Manual da Compra

Review: Monitor BenQ Zowie XL2430

Para quem busca o mais alto nível de performance nos jogos é indispensável um monitor de 144Hz, pensando nisso a BenQ lançou há alguns anos o Zowie XL2430. O nome pode soar estranho, mas se você curte acompanhar campeonatos, principalmente de CS:GO, com certeza já viu um modelo bem parecido a este sendo usado pelos jogadores profissionais.  

O Zowie XL2430 está para completar três anos de lançamento, mas ainda bate de frente com muitos modelos atuais. Com 144hz de taxa de atualização, 1 ms de tempo de resposta e diversas funcionalidades interessantes, esse monitor continua ganhando o coração dos jogadores profissionais e gamers entusiastas, e com a popularização de configurações desse nível, o seu preço está ficando bem agradável. 

Será que vale a pena investir nesse monitor? Continue lendo o review para descobrir mais informações! 

Monitor benq zowie xl2340

Zowie XL2430: Design e acabamento

Em termos de design não há muito a ser comentado desse monitor. Ele possui um visual bem simples, mas bonito, trabalhado no preto fosco e que passa bastante durabilidade. As bordas da tela são pequenas e os detalhes que ele possui são no vermelho, detalhes esses que são bem úteis! Isso porque ele possui marcações de regulagem, tanto em altura quanto na sua base, para que você saiba exatamente qual regulagem está usando. 

Seu suporte é feito de metal e possui uma pequena alça para facilitar o transporte do aparelho. Na parte debaixo do suporte tem um buraco para a passagem dos fios, mantendo tudo organizado. Você pode regular o monitor em até 14 níveis de altura diferentes, além de diferentes ângulos para cima ou para baixo. Você encontrará uma logo gigante da Zowie em sua traseira. 

traseira do benq zowie xl2340

Em sua lateral tem um pequeno botão vermelho que ao ser apertado vira um suporte para Headset. Logo embaixo temos duas portas USB 3.0 e saídas para áudio.

traseira do benq zowie xl2340

Você terá um pequeno switch em sua base que é chamado de “S Switch Arc”, que serve para navegar pelas configurações do monitor, basicamente substituindo os botões do próprio aparelho (que ainda estão presentes). 

Esse Switch possui um botão de scroll semelhante ao de um mouse, o que facilita a navegação pelas configurações. Além disso, ele possui uma memória interna capaz de armazenar perfis criados pelo próprio usuário, e assim fazer a troca destes com apenas um toque nos botões. Uma funcionalidade dessa memória interna é que se você for para algum local que tem um monitor do mesmo modelo, você pode levar apenas esse switch com você e carregar todas suas configurações nele. A base já possui um pequeno círculo para encaixe do Arc S, mas você não necessariamente precisa usá-lo lá, na verdade, sequer precisa manter ele conectado.

base do benq zowie xl2340

Zowie XL2430: Tela 

O XL2430 possui uma tela de 24 polegadas, com resolução Full HD e painel TN. Esse tipo de painel é o mais usado para monitores gamers, pois possui um desempenho melhor e consegue entregar taxas de saída mais rápidas. Como desvantagem, eles possuem um contraste irregular e cores que são desfocadas quando você olha a imagem de outros ângulos, algo que não acontece em outros tipos de painéis.  

Apesar disso, a imagem deste aparelho é muito boa e ele possui várias configurações para que você possa adaptar aos eu uso. É recomendado que você configure suas cores, taxa de brilho, contraste e outras opções pelo menos uma vez, pois o perfil que vem de fábrica não é muito agradável e possui cores super saturadas. A qualidade de imagem é mais que suficiente para a maior parte dos gamers, salve aqueles que querem jogar em resoluções maiores que Full HD. 

Um recurso bem importante que está presente neste modelo é a redução de raios azuis. Esses raios são os principais responsáveis pelo cansaço na visão, então com o filtro da benQ você poderá ficar mais tempo à frente da tela sem sentir algum tipo de incômodo ou dores de cabeça.

