Manual da Compra

Review Pichau P852 Vega: uma boa opção de headset gamer

5A Pichau está investindo no mercado de periféricos gamer e um dos seus headsets é o Pichau P852 Vega. Esse é um modelo com os principais recursos do mercado, ou seja, você encontrará LED RGB, Surround 7.1, uma boa estrutura, software para configuração, áudio bom para jogos e conforto para usar o dia todo sem dores.

No entanto, headsets com essas configurações é o que não falta. Será que vale a pena comprar o Pichau P852 Vega ou existem opções melhores no mercado? Tivemos a oportunidade de testar o periférico da fabricante e vamos te mostrar os destaques dele em tópicos como o design, conforto, qualidade de som, microfone e até software!

Ficha técnica do Pichau P852 Vega

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 53 mm
  • Impedância: 32 Ω
  • Resposta de frequência: 20 Hz a 20 KHz
  • Fio: 2,4 metros USB
  • Microfone: Destacável
  • Construção: Estrutura em alumínio com espumas memory foam em tecido e courino
  • Surround 7.1: Sim
  • Compatível com: PC

O Pichau P852 Vega tem um design bonito, estrutura sólida e um RGB que quase não existe

O Pichau P852 Vega traz uma construção bastante sólida, que passa confiança de que ele será um fone que vai durar por anos. Toda a estrutura é feita em alumínio e é bastante flexível, além de ter regulagens para diferentes tamanhos de cabeça. Nas laterais do headset as conchas são grandes, com uma pintura emborrachada e logo da fabricante em preto vinílico.

A estrutura em alumínio é resistente e bem flexível
A estrutura em alumínio é resistente e bem flexível (Foto: Divulgação/Manual da compra)

É ali que também fica um anel RGB, cuja configuração das cores pode ser feita no software. Apesar da luz, o headset da Pichau não tem um visual extravagante, mas também não é sem graça. No entanto, o RGB poderia ser um pouco mais aparente, já que em certos ângulos nem dá para vê-lo direito.

Acredite ou não, o RGB está ligado
Acredite ou não, o RGB está ligado (Foto: Divulgação/Manual da compra)

As conchas do Pichau P852 Vega são grossas e muito confortáveis ao uso, e um ponto positivo é que o fone isola bastante ruídos externos, pois aperta bem, mas não ao ponto de incomodar. A fabricante envia espumas adicionais com revestimento em courino, assim você pode escolher entre elas ou a opção de tecido, que já chega no periférico.

Concha com acabamento em tecido
Concha com acabamento em tecido (Foto: Divulgação/Manual da compra)

Na parte superior da haste o acabamento é feito em courino, com a logo da Pichau gravada em quase toda a tiara.

Haste do Pichau P852 Vega
Haste do Pichau P852 Vega (Foto: Divulgação/Manual da compra)

Na parte que toca a cabeça, há uma espuma em tecido que é bem macia e, junto às almofadas, o tornam bem confortável de se usar.

Parte interna da haste com espuma memory foam
Parte interna da haste com espuma memory foam (Foto: Divulgação/Manual da compra)

O microfone é removível e todos os botões ficam em uma pequena placa de som, localizada no cabo do headset.

Qualidade de som boa e Surround 7.1 totalmente dispensável

O P852 Vega tem uma boa qualidade de som e é ótimo para jogos
O P852 Vega tem uma boa qualidade de som e é ótimo para jogos (Foto: Divulgação/Manual da compra)

Com os drivers de 53mm, o Pichau P852 Vega tem um som equilibrado e bem envolvente, e não estraga a qualidade em volume alto. Aliás, as conchas “selam” tão bem sua orelha que provavelmente você nem precisará usá-lo em um volume alto. O fone é bom para escutar músicas em um nível “casual”, mas se você é muito exigente nessa parte, provavelmente não ficará satisfeito, o que é totalmente normal, pois estamos falando de um headset gamer.

Os graves são bons e não distorcem os médios e agudos, que também funcionam muito bem. Por padrão o headset vem com o Surround 7.1 desligado, mas mesmo assim o seu palco estéreo é excelente, então na hora de jogar, por exemplo, você vai saber de onde cada som está vindo mesmo sem o recurso.

Pelo software você liga o Surround 7.1 do P852, mas para ser sincero, é um recurso totalmente dispensável aqui, tendo em vista que, como já dissemos, o estéreo do headset já funciona muito bem. Também não vi uma super evolução no som tridimensional com o 7.1 ligado, a sensação que tive é que a função praticamente só dá um boost de volume.

