Manual da Compra

Os 10 melhores monitores para trabalho em 2019

Escolher um bom monitor para trabalhar não é uma tarefa fácil. Diferentes tipos de trabalhos pedem diferentes modelos de monitores. Quem trabalha com edição, por exemplo, seja de fotos ou vídeo, precisa de modelos que tragam fidelidade nas cores e contrastes, além de uma grande gama de detalhes. Esses mesmos pontos já não são prioridades para quem trabalha em escritório com tarefas menos específicas. 

Felizmente o mercado está repleto de monitores para atender os mais diferentes requisitos. Diferente de modelos voltados para jogos, aqui o consumidor não precisa se preocupar tanto com tempo de resposta ou taxa de atualização, por exemplo, pois são recursos que não vão influenciar tanto no seu trabalho. 

Como escolher um bom monitor para trabalho?

Com tantas especificações para olhar, muitos acabam ficando perdidos na hora de escolher um monitor e acabam não fazendo a melhor opção, então montamos um pequeno guia de pontos que você deve ficar atento na hora de comprar, confira:

Resolução:

Existem três resoluções ideais para os monitores gamers hoje que são Full HD, 2k e 4k. Quanto maior a resolução melhor a qualidade de imagem. A mais comum é a Full HD devido a dois motivos: preço e compatibilidade com o computador. Monitores 2K ou 4K são mais caros, mas possuem uma qualidade de imagem bem superior. Para quem trabalha com edições, são os mais recomendados.

Qualidade de cores, brilho e contraste:

Esse fator é muito importante principalmente para quem trabalha diretamente com imagens ou vídeos. Você ter cores fiéis, um bom brilho e contraste é fundamental para o seu resultado final. Muitos monitores contam com recursos como HDR, que melhoram esses pontos. Você pode ter informações mais técnicas sobre o sistema de cores, taxa de brilho e outros pontos entrando na página das fabricantes. 

Tamanho:

O tamanho da tela é um fator bem pessoal e também depende do seu ambiente de trabalho. Geralmente a maior parte das pessoas prefere uma tela maior, assim possuem mais espaço de visualização, mas para quem está no meio do caminho um monitor de 27 polegadas pode ser a melhor solução. 

Monitores Curvos e Ultrawide:

Esses tipos de monitores estão ganhando o mercado agora. Os ultrawide são modelos que possuem uma tela mais “estendida”, e com isso substituem o uso de dois monitores. Essa tela maior não necessariamente significa muitas polegadas, pois eles possuem o formato retangular, diferente dos monitores normais.  Já os curvos, como o própri nome diz, possuem uma tela curvada em geralmente, costumam ser ultrawide também. Essa pequena curva se adequa aos seus olhos e faz com que você consiga ver mais conteúdo com menos esforço, fazendo assim com que sua mente canse menos ao final do dia. 

Tempo de resposta: É o tempo que o monitor irá levar para alterar a cor dos pixels. Quando esse tempo é muito alto, é possível perceber “rastros” na tela (chamados de Ghosting). Esse valor é medido em milissegundos, então quanto menor for o tempo melhor será a resposta. Como dissemos no começo desse artigo, se você quer um monitor apenas para trabalho não precisa se preocupar muito com esse valor, mas se tiver a oportunidade pegue um modelo com o menor tempo possível. 

Taxa de atualização:

Isso mostrará quantas imagens o monitor será capaz de exibir por segundo. Essa taxa é medida em Hertz, e quanto maior ela for melhor é para o seu monitor. Essas medidas podem variar de 60 até 244Hz, mas geralmente em monitores comuns essa taxa não é muito alta, pois também não influencia diretamente em grande parte das atividades para que eles são propostos. 

Tecnologias adicionais:

Os monitores podem possuir algumas funções e tecnologias adicionais, como por exemplo, o G-Sync ou Freesync. Essas são tecnologias que estão presentes em vários monitores gamers e permitem que eles trabalhem em sincronia com a placa de vídeo, adaptando a performance e proporcionando maior fluidez na sincronização das imagens, acabando com problemas como input lag (atraso de entrada), tearing (quebra de imagem) e stutters (queda de FPS da placa de vídeo). Algumas funções como Flicker-Free e Bluelightshield ajudam a reduzir o cansaço visual que você tem ao ficar horas na frente do computador. 

