Manual da Compra

Review Novo Kindle Paperwhite: 11ª geração é mais rápida e mais potente

A Amazon atualizou a linha Kindle Paperwhite no segundo semestre de 2021, introduzindo a nova geração de e-readers com dois modelos inéditos, entre eles o Novo Kindle Paperwhite. A 11ª geração (versão 2021) propõe aprimoramentos significativos no sistema, como bateria com duração de até 10 semanas, troca de páginas 20% mais veloz e temperatura de luz ajustável para escolher entre um tom mais branco ou âmbar.

Ficha técnica do Novo Kindle Paperwhite 11ª geração:

  • Tamanho da tela: 6,8"
  • Resolução da tela: 300 ppi
  • Armazenamento interno: 8 GB
  • Conectividade: Wi-Fi
  • Iluminação embutida: Sim - 17 LEDs
  • Portas USB: 1 porta USB-C
  • Botões: 1 (ligar e desligar)
  • Dimensões: 174 mm x 125 mm x 8.1 mm
  • Peso aproximado: 205 gramas
  • Proteção contra água: Sim - Até 2 metros de profundidade em água doce por 60 minutos e 0,25 metros por até 3 minutos na água do mar (classificação IPX8 de impermeabilidade)
  • Formatos de arquivo suportados: Formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC nativo, HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão.
  • Bateria: De acordo com a Amazon, uma única recarga dura até 10 semanas, baseando-se em uma leitura diária de meia hora com o Wi-Fi desligado e iluminação no nível 13.
  • Inclusos na caixa: Novo Kindle Paperwhite, cabo USB-C para recarga e Guia de início rápido.

Design do Kindle Paperwhite de 11ª geração

O Kindle Paperwhite mais novo tem tela maior de 6,8” com bordas mais finas
O Kindle Paperwhite mais novo tem tela maior de 6,8” com bordas mais finas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O design do novo Kindle Paperwhite (11ª geração) se assemelha ao design da versão anterior, por ter a tela lisa com o logo “Kindle” em destaque, a parte de trás emborrachada com o logo da Amazon em relevo e um botão na parte inferior para ligar e desativar a tela. A atualização trouxe mudanças como o aumento de tela, que foi de 6” para 6,8” e bordas mais finas, que oferecem maior espaço para leitura. Outra diferença está na porta USB de carregamento de bateria, que era mini USB e foi alterada pelo tipo USB-C.

O novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é ligeiramente maior que o antigo, mas continua sendo possível ler utilizando apenas uma mão, pois a tela é sensível ao toque (não é necessária a outra mão para “virar a página”) e ele é leve, pesando cerca de 205 gramas. Eu o achei agradável de segurar pelo acabamento emborrachado e apropriado tanto para mãos grandes quanto para mãos pequenas.

O novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é à prova d’água
O novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é à prova d’água (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Assim como as versões anteriores, o novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é à prova d’água, podendo resistir a 2 metros de profundidade por 1 hora em água doce e 0,25 metros por até 3 minutos na água do mar, tendo recebido a classificação IPX8 de impermeabilidade. Desse modo, consigo me imaginar de férias lendo na praia, na piscina, numa banheira relaxante ou na cozinha com a ajuda de um ebook de receitas, sem medo de espirrar água nele acidentalmente.

Detalhe do desgaste. Recomenda-se uso de capinha protetora
Detalhe do desgaste. Recomenda-se uso de capinha protetora (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Como eu já havia testado o Kindle Paperwhite (10ª geração), que possui o mesmo material emborrachado na parte traseira, resolvi tomar mais precauções desta vez. Mesmo assim apareceram marcas nos cantinhos após alguns dias de uso, o que não me deixou nada contente. Caso isso seja algo que te incomode também, recomendo a compra de uma capa protetora. Não considero barata, mas vai adicionar uma camada extra de proteção ao seu Kindle. 

Bateria do Kindle Paperwhite de 11ª geração

O novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é o primeiro da Amzon com USB-C
O novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é o primeiro da Amzon com USB-C (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A bateria do novo Kindle Paperwhite de 11ª geração também recebeu uma boa atualização. De acordo com a Amazon, agora uma única recarga dura até 10 semanas, lendo diariamente por meia hora com o Wi-Fi desligado e iluminação no nível 13. Não estando nessas condições, a duração da bateria pode durar menos.

