Manual da Compra

Análise iPad Mini 6 (2021): o tablet compacto da Apple é bom?

O iPad Mini 6 (2021) da Apple é um dos melhores iPads que a Apple tem para quem busca um modelo de tablet compacto, porém ainda bastante potente. Não se deixe enganar pelo tamanho, esse aparelho tem um ótimo desempenho, conta com tela de boa qualidade, bateria duradoura, suporte a Apple Pencil e versão com 5G!

O Manual da Compra preparou uma análise completa do iPad Mini 6 (2021) para te mostrar todos os destaques do aparelho, pontos negativos, ficha técnica e também se vale a pena comprá-lo. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o tablet da Apple.

Ficha técnica do iPad Mini 6 (2021)

  • Data de lançamento: 24 de setembro de 2021
  • Construção: Frente de vidro, traseira de alumínio, moldura de alumínio
  • Tela: Liquid Retina IPS LCD de 8.3", resolução de 1488 x 2266 pixels (~327 ppi de densidade)
  • Memória RAM: 4GB
  • Processador: Apple A15 Bionic
  • Armazenamento interno: 64GB/256GB, sem slot para cartão
  • Câmeras traseiras: 12 MP, f/1.8, (wide), AF
  • Filma em: 4K@24/25/30/60fps, 1080p@25/30/60/120/240fps; gyro-EIS
  • Câmeras frontais: 12 MP, f/2.4, 122˚ (ultrawide)
  • Bateria: Li-Ion, não removível (19.3 Wh)
  • Sistema operacional: iPadOS 15, atualizável para iPadOS 15.7
  • Dimensões: 195.4 x 134.8 x 6.3 mm
  • Redes móveis: GSM / HSPA / LTE / 5G

Para qual uso o iPad Mini 6 (2021) é bom?

  • Navegação na web: Com seu processador potente e suporte para Wi-Fi 6, o iPad Mini 6 (2021) oferece uma experiência de navegação na web rápida e suave.
  • Leitura: O tamanho compacto e a tela de alta resolução do iPad Mini 6 (2021) o tornam ideal para leitura de e-books, artigos e documentos.
  • Assistir a vídeos: A tela Liquid Retina vibrante e os alto-falantes estéreo do iPad Mini 6 (2021) proporcionam uma excelente experiência de visualização de vídeos.
  • Jogos casuais: O iPad Mini 6 (2021) é capaz de rodar a maioria dos jogos casuais disponíveis na App Store sem problemas.
  • Desenho e anotações: Com suporte para Apple Pencil de 2ª geração, o iPad Mini 6 (2021) é uma ótima opção para artistas digitais e estudantes.

Para qual uso o iPad Mini 6 (2021) não é bom?

  • Jogos com gráficos pesados: Embora o iPad Mini 6 (2021) seja capaz de rodar a maioria dos jogos, ele pode lutar com jogos que têm gráficos pesados ou requerem alto desempenho.
  • Edição de vídeo em 4K: O iPad Mini 6 (2021) pode não ser a melhor escolha para tarefas intensivas de processamento, como a edição de vídeo em 4K.

Design e Construção do iPad Mini 6 (2021)

O iPad Mini 6 (2021) apresenta um design atualizado, que ainda foca no minimalismo, mas busca também a modernidade e elegância. A tela agora tem bordas mais finas e o botão Home foi retirado, com o TouchID sendo integrado no botão superior. O aparelho está disponível em cinza, rosa, roxo e estelar.

Design do iPad Mini 6 (2021)
Design do iPad Mini 6 (2021) (Foto: Divulgação/Apple)

Sua construção é robusta e de alta qualidade, com uma frente de vidro, traseira de alumínio e moldura de alumínio. O dispositivo é leve, pesando apenas 293g (Wi-Fi) / 297g (Wi-Fi + Cellular), e tem uma espessura de apenas 6,3mm, tornando-o fácil de segurar e transportar.

Uma novidade no design do iPad Mini é o suporte para Apple Pencil (2ª geração). O dispositivo possui um lado plano onde a caneta pode ser acoplada magneticamente para carregamento e emparelhamento.