Zowie XL2430: Desempenho em jogos

Como já falamos anteriormente, o XL2430 foi fabricado para ter uma alta performance em jogos e consegue atingir isso com certa facilidade, a começar pela sua taxa de atualização que é de 144Hz. Isso faz com que as imagens fiquem mais fluídas e você sinta o jogo rodar com mais “naturalidade”. Usar um monitor 144Hz é praticamente um caminho sem volta, principalmente quando você tenta usar algum modelo com taxa de atualização menor. A fluidez que falamos não se reflete apenas nos jogos, você consegue sentir a diferença até em tarefas comuns no próprio Windows. 

Zowie XL2430: Desempenho em jogos

Outro ponto importante desse modelo é o seu tempo de resposta, que é apenas de 1 ms (talvez não literalmente isso, mas chega bem perto e é o que a empresa anuncia). De forma geral o desempenho em games é ótimo e explica o motivo de ser um monitor tão popular entre os gamers, mas ele tem um ponto negativo que pode incomodar alguns entusiastas: sem nenhum tipo de tecnologia de sincronização entre monitor e placa de vídeo, como o G-Sync ou FreeSync. Essas tecnologias fazem com que o aparelho trabalhe junto com a placa de vídeo para deixar os frames constantes e evitar variações. Talvez o motivo para a falta de recurso seja a época de seu lançamento, mas a falta dessa tecnologia fica ai como ponto bem negativo deste aparelho.

Esse monitor também possui o recurso de black eQualizer, que aumenta a visibilidade e detalhes em cenas escuras, sem sobrepor as áreas claras. 

Zowie XL2430 tem recurso de black eQualizer

Um de seus maiores destaques é a quantidade de configurações que podem ser feitas e salvas em perfis personalizados, fazendo com que o jogador tire o máximo de diversos jogos diferentes. Ele possui o Game Mode Loader, onde você pode carregar presets feitos por jogadores profissionais. Sabe aquele seu ídolo do CS:GO? Pode ser que tenha a configuração dele disponível para você baixar! 

Zowie XL2430: Conclusão

Mesmo lançado há três anos, o XL2430 ainda dá conta do recado! Uma tela de 24 fica ali na categoria “ideal” para os gamers, e sua qualidade é ótima! As limitações do painel TN pouco importam para o público alvo desse monitor, que busca um desempenho de alto nível em seus jogos e recebe isso aqui. A taxa de atualização é alta o suficiente dar uma excelente experiência nos jogos e o tempo de resposta é um fator que você não precisará se preocupar. Além disso, a quantidade de regulagens e configurações na própria tela fazem desse modelo uma opção bem versátil para todos os jogadores. 

Apesar do Switch ARC S ser um diferencial bem interessante não é algo totalmente necessário, mas se está disponível porque não tirar o máximo do recurso. Não é mesmo? Como dito na seção de desempenho para jogos, a única funcionalidade que ficou faltando foi alguma tecnologia para sincronização com a placa de vídeo, mas isso não deixará sua jogatina ruim, digamos que apenas poderia ser melhor (consideravelmente melhor).

Zowie XL2430: Especificações técnicas

  • Tamanho da tela:: 24 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (TN)
  • Resolução: 2560 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 16:9
  • Tempo de resposta: 1 ms
  • Taxa de atualização: 144Hz
  • Contraste: 1000:1 
  • Brilho: 350 cd/m²
  • Alto-falantes: Não
  • Base ajustável: Sim 
  • Compátivel com suportes VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 1.4, 1x DisplayPort 1.2, 1x DVI-D, 2x USB 3.0 e 2x 3.5mm Audio Jack
  • Compatibilidade: Mac e Windows
  • Peso: 6,8 quilos (com base)
  • Tamanho: 52 cm" x 56,8 cm x 19,9 cm (Largura x Altura x Profundidade)

Se o XL2430 ainda não é o que você está buscando, dê uma olhada na nossa lista de monitores gamers que temos outras indicações. Para quem está com a grana curta, também preparamos algumas indicações de monitores bons e baratos, além de um artigo apenas voltado para boas opções para o trabalho. 

Melhor Preço