Agora que você já sabe como escolher o melhor monitor para o seu trabalho, confira algumas indicações que preparamos: 

Continuar a Ler

1º - Monitor Dell Widescreen 21.5", SE2216H

Monitor Dell Widescreen 21.5

Precisa de um monitor para trabalho, mas o orçamento está curto? A Dell possui um modelo bem interessante e com preço bem acessível! Trata-se do SE2216H, um modelo da empresa com apenas 21 polegadas, mas que possui resolução Full HD. Ele possui um ângulo de visão “ultra-amplo”, com 178°. Este modelo tem uma entrada HDMI e uma VGA. Sua construção é robusta, passando uma sensação de durabilidade. O design é simples, mas o suficiente para fazê-lo um monitor bem legal, principalmente pelo preço cobrado. 

  • Tamanho da tela: 21.5 polegadas
  • Resolução: Full HD
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: Nenhuma
Melhor Preço

2º - Monitor Samsung LED 24" Widescreen Curvo, Full HD, HDMI/VGA, FreeSync - LC24F390FHLMZD

Monitor Samsung LED 24

Para quem gosta de monitores curvos a Samsung preparou um modelo bem interessante por um baixo custo. Esta opção possui uma tela de 24 polegadas e resolução Full HD. sua tela tem um arco de 1800 mm e de acordo com a empresa proporciona uma experiência mais envolvente. Outro benefício dos monitores desta categoria é que suas curvaturas permitem que seus olhos acompanhem todo o conteúdo sem fazer muito esforço, o que significa menos cansaço para sua mente a longo prazo. O tempo de resposta desse monitor é de 4 ms e ele possui 60 Hz. Apesar da empresa não rotulá-lo como monitor gamer, ele possui recursos como FreeSync, que melhora a sincronização das imagens e o modo “gamer”. 

  • Tamanho da tela: 24 polegadas
  • Resolução: Full HD
  • Tempo de resposta: 4 ms
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Funções adicionais: Freesync, modo “Game”, samsung magic angle, samsung magic bright, samsung magic upscale, eco saving plus
Melhor Preço

3º - Monitor LG Gamer LED 25" IPS Ultrawide Full HD - 25UM58

Monitor LG Gamer LED 25

Apesar de ser um monitor voltado para o público gamer, esse modelo é bem interessante para trabalhar, por ser da categoria ultrawide e ter um preço de entrada. Ele possui uma tela de 25 polegadas, com resolução Full HD e dimensões 21:9. Ele é ótimo para quem trabalha com edição de fotos, pois possui cores bem precisas, com sRGB superior a 99%! Sua taxa de atualização fica entre os 60Hz e 75 Hz e o tempo de resposta é de 5 ms. Ele possui a opção de OnScreen Control, que deixa todas as configurações essenciais com fácil acesso. Este modelo possui modos personalizados para diferentes tipos de jogos e o recurso Dynamic Action Sync, que melhora a fluidez dos games. Como ele é ultrawide você pode usar a opção Split Screen, personalizando o layout do monitor e configurando o multitarefa para abrir várias janelas de uma vez, recurso muito útil para quem trabalha com várias janelas. 

  • Tamanho da tela: 25 polegadas
  • Resolução: Full HD
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Taxa de atualização: 60 a 75Hz
  • Funções adicionais: OnScreen control, Split Screen 2.0, modo “Game”, Black Stabilizer, Dynamic Action Sync
Melhor Preço

4º - Monitor Dell 27", P2719H, Preto

Monitor Dell 27

Um monitor com um bom tamanho e uma resolução mais “modesta”. Este modelo da Dell possui uma tela IPS com 27 polegadas e taxa de contraste 1000:1 e resolução Full HD. Ele conta com displayport, conexão HDMI e algumas entradas USB. Suas cores são bem vivas e o brilho é ótimo, isso tudo aliado a tecnologia In-Plane Switching, que proporciona uma boa visão de qualquer ângulo. Para reforçar isso, esse monitor também possui recursos anti reflexo. Sua altura é totalmente regulável e você pode usá-lo na horizontal ou vertical. Outro recurso interessante é que suas bordas laterais são bem finas, o que ajuda na hora de montar um setup com mais de um monitor.  

