Manual da Compra

Review Edifier W100T: 28 horas de bateria em um fone TWS de entrada

A Edifier já é uma marca consolidada no mundo de áudio e entrou de cabeça no segmento de fones TWS. O modelo de entrada é o Edifier W100T, que custa menos de R$ 150 e é uma ótima opção para quem precisa de um fone bom e barato. O destaque fica para a bateria, que entrega 28 horas de autonomia no total.

Outra característica importante do Edifier W100T é que ele traz design auricular, o que o torna uma boa alternativa em um mercado dominado por modelos intra-auriculares. Quer saber mais do fone da Edifier? Confira abaixo sua ficha técnica e, logo em seguida, o nosso review completo do acessório.

Ficha técnica do Edifier W100T

  • Tipo: auricular
  • Drivers: 13 mm
  • Bluetooth: 5.1
  • Proteção contra água: IP54
  • Bateria: 7 horas
  • Estojo: Mais 21 horas adicionais
  • Carregamento sem fio: não tem
  • Peso: 4g (cada fone)
  • Microfone: Sim
  • Compatibilidade: Android e iOS
  • Recursos extras: Conexão inteligente com celulares Android, suporte a assistentes de voz e modo de Baixa Latência

O Edifier W100T traz design auricular

Design do Edifier W100T
Design do Edifier W100T (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Edifier W100T traz o formato earbud, também conhecido como auricular. Esse é aquele modelo que não conta com uma borrachinha na ponta e nem entra tão a fundo no canal auditivo. Se por um lado esse formato não faz um isolamento de ruídos tão bom, por outro ele também causa menos incômodo a vários consumidores.

O design não tem nada de especial, com a cabeça arredondada e uma haste, que também traz sensores de força para que você possa realizar comandos sem tirar o celular do bolso. Por ser um fone de plástico, ele é bem leve. Há também um pequeno LED que indica o funcionamento do fone, ou quando ele pode ser pareado. É válido destacar que o Edifier W100T traz proteção IP54, que o torna resistente a poeira, respingos d’água e suor.

O Edifier W100T é uma boa alternativa para quem não gosta de fones intra-auriculares
O Edifier W100T é uma boa alternativa para quem não gosta de fones intra-auriculares (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O estojo segue a mesma qualidade de acabamento e é muito compacto, o que é um ponto positivo. Você pode colocá-lo no bolso tranquilamente, graças ao seu tamanho e formato arredondado. Ele conta com uma tampa magnética, um LED na parte frontal e a entrada USB-C na parte inferior.

O estojo do Edifier W100T cabe na palma da mão
O estojo do Edifier W100T cabe na palma da mão (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O Edifier W100T é um fone bastante confortável

Por ser um fone auricular, não há problemas em relação ao conforto. São acessórios menos invasivos, mas que ainda se encaixam bem na orelha. Em alguns momentos você precisa fazer alguns ajustes, mas no uso do dia a dia não há problemas. No entanto, para exercícios físicos mais intensos, pode ser trabalhoso achar o encaixe que os deixem mais firmes.

Não tive nenhum problema de dores ou incômodos no uso do Edifier W100T, mas também demorei para ficar “seguro” com ele. Diferente dos intra-auriculares, aqui não tem muito segredo no encaixe, mas ele nunca parece estar realmente firme. No entanto, com o tempo você percebe que ele está bem encaixado, mesmo sem passar essa sensação. O isolamento de ruídos é bem fraco, como é de se esperar de um fone desse tipo.

O Edifier W100T tem sensores de forças para ações rápidas
O Edifier W100T tem sensores de forças para ações rápidas (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

Na parte superior da haste há sensores de força, mais ou menos no mesmo local em que fica o LED de cada fone. É engraçado porque não há nenhuma indicação visual desses sensores, e os comandos só funcionam com dois toques ou mais, então inicialmente fiquei um pouco perdido para achar a área deles, até porque não me retornava nenhum comando com um toque só.

