Manual da Compra

Review Edifier TO-U2 Mini: um fone com tela OLED no estojo

Você já viu um fone com tela no estojo? Pois bem, lhe apresentamos o Edifier TO-U2 Mini, um modelo de entrada que busca se diferenciar da concorrência com a tela OLED que traz em seu estojo. Além disso, é um fone com bom acabamento, bonito e que traz bateria duradoura.

Mas será que esse diferencial é o suficiente para atrair os consumidores? É isso que você vai descobrir no nosso review completo do Edifier TO-U2 Mini. Confira abaixo suas principais qualidades, alguns problemas e também ficha técnica.

Ficha técnica do Edifier W240TN

  • Tipo: earbud
  • Drivers: 13 mm
  • Bluetooth: 5.3
  • Proteção contra água: IP54
  • Bateria: 7 horas por carga
  • Estojo: 18 horas adicionais
  • Carregamento sem fio: Não
  • Peso: 4g (cada fone)
  • Microfone: Sim
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: Modo Gamer e Modo Mono

Design do Edifier TO-U2 Mini

O design do Edifier TO-U2 Mini lembra muito o AirPods Pro
O design do Edifier TO-U2 Mini lembra muito o AirPods Pro (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Edifier TO-U2 Mini tem um design bonito e leve. O modelo testado aqui no Manual da Compra é na cor rosê com alguns detalhes em dourado no acabamento. Esse fone tem formato auricular bem comum de outros modelos do mercado, com pintura toda lisa e apenas um pequeno aro na lateral, que indica a zona de toque dos botões.

São fones leves e pequenos, que pesam apenas 4 gramas em cada lado. Além disso, também trazem proteção IP54, que os tornam resistentes a respingos d’água e suor.

São fones leves e com boa qualidade de acabamento
São fones leves e com boa qualidade de acabamento (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O estojo é quem rouba a cena no design justamente pela sua tela OLED na parte externa, e vamos falar mais dela no próximo tópico. No geral, ele traz a mesma pintura e cor do fone, também com detalhes em dourado. Além da tela, ele conta com um botão multi-funções na parte externa e USB-C na parte inferior.

O estojo rouba a cena com sua tela OLED
O estojo rouba a cena com sua tela OLED (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Vale destacar que o estojo do Edifier TO-U2 Mini é um dos mais compactos já testados aqui entre os fones TWS. Ele é pequeno e fácil de colocar no bolso, por isso levar o fone para qualquer lugar não será um problema.

Edifier TO-U2 Mini traz tela OLED no estojo

Exemplo de informações exibidas na tela OLED do estojo
Exemplo de informações exibidas na tela OLED do estojo (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O mais chamativo do estojo do Edifier TO-U2 Mini com certeza é a sua tela OLED na parte externa, que serve não só para dar um visual diferente ao acessório, mas também para entregar algumas informações ao usuário.

Nela aparecem símbolos de estojo aberto, estojo fechado, nível de bateria de cada fone e também nível de bateria do estojo, além de um sinal que indica o modo Pareamento. Muitas dessas funções são mostradas ao manusear os fones e estojo, enquanto outras aparecem quando se aperta o botão externo.

Conforto e usabilidade do Edifier TO-U2 Mini

Os fones são bastante confortáveis e vão agradar que não gosta de intra-auriculares
Os fones são bastante confortáveis e vão agradar que não gosta de intra-auriculares (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Por ser um fone do tipo earbud, o Edifier TO-U2 Mini é uma boa opção de fone TWS menos intrusivo, já que não entra a fundo no canal auditivo igual aos modelos intra-auriculares. Isso vai atender uma parcela dos consumidores que prefere esse formato, mas em termos de usabilidade, tem um custo: encaixe.

Ao mesmo tempo em que esse não é um fone intrusivo, ele também não fica tão bem preso quando modelos intra-auriculares. A boa notícia é que ele não chega a ficar solto e cair do ouvido a todo momento, mas de tempo em tempo você precisará dar uma apertada nele.

No geral, a qualidade de uso e conforto do Edifier TO-U2 Mini é boa. Mesmo usando por várias horas, não tive problemas com dores ou incômodos, mas em alguns momentos tive que dar uma apertada no fone, pois tinha a sensação que ele estava se soltando da minha orelha.

Botões do Edifier TO-U2 Mini

Neste aro tem uma área touch para comandos direto pelo fone
Neste aro tem uma área touch para comandos direto pelo fone (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Na parte lateral do Edifier TO-U2 Mini tem um enfeite em formato de aro que também serve para indicar a área dos botões touch do fone. Diversos comandos já estão configurados de fábrica, mas a notícia chata é não haver app para alternarmos esses efeitos.

