Manual da Compra

Review Rapoo 8050T: Leia a análise completa!

Mouse sem fio e teclado sem fio são periféricos que estão se tornando mais populares a cada ano, devido à praticidade de organização que oferecem. A boa notícia é que temos alguns kits no mercado que entregam boa qualidade e custam relativamente barato, como é o caso do Rapoo 8050T. Além de um bom custo-benefício, a fabricante ainda oferece cinco anos de garantia para os produtos.

O Rapoo 8050T tem periféricos simples, por isso é indicado para uso casual ou mesmo no trabalho. Tanto o mouse quanto o teclado do kit podem ser usados em dois modos sem fio: 2,4 GHz via dongle USB ou bluetooth, e são compatíveis com Windows, Android, iOS e Chromebooks.

Veja abaixo o nosso review completo do Rapoo 8050T.

Ficha técnica do Rapoo 8050T

Teclado:

  • Padrão ABNT2
  • Tem teclas de atalho
  • Possui bluetooth e Wireless 2,4 Ghz
  • Quatro perfis diferentes
  • Possui teclado numérico
  • Alimentação via pilha AA
  • Bateria com autonomia para 12 meses

Mouse:

  • 1300 de DPI
  • Alimentação via pilha AA
  • Bateria com autonomia para 12 meses
  • Quatro perfis diferentes

Design do kit Rapoo 8050T

O kit Rapoo 8050T tem um design simples
O kit Rapoo 8050T tem um design simples. (Foto: Divulgação/Manual)

Na parte de design o kit Rapoo 8050T opta pelo visual simples.Tanto o mouse quanto o teclado são feitos de plástico e possuem tamanho compacto, por isso é fácil encaixá-los até mesmo em locais com pouco espaço.

Apesar de compacto, o teclado tem a parte numérica dedicada, excelente para quem trabalha, mas poderia ter feito um melhor aproveitamento do espaço disponível para teclas de atalho. Ele tem o padrão ABNT2 e possui três botões dedicados para atalho: buscar, mute e um rolo que pode ser usado para aumentar e diminuir o volume das músicas.

O teclado Rapoo 8050T tem padrão ABNT2 com Ç e acentos
O teclado Rapoo 8050T tem padrão ABNT2 com Ç e acentos. (Foto: Divulgação/Manual)

No entanto, o Rapoo 8050T tem vários outros botões de atalho integrados às teclas comuns, como é o caso do F1, F2, F3, entre outras. O comando é destacado em azul, então é fácil de encontrar. Um ponto negativo do teclado desse combo é que ele não tem retroiluminação, então fica praticamente impossível usá-lo à noite com a luz apagada, por exemplo.

Botões de atalho do Rapoo 8050T
Botões de atalho do Rapoo 8050T. (Foto: Divulgação/Manual)

O mouse é leve e bem simples quanto às suas funcionalidades. Com 1200 de DPI, ele funciona bem para o dia a dia, mas não conta com botões além dos fundamentais (direito, esquerdo e scroll). Na parte inferior ele tem dois botões, um que funciona como uma alavanca para ligar e desligar e outro que serve para ligar ou desligar o bluetooth.

O mouse Rapoo 8050T não tem botões adicionais
O mouse Rapoo 8050T não tem botões adicionais. (Foto: Divulgação/Manual)

Conforto do kit Rapoo 8050T

Diferença do mouse em uma mão pequena e em uma mão média
Diferença do mouse em uma mão pequena e em uma mão média. (Foto: Divulgação/Manual)

Aqui a experiência vai depender do que você está acostumado a usar antes. Se você tem um teclado muito bom em casa e precisa usar esse no trabalho, por exemplo, vai sentir uma grande diferença de conforto e desempenho, mas com o tempo se acostuma. As teclas são macias e não fazem barulho, mas são muito baixas e isso pode incomodar algumas pessoas.