Os comandos por toque do Edifier W100T são os seguintes:

  • Dois toques: pausa ou retoma a reprodução;
  • Dois toques numa chamada: atende ou finaliza uma ligação;
  • Três toques no lado esquerdo: ativa ou desativa o Modo Jogo;
  • Três toques no lado direito: avança para a próxima faixa;
  • Manter pressionado por 3 segundos: aciona o assistente no celular;
  • Manter pressionado por 3 segundos durante chamada: rejeita uma chamada;

Qualidade de som de um fone de entrada

Por ser um modelo de entrada, o Edifier W100T não é aquele fone que você coloca e fala “wow” quando vai escutar uma música, mas tem uma qualidade de som bastante satisfatória. As frequências são bem equilibradas e é possível perceber detalhes na música. Os graves não são super potentes, mas também não chegam a decepcionar.

No entanto, dependendo do ambiente que você estiver, pode ser necessário aumentar o volume, já que além de o fone TWS da Edifier não ser alto, o fato de ele ser auricular faz com que ruídos externos fiquem mais aparentes.

A boa notícia é que a latência do Edifier W100T é baixa, ao ponto de você conseguir ver vídeos no Youtube e jogar sem problemas de atraso. Ele também traz o Game Mode, que em teoria abaixa mais essa latência, mas não vi necessidade de usar o recurso, tendo em vista que o modo “normal” já não tem atraso impactante.

Conexão Bluetooth 5.1 para o Edifier W100T

O Edifier W100T não mostra problemas de conexão
O Edifier W100T não mostra problemas de conexão (Imagem: Divulgação/Edifier)

O Edifier W100T traz Bluetooth 5.1, que está longe de ser a versão mais recente, mas funciona muito bem. A conexão é estável, rápida e fácil de ser feita. Conforme já dissemos, a latência é muito baixa, ao ponto de o modo Jogo não ter sido necessário nos nossos testes. A distância de conexão é 10 metros, mas um pouco antes disso o fone já começa a dar algumas cortadas de áudio.

Bateria do Edifier W100T impressiona pela autonomia

Ao todo são 28 horas fora da tomada
Ao todo são 28 horas fora da tomada! (Foto: Divulgação/Manual da Compra)

O principal destaque do Edifier W100T com certeza é a sua bateria. Cada carga dura em média sete horas, com essa autonomia variando de acordo com a forma que você usa o fone. É um tempo alto de bateria, principalmente se o comparamos com outros fones do mesmo preço, que geralmente entregam cinco ou seis horas.

Em nossos testes o tempo de autonomia foi um pouco menor, mas bem próximo ao prometido. O estojo ainda entrega mais três cargas adicionais, totalizando 28 horas fora da tomada! É válido destacar que a Edifier envia um cabo USB-C para carregamento.

Microfone “meia boca” como qualquer fone de entrada

A Edifier afirma que o Edifier W100T traz cancelamento de ruídos para os microfones, mas por ser um fone TWS baratinho, ele acaba sofrendo do mesmo problema de vários outros modelos Bluetooth. Em locais sem barulho, a qualidade da voz fica aceitável para chamadas, mas ainda “robotizada”. Já em locais barulhentos, muito provavelmente será melhor usar o microfone do próprio celular.

Vale a pena comprar o Edifier W100T?

Entre os modelos de fones TWS da Edifier, esse é o mais barato, mas é uma boa opção de compra, principalmente considerando que custa menos de R$ 150. O Edifier W100T é bastante competente para o uso no dia a dia e cumpre bem o seu papel, se destacando da concorrência pela excelente autonomia de bateria.

Fora a bateria, o fone não chega a surpreender em outros pontos, e nem precisa. Ele tem boa construção, qualidade de áudio legal, conexão estável e um microfone que deverá ser descartado em várias ocasiões. Dos modelos vendidos no Brasil, esse é um dos mais atrativos, tendo a nossa recomendação de compra.

Pontos positivos:

  • É um fone confortável
  • Qualidade de áudio é boa na medida do possível
  • Tem conexão estável e baixa latência
  • Bateria muito duradoura
  • Possui sensores de força nas laterais
  • Estojo é compacto

Pontos negativos:

  • Microfone não faz um bom trabalho
Edifier W100T Melhor Preço