Para melhor entendimento, essas 10 semanas citadas pela Amazon podem ser convertidas em 35 horas, e em nossos testes tivemos os seguintes resultados:

  • Lendo por aproximadamente 1 hora com o Wi-Fi desligado e brilho 13*, a bateria nem caiu. Fiquei surpresa com o resultado e li por mais 1 hora, então a bateria caiu 1%. Não fiz muitas interações com a tela, mas destaquei algumas palavras que não sabia e usei o dicionário.
  • Lendo por aproximadamente 1 hora com o Wi-Fi ligado e brilho 13*, a bateria caiu 3%. A incidência de interações com a tela continuou parecida, destaque de palavras e uso do dicionário, mas dessa vez acredito que a bateria tenha caído mais rápido porque eu fiz uma pesquisa no Google e na Wikipédia de uma palavra que eu não tinha encontrado no dicionário.
  • A bateria caiu em torno de 6% a 8% durante um tempinho em que eu fiquei mexendo na loja do Kindle, vendo as recomendações de livros e procurando algum ebook novo para ler. Também fiz alguns downloads.

*Para comparação, o nível máximo de luminosidade da tela é 24.

Ao longo dos meus testes anteriores em outros Kindles, aprendi que ao fazer demasiadas “interações com a tela”, a bateria decai mais rapidamente mesmo se a iluminação estiver no nível 13 e o Wi-Fi desligado. O que eu chamo de “interações com a tela” são: grifar (destacar), fazer anotações, usar o dicionário, marcar páginas e mudar o tamanho da fonte, margens etc, e com o Kindle Paperwhite mais novo isso não é diferente.

Percebe-se que a duração da bateria do novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é realmente melhor que das anteriores, mas a autonomia sempre vai variar de acordo com os hábitos de leitura pessoais de cada um.

Tempo de Carregamento do Kindle Paperwhite de 11ª geração

O novo Kindle Paperwhite leva 5 horas para carregar completamente pelo computador ou 2,5 horas no adaptador de tomada
O novo Kindle Paperwhite leva 5 horas para carregar completamente pelo computador ou 2,5 horas no adaptador de tomada (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A bateria do novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é consideravelmente maior e demora mais tempo para carregar pelo computador, levando em torno de 5 horas. Quando conectada a um adaptador de tomada de 9 W o tempo diminui, caindo para 2,5 horas. O adaptador oficial é vendido separadamente, enquanto que o cabo USB-C vem acompanhado do produto, por isso eu optei por recarregar a bateria usando o cabo no computador.

Caso você queira utilizar um carregador de celular desses que tem em casa mesmo, veja com atenção quanto de carga ele passa para não danificar a bateria do seu novo Kindle Paperwhite. Busque um adaptador com valores iguais ou menores a 5,2 V e 1.5 A e você não terá problemas. Essa informação você encontra na parte traseira do novo Kindle Paperwhite, aquelas letras miúdas e clarinhas que ficam na parte de baixo.

Tela, iluminação e leitura do novo Kindle Paperwhite  de 11ª geração

Você pode ler os seus livros enquanto relaxa na banheira e sem cansar os olhos
Você pode ler os seus livros enquanto relaxa na banheira e sem cansar os olhos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A tela do Novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é maravilhosa para leitura. Como há vários tópicos para serem abordados, começarei pelo tamanho. A versão anterior do Kindle Paperwhite possui tela de 6 polegadas, igual ao Kindle básico, e o Novo Kindle Paperwhite possui tela de 6,8 polegadas, ficando mais próximo do Kindle Oasis, a versão mais cara e que tem tela de 7 polegadas. Outra otimização do Novo Kindle Paperwhite é a borda mais fina, que também contribui para um espaço maior de leitura.

O Novo Kindle Paperwhite também é uma boa opção para quem gosta de ler história em quadrinhos
O Novo Kindle Paperwhite também é uma boa opção para quem gosta de ler história em quadrinhos (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A resolução de tela do Novo Kindle Paperwhite é de 300 ppi (pixels por polegada). Dá para ler com clareza e as imagens ficam bonitas e nítidas, característica importantíssima para quem lê documentos com muitas imagens ou histórias em quadrinhos (HQs). Sobre as HQs, se você achar que a letra fica muito pequena nos balões de fala, dá para clicar na imagem e ler quadro por quadro da página.

A grande atualização do Novo Kindle Paperwhite de 11ª geração se deu na iluminação. A luz embutida agora é de 17 LEDs, enquanto que a versão anterior era de apenas 5 LEDs. Com esse aumento, tanto textos quanto imagens se mostram mais nítidos e uniformes. Além disso, houve a implementação de um recurso que só tinha no Kindle Oasis, o de ajuste de temperatura de luz! Com ele dá para escolher entre um tom mais branco ou âmbar para sua tela.

Diferença entre um tom mais quente e mais frio na tela do Kindle Paperwhite de 11ª geração
Diferença entre um tom mais quente e mais frio na tela do Kindle Paperwhite de 11ª geração  (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

A leitura é bastante confortável com tecnologia E-Ink. De manhã pude ler tranquilamente até mesmo sob muita claridade, pois a tela é antirreflexo. A maioria dos meus testes foi de tarde, li por horas e não tive dor de cabeça e nem vista cansada. De madrugada usei o modo noturno, a luz âmbar e brilho baixo, e como sou bem míope eu não achei tão legal e nítido, demorei um pouco para me acostumar, mas ao final de 1 hora não tive dor de cabeça. É mais confortável para os olhos do que a luz do celular.

