Manual da Compra

Pichau P852 Vega vs P852 ATRIA: o que muda nos headsets?

A Pichau entrou no mercado de periféricos com modelos próprios de headsets, o Pichau P852 ATRIA e o Pichau P852 Vega. Apesar de terem semelhanças em alguns pontos (inclusive no nome), há diferenças importantes que os direcionam para diferentes públicos. Enquanto o ATRIA é mais simples, o Vega chega com recursos extras, mas ao custo de ter uma versatilidade menor.

Saber as diferenças entre os dois headsets é importante, afinal pode ser que tudo o que o ATRIA oferece já seja o suficiente para o que você busca, ou talvez vale a pena investir um pouco mais pelo Vega. Pensando nisso, o Manual da Compra preparou um comparativo entre os dois fones para te mostrar quais são todas essas diferenças.

O nosso comparativo busca mostrar qual é melhor, afinal, são headsets para públicos diferentes. Nosso objetivo é mostrar o que muda de um para o outro, para te ajudar a escolher aquele que atende melhor as suas preferências. Se você quiser detalhes de uso, conforto, qualidade de som e outros pontos, veja o review completo do Pichau P852 ATRIA e Pichau P852 Vega.

Ficha técnica do Pichau P852 ATRIA

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 53 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Fio: 1,2 metros com plug P3 + extensor Split com plugs P2
  • Microfone: Destacável
  • Construção: Estrutura em alumínio com espumas memory foam em tecido e courino
  • Surround 7.1: Não
  • RGB: Não
  • Compatível com: PC, notebooks, smartphone, consoles e outros dispositivos com P3 e P2

Ficha técnica do Pichau P852 Vega

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 53 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Fio: 2,4 metros USB
  • Microfone: Destacável
  • Construção: Estrutura em alumínio com espumas memory foam em tecido e courino
  • Surround 7.1: Sim
  • RGB: Sim
  • Compatível com: PC e notebooks

Design é parecido, mas o P852 Vega traz iluminação RGB

Os dois headsets possuem design parecido, com exceção do RGB para o P852 Vega
Os dois headsets possuem design parecido, com exceção do RGB para o P852 Vega (Imagens: Divulgação/Pichau)

Os dois headsets da Pichau possuem um visual parecido no geral, mas contam com uma diferença importante que deverá ser motivo de escolha de alguns consumidores: Led RGB. Apenas o Pichau P852 Vega chega equipado com tal recurso, e inclusive dá para configurar essa iluminação via software.

No entanto, não espere algo exagerado, a Pichau optou por visuais discretos e “simples” tanto para o Pichau P852 Vega quanto para o Pichau P852 ATRIA. O RGB está em um anel que fica na lateral da concha, e em muitas ocasiões o RGB nem se destaca.

Iluminação RGB do Pichau P852 Vega
Iluminação RGB do Pichau P852 Vega (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Em outros quesitos, os dois headsets são parecidos, ou seja, ambos trazem estrutura em alumínio, almofadas com espumas macias, boa vedação, almofadas extras em courino, haste regulável e microfone removível.

O Pichau P852 Vega tem conversor digital, Surround 7.1 e equalização de som

Tanto o Pichau P852 ATRIA quanto o Pichau P852 Vega usam drivers de 53 mm, e provavelmente é o mesmo hardware. Em ambos os casos o som é de ótima qualidade para jogar, então você vai ter graves presentes, médios equilibrados e uma boa localização de som. Eles também servem para o uso casual em outros tipos de entretenimento, como escutar música ou assistir um vídeo, por exemplo.

No entanto, como o modelo Vega possui um conversor digital, seu som vai ser igual independente do computador ou notebook que estiver conectado, o que não acontece com o ATRIA, cujo som dependerá da placa de som do seu computador.

O Pichau P852 Vega é o único a ter Surround 7.1
O Pichau P852 Vega é o único a ter Surround 7.1 (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Outra diferença importante é que o Pichau P852 Vega é o único que traz recurso Surround 7.1, que busca aprimorar a experiência tridimensional. A função não é das melhores e mais parece ser um boost de volume do que realmente algo tridimensional. Tem quem goste, e é legal tê-lo disponível, mas não acho que o recurso deva ser o motivo da escolha entre o Vega e ATRIA.

