros; no entanto, o fato de os seus botões laterais estarem do lado esquerdo, favorece os destros. Por falar em botões, ele conta com seis botões personalizáveis: clique direito, clique esquerdo, scroll, botão de troca rápida do DPI e dois botões na lateral.

Botões laterais do Logitech G203
Botões laterais do Logitech G203 (Foto: Divulgação/Manual)

O Logitech G203 é confortável para quase todos os tamanhos de mãos e pegadas

Design do mouse gamer Logitech
Design do mouse gamer Logitech (Foto: Divulgação/Manual)

Além de ter um visual bacana, o Logitech G203 é um mouse muito confortável e desliza muito bem. O último mouse que testei era um modelo de entrada, o Fortrek Vickers, e nele eu sentia um certo “peso” na movimentação, que não está relacionado necessariamente ao pelo dele, mas sim ao deslize não tão suave dos pés. Felizmente isso não acontece aqui e a movimentação flui muito bem.

Os cliques também são macios e consistentes, por isso não tive nenhum problema durante os testes. O G203 é um mouse leve (85 gramas) e não é grande, então provavelmente ele será melhor para mãos pequenas e médias.

Pegadas Palm, Claw e Fingertip com o G203
Pegadas Palm, Claw e Fingertip com o G203 (Foto: Divulgação/Manual)

A minha mão tem 18 cm, contando a partir da ponta do meu dedo médio, e o mouse gamer da Logitech tem pouco menos de 12 cm de largura. Até consegui usar a pegada palm, o meu padrão, mas achei mais confortável usar a pegada claw, em que tenho que levantar um pouco os dedos.

Quem tem mãos pequenas deverá se beneficiar com qualquer pegada, enquanto quem tem mãos médias pode preferir não usar a palm, apesar de ela ainda ser “ok”. Para quem tem mãos grandes, a escolha ficará provavelmente entre a claw e fingertip, já que a palm é totalmente inviável neste caso.

Testes de desempenho com Logitech G203

O Logitech G203 usa um sensor óptico não especificado pela fabricante; procurando sobre, encontramos que é o modelo Mercury, feito pela própria Logitech. É um sensor cujo DPI varia de 200 a 8.000, valores esses que podem ser configurados pelos usuários em até quatro opções diferentes.

Abaixo realizamos alguns testes com software para mostrar um pouco do desempenho do Logitech G203. Apesar de os testes darem uma boa demonstração do periférico, é válido ressaltar que fatores como o mousepad, possíveis interferências magnéticas de sinal (em caso de mouses sem fio), computador, entre outras coisas, podem alterar um pouco os resultados.

Testes de precisão

O teste de precisão consiste em fazer movimentos de zigue-zague com o mouse enquanto um software chamado MouseTester (v1.5) captura os movimentos. Fazendo isso por alguns segundos, o programa gera um gráfico relacionando o rastreio do mouse com os movimentos captados.

É importante ressaltar que, apesar de o programa ser usado por vários testadores, ele não tem uma acurácia de 100%, por isso pode haver pequenos erros de monitoramento.

Teste de precisão realizado com o mouse gamer da Logitech
Teste de precisão realizado com o mouse gamer da Logitech (Imagem: Reprodução/MouseTester)

O desenho em risco do gráfico é o movimento feito com o mouse, e as bolinhas representam o rastreio do sensor; quanto mais próximo da linha as bolinhas estiverem, mais preciso é o rastreio. Realizei o teste várias vezes e com diferentes DPIs para diminuir os possíveis “erros” de monitoramento do programa, mas os resultados foram bem semelhantes em todos.

Apesar de apresentar algumas distorções, no teste, o sensor do Logitech G203 se comporta muito bem! Pesquisei mais sobre ele e encontrei que quando os testes são feitos em um Polling Rate de 1000Hz, os resultados captados pelo programa são do rastreamento bruto, sem nenhum tipo de “filtro”, algo que acontece com alguns outros sensores.