  • Tamanho da tela: 27 polegadas
  • Resolução: Full HD
  • Tempo de resposta: 8 ms modo normal e 5 ms modo rápido
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: Tecnologia In-Plane Switching, Anti Reflexo, Rotação para horizontal ou vertical, portas USB
Melhor Preço

5º - Monitor Profissional LED QHD IPS 23,8" Widescreen Dell P2418D Preto

Monitor Profissional LED QHD IPS 23,8

Monitores grandes são bons, mas nem todo mundo quer um, seja por motivos pessoais ou por falta de espaço no local de trabalho. Isso não significa que você não possa ter boas resoluções em modelos menores. O Dell P2318D é um ótimo exemplo disso! Com apenas 23,1 polegadas, ele possui uma resolução 2K e é ótimo para quem trabalha com edições, por exemplo. Ele possui 60 Hz de taxa de atualização e 5 ms de tempo de resposta no modo rápido e 8 ms no modo normal. A tecnologia In-plane Switching proporciona ótimos ângulos de visão, aliada ao recurso anti reflexo. Ele possui a tecnologia Confort View, para que você possa ficar horas na frente do computador sem sentir nenhum tipo de incômodo.  

  • Tamanho da tela: 27 polegadas
  • Resolução: 2k
  • Tempo de resposta: 8 ms modo normal e 5 ms modo rápido
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: Tecnologia In-Plane Switching, Anti Reflexo, Rotação para horizontal ou vertical, portas USB  
Melhor Preço

6º - Monitor para PC Full HD UltraWide LG LED IPS 29” - 29WK600

Monitor para PC Full HD UltraWide LG LED IPS 29” - 29WK600

Está procurando monitores Ultra-Wide acessíveis? A LG tem para você o 29WK600. Ele possui um painel IPS de 29 polegadas com resolução Full HD e formato Ultrawide, muito bom para quem quer dividir várias aplicações na mesma tela. O HDR 10 faz com que suas cores sejam vivas e seu contraste bem definido, e você pode alterar essas configurações facilmente pelo OnScreen Control. Ele conta com uma taxa de atualização de 60 Hz e tempo de resposta de 5 ms. Portas HDMI, DisplayPort e P2 também estão presentes neste modelo. Sua taxa de contraste é de 1000:1 e ele possui 2 alto-falantes com tecnologia MAXXAUDIO, que promete uma experiência bem imersiva. Para sincronizar melhor as imagens, ele possui a tecnologia AMD FreeSync. 

  • Tamanho da tela: 29 polegadas
  • Resolução: Full HD
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Taxa de atualização: 60hz
  • Funções adicionais: Onscreen control, Screen split 2, Ajuste de ângulo, TEcnologia MAXXAUDIO, HDR10
Melhor Preço

7º - Monitor LG LED 31.5" Widescreen, 4K, FreeSync, Som Integrado, Altura Ajustável - 32UD59-B

Monitor LG LED 31.5

Este monitor é bem interessante, pois além de possuir um ótimo tamanho, tem a resolução 4K. Sua tela possui é BA com tamanho de 31,5 polegadas, além de contar com a resolução de 3840 x 2160 (4K). Sua taxa de contraste é de 3000:1 e ele possui uma taxa de atualização de 60 Hz, com tempo de resposta de 4 ms. Você pode fazer ajustes em sua altura e inclinação para melhor ângulo de visão. Ele possui uma ótima gama de cores e um ótimo brilho, além de contar com a função Screen Split 2,0, para abrir várias tarefas na mesma tela e aumentar sua produtividade. Este modelo também possui a tecnologia AMD FreeSync, que melhora a sincronização de imagens. 

