Manual da Compra

Análise: Qbex K131

Precisa de um notebook bem “basicão” para aquelas tarefas super básicas como navegar na internet, ver um filminho no fim de semana ou mesmo usar programas leves como editores de texto e outros? O Qbex K131 é uma ótima opção e tem um preço bem bacana, por isso ele será o alvo da nossa análise desta vez.

O K131 tem uma ficha técnica bem básica, com processador dual-core e apenas 2 GB de memória RAM, mas tem como destaque a sua tela Full HD e o armazenamento SSD, que faz uma grande diferença no seu desempenho. Quer saber mais deste esse notebook? Dá uma olhada na sua ficha técnica abaixo e, logo em seguida, na nossa análise.

Veja a seguir uma análise completa Qbex K131

Qbex K131
Tela 13,3 polegadas com resolução Full HD
Processador Intel Apollo Lake N3350 Dual-core até 2,4 GHz
Memória RAM 2 GB
Armazenamento interno 32 GB de SSD
Placa de vídeo Integrada
Teclado ABNT 
Portas 2x USB 3.0, 1x HDMI, 1x Combo (fone e microfone) e 1x entrada para cartão de memória
Conexões Wi-Fi 
Bateria 4.500 mAh
Dimensões (LxPxA) 420 x 250 x 60 mm 
Peso 1,95 quilo
Sistema operacional Windows 10
Cores Cinza, Preto ou Dourado

Design

O Qbex K131 é um modelo bem básico, por isso conta com um design bem simples, focado em oferecer um aparelho compacto, pequeno e discreto. Ele é vendido na cor cinza e branca, essas que são predominantes em todo o seu chassi. Sua construção é toda feita em um plástico rígido, que de acordo com a fabricante, oferece resistência e durabilidade.

Design do Qbex K131
(Foto: Reprodução/Qbex)

Por ser um notebook menor que o convencional, o Qbex K131 se torna uma ótima opção para os estudantes, pois é muito fácil transportá-lo para qualquer lugar, pois possui apenas 1,9 quilo, 42cm de comprimento, 25cm de largura e 6cm de espessura.

Nas laterais temos uma entrada HDMI, duas portas USB 3.0, combo de áudio (fone e microfone) e até mesmo um leitor de cartões, que é um ponto positivo para quem gosta de trabalhar diretamente com um cartão de memória na hora de transferir fotos ou vídeos para o notebook.

Tela

Bem, se estamos falando de um notebook simples, podemos esperar uma tela simples, certo?  Não! O K131 impressiona neste ponto e entrega uma tela melhor que muitos intermediários de fabricantes grandes do mercado. Sua tela tem “apenas” 13,3 polegadas, mas conta com a tecnologia IPs e resolução Full HD para exibir imagens em alta definição.

Tela do Qbex K131
(Foto: Reprodução/Qbex)

Essa é uma das principais vantagens deste aparelho, pois mesmo sendo bem básico, possui uma tela de boa qualidade. Você vai poder assistir seus vídeos, séries, filmes ou mesmo vídeo-aulas (caso for usá-lo para estudar) em alta resolução. A tecnologia IPs também contribui para ele ter imagens com melhor visualização, cores mais vivas e uma maior nitidez.

Teclado, touchpad e som

Como ele é um modelo mais compacto, não foi possível inserir um teclado numérico dedicado, o que pode ser um problema para algumas pessoas que precisam do recurso por usar os números com mais frequência. A fabricante destaca a ergonomia ao digitar neste notebook, com teclas macias e que respondem bem aos comandos.

Teclado do Qbex K131
(Foto: Reprodução/Qbex)

O seu touchpad segue o padrão de qualquer notebook básico, tendo um tamanho legal, clique mecânico e por toque. A fabricante não informa se ele possui suporte ao recurso de multi-gestos do Windows. 

A Qbex não oferece nenhuma informação sobre o seu áudio, então não sabemos quantos alto-falantes ele possui, qual a potência e se conta com algum recurso especial ou certificação para melhorar o som. Por via das dúvidas, sempre use um fone de ouvido, principalmente considerando que esse modelo é mais básico. 

Hardware e desempenho

O K131 tem um processador Apollo Lane N3350, da Intel. É um modelo dual-core com clock base de 1,1 GHz, mas pode alcançar até 2,4 GHz com a tecnologia turbo da empresa. Ele é uma opção bem básica, por isso esse computador é voltado para um uso simples, como navegação na internet, consumo de vídeo ou mesmo o uso de editores de texto. Se você tem um uso mais “pesado” que isso, recomendamos modelos com processadores mais potentes.

Esse notebook possui apenas 2 GB de RAM e a fabricante não dá nenhuma informação sobre possibilidade de expansão. A única coisa que sabemos é que sua memória é soldada na placa, por isso não é possível trocá-la.

Agora temos uma boa e uma má notícia no mesmo componente. A boa é que ele possui armazenamento SSD, então mesmo com um processador básico, consegue entregar uma boa experiência no uso cotidiano. A notícia ruim é que esse SSD é de apenas 32 GB, por isso o ideal aqui é que você passe a usar o armazenamento em nuvem, pois é muito fácil lotar a sua memória, tendo em vista o espaço que o Windows 10 e programas vão gastar.

Assim como no caso da memória RAM, a fabricante também não informa a possibilidade de upgrade do SSD, mas procurando por algumas informações na internet encontramos que é possível trocar o seu SSd por um de até 512 GB. Recomendamos a instalação de um de pelo menos 128 Gb para que o notebook não passe por problemas de falta de espaço. 

Bateria

O Qbex K131 tem uma bateria de 4.500 mAh, que é uma capacidade um pouco menor que a dos concorrentes justamente por ele ter dimensões menores. A fabricante não informa a duração da bateria e nós não achamos nenhum comentário de consumidores que já adquiriram o aparelho para buscarmos a informação de tempo de autonomia.

Conclusão: O Qbex K131 vale a pena?

Ficou bem claro que o K131 foi feito para um uso bem básico, pois sua ficha técnica é bem simples. No entanto, a presença do SSD faz com que ele se torne um bom aparelho para isso, com uma navegação rápida em tarefas mais leves. Além disso, não podemos esquecer da sua tela Full HD, que é o grande destaque aqui.

Se você quer gastar pouco mais de R$ 1.000 para ter um bom aparelho para assistir a vídeos e filmes, usar em navegação na internet ou programas bem leves, o K131 é sim uma boa opção. A nossa principal recomendação dele é para os estudantes, que precisam de um notebook para editores de texto ou visualização de documentos, mas não podem gastar muito.