Conforme já citado, o mouse do Rapoo 8050T é pequeno, por isso é melhor para quem tem a mão pequena. Se a sua mão é média ou grande, você pode sentir um pequeno desconforto, principalmente se está acostumado a usar o mouse no estilo “palm”, que é com a mão toda aberta no periférico. Assim como no teclado, o clique aqui é macio e o mouse desliza bem, por isso para uso casual não deve oferecer problemas.

Conexão do kit Rapoo 8050T

O dongle USB do kit fica guardado dentro do mouse
O dongle USB do kit fica guardado dentro do mouse. (Foto: Divulgação/Manual)

O kit de mouse e teclado Rapoo 8050T usa conexão de 2,4 GHz via dongle USB ou bluetooth para se conectar a outros dispositivos. O lado positivo é que dá para usar as duas conexões de uma vez, então você pode conectar no PC via USB e no seu tablet via bluetooth, por exemplo, alternando entre as conexões rapidamente por atalhos no teclado.

Para fazer isso, basta usar o comando FN e um dos atalhos (1, 2, 3 ou 4) para alternar entre as conexões, algo que demora em torno de 2 segundos. É válido destacar ser apenas um dongle para os dois periféricos, esse que chega “guardado” dentro do mouse.

O alcance prometido do bluetooth é de 10 metros, mas a partir dos 7 metros já comecei a ter alguns problemas de conexão. No entanto, dentro dessa distância não tive nenhum problema com latência e nem mesmo com os periféricos se desconectando sozinhos.

Como conectar o Rapoo 8050T via bluetooth

O Rapoo 8050T pode ser pareado com dispositivos iOS, Android e Windows
O Rapoo 8050T pode ser pareado com dispositivos iOS, Android e Windows. (Foto: Divulgação/Manual)

Para conectar o Rapoo 8050T via bluetooth, deve ser feito o pareamento de cada periférico de forma separada. Basta apertar o botão inferior do mouse que ele começará a piscar internamente, isso significa que o modo bluetooth está ativado, mas o mouse não está pareado a nenhum dispositivo. Feito isso, basta ir ao equipamento que deseja conectar e completar o pareamento.

Para ativar o modo bluetooth do teclado, você deve apertar a tecla FN + 1, 2 ou 3 (um dos três atalhos de perfis bluetooth) e segurar por 3 segundos. Uma pequena luz no teclado irá piscar, e aí você tem 60 segundos para fazer o pareamento no dispositivo.

Pareamos o Rappo 8050T em um iPad sem dificuldades
Pareamos o Rappo 8050T em um iPad sem dificuldades. (Foto: Divulgação/Manual)

É válido destacar que tanto o mouse quanto o teclado se conectam a computadores, notebooks, tablets, TVs, celulares, entre outros dispositivos, e são compatíveis com Android e iOS. Testamos o Rapoo 8050T em um iPad e funcionou perfeitamente!

Duração de bateria do Rapoo 8050T

Os dois periféricos têm alimentação por pilhas AA. A empresa envia uma pilha para cada e a duração média é de 12 meses, fator positivo quando comparado a modelos com bateria que precisam ser recarregados.

Vale a pena comprar o Rapoo 8050T?

O kit Rapoo 8050T não é o mais barato para quem busca teclado e mouse sem fio, mas é um dos mais baratos para aqueles que também precisam de conexão bluetooth. O fato de a empresa oferecer cinco anos de garantia também é um atrativo na compra, já que eles podem ser encontrados por menos de *R$ 200.

*Valor coletado no dia 20/09/2021.

Os periféricos Rapoo 8050T são excelentes tanto para uso no trabalho quanto em casa no dia a dia, mas serão melhores aproveitados por aqueles que pretendem usá-los em múltiplos dispositivos, por exemplo, conectá-los no PC e Tablet.

Se você só precisa da conexão via dongle USB, existem opções mais baratas e de marcas mais conhecidas, como o modelo MK235, da Logitech.

Rapoo 8050T Melhor Preço