O tablet da Apple é compacto e muito leve
O tablet da Apple é compacto e muito leve (Foto: Divulgação/Apple)

Tela do iPad Mini 6 (2021) é compacta e traz ótima qualidade de imagem

A tela do iPad Mini 6 (2021) tem 8,3 polegadas, e a tecnologia Liquid Retina. A resolução de 1488 x 2266 pixels garante que o texto e as imagens sejam nítidos e com alta resolução. A tela do iPad Mini é protegida por vidro resistente a arranhões e possui um revestimento oleofóbico, o que ajuda a reduzir as impressões digitais e manchas.

A tela também possui uma ampla gama de cores, proporcionando imagens vibrantes e realistas. A tecnologia IPS garante que as cores sejam precisas de qualquer ângulo de visualização, e a tela tem um brilho máximo de 500 nits, o que significa que é fácil de ver mesmo em condições de luz solar direta.

 tela traz uma ampla gama de cores e alta definição
A tela traz uma ampla gama de cores e alta definição (Foto: Divulgação/Apple)

Mesmo sendo o modelo “caçula" da Apple, esse iPad dá um show em qualidade de visualização e vai agradar aqueles que adoram assistir vídeos, séries e filmes no tablet, ou mesmo quem vai usá-lo para desenhar. É uma excelente opção de tablet custo-benefício da empresa.

Compatibilidade com Acessórios

O iPad Mini 6 (2021) é compatível com a Apple Pencil de 2ª geração, que o torna um bom tablet para desenhos. A caneta pode ser acoplada magneticamente ao lado do iPad Mini para carregamento e emparelhamento, e com ela você pode fazer desenhos, anotações manuscritas, destacar textos, entre outros tipos de uso. O lado negativo é que ela deve ser comprada separadamente e tem um valor bem salgado.

O tablet compacto da Apple também é compatível com uma variedade de teclados Bluetooth, o que o torna uma ótima opção de tablet para trabalhar. Assim como a caneta, esses teclados não acompanham o dispositivo.

O iPad Mini 6 (2021) funciona com a Apple Pencil de 2° geração
O iPad Mini 6 (2021) funciona com a Apple Pencil de 2° geração (Foto: Divulgação/Apple)

O iPad Mini 6 (2021) é compacto, mas com um ótimo desempenho

O desempenho é um dos grandes destaques do iPad Mini 6 (2021). Ele está equipado com o processador Apple A15 Bionic, o mesmo encontrado em iPhones da linha 13. Apesar de não ser o chip mais recente da Apple, ele ainda consegue rodar praticamente qualquer app ou jogo do momento com bom desempenho, tornando o iPad um bom tablet para estudos, trabalho ou lazer.

A Apple não informa a quantidade de memória RAM de seus tablets, mas testes já mostraram que o iPad Mini 6 (2021)  tem 4GB. Embora pareça pouco, a excelente otimização do sistema operacional faz com que essa quantidade seja mais do que o suficiente para um desempenho fluido e sem travamentos.

O iPad Mini 6 (2021) também é capaz de lidar com jogos e apps que precisem de mais poder gráfico, graças à sua GPU Apple de 5 núcleos. No entanto, é importante notar que, embora o iPad Mini 6 (2021) seja capaz de rodar a maioria dos jogos e aplicativos sem problemas, ele pode não ser capaz de lidar com os jogos mais exigentes na configuração máxima.

O tablet da Apple roda a maior parte dos jogos atuais
O tablet da Apple roda a maior parte dos jogos atuais (Foto: Divulgação/Apple)

Armazenamento interno do iPad Mini 6 (2021)

Além disso, o iPad Mini 6 (2021) está disponível com 64GB ou 256GB de armazenamento interno, proporcionando amplo espaço para aplicativos, documentos, fotos e vídeos.

O lado negativo é que não há espaço para cartão de memória, então se esse espaço não for o suficiente, você terá que apostar em armazenamento na nuvem, que também não é um problema, pois a Apple tem planos bem acessíveis.

Sistema operacional do iPad Mini 6 (2021)

O iPad Mini 6 (2021) vem com o iPadOS 15 pré-instalado, oferecendo uma série de recursos e melhorias em relação às versões anteriores do sistema operacional. O iPadOS 15 foi projetado para aproveitar ao máximo as capacidades do iPad, com recursos como multitarefa aprimorada, novas ferramentas de produtividade e melhor integração com o Apple Pencil.

