Manual da Compra

As 8 melhores mesas digitalizadoras em 2019

As mesas digitalizadoras estão ganhando popularidade e deixando de ser um item apenas para profissionais. Com a adesão do público, vários modelos vêm sendo lançados, desde opções para iniciantes até profissionais que trabalham com isso e precisam da mais alta qualidade possível. As mesas digitais servem para você fazer seu desenho em formato digital e armazenar no computador. Com os mais variados programas você consegue ganhar várias funções diferentes, que vão facilitar e abrir um leque maior de ideias para os seus trabalhos. 

Existem alguns pontos que você deve ficar de olho ao escolher uma mesa digitalizadora. Como não é um produto tão comum, muitas pessoas não sabem como escolher o melhor modelo, então vamos te ajudar nisso. Confira algumas coisas que você deve considerar: 

Tamanho: Esse é um fator um pouco pessoal, pois, apesar das mesas maiores darem mais liberdade para desenhar, nem sempre você terá espaço suficiente no seu ambiente de trabalho. Fique atento no tamanho total da mesa e também na área ativa, que é onde você irá desenhar. Geralmente essa área é medida em milímetros.  

Resolução: Apesar de grande parte das mesas não terem uma tela própria, ou seja, você vê o seu desenho no computador, elas possuem resolução. Essa resolução é medida em LPI (linha por polegadas) e quanto maior for, melhor será a precisão da mesa. 

Conectividade: As mesas mais “simples” utilizam conexões USB para se comunicarem com os computadores, mas já temos opções com USB tipo C e até Bluetooth. Se você precisar de um equipamento mais móvel, dê uma atenção especial para as que funcionam sem fio. 

Níveis de pressão: Cada mesa tem um nível de pressão, pois você irá usar canetas especiais para os desenhos, Esse nível de pressão indica a intensidade que você pode fazer na hora de desenhar e como sua mesa irá conseguir ler esses traços. Ele é usado para diferenciar traços mais fortes ou mais fracos, por exemplo. Quando maior o nível, mais sensível ela será e mais detalhes você conseguirá no seu desenho. 

Canetas: Por falar em canetas, elas são parte essencial da sua compra. Fique de olho na qualidade da caneta que acompanha a mesa, se ela possui botões adicionais, qual o seu tipo de alimentação e até mesmo se possui diferentes tipos de pontas. É importante você avaliar se as mesas aceitam canetas de outras marcas, caso você queira experimentar novos modelos. 

Botões adicionais: Os botões adicionais são bem úteis! Você pode personalizá-los com vários atalhos e assim facilitar o seu trabalho. Algumas mesas até possuem o Touch Ring, um controle intuitivo de rotação. 

Agora que você já sabe como escolher uma boa mesa digitalizadora, vamos para as nossas indicações: 

Continuar a Ler

1º - Huion 420

Huion 420

Para quem está iniciando a Huion 420 é uma boa opção de entrada. É um modelo bem básico e com preço barato, então se porventura você acabar não gostando dessa área de desenhos digitais, não irá perder um grande investimento. Ela possui uma área ativa bem pequena, sendo apenas 101,6 x 56,6mm. Os níveis de pressão da caneta são de 2048 e a resolução da mesa é de 400 Lpi. É um modelo bem compacto e básico, mas possui compatibilidade com Mac e Windows. Por ser um modelo tão simples, talvez seja injusto listar alguns pontos como falta de botões adicionais, falta de conectividade sem fio como algo negativo, mas com certeza sua área ativa poderia ser um pouco maior. 

  • Área ativa: 101,6 x 56,6mm 
  • Níveis de pressão: 2048
  • Resolução: 400 LPI
  • Botões adicionais:Não
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

2º - Wacom One CTL472

Wacom One CTL472

Está começando nos desenhos digitais? A Wacon possui um modelo para você! A CTL472 é uma ótima opção para os iniciantes, por ser um produto de qualidade e com preço bem acessível. Sua construção é muito bem feita, no padrão de qualidade já conhecido da empresa. Essa mesa possui uma área ativa de 152 x 95 mm e 2048 níveis de pressão em sua caneta. A resolução é de 2540 Lpi e ela é compatível com Windows e Mac. É um modelo bem simples de configurar, compacto e fácil de ser transportado ou alocado em seu ambiente de trabalho. É um modelo bem básico e só é indicado para quem está começando, justamente por sua falta de funções mais avançadas ou até recursos adicionais como botões, opção sem fio entre outros.

  • Área ativa: 152 x 95 mm 
  • Níveis de pressão: 2048 
  • Resolução: 2540 LPI
  • Botões adicionais: Não
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

3º - Wacom CTL4100 Intuos Creative

Wacom CTL4100 Intuos Creative

A CTL4100 não deixa de ser um modelo de iniciante da Wacom, porém, com algumas funções mais avançadas. Ela possui quatro botões personalizáveis para que você possa usar com atalhos, além de mais dois botões na caneta que também podem ser personalizados. São mais de 4 mil níveis de pressão e uma tela de 7 polegadas com 2540 LPI de resolução. Você não precisa se preocupar com bateria da caneta, pois ela não utiliza. A empresa colocou uma tecnologia de ressonância eletromagnética para suprir isso. A empresa também disponibiliza softwares gratuitamente para que você possa começar os desenhos já com estilo. Este modelo é compatível com Windows e também Mac.  

