Manual da Compra

Review: Monitor LG Ultrawide 25UM58

Lançado no começo de 2016, o LG 25UM58 é um monitor da LG de baixo custo focado para quem busca uma opção Ultrawide acessível e de boa qualidade. Mesmo após 3 anos, esse modelo continua fazendo sucesso no mercado justamente pelos eu custo x benefício, principalmente pela versatilidade em ser útil tanto para o trabalho quanto para jogos. 

Será que esse monitor ainda vale a pena? É o que vamos descobrir no nosso review de hoje! 

LG 25UM58: Design e acabamento

Seu design não é um diferencial, mas passa longe de ser um produto feio. Para falar verdade, não são muitos monitores que realmente conseguem se destacar nesse ponto. Ele possui um acabamento preto brilhante, que dá um toque de classe no produto e nada mais. É um monitor bonito para quem gosta desse tipo de acabamento, mas isso traz alguns pequenos problemas: poeira e arranhões.

LG 25UM58: Design e acabamento

Esse tipo de pintura deixa arranhões bem visíveis, então se você for uma pessoa um pouco mais exigente nessa parte, é melhor colocar algum tipo de proteção em sua base. A poeira também é um ponto a ser citado, pois pode ser facilmente notada neste tipo acabamento. Ele não possui aquele suporte em formato de arco, que dá um charme para muitos modelos da própria empresa. Você pode remover sua base e parafusá-lo em algum suporte de parede.  

Na parte traseira encontramos duas entradas HDMI 1.4 e uma entrada 3,5mm, e é só.

Parte traseira do monitor-lg-25um58

LG 25UM58: Tela

Esse monitor possui 25 polegadas e uma proporção de imagem de 21:9. A experiência de ter um modelo Ultrawide é muito mais envolvente e pode deixar muitas tarefas mais produtivas, pois você tem uma área de trabalho maior. É como se você tivesse trabalhando com dois monitores de pequeno porte. 

Sua tela é IPS e a resolução é Full HD (1080p). A principal característica desse tipo de tela é que você consegue ter uma boa visão da imagem de qualquer ângulo, e isso acontece com este modelo; para ser mais específico você possui um ângulo de visão de 178°. 

Ele entrega mais de 16 milhões de cores e possui 99% de sRGB, que é uma configuração de cores usada por profissionais que trabalham com edição de imagens. Toda as configurações de brilho, cores, contrastes e outros parâmetros são feitas pelo OnScreen Control, um aplicativo que pode gerenciar todas essas características e outras configurações.

Tela possui 60hz

Ele possui uma taxa de atualização de 60 Hz, que para tarefas cotidianas é mais que o suficiente. Para quem joga, pode não ser o ideal, mas vamos falar da parte de jogos mais pra frente. 

Para quem precisa ler muito conteúdo, o recurso Flicker Safe é bem útil, com a ajuda de um filtro de luz azul, diminui a oscilação das imagens e melhora o conforto para leitura. Esse recurso é ativado no “Modo Leitura” e é bem interessante, pois em modelos que não possuem nenhum tipo de filtro, você acaba sentindo dores de cabeça ou cansaço nos olhos após algum tempo, algo que teoricamente não acontecerá aqui.  

LG 25UM58: Split Screen e dois computadores no mesmo monitor

Para aproveitar melhor o tamanho dessa tela, você tem acesso a uma função chamada Split Screen. Como o próprio nome diz, você pode dividir sua tela em outras menores e assim abrir várias aplicações de uma vez. Lembra que no começo desse review falamos que esses monitores UltraWide chegam para substituir configurações com duas telas? O Split Screen é justamente para isso! Você pode escolher entre 14 configurações diferentes e dividir sua tela em até quatro telas menores.

LG 25UM58: Split Screen e dois computadores no mesmo monitor

Essa não é a única ferramenta aliada a produtividade que o LG 25UM58 possui. Ele também suporta dois computadores ligados simultâneamente e dividindo a mesma tela! Esse recurso é muito interessante em ambientes de trabalho, já que duas pessoas podem criar projetos juntas, apresentações, discutir ideias, fazer comparativos de resultados e várias outras possibilidades! 

Se ele é tão bom para ambientes de trabalho, não poderia faltar o quesito compatibilidade não é mesmo? Quanto a isso você pode ficar tranquilo! Ele é compatível com máquinas Windows e Mac. 

LG 25UM58: Desempenho em jogos

A empresa anuncia esse monitor como um modelo gamer, e ele consegue cumprir bem esse papel. Como já citado anteriormente, ele possui uma tela com resolução Full HD, o que é suficiente para a maior parte dos jogadores. O pequeno problema é quando chegamos na sua taxa de atualização, que é de 60 Hz. Não é a pior possível, mas em todos os modelos gamers, até mais básicos, disponíveis no mercado, esse valor geralmente é no mínimo 75 Hz. O grande ponto aqui é que pelo preço cobrado por esse monitor e por todas as funções já citadas, não dá pra exigir muito mais que isso. Apenas para deixar claro, não estamos falando que esse valor é “injogável”, mas sim que para jogos o recomendado já é de 75Hz para cima. 

LG 25UM58: Desempenho em jogos

O tempo de resposta do LG 25UM58 é de 5ms, o que não é o menor possível, mas está ali na média dos monitores gamers de entrada. Mesmo não sendo o menor possível, é um valor tão pequeno que dificilmente você perceberia uma clara diferença entre 1ms e 5ms. Com o Dynamic Action Sync, o monitor faz uma estabilização de preto, fazendo com que você enxergue os objetos mais claros ou mais escuros, ou seja, com um contraste maior ou menor. 

Ele possui o modo “jogo” que aplica essas diferentes configurações, e você pode escolher entre três perfis diferentes: Modo FPS 1, Modo FPS 2 ou Modo RTS. Você também pode criar seu próprio perfil customizado. 

Modo Jogo

LG 25UM58: Conclusão

O LG 25UM58 é um monitor que entrega muito mais do que deveria pela sua faixa de preço. Ele possui qualidade de construção, de imagem e possui muitos recursos úteis. A principal característica deste modelo é sua versatilidade, pois mesmo sendo vendido supostamente como um monitor gamer, consegue atender (e muito bem) quem precisa de algo para trabalho. 

Para quem busca um monitor de entrada e já quer começar com algo um pouco diferente, vale a pena dar uma atenção especial para esse modelo. 

LG 25UM58: Especificações completas

  • Tamanho da tela:: 25 polegadas
  • Tipo de tela: In Plane Switching (IPS)
  • Resolução: 2560 x 1080 (Full HD)
  • Proporção: 21:9
  • Tempo de resposta: 5ms
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Contraste: 1000:1 
  • Brilho: 250 cd/m²
  • Alto-falantes: Não
  • Base ajustável: Sim (-5°/+20°)
  • Compátivel com suportes VESA: Sim
  • Portas: 2x HDMI 1.4  e 1x 3.5mm Audio Jack
  • Compatibilidade: Mac e Windows
  • Peso: 4 kilos (com suporte)
  • Tamanho: 24" x 11,3" x 2,2" (Largura x Altura x Profundidade)

Se esse monitor ainda não é o que você está procurando, você pode conferir nossas indicações de outros modelos. Temos opções voltadas para jogos, para trabalho e uma lista com nove monitores bons e baratos! 

Melhor Preço