Manual da Compra

Os 12 Melhores Jogos de Tabuleiro em 2021

Há décadas os jogos de tabuleiro foram a principal “fonte” de diversão das pessoas, mas hoje acabaram perdendo espaço para a era digital. Mesmo com a popularização dos jogos online, os jogos de tabuleiro ainda continuam sendo jogados pela nova geração, afinal jogar presencialmente com os amigos, no famoso “olho no olho” ainda é a forma mais divertida de brincar com os amigos e família.

O Manual da Compra preparou uma seleção com 12 dos melhores jogos de tabuleiro para comprar em 2021. Sabe qual a melhor parte? A maioria deles é bem baratinho! Tem desde xadrez até jogos temáticos do Stars Wars!

Qual o melhor jogo de tabuleiro?

O melhor quem decide é você! Diferente de aparelhos eletrônicos, por exemplo, não existe um critério para definir qual o melhor jogo de tabuleiro a não ser a diversão que ele proporciona, e isso é relativo para cada pessoa. Nesta lista você vai encontrar jogos de detetive, estratégia, economia, guerra e até mímica!

Veja abaixo as nossas indicações com os melhores jogos de tabuleiro para comprar em 2021.

Continuar a Ler
1º - Cluedo/Detetive/Suspeito Jogo de detetive Melhor Preço
2º - Xadrez Jogo de estratégia Melhor Preço
3º - Imagem e ação 2 Jogo de mímica Melhor Preço
4º - Ludo Jogo de estratégia Melhor Preço
5º - Batalha Naval Jogos de guerra Melhor Preço
6º - Jogo da vida Jogo de estratégia Melhor Preço
7º - Monopólio/Banco Imobil... Jogo de estratégia e negócios Melhor Preço
8º - Palavras Cruzadas (Scr... Jogos de Puzzle Melhor Preço
9º - War Jogo de guerra Melhor Preço
10º - Pandemic Jogos de estratégia Melhor Preço
11º - Catan Jogo de estratégia Melhor Preço
12º - Star Wars: Rebelion Jogo de guerra Melhor Preço

1º - Cluedo/Detetive/Suspeito

Cluedo/Detetive/Suspeito

Gosta de jogos de mistério? Cluedo é um dos mais famosos do gênero, e o objetivo principal é descobrir quem matou a vítima, qual arma foi usada para isso e onde o crime ocorreu. Todos os jogadores são suspeitos e precisam descobrir o que aconteceu, andando nas salas do tabuleiro e lançando suspeitas sobre o ocorrido. Os outros precisam provar que a suspeita está errada a partir de suas cartas, e ganha quem descobrir quais são as três cartas que estão faltando.

  • Jogadores: De 3 a 6
  • Categoria: Detetive
  • Faixa etária: 10 anos ou mais
Melhor Preço

2º - Xadrez

Xadrez

Podem criar vários jogos diferentes de tabuleiro, mas Xadrez sempre será o mais famoso e aclamado pelo público. Nele, cada jogador possui 16 peças que são colocadas em um tabuleiro 8x8 com dois tipos de casa diferentes. Cada peça possui o seu próprio movimento, por isso é possível traçar várias estratégias para vencer o oponente. O objetivo do jogo é eliminar o rei inimigo, e quem fizer isso primeiro, vence.

  • Jogadores: 2
  • Categoria: Estratégia
  • Faixa etária: 6 anos ou mais
Melhor Preço

3º - Imagem e ação 2

Imagem e ação 2

Você já brincou de mímica com seus amigos? Imagem e Ação 2 é justamente isso! Cada jogador tira uma carta e deve interpretar o que está escrito sem falar nenhuma palavra. É válido lembrar que existe limite de tempo, então você precisa ser bom na mímica e pensar rápido para não perder segundos preciosos. A medida que um time vai acertando, ele avança no tabuleiro, e quem chegar ao final primeiro vence.

  • Jogadores: 4 ou mais
  • Categoria: Mímica
  • Faixa etária: 10 anos ou mais
Melhor Preço

4º - Ludo

Ludo

Ludo já é um jogo antigo e que foi criado na Índia, mas quando falamos antigo estamos falando de pelo menos 400 anos de existência! É possível jogar até seis pessoas por partida, e o objetivo é mover peões ao longo do tabuleiro e levá-los para a sua “casa”. Cada jogador possui um peão de uma cor, e todos os movimentos são baseados em números de dado. É possível bloquear, capturar peças e fazer o adversário voltar para o ponto de início do jogo. Quem conseguir chegar em sua “casa” primeiro com todos os peões, vence.

  • Jogadores: De 2 a 4
  • Categoria: Estratégia
  • Faixa etária: 5 anos ou mais
Melhor Preço

5º - Batalha Naval

Batalha Naval

Batalha Naval já é um clássico entre os jogos de tabuleiro, e claro que não iria ficar de fora da nossa lista. Neste jogo, os jogadores posicionam seus navios em posições específicas do tabuleiro, que não pode ser visto pelo adversário. O objetivo é simples, cada jogador deve falar uma posição e tentar acertar os navios adversários, o primeiro que conseguir destruir todos, vence o jogo.