  • Tamanho da tela: 31.5 polegadas
  • Resolução: 4k
  • Tempo de resposta:4 ms
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: Screen Split 2,0, AMD FreeSync, On Screen Control, Picture in Picture 
Melhor Preço

8º - Monitor, Dell, U2718Q, UltraSharp, 27"

Monitor, Dell, U2718Q, UltraSharp, 27

Este modelo da Dell é uma das melhores opções disponíveis no mercado para quem quer um produto de qualidade e com resolução 4K! Sua tela é IPS, com 27 polegadas e resolução  3840 x 2160. Ele possui uma taxa de contraste de 1300:1 e tecnologia Dell HDR. Ele possui bons ângulos de visão, é totalmente ajustável e conta com a tecnologia confortview, que faz com que seus olhos fiquem menos cansados após longas horas de trabalho. Ele possui 5 entradas USB, uma entrada mini displayport e uma HDMI. Seu tempo de resposta é de 5 MS e sua taxa de atualização de 60 Hz.

  • Tamanho da tela: 27 polegadas
  • Resolução: 4k
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Funções adicionais: 5 entradas USB, Confortview, HDR, 
Melhor Preço

9º - Samsung LC34F791WQLXZD Monitor LED 34" Ultrawide Curvo, Branco

Samsung LC34F791WQLXZD Monitor LED 34

Este modelo da Samsung mistura a tecnologia curva com o modelo ultrawide. São 34 polegadas em uma taxa de aspecto 21:9 e curvatura de 1500R. Com esse monitor você pode abusar do multi-tarefas e colocar várias telas espalhadas, não precisando ter dois monitores. Com o Picture in Picture você pode redimensionar uma segunda imagem para cobrir até 25% da tela e posicioná-la onde quiser. Ele possui resolução 3440 x 1440, que é mais que duas vezes maior que uma Full HD. Suas cores são bem vivas graças a tecnologia de pontos quânticos, e ele possui 100 Hz de taxa de atualização, 4 ms de tempo de resposta e tecnologia AMD FreeSync.  

  • Tamanho da tela: 34 polegadas
  • Resolução: WQHD
  • Tempo de resposta: 4 ms
  • Taxa de atualização: 100Hz
  • Funções adicionais: Picture-by-Picture, Picture-in-Picture, Flicker Free, Eye Saver Mode, AMD FreeSync, Alto-falantes embutidos 
Melhor Preço

10º - Monitor Profesional Curvo UltraWide, ViewSonic, VP3881, USB Tipo C, 38"

Monitor Profesional Curvo UltraWide, ViewSonic, VP3881, USB Tipo C, 38

Para quem trabalha com edição de imagens ou vídeos e precisa de cores extremamente fiéis, esse monitor da ViewSonic é uma ótima escolha! Ele é um modelo curvo e Ultra-Wide, possuindo incríveis 38 polegadas, então você poderá abusar bem do multitelas nesse modelo. Sua resolução é 4K e a fidelidade de cores é impressionante, com função de uniformidade de cores, precisão de delta E<2. Ele possui um Hardware próprio para calibração das cores e várias opções de configurações. Este modelo possui portas USB 3.1, tipo C, DisplayPort e HDMI. Com bordas bem minimalistas, ele facilita a montagem de uma configuração com mais de um monitor para trabalho. Você pode ajustá-lo de várias formas e não precisa se preocupar com caixas de som, pois ele possui saídas de áudio bem fiéis. O VP3881 possui 60 Hz de taxa de atualização e 5 ms de tempo de resposta.

  • Tamanho da tela: 38 polegadas
  • Resolução: 4K
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Taxa de atualização:60Hz
  • Funções adicionais: Flicker-Free, ViewSplit
Melhor Preço

Conclusões

O mercado de monitores está bem competitivo e quem ganha somos nós, consumidores. Escolher um desses modelos depende exclusivamente do tipo de trabalho que será realizado, por isso listamos diferentes opções, para que possa abranger os mais diferentes requisitos pessoais. 

Se você está procurando monitores gamers, pode conferir a nossa lista com nove modelos bons e baratos na categoria, ou conferir nossas indicações dos melhores monitores gamers do mercado.