Manual da Compra

Review Razer Viper Mini: o mouse gamer pequeno que impressiona

O Razer Viper Mini é o menor e mais acessível mouse gamer da Razer na linha Viper, mas não fica devendo para os outros modelos. O periférico apresenta boa construção, é consistente em seu desempenho e possui várias opções de customização via software, incluindo no LED RGB, que dá um charme a mais no seu visual.

No entanto, como o próprio nome já diz, o Razer Viper Mini é um mouse pequeno, por isso não deve ser uma opção tão bacana para quem tem mãos grandes. Já aqueles que possuem mãos pequenas e médias, conseguem usufruir de tudo o que o mouse tem a oferecer em jogos ou mesmo no uso diário. Veja abaixo a ficha técnica e review completo do Razer Viper Mini.

Ficha técnica do Razer Viper Mini

  • Sensor: Não revelado
  • Aceleração máxima: 35G
  • Velocidade máxima: 300 IPS
  • DPI: 200 até 8.500
  • Cabo: 1.8 metros
  • Acabamento: Plástico
  • Botões adicionais: 2 na lateral
  • Total de botões programáveis: 6
  • Pode ser configurado via software: Sim
  • Peso: 61 gramas
  • Conteúdo da caixa: Mouse, adesivo e manuais

Acabamento de qualidade e RGB são pontos positivos do Razer Viper Mini

Luz RGB do Razer Viper Mini
Luz RGB do Razer Viper Mini (Foto: Divulgação/Manual)

O Razer Viper Mini tem acabamento com peças de plástico que aparentam ser resistentes e duradouras. Ele possui uma boa pegada, e mesmo não tendo nenhum acabamento emborrachado, ainda fica firme na mão, pois o plástico tem uma textura um pouco mais áspera.

Em relação ao visual, o Viper Mini é um mouse gamer relativamente discreto, com apenas um detalhe em preto piano na sua parte superior e duas zonas com iluminação RGB. A primeira delas fica na parte do mouse que encosta na palma da mão, enquanto a segunda fica na parte inferior, sendo uma pequena faixa. É válido destacar de antemão que essa iluminação é configurável.

Design do Viper Mini
Design do Viper Mini (Foto: Divulgação/Manual)

O mouse gamer possui um cabo bem flexível, que de acordo com a fabricante, foi produzido para ter um arrasto mínimo. Aqui não tenho nada a reclamar, pois o cabo aparenta ser bem resistente, tem 1,8 metros de comprimento e não me trouxe nenhum problema de movimentos.

Cabo do Viper Mini
Cabo do Viper Mini (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Razer Viper Mini conta com seis botões no total, todos programáveis e com switches ópticos da Razer. Além dos três botões tradicionais (clique direito, esquerdo e scroll), o mouse gamer tem dois botões laterais e um na parte superior, que por padrão é usado para troca rápida de DPI. É válido destacar que, apesar de ele ter um chassi ambidestro, os botões ficam do lado esquerdo, então canhotos não conseguem usá-los com o polegar.

Botões laterais do mouse gamer
Botões laterais do mouse gamer (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Razer Viper é confortável para mãos pequenas e médias

O mouse Razer Viper Mini faz jus ao seu nome, pois é pequeno e bem leve (61 gramas). Se você usa mouses pesados, pode estranhar, mas antes eu fiz o review do Logitech G Pro X SuperLight, por isso já estou habituado com esse tipo de mouse. O mouse gamer da Razer tem pés em PTFE, material que ajuda o periférico a deslizar bem “em qualquer superfície”, de acordo com a fabricante.

O Viper Mini é ideal para quem tem mãos pequenas ou médias, mas não considero uma boa opção para quem tem mãos grandes. A minha mão tem 18 cm, contando a partir da ponta do meu dedo médio até o começo do pulso, e ficou bem confortável nas três pegadas.