  • Jogadores: De 2 a 4
  • Categoria: Guerra
  • Faixa etária: 8 anos ou mais
Melhor Preço

6º - Jogo da vida

Jogo da vida

Jogo da vida também é um clássico e marcou uma geração de pessoas que hoje são adultos e podem jogar com seus filhos! Como o próprio nome já diz, esse jogo explora várias situações de vida, sejam elas estudar, trabalhar, ter relacionamentos, fazer escolhas e ter metas. Neste jogo, todo o futuro dos jogadores depende da sua sorte com os dados e em como eles gastam seu dinheiro, que é distribuído no começo de cada partida.

  • Jogadores: De 2 a 6
  • Categoria: Estratégia
  • Faixa etária: 8 anos ou mais
Melhor Preço

7º - Monopólio/Banco Imobiliário

Monopólio/Banco Imobiliário

Um dos jogos mais populares para se jogar com amigos e família é o Monopólio, ou Banco imobiliário. Nele os jogadores precisam ter espírito de verdadeiros capitalistas na hora de comprar ou vender terrenos. Cada jogador recebe um dinheiro inicial e, de acordo com que o jogo vai passando, ele pode ir comprando terrenos e companhias, ou vender alguma dessas já comprada. Quando um jogador cai no seu terreno, ele precisa pagar uma taxa, e isso vai determinando o dinheiro dele ao decorrer do jogo.

Existem casas que dão alguns castigos para os jogadores, bem como benefícios. Todos os movimentos são controlados pelos números dos dados, e ganha quem for o último que sobrar, ou seja, o mais rico. A medida que jogadores vão falindo, eles vão deixando a partida.

  • Jogadores: De 2 a 6
  • Categoria: Estratégia e negócios
  • Faixa etária: 8 anos ou mais
Melhor Preço

8º - Palavras Cruzadas (Scrabble)

Palavras Cruzadas (Scrabble)

Sem muito segredo, o jogo de palavras-cruzadas funciona parecido com o clássico que vem naquelas revistinhas, mas aqui é jogado em um tabuleiro. Até quatro pessoas podem participar e o objetivo é formar palavras interligadas com as pedras de letras. Esse tabuleiro possui 225 casas, com um total de 120 peças disponíveis para jogo.

  • Jogadores: De 2 a 4
  • Categoria: Puzzle
  • Faixa etária: Acima de 10 anos
Melhor Preço

9º - War

War

Em War os jogadores se tornam generais que precisam completar os objetivos de suas cartas, que são sorteadas no decorrer da partida. O jogo é disputado em rodadas, em um tabuleiro que é dividido em regiões: Europa, Ásia. América do Norte, América do Sul, África e Oceania. Cada general possui um exercíto, e pode espalhar ele nas regiões citadas, desde que completem suas missões. Ganha quem conquistar o mundo primeiro.

  • Jogadores: De 3 a 6
  • Categoria: Guerra
  • Faixa etária: 10 anos ou mais
Melhor Preço

10º - Pandemic

Pandemic

Pandemic é um jogo que simula o cenário que o mundo todo está vivendo em 2020: pandemia! Aqui, os jogadores devem trabalhar juntos para vencer o próprio jogo, combatendo quatro doenças que estão contaminando o planeta. Eles devem tratar os focos dos vírus, descobrir a cura para elas, construir estações de pesquisa, viajar entre cidades e tratar pessoas infectadas. Se eles conseguirem isso, vencem o jogo, mas caso as doenças se espalhem e fiquem por muito tempo, todos perdem. 

  • Jogadores: De 2 a 4
  • Categoria: Estratégia
  • Faixa etária: 10 anos ou mais
Melhor Preço

11º - Catan

Catan

Catan é um jogo simples e ao mesmo tempo é dinâmico, o que dá aos jogadores inúmeras possibilidades. Os jogadores são colonizadores que precisam dominar a ilha e fazer 10 pontos de vitória para vencer. Esses pontos são conseguidos construindo cidades, aldeias, entre outras coisas, mas para fazer isso é necessário coletar recursos primários. Você pode interagir com outros jogadore trocando itens e negociando matéria-prima, por isso é possível adotar várias estratégias para chegar à vitória.

  • Jogadores: De 3 a 4
  • Categoria: Estratégia
  • Faixa etária: 10 anos ou mais
Melhor Preço

12º - Star Wars: Rebelion

Star Wars: Rebelion

Para os fãs da franquia de Star Wars, esse jogo pode ser jogado por até quatro jogadores divididos em dois times: Império Galáctico e Aliança Rebelde. É possível controlar tropas, naves espaciais e agrupar sistemas, de acordo com o lado que está jogando. Ao jogar como império, é possível controlar os Stormtroopers, enxames de TIEs, Destróiers Estelares e até a estrela da Morte. Como Rebeldes, os jogadores podem controlar troopers, T-47 Airspeeders, Corvetas Corelianas e esquadrões de caça.

Cada lado possui objetivos diferentes para vencer. Enquanto o Império precisa exterminar a formação da Aliança Rebelde, destruindo suas bases e até mundos, a Aliança precisa ganhar o apoio dos cidadãos galácticos e sobreviver tempo o suficiente para ter uma boa reputação.

  • Jogadores: De 2 a 4
  • Categoria: Guerra
  • Faixa etária: 14 anos ou mais
Melhor Preço

Conclusões

Jogos de tabuleiro são ótimos para se divertir com amigos e família, e com as várias opções no mercado tem opção para todo mundo. O mais legal é que dá para encontrar o mesmo jogo com algumas versões diferentes, e alguns deles já estão aderindo ao meio digital como ferramenta para melhorar a jogatina. Agora com a nossa lista ficou fácil de você escolher um jogo e partir para jogatina!