Manual da Compra

Análise Samsung Book X40: Vale a pena?

A Samsung lançou vários notebooks aqui no Brasil em 2020 para substituir alguns modelos que já são famosos no mercado. O Samsung Book X40 é um desses notebooks que agora vai ocupar o lugar do Expert X40, um aparelho da empresa que fez sucesso entre os intermediários com placa de vídeo dedicada.

O novo notebook chega com uma aparência totalmente renovada e processador de última geração, acompanhando a tendência de lançamentos das outras marcas. No entanto, o restante das configurações acaba sendo “mais do mesmo”, com a mesma palca de vídeo do seu antecessor, tela com resolução HD e a falta de um SSD de fábrica.

O Manual da Compra preparou uma análise baseada em toda a ficha técnica do Book X40, veja logo abaixo.

Samsung Book X40
Tela 15,6 polegadas com resolução HD
Processador Intel i5-10210U(10° geração) com até 4,1 GHz
Memória RAM 8 GB
Armazenamento interno 1 TB de HD
Placa de vídeo GeForce MX110 com 2 Gb de memória
Teclado ABNT 2
Portas 1x USB C, 1x USB 3.0, 1x USB 2.0, 1x HDMI, 1x RJ-45, 1x Combo (fone e microfone) e 1x leitor de cartão microSD 
Conexões Wi-Fi e Bluetooth 5.0
Bateria 43 Wh
Dimensões (LxPxA) 359 x 242 x 18,9 mm 
Peso 1,94 quilo
Sistema operacional Windows 10
Cores Cinza ou Prata

Design

Lançado em 2020, o Book X40 chegou com um visual totalmente repaginado. A Samsung seguiu a tendência dos notebooks mais modernos e reduziu algumas medidas, isso sem afetar nos recursos oferecidos pelo aparelho. A primeira diferença que é possível notar é logo no formato dele, que é mais “quadradão” em suas bordas quando comparado aos modelos anteriores da empresa, que são um pouco mais gordinhos e arredondados.

Design do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

No entanto, ele continua tendo seu acabamento todo feito em plástico, disponível em duas cores diferentes: branco ou prata. Na sua parte inferior o Book X40 tem as saídas de ar, alto-falantes e também o acesso rápido ao HD de memória RAM, que facilita bastante na hora de fazer um upgrade ou mesmo de dar manutenção.

Parte inferior do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Ao abrir o notebook percebe-se que a Samsung novamente optou pela simplicidade, com um design simples e direto. O seu touchpad  tem um tamanho legal e se camufla na pintura do chassi, enquanto o teclado ocupa quase todo o seu corpo, mostrando que é bem espaçoso. A tela tem bordas finas e dá uma sensação maior de imersão ao usuário.

Todas as suas portas e conexões ficam nas laterais, sendo uma entrada HDMI, um USB-C, um USB 3.0, uma USB 2.0, uma entrada para cabo de internet (RJ-45), um combo de áudio (fone e microfone) e o tão amado leitor de cartões microSD. Na parte de conexões sem fio, o Book X40 possui Wi-Fi e bluetooth 5.0, que garante uma conexão rápida e com menos latência a dispositivos sem fio.

Portas do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Tela

Para que os notebooks não fiquem com preço muito alto, a Samsung acaba fazendo alguns “cortes” em alguns componentes, e o Book X40 não escapou disso na parte da tela. O painel deste aparelho possui 15,6 polegadas de tamanho e resolução HD, com recurso anti reflexo. Como ele é um intermediário um pouco mais potente, muitos consumidores esperam uma tela melhor, mas essa é a forma da empresa de torná-lo mais acessível.

A Samsung não informa qual a tecnologia usada na tela, por isso é difícil afirmar sobre a real qualidade de imagem. No anúncio é destacado as bordas finas, que já comentamos no tópico de design, e um vídeo com “mais cores e contraste”.

Tela do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Teclado, touchpad e som

Como tínhamos falado no tópico de design, o teclado do Book X40 é bem espaçoso e agora está mais fácil ainda de ser usado, pois as teclas estão 10% maiores que seus antecessores, além de serem feitas de um material “ultra durável”. Ele é no padrão ABNT2 e conta com o númerico integrado, o que é uma benção para quem trabalha com números. Outra boa notícia é que o botão de ligar o aparelho não fica no teclado, então nada de dor de cabeça futura com isso.

Teclado do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

O touchpad não traz nenhum recurso novo, mas é um pouco maior que o modelo Expert X40. Ele está “camuflado” no corpo do aparelho, adotando a mesma pintura do chassi e sem nenhum detalhe. A Samsung não detalha suas funções, por isso é provável que ele chegue no padrão de outros notebooks do mercado, com o clique mecânico, por toque e suporte ao multi-gestos do Windows.