Um dos principais pontos fortes do iPadOS é sua integração perfeita com o ecossistema da Apple. Se você já usa outros dispositivos da Apple, como um iPhone, um Mac ou mesmo algum AirPods Pro, encontrará muitos benefícios em usar o iPad Mini 6 (2021). Por exemplo, o Handoff permite que você comece uma tarefa em um dispositivo e a continue em outro, e o Universal Clipboard permite que você copie e cole entre dispositivos.

O sistema operacional do iPad 6 Mini é rápido, fluido e cheio de funções
O sistema operacional do iPad 6 Mini é rápido, fluido e cheio de funções (Foto: Divulgação/Apple)

Câmeras do iPad Mini 6 (2021) são ótimas

O iPad Mini 6 (2021) está equipado com câmeras poderosas que permitem aos usuários capturar fotos e vídeos de alta qualidade. A câmera traseira é uma lente de 12 MP com uma abertura de f/1.8. Ela também suporta gravação de vídeo em 4K a 24/25/30/60 fps, permitindo que você grave vídeos de alta resolução.

A câmera frontal é uma lente ultra-wide de 12 MP com uma abertura de f/2.4 e um campo de visão de 122 graus. Esta câmera é ideal para videochamadas, permitindo que você enquadre mais pessoas ou mais do seu ambiente na imagem. Ela também suporta o recurso Center Stage da Apple, que ajusta automaticamente o enquadramento da câmera para manter você no centro da imagem, mesmo se você se mover durante a chamada.

As câmeras do iPad estão acima da média do mercado de tablets e vão te proporcionar ótimos cliques no dia a dia, além de boa qualidade de gravação de vídeo e videochamadas. No entanto, vale destacar que elas não se comparam às câmeras de celulares, então se você busca algo do mesmo nível, realmente recomendamos que dê uma olhada nos celulares com as melhores câmeras do mercado.

É um ótimo tablet para você realizar videochamadas com amigos ou no trabalho
É um ótimo tablet para você realizar videochamadas com amigos ou no trabalho (Foto: Divulgação/Apple)

Bateria do iPad Mini 6 (2021) dura até 10 horas

A bateria do iPad Mini 6 (2021) tem autonomia para um dia completo. A Apple informa que o tablet dura em torno de até 10 horas de navegação na web em Wi-Fi ou assistindo a vídeos. Isso deve ser suficiente para a maioria dos usuários, mas é claro que a duração real da bateria pode variar dependendo do uso.

O iPad Mini 6 (2021) suporta carregamento rápido, e vem com um adaptador de energia USB-C de 20W na caixa. Isso significa que você pode recarregar a bateria rapidamente quando ela estiver baixa. Testes mostram que ele demora pouco menos de duas horas para recarregar completamente.

Uma novidade é que esse iPad possui um conector USB-C, que é usado para carregar o dispositivo e para conectar uma variedade de acessórios. É o primeiro tablet da Apple com esse tipo de entrada, o que é excelente, pois o torna compatível com uma série de acessórios.

O iPad Mini 6 (2021) tem versão com 5G

O iPad Mini 6 (2021) suporta Wi-Fi 6 (802.11ax), permitindo que você se conecte a redes de alta velocidade, o que está se tornando um padrão atualmente em aparelhos mais premium. Além disso, traz o Bluetooth 5.0, que não é a versão mais recente, mas entrega uma boa conexão com fones sem fio e outros acessórios.

Além disso, o tablet da Apple está disponível em uma versão Wi-Fi + Celular, que suporta redes 5G. Isso permite que você acesse a internet em alta velocidade mesmo quando não há WiFi disponível. Obviamente esse modelo é mais caro, então não vale o investimento se você realmente não for levá-lo para locais sem Wi-Fi.

Cores do iPad Mini 6 (2021)
Cores do iPad Mini 6 (2021) (Foto: Divulgação/Apple)

Vale a pena comprar o iPad Mini 6 (2021)?

O iPad Mini 6 com certeza é um dos melhores tablets disponíveis no mercado atualmente, principalmente para quem busca uma opção robusta, potente e compacta. Ele mostra bom desempenho, é atualizado, possui tela de boa qualidade, bateria duradoura e ainda é vendido em versão com 5G.

No entanto, é um aparelho caro, assim como qualquer outro produto da Apple. Pelo mesmo preço há tablets da Samsung mais potentes, mas presumimos que se você cogita comprar um iPad, é porque deseja ter um produto da Apple. Neste caso, o iPad Mini 6 (2021) é sim uma ótima escolha!

Apple iPad Mini 6 Melhor Preço