Manual da Compra

Review MotoSpeed H18 : Será que vale a pena?

A MotoSpeed é uma fabricante de periféricos que pouco a pouco tenta ganhar o seu espaço no mercado brasileiro, com produtos focados em custo-benefício. O MotoSpeed H18 é um headset com Surround 7.1 e preço relativamente acessível, ideal para aqueles que estão com orçamento curto, mas buscam um bom periférico para jogos.

Sem muitas funções adicionais, o MotoSpeed H18 cumpre bem o seu papel de headset de entrada, com bom áudio, construção e conforto para uso durante o dia inteiro. O Manual da Compra preparou um review completo sobre esse periférico, e você pode conferir todas as suas características, pontos positivos e negativos logo abaixo.

Ficha técnica do MotoSpeed H18:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: Não informada pela fabricante
  • Resposta de frequência: 15 Hz a 20 KHz
  • Fio: 2,2 metros com conexão USB
  • Microfone: Maleável
  • Construção: Estrutura em alumínio e acabamento com peças de plástico
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 404 gramas
  • Compatível com: PC e PS4

Design e conforto

Design do MotoSpeed H18
Design do MotoSpeed H18. (Foto: Divulgação/Manual Da Compra)

O primeiro ponto a ser falado sobre o MotoSpeed H18 é o seu tamanho. Ele é um headset bem grande, com conchas grossas que fazem um bom isolamento passivo de sons externos. Apesar disso, ele é relativamente leve, inclusive mais leve até do que outros modelos que testamos aqui no Manual da Compra e que são menores.

Esse periférico possui acabamento todo feito em plástico rígido, com haste em metal flexível, o que ajuda na hora dele se adaptar a diferentes tamanhos de cabeças. Ele ainda possui uma espécie de segunda haste, que é a que entra em contato com a cabeça. Ela é bem macia, com revestimento de couro sintético e a escrita “MotoSpeed” logo na parte superior.

Hastes duplas do MotoSpeed H18.
Hastes duplas do MotoSpeed H18. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Nas laterais das conchas o H18 possui uma pequena “grade”, e dentro a logo da fabricante iluminada por um LED, cuja cor vai mudar dependendo da versão que você escolher. Esse LED não é RGB e não pode ser desligado, o que é um ponto negativo, pois o microfone também possui esse LED, e em certos momentos aquela luz simplesmente começa a incomodar, então é necessário colocar o microfone para baixo.

O LED do MotoSpeed H18 não é configurável.
O LED do MotoSpeed H18 não é configurável. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O MotoSpeed H18 é um fone confortável, que se prende bem à cabeça devido a grande pressão que as conchas fazem. Em um primeiro momento pensamos que isso seria um problema após horas de uso, mas no fim acabou que o headset não apresentou nenhum incômodo, seja por apertar demais, esquentar muito as orelhas ou qualquer outro.

É possível controlar o volume do headset em uma “rodinha” que fica atrás de uma das conchas. Esse sistema não é nenhuma novidade, mas se ela estivesse um pouco mais para fora do fone, ficaria mais fácil de usá-la, pois é muito fácil passar o dedo e ela simplesmente não girar. Um ponto negativo para o H18 é a falta de algum botão para silenciar o microfone, ou no mínimo desligar o LED dele.

Áudio

O MotoSpeed H18 é uma excelente opção para jogos.
O MotoSpeed H18 é uma excelente opção para jogos. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O H18 possui dois alto-falantes de 50 mm, além de uma frequência de resposta que vai de 15 Hz até 20 KHz. Isso significa que, além de potente, ele responde bem às diferentes frequências, desde agudos mais delicados até graves potentes, e, na prática, ele faz isso mesmo.

O headset da MotoSpeed tem um som equilibrado, e nos nossos testes conseguiu apresentar bons resultados seja para ouvir músicas, assistir a vídeos e jogar, que é o seu foco. O som fica definido e graças à boa vedação das conchas, você consegue escutar vários detalhes sem que os barulhos externos atrapalhem a experiência. Notamos que se o volume estiver muito alto, os graves podem fazer um pouco de “zumbido”, mas é pouco provável que os usuários irão usá-lo tão alto.

O MotoSpeed H18 possui ótima equalização de fábrica.
O MotoSpeed H18 possui ótima equalização de fábrica. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

É válido destacar que o MotoSpeed H18 possui som Surround 7.1, que deixa a experiência ainda melhor. O efeito tridimensional funciona bem e ajuda o jogador a distinguir de onde está vindo o som. O lado negativo é a falta de software para que o usuário possa fazer algumas equalizações, ou mesmo escolher desligar o recurso Surround, se desejar.

Fio e conexão USB

O MotoSpeed H18 possui um cabo de 2,2 metros que aparenta ser bem resistente, mesmo não sendo trançado. Ele possui conexão USB, o que limita a compatibilidade do periférico apenas com computadores e PS4, conforme descrito pela fabricante. Talvez uma boa opção seria ter colocado um cabo de 3,5 mm e uma placa de som separada, assim ele ficaria mais versátil para outros dispositivos.

Microfone

Microfone MotoSpeed H18.
Microfone MotoSpeed H18. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A qualidade do microfone do MotoSpeed H18 é boa e apresenta poucos ruídos, praticamente imperceptíveis durante o uso no dia a dia para uma chamada de voz com os amigos, partidas de jogos, entre outras coisas. Para gravações de vídeo a qualidade pode não ser a ideal dependendo das suas exigências, mas é possível melhorar isso na hora da edição.

A falta de um software novamente entra como ponto negativo aqui, já que não é possível controlar a sensibilidade do microfone, por exemplo. A haste dele é bem flexível, mas seria melhor se fosse um microfone removível. Novamente batemos na tecla da falta de um botão para silenciar, ou no mínimo para desligar o LED da ponta, que acaba incomodando após algum tempo de uso.

Vale a pena comprar o MotoSpeed H18?

O MotoSpeed H18 é um headset de entrada com boa qualidade de construção e conforto para o uso durante longas horas, o que é um ponto positivo. Seu áudio também não decepciona, é bem equalizado e traz equilíbrio entre as frequências, então temos mais um ponto a favor. O microfone entrega um som limpo, com pouquíssimos ruídos, logo, a comunicação aqui não será um problema.

Os pontos negativos ficam para o LED (principalmente do microfone) que não pode ser desligado, a falta de um botão para silenciar e também a ausência de um software de equalizações. O fato do H18 ter apenas conexão USB também atrapalha a sua versatilidade, mas vamos colocar isso como fator relativo para cada consumidor.

Ele é sim um headset que vale a pena o investimento, e mesmo com os aumentos de preços que começaram em 2021, o H18 ainda está sendo vendido por um valor justo (em torno de R$ 320) pelo menos no momento da publicação deste review.

MotoSpeed H18 Melhor Preço