Recurso de temperatura de luz ajustável do Novo Kindle Paperwhite de 11ª geração
Recurso de temperatura de luz ajustável do Novo Kindle Paperwhite de 11ª geração (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Outra coisa que pode ajudar a não cansar a vista é personalizar o texto do modo que fique mais confortável para você, e isso é possível em todos os Kindles. Há a possibilidade de mudar o tamanho da letra (vai de 1 a 14); escolher nove fontes diferentes, mudar a orientação do texto (vertical ou horizontal), alinhamento à esquerda ou justificado, três opções de margem e três de espaçamento.

Como funciona a tecnologia E-Ink

O painel é composto por duas camadas de material transparente, com pequenas esferas de duas pigmentações (preto e branco) entre elas. Com um sistema magnético, essas esferas giram e se organizam, formando a imagem em preto e branco que vemos no Kindle. Para imagens, o Kindle Paperwhite possui escala com 16 níveis de cinza.

Como a tela não usa iluminação em pixels, a bateria dura mais e o leitor não tem incômodos causados pela iluminação de um painel LED, por exemplo. Você perceberá que a tela do Kindle é diferente de uma tela de tablet, pois na mudança de imagens é como se ela se apagasse por um curto período de tempo e acendesse novamente na nova imagem.

Sistema do novo Kindle Paperwhite de 11ª geração

Comparado aos anteriores, o sistema do Novo Kindle Paperwhite de 11ª Geração está mais rápido
Comparado aos anteriores, o sistema do Novo Kindle Paperwhite de 11ª Geração está mais rápido (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O sistema do novo Kindle Paperwhite é excelente, melhor que o das versões anteriores, pois de acordo com a Amazon, agora ele é 20% mais veloz na troca de páginas. Ele está realmente bem mais rápido na resposta aos toques e eu considero isso um grande avanço, pois a demora na troca de páginas era uma das coisas que mais incomodava as pessoas, sobretudo no começo, quando não estão acostumadas ao aparelho. Dito isso, parece-me que a principal ressalva do Kindle foi corrigida.

Os Kindles no geral possuem sistemas menos potentes que o de aparelhos como computadores e celulares, e a tecnologia E-Ink faz com que a mudança de telas seja mais demorada do que a de uma tela com pixels, ainda que essa mudança aconteça em menos de 1 segundo. Desse modo, é comum considerarmos o Kindle meio lento, principalmente antes de nos acostumarmos a ele, pois a resposta da tela ao toque é mais devagar do que a de outros dispositivos. Algumas pessoas podem não se acostumar com isso, mas eu acho que com o Novo Kindle Paperwhite de 11ª Geração isso não será um problema, graças ao seu novo sistema aprimorado.

Configurações básicas do Kindle Paperwhite

Tela de configurações rápidas do Novo Kindle Paperwhite
Tela de configurações rápidas do Novo Kindle Paperwhite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

As configurações básicas do novo Kindle Paperwhite são formadas por quatro botões de atalhos rápidos, que são “Modo Avião”, para desconectar do WiFi e economizar bateria; “Modo noturno”, que inverte as cores deixando a tela preta e as letras brancas; “Sincronização”, para deixar todas as suas leituras iguais, caso leia o mesmo ebook no aplicativo Kindle em outros dispositivos como celular, computador ou tablet; e “Todas as configurações”, que abre a tela de configurações avançadas.

Também é possível fazer o ajuste do brilho da tela, que vai de 0 a 24 e controlar a temperatura de luz, que também vai de 0 a 24, mudando o tom de branco para âmbar.

Configurações avançadas do Kindle Paperwhite

Todas as configurações do Novo Kindle Paperwhite
Todas as configurações do Novo Kindle Paperwhite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Caso você tenha achado difícil mexer no novo Kindle Paperwhite ou queira saber o funcionamento de algo específico, é em “Todas as Configurações” que você encontra a aba “Ajuda e guias do usuário”, cujo guia vai te explicar tudo desde o começo, com tutoriais para você conhecer os recursos do Kindle de modo mais aprofundado. O “Fale conosco” também está lá, caso você queira receber ajuda ou dar algum feedback. E se alguma dessas opções não estiver funcionando como deveria, veja em “Redes sem fio” se o Wi-Fi está conectado. Lá você encontra o modo avião, as redes WiFi disponíveis e a possibilidade de excluir permanentemente todas as senhas de WiFi salvas no dispositivo.

