Manual da Compra

Review Multilaser Warrior Raiko: Será que vale a pena?

Entre os headsets gamer de entrada, o Multilaser Warrior Raiko é uma opção barata e que chama a atenção por ter som Surround 7.1. O periférico aposta em um visual extravagante e excelente custo-benefício para conquistar os consumidores que buscam algo barato e de qualidade.

O Manual da Compra preparou um review completo deste headset para te mostrar suas principais características, ficha técnica, vantagens e desvantagens.

Ficha técnica do Multilaser Warrior Raiko:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 50 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 00 Hz a 20 KHz
  • Fio: 2,1 metros USB
  • Microfone: Maleável
  • Construção: Estrutura em metal
  • Surround 7.1: Sim
  • Peso: 370 gramas
  • Compatível com: Dispositivos que tenham entrada USB

Multilaser Warrior Raiko: Design

Design do Multilaser Warrior Raiko
Design do Multilaser Warrior Raiko. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Se você gosta de periféricos gamer com visuais chamativos, o Multilaser Warrior Raiko com certeza vai te agradar. Ele é grande e possui iluminação em LED na cor verde nas conchas e ponta do microfone, que deixam o visual mais “descolado”. Toda a sua armação é feita em metal e aparenta ser bem resistente, apesar de não ser tão flexível quanto outros modelos já testados aqui.

Iluminação do fone Multilaser.
Iluminação do fone Multilaser. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As conchas são grandes e cobrem totalmente a orelha, fazendo um bom trabalho no isolamento passivo. Elas não causam incômodo algum após horas de uso, nem a headband que fica embaixo do arco (e é regulável). Ele tem uma “rodinha” atrás da concha esquerda que serve para controlar o volume, mas esse é o único atalho dele. Não é possível silenciar o microfone e nem desligar o LED, que infelizmente não muda de cor.

O Multilaser Warrior Raiko é um headset confortável que se adequa à cabeça rapidamente. Ele foi testado em um período de clima frio, por isso não podemos falar se ele é um fone de ouvido que esquenta com o tempo.

Multilaser Warrior Raiko: Áudio

O Multilaser Warrior Raiko tem som Surround 7.1
O Multilaser Warrior Raiko tem som Surround 7.1. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Multilaser Warrior Raiko possui drivers de 50 mm que dão um som com graves fortes e um volume alto, chegando a vazar o som caso você opte por colocar na potência máxima. Não consideramos isso um problema, pois muito provavelmente não será necessário que você chegue ao nível de volume necessário para que o áudio comece a vazar.

Apesar de ter bons graves e agudos equilibrados, os médios acabam deixando um pouco a desejar, então em alguns momentos você terá de aumentar o som para escutar uma pessoa falando, por exemplo. Isso acaba atrapalhando também na hora de escutar músicas, mas é válido destacar que esse é um headset com foco em jogos.

Na hora de jogar a experiência agrada graças ao Surround 7.1, que dá mais profundidade e espaço ao som, assim você consegue identificar de onde cada barulho está vindo. Não é o melhor headset com Surround que já testamos, mas a julgar pelo preço do Multilaser Warrior Raiko, a qualidade é satisfatória.

Multilaser Warrior Raiko: Fio

Esse headset possui um fio de 2,1 metros que é revestido em nylon. A conexão é USB, o que acaba limitando a compatibilidade do Multilaser Warrior Raiko com outros dispositivos, por exemplo, celulares. É um cabo que aparenta ser bem resistente, principalmente na sua ligação com o periférico, que possui uma grossa camada de borracha.

Multilaser Warrior Raiko: Software

Software para personalização do headset
Software para personalização do headset. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Multilaser Warrior Raiko possui um software de personalização, e nele é possível fazer diferentes equalizações, ligar ou desligar o som Surround e 3D ou mesmo aumentar o ganho do microfone. Também é possível fazer configurações de cada parâmetro do som Surround 7.1 e até adicionar efeitos no som. você pode salvar suas configurações ou importar personalizações já feitas.

É um software simples que em um primeiro momento tem uma usabilidade um pouco confusa, mas já está melhor que boa parte dos headsets da mesma faixa de preço, que nem sequer possuem um programa para configuração.

Multilaser Warrior Raiko: Microfone

O microfone do headset Multilaser não tem recurso de silenciamento.
O microfone do headset Multilaser não tem recurso de silenciamento. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O microfone do Multilaser Warrior Raiko não é destacável, mas é totalmente flexível. Ele possui um LED em sua ponta que é puramente estético e infelizmente não pode ser desligado. Isso acaba incomodando principalmente na hora de usar o headset no escuro, pois fica uma luz verde no rosto, então é necessário forçá-lo para baixo.

A qualidade do microfone é satisfatória para jogar e ficar em chamadas com os amigos. O som é limpo e não tem distorções, por isso você não terá problema no uso do dia a dia, mas para gravações de vídeos, por exemplo, talvez seja necessário fazer um pequeno tratamento de áudio.

Vale a pena comprar o Multilaser Warrior Raiko?

O Multilaser Warrior Raiko aparece em promoções bacanas, chegando a custar menos de R$ 200 em algumas lojas. É um modelo barato que não decepciona quanto a qualidade de som ou do microfone. O visual é bem chamativo e deve agradar boa parte dos consumidores que gostam de LED.

Os pontos negativos ficam para a falta de um botão para desligar o LED, ou mesmo para silenciar o microfone. Também temos nossas ressalvas quanto aos médios mais baixos do áudio, mas a julgar pelo seu preço, é totalmente justificável. Se você está em busca de um bom headset gamer de entrada, pode ter certeza que o Multilaser Warrior Raiko é uma boa opção!

Pontos positivos:

  • Leve e compacto
  • Possui tela Full HD com touchscreen
  • Tem memória eMMC
  • Já chega com Windows 10

Pontos negativos:

  • Hardware básico
  • Pouco armazenamento interno
  • Bateria não dura muito como alguns concorrentes
Multilaser Warrior Raiko Melhor Preço