Touchpad do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Assim como o touchpad, o som não recebe destaque. O Book X40 possui dois alto-falantes que de 1,5W cada e tecnologia SoundAlive para melhorar a qualidade do áudio. O ponto negativo é que eles ficam localizados na parte inferior do aparelho, por isso o som pode ser facilmente abafado mesmo quando você coloca o notebook em cima de uma mesa.

Hardware e desempenho

O design não é a única novidade nos novos notebooks da Samsung. A empresa também fez questão de colocar processadores de 10° geração em todos eles, neste caso o i5-10210U, um modelo quad-core que tem 1,60 GHz de clock base, mas consegue alcançar até 4,20 Ghz com a tecnologia turbo da empresa. Não é a melhor linha de processador si5, mas com esse aparelho você consegue um bom desempenho em alguns aplicativos mais exigentes.

Hardware do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Ele chega com 8 Gb de memória RAM de fábrica, quantidade que é suficiente para o uso comum e até mesmo para aqueles que querem rodar alguns programas mais pesados. No entanto, pode ser que você precise de mais memória, por isso poderá fazer o upgrade, já que ele tem um slot disponível. A Samsung não informa qual a quantidade máxima suportada pelo aparelho, por isso recomendamos entrar em contato com a fabricante caso pretenda fazer isso.

Um dos destaques desse modelo Book X40 é a presença de uma placa de vídeo dedicada, a GeForce MX110,que tem 2 GB de memória. Ela não é uma placa avançada, mas já ajuda bastante no desempenho e é melhor que ter um modelo integrado. Com ela você vai conseguir renderizar projetos em programas de modelagem 3D, usar editores de foto e vídeo e até mesmo jogar alguns títulos mais leves, como Fortnite, Dota 2, LoL e outros.

Desempenho do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Para armazenamento de arquivos ele possui um HD de 1 TB, o que é de praxe em notebooks intermediários aqui no Brasil. O espaço é suficiente para grande parte dos usuários, mas o HD possui velocidades de leitura e escritas bem lentas, por isso acaba limitando o desempenho do Book X40, até mesmo na hora de realizar tarefas básicas como navegação pelo sistema operacional. 

A nossa recomendação é a instalação de um SSD, e é fácil fazer isto neste notebook pois ele possui um slot M.2 para a peça. Com isso, você consegue usar um SSD para instalação do sistema operacional, programas e continuar usando o HD para armazenamento em massa. 

Bateria

A bateria do Samsung Book x40 é de 43 Wh, mas a empresa não informa qual é a autonomia que ele consegue mesmo em um uso moderado. Em nível de comparação, o Expert X40 tem duração de 4 horas no modo de desempenho de primeiro nível. Como esse aparelho tem um processador mais recente e que teoricamente é mais econômico, é provável que consiga entre 4 e 5 horas de autonomia por carga.

Extras

A Samsung destaca a facilidade que é de conectar o notebook com o celular para diferentes interações. Através do app Samsung Flow é possível visualizar a tela do celular ou tablet no notebook, interagir com alguns aplicativos e até receber as notificações diretamente no computador. Além disso, você pode começar a escrever uma mensagem no computador e terminar no celular, ou vice-versa.

A empresa também destaca que as suas configurações de Wi-Fi já chegam preparadas para conexão do notebook com smart TVs de forma rápida e fácil, tudo isso para criar um “ecossistema tecnológico”.

Extras do Samsung Book X40
(Foto: Divulgação/Samsung)

Conclusão: O Book X40 vale a pena?

Apesar de ser novo, o Book X40 acaba seguindo a velha fórmula de vários notebooks do mercado, porém com um design mais atualizado e processador de 10° geração. Ele combina O fato de ele ter uma placa de vídeo dedicada o torna um bom modelo intermediário para aplicativos um pouco mais pesados ou até alguns jogos, porém o custo disso é a presença de uma tela com apenas resolução HD, além da falta de um SSD de fábrica.

O notebook é uma boa escolha para quem precisa de um modelo intermediário e já quer apostar na décima geração, porém o seu preço de chegada aqui no Brasil não é muito chamativo. O Book X40 está custando a partir R$ 4.274 no momento da publicação desta matéria, então por esse valor ainda é possível achar alguns aparelhos da geração anterior que possuem uma ficha técnica mais interessante, mesmo que não sejam tão “atualizados”.

Samsung Book X40 Melhor Preço