Já na aba “Sua Conta” é possível renomear o novo Kindle Paperwhite de 11ª geração, incluir informações pessoais, cancelar o registro do seu Kindle e ver qual é o seu endereço de e-mail do Kindle (utilizado para enviar documentos para o dispositivo). Caso não goste do seu e-mail, é possível mudá-lo pelo computador no site da Amazon. Enviei um ebook (arquivo .mobi) para o meu e-mail Kindle e ele apareceu segundos depois no meu novo Kindle Paperwhite para download. Eu estava com o Wi-Fi ligado e apertei o atalho rápido “Sincronizar”, deu tudo certo, foi imediato e fácil.

Nas ”opções do dispositivo” do novo Kindle Paperwhite você consegue optar por colocar a capa do livro que estiver lendo na tela de bloqueio, ver informações do dispositivo, programar a temperatura da cor para alternar automaticamente de acordo com a hora, criar uma senha, reiniciar ou redefinir o aparelho. Em “opções avançadas” pode configurar a hora, gerenciar melhor a energia, o armazenamento, a privacidade e fazer atualizações. Em especial, a parte do armazenamento é muito útil para pessoas cujas bibliotecas são imensas, pois dá para remover mais de um arquivo simultaneamente ou remover conteúdos que não foram abertos em um determinado tempo.

Tela da programação da temperatura da cor
Tela da programação da temperatura da cor (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Em “informações do dispositivo”, você vai ver que o espaço disponível do novo Kindle Paperwhite de 11ª geração é menor que 8 GB, ficando em torno de 2 GB a menos, que são ocupados pelo seu próprio sistema. Isso em nada interfere, pois você pode ter uma biblioteca com milhares de arquivos em 6 GB.

Em “opções de leitura” do novo Kindle Paperwhite, você tem a “atualização de página”, que atualiza a exibição toda vez que virar a página, e isso vem desativado porque consome mais bateria, e também o “construtor de vocabulário”, que memoriza as consultas ao dicionário e vem ativado. Para complementar essa parte, temos em “idiomas e dicionários” a possibilidade de mudar o idioma do Kindle, fazer o download de teclados de diferentes idiomas, definir o dicionário padrão para cada língua e definir a ordem de classificação do chinês. O dicionário padrão de inglês é o de Oxford, e o de português é do Priberam.

Construtor de vocabulário do Kindle Paperwhite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)
Construtor de vocabulário do Kindle Paperwhite (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Em “acessibilidade” você encontra o modo noturno descrito como “inversão em preto e branco” e também o “Leitor de tela VoiceView”, que fornece feedback falado ao tocar em itens na tela. A ideia é super legal, mas só funciona em inglês americano ou inglês britânico, então achei chato que a acessibilidade não seja realmente para todos. Com o leitor VoiceView habilitado, há um tutorial para aprender a explorar o Kindle pelo toque, dá para ajustar a velocidade de fala, o volume e também como adicionar, remover e visualizar dispositivos Bluetooth. É necessário o pareamento de um dispositivo de áudio para o Kindle VoiceView funcionar, e eu fiz o pareamento com meu Redmi AirDots 2 tranquilamente.

Por fim, se você quiser deixar o novo Kindle Paperwhite mais seguro para seus filhos, em “controle dos pais” há como restringir o acesso ao navegador da Web Experimental, Loja e Nuvem; e também tem como mudar o código PIN.

Vale a pena comprar o Novo Kindle Paperwhite de 11ª geração?

Se você quiser um e-reader de alta qualidade, vale a pena investir no Novo Kindle Paperwhite de 11ª geração. Ele trouxe melhorias comprovadas como a bateria mais duradoura e o sistema 20% mais rápido na troca de páginas. Além disso, já é conhecida sua grande capacidade de armazenamento e leitura de inúmeros formatos de arquivos além dos e-books, como PDFs e DOCs.

Podemos elogiar também a tela um pouco maior de 6,8” com bordas mais finas, a resolução de 300 ppi e a iluminação embutida de 17 LEDs, que juntas resultam numa agradável experiência de leitura, deixando textos bem nítidos e tornando o Novo Kindle Paperwhite perfeito para ler ebooks e histórias em quadrinhos.

Os assinantes da Amazon ainda têm o acervo do Prime Reading disponível, cujo catálogo rotativo de mais de mil e-books, revistas e HQ’s não deve deixar ninguém entediado. Caso o livro que você queira ler não esteja lá, também dá para fazer o download de amostras grátis.

Pontos positivos

  • Texto personalizável
  • Bateria duradoura
  • Modo noturno
  • Temperatura de luz ajustável
  • Suporta arquivos variados
  • À prova d'água
  • Sistema mais veloz que os anteriores

Pontos negativos

  • Leitor de tela VoiceView apenas em inglês
  • Acabamento emborrachado desgasta fácil
Kindle Paperwhite 2021 Melhor Preço