Funções dos botões do Edifier TO-U2 Mini:

  • 2 toques: Play ou pause nas músicas.
  • 2 toques durante uma ligação: aceita ou finaliza a chamada;
  • 1 toque e segura por 2 seg: rejeita a chamada;
  • 3 toques no lado direito: próxima música;
  • 3 toques no lado esquerdo: música anterior;
  • Apertar e segurar o lado direito por 3 seg: assistente de voz;
  • Apertar e segurar o lado esquerdo por 2 seg: modo gamer;

Qualidade de som do Edifier TO-U2 Mini

O Edifier TO-U2 Mini não agrada tanto na qualidade de som
O Edifier TO-U2 Mini não agrada tanto na qualidade de som (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Edifier TO-U2 Mini traz um driver de 13 mm. Fones do tipo earbud não possuem o grave como destaque na assinatura sonora, e com esse não é diferente. Não significa que ele não tenha graves, mas não será aquela “porrada” que alguns gostam de receber, principalmente em certos tipos de músicas.

Como o fone não veda o canal auditivo, sentimos menos o ataque das músicas e o som parece um pouco mais “distante” em alguns momentos. Para os médios é um fone “ok”, enquanto os agudos são bons e ajudam a evidenciar certos detalhes das músicas.

No geral o som poderia ser melhor, mas passa longe de ser ruim e deve agradar parte dos consumidores que não liga muito para graves potentes e busca um fone para usar no dia a dia.

Conexão Bluetooth do Edifier TO-U2 Mini

Esse fone traz Bluetooth 5.1, uma conexão bastante estável, sem quedas e com baixa latência. O emparelhamento é feito da forma tradicional, e após o fone estar conectado uma vez, basta abrir o estojo e tirá-lo para a conexão ser realizada.

Outro ponto interessante é que o Edifier TO-U2 Mini suporta o modo Mono, ou seja, você pode usar apenas um lado do fone sem perder faixas do que estiver escutando. Para isso, basta colocar o lado que não deseja usar dentro do fone e automaticamente o fone habilita a função.

Modo Jogo do Edifier TO-U2 Mini

O Edifier TO-U2 Mini traz um modo especial para jogos, que você ativa segurando o botão do lado esquerdo por dois segundos. Esse modo diminui a latência e permite você jogar com áudio e vídeo totalmente sincronizados. Mesmo sem o modo jogo, eu já não havia percebido nenhum atraso considerável, então neste ponto o fone da Edifier faz um ótimo trabalho.

Bateria do Edifier TO-U2 Mini dura até 25 horas

A bateria é um ponto positivo do fone da Edifier
A bateria é um ponto positivo do fone da Edifier (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Outro ponto positivo do Edifier TO-U2 Mini é a sua bateria. Em nossos testes chegamos próximos ao prometido pela fabricante: 7 horas de autonomia por carga mais 18 horas adicionais do estojo, totalizando 25 horas longe da tomada.

Há também a função de carregamento turbo, então basta deixar os fones 10 minutos dentro do estojo para ganhar 1 hora de reprodução!

Microfone do Edifier TO-U2 Mini

O Edifier TO-U2 Mini traz microfones com cancelamento de ruídos. No entanto, o custo dessa tecnologia acaba sendo a qualidade de voz do usuário. Em ambientes muito barulhentos, a função fica tentando tirar os ruídos, e com isso a voz de quem está falando no microfone fica robotizada. Em alguns casos é até difícil entender algumas palavras.

No entanto, esse não é um problema exclusivo do Edifier TO-U2 Mini, vários fones da mesma categoria e que contam com esse recurso, passam pelo mesmo problema. Em locais mais silenciosos a qualidade é melhor, a voz do usuário fica mais clara e com poucas modificações.

Vale a pena comprar o Edifier TO-U2 Mini?

No fim das contas, o Edifier TO-U2 Mini é um fone de entrada, indo para o segmento intermediário. Ele tem um bom acabamento, é bonito e tem o bônus da tela externa, que além de o diferenciar da concorrência, é prática. Mas fora essa tela, ele não entrega nenhuma função ou qualidade que outros fones da mesma faixa de preço também não entreguem.

A bateria tem boa duração, a conexão funciona bem e o microfone é “ok”, mas o som não agradou muito. Dessa forma, a nossa recomendação é para aqueles consumidores que não são tão críticos quanto a qualidade de som e buscam um fone diferente, que chame atenção por onde passa.

Caso você valorize mais a qualidade sonora, existem outras opções pelo mesmo preço, como no caso do Redmi Buds 4 Pro, que pode ser importado por R$ 300 e entrega diversas funções e mais qualidade sonora. O Edifier W240TN também agrada mais, custa apenas R$ 50 mais caro e conta com mais funções.

Pontos positivos do Edifier TO-U2 Mini:

  • Tela OLED é diferente e tem uso prático
  • É um fone bonito e confortável
  • Bateria tem boa duração
  • Traz modo para jogos
  • Conexão Bluetooth estável

Pontos negativos do Edifier TO-U2 Mini:

  • Áudio poderia ser melhor
  • Sem funções extras