Pegadas Palm, Claw e Fingertip no Razer Viper Mini
Pegadas Palm, Claw e Fingertip no Razer Viper Mini (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Tenho a pegada Palm, mas percebi que meu dedo médio ficou um pouco sobrando no botão direito, por isso tive que adaptar para uma palm com um pouco da claw, o que para mim não foi um problema. A pegada Fingertip também foi tranquila de usar, e quem tem a mão pequena terá conforto em qualquer uma das três. Se você tem mão grande, provavelmente apenas a pegada Fingertip trará algum conforto,

No geral tive uma experiência muito positiva, com um mouse confortável e fácil de movimentar. O clique dos botões também não me ofereceu problemas e a resposta é muito rápida. O Scroll é emborrachado e possui texturização, o que ajuda ele a não deslizar do dedo na hora de rodar.

Sensor e testes de desempenho do Razer Viper Mini

O Razer Viper Mini tem um sensor óptico cujo modelo não é revelado pela fabricante. Ele alcança a configuração de até 8.500 DPI, valor bem menor que o de vários concorrentes, mas o suficiente para praticamente qualquer usuário. O mouse já chega com valores pré-definidos, mas pode ser ajustado entre 200 e 8.500 de DPI de acordo com a sua preferência.

Abaixo realizamos alguns testes com software para mostrar um pouco do desempenho do Razer Viper Mini. Apesar de os testes darem uma boa demonstração do periférico, é válido ressaltar que fatores como o mousepad, possíveis interferências magnéticas de sinal (em caso de mouses sem fio), computador, entre outras coisas, podem alterar um pouco os resultados.

Teste de precisão

O teste de precisão consiste em fazer movimentos de zigue-zague com o mouse enquanto um software chamado MouseTester (v1.5) captura os movimentos. Fazendo isso por alguns segundos, o programa gera um gráfico relacionando o rastreio do mouse com os movimentos captados.

É importante ressaltar que, apesar de o programa ser usado por vários testadores, ele não tem uma acurácia de 100%, por isso pode haver pequenos erros de monitoramento.

O Viper Mini tem pequenas distorções em seu rastreamento
O Viper Mini tem pequenas distorções em seu rastreamento (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O desenho em risco do gráfico é o movimento feito com o mouse, e as bolinhas representam o rastreio do sensor; quanto mais próximo da linha as bolinhas estiverem, mais preciso é o rastreio. Realizei o teste várias vezes e com diferentes DPIs para diminuir os possíveis “erros” de monitoramento do programa, mas os resultados foram bem semelhantes em todos.

No geral, o rastreio tende a ser bem fiel aos movimentos do mouse, mas em alguns momentos é possível notar que as bolinhas estão um pouco distantes do trajeto, que são os que chamamos de “distorções”. Essas distorções podem fazer o Razer Viper Mini dar alguns “pulos” na movimentação, mas, na prática, não tive nenhum problema com ele, mesmo testando em diferentes jogos.

Teste de aceleração

O teste de aceleração consiste em mover o mouse do ponto A ao B bem rápido, e depois retornar ao ponto A mais devagar. Também usamos o MouseTester (v1.5) para registrar o teste, e o resultado ideal é que o cursor volte exatamente do ponto que saiu, ou seja, em caso de problemas de aceleração, ele passaria do ponto de partida, ou terminaria antes.

Os testes de precisão resultaram em aceleração levemente positiva do Viper Mini
Os testes de precisão resultaram em aceleração levemente positiva do Viper Mini (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Aqui os resultados também não são 100% precisos, então podemos relevar pequenas diferenças. Se o mouse passa muito do ponto inicial, é como se ele estivesse fazendo um movimento que não existe; se ele termina o rastreio muito antes do ponto, significa que o usuário pode “perder movimentos”, já que o sensor parou de rastrear antes do fim do movimento físico do periférico.

O Razer Viper Mini mostrou bons resultados, mesmo não tendo a aceleração perfeita. Em nossos testes, o mouse apresentou um pouco de aceleração positiva, ou seja, o sensor captava um pouco mais do que o movimento realizou, mas como dissemos, em uma diferença tão pequena isso pode ser relevado e o impacto nem sequer é sentido em jogos ou mesmo no uso do dia a dia.