  • Área ativa: 152 x 95 mm 
  • Níveis de pressão: 4096 
  • Resolução: 2540 LPI
  • Botões adicionais: 4 na mesa e 2 na caneta
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

4º - Huion Inspiroy Pen Tablet (H640P)

Huion Inspiroy Pen Tablet (H640P)

A Huion não é uma marca tão conhecida aqui no Brasil por não vender seus produtos oficialmente na região, mas vale a pena dar uma olhada em algumas de suas mesas que são vendidas aqui, principalmente para quem procura algo no nível intermediário. Este modelo possui uma área ativa de 160 x 100 mm e caneta com pontas de precisão, com até 8192 níveis de pressão. A resolução do tablet é 5080 LPI com 233 PPS de velocidade de leitura para a caneta. A mesa também possui seis botões que podem ser personalizados com diferentes funções, e ela é compatível com Windows e Mac. 

  • Área ativa: 160 x 100 mm
  • Níveis de pressão: 8192
  • Resolução: 5080 LPI
  • Botões adicionais: 6
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

5º - Huion Inspiroy H950P

Huion Inspiroy H950P

Ainda na linha intermediária da Huion temos a H950P, da Huion. Ela possui uma área ativa de 221 x 138 mm e até 8192 níveis de pressão. Sua resolução é de 5080 Lpi e sua caneta possui uma velocidade de leitura de 233PP.  Esse modelo é bem indicado para quem não é profissional, mas quer um produto de qualidade e com bom custo x benefício. Ela possui uma boa durabilidade e é bem construída, passando a sensação de ser um produto bem durável. Serão oito botões para que você possa personalizar com os mais diferentes atalhos. O reconhecimento de inclinação da caneta não é tão eficiente, mas para um produto dessa categoria está dentro dos padrões. O lado negativo deste produto é que ele só funciona com fio. 

  • Área ativa: 221 x 138 mm
  • Níveis de pressão: 8192
  • Resolução: 5080 LPI
  • Botões adicionais: 8
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

6º - Wacom Intuos Pro Paper PTH860P

Wacom Intuos Pro Paper PTH860P

Quer investir em um equipamento totalmente ponta de linha? Que tal sair das mesas digitais tradicionais e ir para uma com display interativo? Com estes modelos você não depende da tela do computador para ver o seu desenho, pois as próprias mesas já funcionam em cima de uma tela. Neste caso é uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e área ativa de 13,6 polegadas, para que você não perca nenhum detalhe. A Wacom Pro Pen 2 (caneta) apresenta 8192 níveis de pressão para os melhores resultados possíveis. Ela também reage à inclinação da sua mão e responde com muita precisão cada movimento. Esta mesa possui algumas pernas dobráveis para que ela fique levemente inclinada na hora de você ir desenhar. O lado negativo deste modelo é o seu preço, que é extremamente mais alto que as mesas convencionais. Ela também não possui tela multi-toque. 

  • Área ativa: 13,6 polegadas
  • Níveis de pressão: 8192
  • Resolução: Full HD
  • Botões adicionais: Não
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

7º - Wacom Intuos Pro PTH860

Wacom Intuos Pro PTH860

A PTH960 é um dos melhores modelos disponíveis no mercado, sendo indicada para quem já está em um nível mais profissional. Ela possui uma ótima construção e pode ser usada plugada direto no computador por um cabo ou em seu modo Bluetooth. Você pode escolher o tamanho médio ou grande, para se adaptar bem ao seu ambiente de trabalho e também necessidades. Ela possui oito Express Keys específicas para aplicativos, melhorando a sua produtividade e aumentando a praticidade do produto. O Touch Ring fornece controle intuitivo da rotação da tela, tamanho do pincel e outras funções. A empresa promete até 4x mais precisão em sua caneta digital, quando comparado com modelos anteriores. Esse modelo é compatível com Windows e Mac. O lado negativo é o seu preço final, que acaba sendo bem caro e é outro motivo de recomendamos para um uso mais profissional. 

  • Área ativa: 311 x 216 mm
  • Níveis de pressão: 8192
  • Resolução: 5080 lpi
  • Botões adicionais: 8 e Touch Ring
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

8º - Display Interativo Cintiq 16, Wacom, DTK1660

Display Interativo Cintiq 16, Wacom, DTK1660

Quer investir em um equipamento totalmente ponta de linha? Que tal sair das mesas digitais tradicionais e ir para uma com display interativo? Com estes modelos você não depende da tela do computador para ver o seu desenho, pois as próprias mesas já funcionam em cima de uma tela. Neste caso é uma tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e área ativa de 13,6 polegadas, para que você não perca nenhum detalhe. A Wacom Pro Pen 2 (caneta) apresenta 8192 níveis de pressão para os melhores resultados possíveis. Ela também reage à inclinação da sua mão e responde com muita precisão cada movimento. Esta mesa possui algumas pernas dobráveis para que ela fique levemente inclinada na hora de você ir desenhar. O lado negativo deste modelo é o seu preço, que é extremamente mais alto que as mesas convencionais. Ela também não possui tela multi-toque. 

  • Área ativa: 13,6 polegadas
  • Níveis de pressão: 8192
  • Resolução: Full HD
  • Botões adicionais: Não
  • Compatibilidade: Windows e Mac
Melhor Preço

Conclusões

Ter uma mesa digitalizadora é um passo muito importante, seja para a evolução do seu hobbie ou até mesmo para começar a profissionalização do seu trabalho. Apesar das mesas serem as mais indicadas para esses trabalhos gráficos, você também pode usar Tablets ou Notebooks 2 em 1 para desenho e outras tarefas, e claro, nós também temos listas desses itens!