Apenas o Vega tem software para configuração, então um ponto positivo é o fato de o usuário poder configurar sua equalização. Não gostou do som de fábrica? Você pode alterar cada frequência no software, algo que não está disponível no ATRIA.

Software apenas para o P852 Vega

O modelo Vega traz software para configuração, algo que o ATRIA não possui
O modelo Vega traz software para configuração, algo que o ATRIA não possui (Imagem: Reprodução)

O Pichau P852 Vega é o único que tem um software de configuração, e isso realmente pode pesar na escolha. Pelo software você pode alterar a equalização, colocar efeitos no som, configurar o Surround 7.1, fazer ajustes no microfone ou mesmo alterar a iluminação do fone.

Só para ficar claro, faz sentido que o Pichau P852 ATRIA não tenha um software disponível, afinal ele não é um fone USB, não tem RGB, não tem Surround, então por questões de custo a fabricante preferiu deixá-lo sem.

O Pichau P852 ATRIA é o único com cabos removíveis

O Pichau P852 ATRIA tem a vantagem de ter cabos removíveis
O Pichau P852 ATRIA tem a vantagem de ter cabos removíveis (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Aqui o ponto vai para o Pichau P852 ATRIA, pois ele é o único que traz cabo removível e ainda conta com o fator versatilidade. Seu cabo principal tem plug P3 (áudio e microfone unificado), mas a fabricante também envia um extensor split, que serve para transformar esse P3 em dois plugs P2, assim você pode usar nas conexões do computador, geralmente separadas para áudio e microfone.

Extensor split do P852 ATRIA
Extensor split do P852 ATRIA (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O fato de o cabo ser removível o torna mais duradouro e prático para se transportar no dia a dia. Vai fazer uma viagem? Basta desconectar os cabos que fica muito mais fácil de encaixá-lo na mochila. Neste quesito o Vega fica devendo.

O P852 Vega tem cabo fixo e plug USB, ou seja, é um headset para computador e notebook, diferente do ATRIA, que pode ser usado em smartphones, tablets ou qualquer outro dispositivo com entradas P3 ou P2; ponto para o ATRIA.

Ambos trazem uma caixa no cabo para controlar o volume e microfone, mas aqui temos que falar que a do P852 Vega é mais robusta, bem trabalhada e passa mais confiança. No modelo ATRIA o botão de silenciar o microfone é duro, ao ponto de ser mais conveniente selecionar um atalho no teclado para isso.

À esquerda, o controlador de volume do Vega; à direita, o do ATRIA
À esquerda, o controlador de volume do Vega; à direita, o do ATRIA (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Resumo das semelhanças e diferenças entre o P852 ATRIA e P852 Vega

O que o P852 Vega tem que o modelo ATRIA não tem:

  • Iluminação RGB;
  • Surround 7.1;
  • Software para configuração com opção de equalização, ajuste do Surround, ajuste do microfone, ajuste do RGB;
  • Conversor digital que torna o som igual em qualquer computador;
  • Plug USB;

O que o P852 ATRIA tem que o Vega não tem:

  • Cabos removíveis com plug P2 e P3;

Pontos em que os dois headsets Picheu são iguais:

  • Estrutura de alumínio;
  • Revestimento das almofadas;
  • Almofadas extras em courino;
  • Design geral;
  • Microfone removível;
  • Drivers de 53 mm;

Vale a pena comprar o P852 ATRIA ou P852 Vega?

Os dois headsets da Pichau são excelentes e geralmente podem ser encontrados por preços justos, então a escolha vai depender do seu orçamento e também do que acha necessário em um fone para jogar. Você gosta do RGB? Acha legal poder configurar o headset no software? Então o P852 Vega será a escolha ideal.

Se você não liga para essas funções e preza por um headset mais versátil para ser usado no celular, por exemplo, o P852 ATRIA atenderá suas preferências perfeitamente. É válido lembrar que ele traz a mesma estrutura e conforto do modelo Vega, além de ter o mesmo microfone e contar com um áudio de boa qualidade.

Curiosamente, no momento da publicação deste texto o modelo Vega está um pouco mais barato que o Atria. Não deixe de conferir o review completo do Pichau P852 ATRIA e Pichau P852 Vega, pois são nesses textos que falamos mais a fundo das principais características de cada um dos fones.