Teste de Jitter e Prediction no MS-Paint

Fizemos o famoso teste do paint para testar a consistência do rastreio do RAzer Viper Mini em diferentes valores de DPI. Esse teste também serve para verificar se o mouse possui algum tipo de prediction, que é quando o periférico tenta “corrigir” a trajetória do ponteiro a ajustando automaticamente. Isso não é legal principalmente para quem joga, já que o mouse fará um movimento que você não fez.

Testes de jitter e Prediction do mouse gamer da Razer
Testes de jitter e Prediction do mouse gamer da Razer (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O teste é simples: fazemos várias linhas, espirais e escrevemos o valor do DPI usado no paint. Se as linhas ficarem super retas, é porque o mouse está tendo o prediction do movimento. Já as espirais e escritas servem para o teste de Jitter, que verifica as distorções do sensor e vai de encontro com o teste de precisão feito anteriormente. Quanto mais tremidos as escritas e espirais tiverem, mais distorções o mouse está tendo na leitura dos movimentos.

O Razer Viper Mini apresentou um pouco de prediction em DPIs baixos, mas nada preocupante. O mouse também mostrou consistência na mudança de valores, e só começou a mostrar distorções em DPIs mais altos. Os resultados são positivos e mostram que a Razer fez um ótimo trabalho com o sensor do periférico.

Software do Razer Viper Mini permite configurar o RGB, DPI e botões

Configurações de botões no Razer Synapse
Configurações de botões no Razer Synapse (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O software usado para configurar o Razer Viper Mini é o Razer Synapse 3.0. Aqui você precisa ter atenção, pois precisa ser a versão 3.0 ou superior. Inicialmente acabei instalando a 2.0 e ela nem sequer reconhecia o periférico. Para usar o programa, é necessário criar uma conta Razer que é bem simples de ser feita e não demora mais que 5 minutos.

O Razer Synapse dá a possibilidade de configurar todos os botões do Razer Viper, incluindo até a direção de rolagem do Scroll. você também pode definir o Razer Hypershit, configurações secundárias do mouse ativadas por algum botão definido por você, dessa forma, você consegue ter duas funções para um botão e ativar isso rapidamente.

Configurações de DPI do mouse gamer
Configurações de DPI do mouse gamer (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

No software do Razer Viper Mini também é possível configurar os valores de DPI de cada estágio, bem como escolher a taxa de Polling Rate do mouse. Em outra aba é possível fazer a calibragem do periférico de acordo com o mousepad que você está usando.

Por fim, mas não menos importante, temos a aba de configuração da iluminação do Viper Mini. Nela você pode escolher o nível da luminosidade, se quer desligar a iluminação após ociosidade ou desativação do monitor, efeitos da iluminação e claro, as cores. Também é possível criar os seus próprios efeitos via Chroma Studio.

Configurações de iluminação do Razer Viper Mini
Configurações de iluminação do Razer Viper Mini (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Vale a pena comprar o Razer Viper Mini?

O Razer Viper Mini é um mouse gamer com bom custo-benefício e honesto em tudo o que se propõe a oferecer. Já o encontramos por até R$ 200 em boas promoções, então se você pesquisar bem, der um pouco de sorte ou tiver paciência, também conseguirá comprá-los por valores acessíveis.

O mouse tem um bom acabamento, é confortável e mostra um ótimo desempenho. Outro ponto positivo é a sua configuração via software, que permite personalizar desde as funções dos seus botões, até as cores e animações do LED RGB, que dá um charme a mais no acessório.

No entanto, é importante ressaltar que ele é um mouse leve e indicado para quem tem mãos pequenas ou médias. Se você tem mãos grandes, talvez seja bacana optar por outras opções do mercado. A própria linha Razer Viper possui o Viper e o Viper Ultimate, modelos maiores e que devem ser boas escolhas nesses casos.

Pontos positivos:

  • É confortável
  • Tem iluminação RGB
  • Não mostrou problemas de desempenho
  • Software de configuração é bem completo
  • É muito leve

Pontos negativos:

  • Pode não ser a melhor escolha para mãos grandes
  • Chassi ambidestro não permite mudar os botões laterais de lugar
Razer Viper Mini Melhor Preço