Manual da Compra

Review Turtle Beach Recon 70: Vale a pena?

Buscando crescer aqui no Brasil, a Turtle Beach também entrou no segmento de headsets gamer de entrada com o lançamento do Turtle Beach Recon 70, um modelo que busca atender os usuários menos exigentes e que estão com orçamento menor. A empresa destaca a versatilidade do fone, podendo ser usado em computadores, notebooks, consoles, celulares, entre outros aparelhos.

O Recon 70 é aquele periférico que oferece o “básico” da categoria, mas busca fazer bem para conquistar os consumidores. Nem sempre ter muitas funções em um headset de entrada é legal, pois em muitos casos esses “extras” chegam mal implementados, ou mesmo encarecem o produto, fazendo com que ele saia da categoria de fones básicos.

Mas será que o Turtle Beach Recon 70 é uma boa opção de headset básico? Como ele se porta perante a concorrência de fones da categoria aqui no Brasil? Veja abaixo o review completo que preparamos e descubra se vale a pena investir neste fone de ouvido para jogos.

Ficha técnica do Turtle Beach Recon 70:

  • Tipo: Over ear
  • Drive: 40 mm
  • Impedância: não informado
  • Resposta de frequência: não informado
  • Fio: Plug P3 de 1,2 metros
  • Microfone: Fixo e omni-direcional
  • Construção: Todo acabamento em plástico com conchas revestidas de couro sintético
  • Surround 7.1: Não
  • Peso: 231 gramas
  • Compatível com: PC, consoles, notebooks, celulares e outros dispositivos com entrada P3 3,5 mm ou P2 (é necessário adaptador)

Turtle Beach Recon 70: Design

Design do Turtle Beach Recon 70
Design do Turtle Beach Recon 70. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Este é o segundo fone da Turtle Beach que eu testo, e o design é praticamente o mesmo do primeiro que usei, o Turtle Beach Recon 200. No entanto, aqui a aparência é ainda mais simplista, já que ele não traz os detalhes em fibra de carbono na “segunda metade” da concha. A sua pintura é toda lisa e na cor prata, e particularmente não gostei muito, mas olhando no site da fabricante encontrei opções com detalhes camuflados, então fica a dica na hora de comprar.

O acabamento do Turtle Beach Recon 70 é feito de plástico
O acabamento do Turtle Beach Recon 70 é feito de plástico. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Quando falei sobre a “segunda metade” da concha, é porque ela possui uma divisão mais ou menos no meio, que divide a peça inteiriça da parte que pode se mover para dentro ou para fora. Esse ajuste serve para que o Turtle Beach Recon 70 se adapte melhor na cabeça dos usuários, mas devido a sua construção de plástico, essa movimentação fica rangendo com frequência, som que é amplificado quando o fone está no ouvido.

Detalhe na parte superior da haste
Detalhe na parte superior da haste. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Sim, todo o acabamento do Turtle Beach Recon 70 é feito em plástico, que aparenta inclusive ser bem frágil. Não consegui identificar ou mesmo achar informações no site da fabricante sobre a sua haste, então não sei se internamente ela tem alguma peça de metal. Considerando que ele é um headset de entrada, isso não é um grande problema, mas o fato é que existem concorrentes do mesmo preço que trazem um acabamento melhor, como é o caso do Redragon Lamia H320.   

A concha tem revestimento em couro sintético
A concha tem revestimento em couro sintético. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Recon 70 possui haste regulável e conchas que giram em 90°, ideal para quem tem a mania de deixar o fone no pescoço. As conchas têm revestimento de couro sintético e são macias, mas senti uma pressão maior que o ideal na minha cabeça, o que me causou um pouco de incômodo após horas de uso. Isso deve se ajustar após algumas semanas de uso, pois nos cinco dias que usei notei que a pressão diminuiu um pouco, mas não o bastante para não incomodar.

Tirando esse aperto exagerado, não tive outros problemas em relação ao conforto do Turtle Beach Recon 70. Na parte traseira da concha esquerda tem uma rodinha para controle de volume, sendo esse o único atalho dele.