Dito isso, não é necessário se preocupar com essas distorções mostradas, principalmente nos picos do gráfico, pois elas não se refletem no desempenho do mouse, na prática.

Teste de aceleração

O teste de aceleração consiste em mover o mouse do ponto A ao B bem rápido, e depois retornar ao ponto A mais devagar. Também usamos o MouseTester (v1.5) para registrar o teste, e o resultado ideal é que o cursor volte exatamente do ponto que saiu, ou seja, em caso de problemas de aceleração, ele passaria do ponto de partida, ou terminaria antes.

Aqui os resultados também não são 100% precisos, então podemos relevar pequenas diferenças. Se o mouse passa muito do ponto inicial, chamamos de aceleração positiva, ou seja, na movimentação rápida o mouse perdeu um pouco do rastreio. Se ele termina antes do ponto inicial, significa aceleração negativa, como se o sensor tivesse captado movimentos que não foram feitos no teste.

Teste de aceleração realizado com o mouse gamer da Logitech
Teste de aceleração realizado com o mouse gamer da Logitech (Imagem: Reprodução/MouseTester)

O teste deu uma leve aceleração positiva, mas conforme já citamos, há uma pequena “taxa de erro” que pode ser causada por diversos motivos, inclusive no próprio teste prático, então podemos considerar que o Logitech G203 passou bem pelo teste de aceleração.

Software oferece uma configuração completa do mouse gamer

Interface do software G-Hub, usado para configurar o G203
Interface do software G-Hub, usado para configurar o G203 (Imagem: Reprodução/G-Hub)

Para configurar o Logitech G203, é usado o software G-Hub, que também controla outros periféricos da fabricante. É um programa com interface bem intuitiva, que permite a configuração de valores de DPI, velocidade de transmissão, função dos seis botões, bem como criar diferentes macros.

Configuração do RGB via G=Hub
Configuração do RGB via G=Hub (Imagem: Reprodução/G-Hub)

O G-Hub também oferece a opção de configuração da iluminação RGB do mouse. É possível alterar o nível de brilho, tempo de mudança dos efeitos, tipo de efeitos, as cores que serão exibidas, entre várias outras opções. Há várias opções de customização, mas dois efeitos chamam a atenção: Samples de Tela e Visualizador de Áudio.

O Samples de Tela faz a leitura do que estiver sendo exibido em sua tela, sincronizando as cores de acordo com isso. Na hora de jogar, por exemplo, o seu mouse ficará com as mesmas cores do cenário, o que é muito legal. O Visualizador de Áudio faz com que as luzes do G203 interajam conforme a batida das músicas, áudio de filme ou dos jogos.

Vale a pena comprar o Logitech G203?

Não é exagero em falar que o Logitech G203 é o melhor mouse gamer de entrada do momento. Mesmo já sendo um modelo relativamente antigo, ele continua entregando um custo-benefício fora de série. No momento da publicação deste review, é possível encontrá-lo em lojas de varejo por pouco mais de R$ 100.

Só temos pontos positivos a falar deste mouse, que cumpre o que propõem com maestria absoluta! Ele é confortável, tem um acabamento resistente e é lindo. Além disso, tem um sensor que mostra um ótimo desempenho e pode ser totalmente configurado via software, desde o DPI até a iluminação.

O único ponto que pode ser considerado negativo é para quem tem mãos médias ou maiores e usa a pegada palm, que aqui não é tão confortável. No entanto, é fácil adaptar para todas as outras, que ficam confortáveis em diferentes tamanhos. Se você busca um mouse barato e com desempenho que pode ser comparado até com modelos que custam mais que o dobro, pode ir no Logitech G203 sem hesitar!

Pontos positivos:

  • Tem preço acessível
  • Tem um ótimo desempenho para jogos
  • Acabamento resistente
  • Tem iluminação RGB configurável
  • Possui 8000 de DPI
  • É confortável

Pontos negativos

  • Não bom para pegada palm em mãos médias e grandes
Logitech G203 Melhor Preço