Cabo e controle de som do Pichau P852 Vega

Controle de volume e mute do microfone
Controle de volume e mute do microfone (Foto: Divulgação/Manual da compra)

O Pichau P852 Vega tem um cabo que aparenta ser resistente, mas infelizmente não é removível. Ao todo são 2,4 metros de comprimento com conexão USB e placa de som integrada. Por ela você faz o controle de volume por uma rodinha analógica, e também consegue controlar o mute do microfone, que inclusive tem um botão bem duro para isso.

Software para configuração

O software da Pichau oferece seis campos: Equalização, Efeitos especiais, Microfone, Virtualização 7.1, LED RGB e Efeito de Microfone. A parte de equalização até que é legal e fornece cinco pistas para o usuário ajustar o som como desejar, podendo montar até quatro perfis diferentes. Esses perfis podem ser salvos em um arquivo externo, assim você pode levar a configuração para onde quiser.

Opções para equalizar o som do Pichau P852 Vega
Opções para equalizar o som do Pichau P852 Vega (Imagem: Reprodução)

A parte de efeito simula o som como se você estivesse em um corredor, em um teatro, em um banheiro e em outros locais, recurso que achei totalmente dispensável. Sinceramente, não sei porque alguém iria querer ativar isso.

Em microfone você pode dar um boost de ganho no volume total do microfone, fazer o monitoramento da entrada de áudio ou mesmo habilitar o mute. Sinto que faltou a opção de retorno, deixaria mais fácil para o usuário escutar se está tudo ok com a própria voz.

Interface do microfone
Interface do microfone (Imagem: Reprodução)

Em virtual 7.1 você pode configurar o efeito e movimentar cada uma das sete caixas. É nesta aba que você liga e desliga a função, e apesar de ser “ok”, a fabricante poderia ter colocado um botão dedicado na placa do cabo, assim você nem sequer precisaria abrir o software para isso.

Opções de configuração do Surround 7.1
Opções de configuração do Surround 7.1 (Imagem: Reprodução)

Em LED você seleciona entre três animações diferentes ou cor estática, definindo as cores de cada animação, velocidade ou até desligar o efeito. São configurações bem simples, e tendo em vista que o próprio RGB do fone já é quase que escondido, fico imaginando se não seria melhor deixá-lo sem RGB de uma vez e talvez até baratear o custo final dele.

Customização do LED RGB
Customização do LED RGB (Imagem: Reprodução)

A última aba tem efeitos de voz, que por mais que sejam engraçadinhos, também são dispensáveis. Você vai usar duas ou três vezes para zoar os seus amigos e depois nunca mais lembrará da função, que perde a graça em poucos minutos.

Microfone do Pichau P852 Vega tem qualidade acima da média

O microfone do Pichau P852 Vega é removível e tem boa qualidade
O microfone do Pichau P852 Vega é removível e tem boa qualidade (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O microfone removível é um ponto positivo, pois quando você não for usá-lo, basta retirar a peça e usar o headset como se fosse um headphone. A qualidade de captação é mais que satisfatória para jogar, reuniões, chamadas com os amigos ou até mesmo para quem faz stream.

Óbvio, não espere um som comparado a de um microfone dedicado ou mesmo de headset caros, mas com certeza o microfone do Pichau P852 Vega está acima da média. O som fica limpo, sem distorções no fundo, e a voz não se distorce ou tem grandes alterações de tom.

Vale a pena comprar o Pichau P852 Vega?

No momento em que esse artigo está sendo publicado, o Pichau P852 Vega pode ser encontrado por R$ 389, então vamos nos basear neste valor para falar se vale ou não comprá-lo. O headset traz uma construção bem sólida, é confortável para várias horas de uso e tem um som muito satisfatório,  além de o microfone agradar bastante.

Com essas características positivas e esse valor, ele é sim uma boa escolha, porém essa faixa de preço é o limite do “saudável” para ele, pois acima disso já temos opções melhores no mercado. Também é importante avaliar tudo o que o Pichau P852 Vega entrega para ver se faz sentido para você, pois pelo “básico (som, conforto, estrutura, microfone), existem algumas opções mais baratas que entregam tanto quanto.

Apenas dois pontos que considero realmente negativos no Pichau P852 Vega: o fato de o cabo não ser removível e o botão de mute do microfone ser muito duro. Alguns outros pontos eu não considero como negativo, mas sim como dispensáveis, como é o fato do RGB (simples demais), algumas configurações no software ou mesmo do Surround 7.1, que não faz diferença nenhuma.

Se esses pontos não te incomodam e você gostou do que leu no review, então considere comprar o headset gamer da Pichau, pois com certeza ele vai te agradar bastante.

Prós:

  • Estrutura resistente
  • É confortável
  • Tem som de boa qualidade
  • Possui software de configuração
  • Microfone tem boa captação

Contras:

  • RGB quase inexistente
  • Botão de mute do microfone é duro
  • Cabo não removível
Pichau P852 Vega Melhor Preço