Turtle Beach Recon 70: Som

O Turtle Beach Recon 70 tem um som equilibrado para jogos
O Turtle Beach Recon 70 tem um som equilibrado para jogos. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Turtle Beach Recon 70 possui um som bem equilibrado, com médios e agudos na medida certa para deixarem o som rico em detalhes suaves. O grave costuma ser a frequência que mais se destaca em headsets gamer, mas aqui não é muito bem assim. Não é como se essa frequência fosse ruim no fone, ela apenas não dá o devido destaque que algumas situações dos jogos ou mesmo batidas de música deveriam ter.

Dito isso, se você gosta de curtir um grave potente, talvez fique um pouco decepcionado com o Recon 70. No geral a qualidade de áudio é boa e cumpre bem a proposta de um headset de entrada. Ele não faz um bom isolamento de ruídos, por isso é fácil de você escutar alguém falando ao seu lado, dependendo do volume do fone. O ponto positivo é que o periférico entrega uma boa noção de espaço sonoro, então em jogos cuja localização do som é importante, os jogadores não terão nenhum problema.

Turtle Beach Recon 70: Fio e conectividade 

O Turtle Beach Recon 70 tem cabo com plug P3
O Turtle Beach Recon 70 tem cabo com plug P3. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Turtle Beach Recon 70 possui um cabo de 1,2 metros cujo acabamento é de plástico. Ele não aparenta ser super frágil, mas é bom que o usuário tenha cuidado, pois, diferente de modelos mais grossos ou trançados, esse não tem nenhuma proteção extra. O seu conector é um plug P3 3,5 mm, cujo áudio e microfone são unificados. Com isso você consegue usar o headset no celular, notebook, consoles, entre outros dispositivos que tenham a entrada.

Ele também pode ser conectado ao PC, mas aqui você irá precisar de um separador Y para transformar o P3 em dois P2, um para áudio e outro para microfone. Infelizmente a fabricante não enviou um com o fone, então fica como aviso caso você pretenda usá-lo no PC.

Turtle Beach Recon 70: Microfone

O microfone do Turtle Beach Recon 70 é um dos seus pontos fortes
O microfone do Turtle Beach Recon 70 é um dos seus pontos fortes. (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Talvez o maior ponto positivo do Turtle Beach Recon 70 é o seu microfone, que tem uma qualidade melhor até mesmo que modelos mais caros. A voz aqui é gravada com clareza, sem ruídos e poucas alterações na tonalidade, então você terá uma ótima comunicação com seus amigos durante os jogos, ou mesmo nas reuniões de trabalho. O componente de microfone aqui é discreto e não flexível, mas o ajuste da empresa já é perfeito para ele captar o áudio com clareza.

Uma curiosidade é que, à primeira vista, eu pensei que o Recon 70 não tivesse sistema de silenciamento. Microfones fixos tendem a ter o sistema “Flip to Mute”, que silencia ao colocá-lo para cima, sendo normal ter um “tec” indicando quando está no mudo, o que não acontece aqui. Justamente por não ter esse retorno sonoro pensei que a função não havia sido integrada, mas nos testes percebi que é só levantar ao máximo (precisa ser ao máximo mesmo) que o microfone fica mudo.

Vale a pena comprar o Turtle Beach Recon 70?

O Turtle Beach Recon 70 não é um headset ruim pelo que se propõe, mas o problema é que o seu preço aqui no Brasil, pelo menos na data de publicação deste review, ainda está alto por tudo que ele oferece. Há algumas opções mais baratas que oferecem acabamento melhor, recursos de aprimoramento de áudio, mais conforto, entre outras vantagens.

Para exemplificar, ele está custando *R$ 324, e opções como o Cooler Master CH321, Redragon Lamia H320, Redragon Scylla, Logitech G332 e até mesmo o JBL Quantum 200 são mais baratas e melhores que o Recon 70. Então o grande ponto aqui é que o headset da Turtle Beach precisa ter um preço mais competitivo para se destacar no mercado de fones de entrada, caso contrário dificilmente será opção dos consumidores.

*Valor coletado no dia 19/07.

Pontos positivos

  • Bom som
  • Microfone com qualidade acima dos concorrentes
  • Compatível com várias plataformas

Pontos negativos

  • Construção em plástico frágil
  • Sem funções extras
  • Poderia ter um barulho sonoro para indicar o “mute” do microfone
Turtle Beach Recon 70 Melhor Preço